Os blogueiros de viagens e os novos "influenciadores digitais"

Tailandia Hong Island sem filtro azul
Em Hong Island, ao sul da Tailândia. A água do mar é dessa cor, sem filtro, e quentinha


Blogueiros de viagens são influenciadores digitais e quem são esses novos "influenciadores digitais"?


Hoje é o dia 7 de setembro, neste  mesmo dia, em 1822,  ficávamos independentes de Portugal.
É feriado (nem vou entrar no mérito dos motivos ou não para comemorar) e eu não estou viajando. Na verdade não fico triste por não estar viajando no feriado, fico triste por não estar viajando, ponto.

Sou uma viciada, dependente, compulsiva por viagens. Uma necessidade inexplicável de arrumar a mala e sair por ai. Não sonho com um carro novo, uma casa com piscina, roupas e bolsas caras, não sonho nem com um marido (bacana) novo, apesar de um dia já ter tido todos esses sonhos, sonho com novos ou antigos destinos.



Neste feriado estou estudando, e nos últimos dias, quem já me acompanha deve ter percebido que dei uma "cara" nova para o blog.  Aliás, obrigada a Daniela Zambelli, da Dzign, super recomendo! Agora, além das mudanças no visual, é preciso entender todo esse mercado. Marketing de influência, SEO, redes sociais. Ser uma blogueira de viagem hoje para mim é um business, no passado já foi apenas um hobby.

Faço parte da RBBV, que é mais do que ganhar um selo, é fazer parte de um seleto grupo que discute o negócio, que troca expertise o tempo todo, que é colaborativo. Nos dias de hoje, onde o egoísmo e o egocentrismo ecoam, fazer parte de um grupo de pessoas que têm o prazer de compartilhar conhecimento, é uma gratidão.

Estou escrevendo este post para falar de uma discussão que já passou há algum tempo pelo grupo, mas que estava guardada no meu "ler depois/importante", e só hoje estou analisando. Achei excelente e quero dividir com vocês.

A Claudia Beatriz, do Aprendiz de Viajante, foi quem levantou a discussão, baseada nessa entrevista que ela traduziu, com a autorização da autora, e que você pode conferir aqui: Entrevista com Kate McCulley

Nem cabe aqui levantar uma discussão muito ampla sobre influenciadores digitais, vou me apegar apenas aos blogueiros de viagens, que sim, são grandes influenciadores, e que já têm, como vocês podem ler na entrevista, sua área "invadida" por influenciadores de outros nichos, e devemos sim questionar a credibilidade dessa "influência".

Os jornais, revistas especializadas e toda a mídia tradicional são convidados, sempre com tudo pago e, com raras exceções, falam algo negativo. O grande trunfo dos blogueiros é justamente a credibilidade. Quando começarmos a somente viajar "a convite", teremos a mesma liberdade (e com isso credibilidade)?

Acho que é um momento crucial para todos os ditos "influenciadores", de qualquer nicho, pensarem na enorme responsabilidade em tudo que fazem. São vários os aspectos que devem ser levados em conta quando "influenciamos". Pense nisso!

Temos aí uma grande discussão. Afinal, para onde esse mercado está caminhando?








Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

4 comentários

  1. Primeiramente amei a cara nova do blog! Belíssimo trabalho!

    Quanto aos influenciadores: Eu sempre prefiro usar blogs para minhas pesquisas pré-viagem e admito, sou totalmente influenciada por esses blogueiros.

    Sei que muitos deles não assinalam os posts nos quais são convidados e como blogueira posso afirmar que convites em troca de posts influenciam SIM na redação final.

    Principalmente se for um convite estrelado, ninguém quer falar mal e arriscar a não ser mais convidado. FATO! Muitas pessoas vivem disso e precisam de pautas.

    Só que acho honesto por parte do blogueiro sempre assinalar os publiposts ou convites e quem está lendo ficará ciente.

    Para finalizar, nos últimos tempos tenho procurado blogs de brasileiros que moram nos destinos escolhidos pelo simples fato que nos seus posts - além dos convites - existem posts mais genuínos e conhecimento de causa de quem vive no local.
    Pelo menos essa é minha opinião
    bjssssss
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito
      Acho justo aceitar e mais ainda, deixar isso bem claro.
      Agora acho que os convites deveriam ser uma parte do conteúdo, não integralmente, o que já vem acontecendo com alguns.
      Agora claro, e como sobreviveremos, como ganhar dinheiro, afinal precisamos dele para sobreviver, o blog, especialmente no nosso caso, não é mais apenas um hobby.
      Afiliação, venda de guias ou outros produtos, enfim, qual o rumo?
      Beijos Danielle, e obrigada por contribuir

      Excluir
  2. Parabéns Olívia! Seu novo visual está mais leve, moderno e cheio de graça! Acompanho sua trajetória como blogueira e fico feliz de saber, e perceber, que o Garimpando está crescendo e se tornando melhor a cada dia. Sei o quanto esse projeto é importante para você. Que venham muitos posts informativos, relevantes e que nos sirvam de inspiração para novas viagens, afinal, acredito, que viajar e conhecer o mundo é uma paixão quase universal. Então nos inspire muito!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rosa! Você sabe como sua opinião é importante para mim. Já estava há bastante tempo paquerando essa mudança. Agora é produzir conteúdo e vamos em frente.
    beijos

    ResponderExcluir