Garimpos Musicais - por Rui Vazel - Ornatos Violeta







Rui Vazel, meu amigo português, presenteia o blog com os seus garimpos musicais


E hoje vamos de Ornatos Violeta, uma banda portuguesa de rock alternativo das mais marcantes do pop-rock, com fusão de algumas outras tendências, incluindo o ska e o jazz. Formados por Manel Cruz (voz e guitarra), Peixe (guitarra), Nuno Prata (baixo), Elísio Donas (teclados) e Kinörm (bateria).

A banda formou-se em 1991, mas só editou um álbum seis anos mais tarde. Durante esse período, os Ornatos participaram em várias colectâneas e ganharam o prêmio de originalidade do 7º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous. Muitas músicas da banda não chegaram a ser editadas em disco.

Em 1997 lançaram Cão!, o seu primeiro trabalho — que inclui o tema "Letra S", em dueto com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã - um disco onde pela primeira vez se demonstrou a disponibilidade da banda de explorar um som misto, com o estilo específico de escrita de Cruz, para agrado de numerosos novos fãs e da maioria da crítica musical nacional.

No ano seguinte, no contexto da Expo 98, colaboraram na colectânea Tejo Beat (no qual participaram também Boss AC, Blasted Mechanism, Zen e Flood), com o tema "Tempo de Nascer".

O seu álbum O Monstro Precisa de Amigos foi lançado em 1999, demonstrando uma produção mais cuidada e, de forma geral, um estilo menos ativo e mais contido. O álbum produziu os singles Ouvi Dizer, um dueto com Victor Espadinha, e Capitão Romance, com Gordon Gano, vocalista dos aclamados Violent Femmes. Foi ainda neste ano que colaboraram no disco XX Anos XX Bandas, um tributo aos 20 anos dos Xutos & Pontapés, como uma versão do tema Circo de Feras, cuja letra foi expandida.

Ainda em 2002, surgiram os Pluto, banda de rock ligeiramente mais tradicional, que inclui Cruz na sua formação, como vocalista e guitarrista secundário, e Peixe como guitarrista principal. Outro projeto de Manel Cruz (voz), surgido no mesmo ano, foram os SuperNada, com um álbum editado apenas em 2012, integrado por mais quatro membros: Miguel Ramos (baixo), Ruca (guitarra), Eurico Amorim (teclado) e Francisco Fonseca (bateria).

Os temas Capitão Romance e Chaga fizeram parte da banda sonora do filme Rasganço de Raquel Freire.

Em 2006, Nuno Prata lançou o seu primeiro álbum a solo onde participam como convidados, entre outros, os restantes ex-membros dos Ornatos Violeta. Em 2008, Manel Cruz lançou o projeto Foge Foge Bandido com um álbum duplo, O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei. O tecladista Elísio Donas veio depois a participar no grupo Per7ume, do qual saiu em Agosto de 2008. Em 31 de Maio de 2010 saiu o primeiro álbum de Zelig, banda da qual faz parte o guitarrista Peixe. O baterista Kinorm esteve envolvido em diversos projetos, com destaque para Mata Tu, Patrón!, Plus Ultra, com Gon, dos ZEN, e O Bom, o Mau e o Azevedo.

Em fevereiro de 2012, após uma década de inatividade, a banda anuncia a realização de dois concertos, nos Coliseus de Lisboa e do Porto, através da sua página Facebook. Um mês depois, em 7 de Março, foi também noticiada a sua presença no Festival Paredes de Coura 2012.

Uma das mais aclamadas bandas por várias gerações de amantes da boa música.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário