Garimpos musicais - por Rui Vazel - Pink Floyd


E hoje, não só o garimpo, mas o texto também é de Rui Vazel.


Tema: The great gig in the sky
Álbum: The dark side of the moon
Artista: Pink Floyd ft Clare Torry
Ano: 1988

Fontes:

Wikipedia -Pink Floyd





Pink Floyd, banda inglesa formada por estudantes, fundada em 1965, ativa até 1995. Tornou-se mundialmente famosa, principalmente, pelo seu rock psicadélico e progressivo.

Com Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters , Richard Wright e, mais tarde, com David Gilmour, foram autores de inúmeros temas que se tornaram lendas e ganharam um lugar na eternidade entre fãs de todas as gerações, espalhados pelo Planeta inteiro.

Entre essas lendas hoje iremos compartilhar "The great gig in the sky", do álbum "The dark side of the moon'', que contou com a participação de Clare Torry.

A música que foi composta por Rick Wright, tornou-se especial por diversas razões, um tema sobre a vida descendendo gradualmente até à morte, e foi um dos poucos em que a banda usou uma voz feminina.

Começou como uma sequência de órgão composta por Wright, que a banda simpatizou, mas ao mesmo tempo não sabiam o que fazer com ela, só mais tarde quando o álbum ganhou forma é que decidiram então progredir para a elaboração de uma música introduzindo a guitarra de David Gilmour e a voz de Clare Torry.


Torry, que nem sequer era a cantora em mente dos elementos de Pink Floyd, foi aprensentada pelo produtor do álbum, Alan Parsons. No início, ela teve dificuldade para entender o que eles queriam, não havia uma linha a seguir, apenas pediram que ela sentisse a vibração e que improvisasse, improviso esse que viria a se tornar no magnificamente puro e único vocal com o qual apresentamos hoje a canção que decidimos partilhar.



Nenhum comentário