O que fazer no Porto - parte 1


Praça dos Aliados, Porto, Portugal
Praça dos Aliados, Porto, Portugal

Azulejos, igrejas, palácios, torres, pontes, vinhos. Afinal, o que fazer no Porto?


Na minha primeira viagem a Portugal, visitei o Porto por apenas dois dias, me arrependi e voltei para uma temporada mais longa. Essa temporada começou por Paris, passando por Toulouse, de lá peguei um ônibus, atravessei a Espanha e, finalmente, cheguei ao Porto.


Porto, foi a primeira capital de Portugal, obviamente é uma cidade recheada de muitos fatos históricos. É uma cidade encantadora em todos os sentidos, com seus palácios, museus e igrejas, de indiscutível beleza arquitetônica, gastronomia impecável, povo acolhedor, e têm até praias. Para arrebatar completamente, está longe de praticar preços surreais, especialmente como no Rio de Janeiro. E não estou falando de comida de rua, como acaba sendo a opção de muitos destinos. Restaurantes bacanas e até renomados, são bem acessíveis. E o vinho (suspirei bem fundo nessa parte do texto), os vinhos são um espetáculo de sabores e preços.


Admirando da Ponte Luiz I
Admirando da Ponte Luiz I


Circular pelo Porto é muito tranquilo, a cidade tem mobilidade, e o melhor de tudo, é segura, portanto você pode pegar um transporte público e andar pelas ruas em qualquer horário, sem medo, o que para nós brasileiros, e especialmente os cariocas, parece inimaginável. Os aplicativos funcionam muito bem. Usei mais o Cabify do que o Uber, dica da minha anfitriã e amiga, a Jornalista Bel Araújo.

Eu fui para uma experiência diferente de outras viagens. Primeiro encarar o inverno, que sempre evito, porque confesso que não é a minha estação favorita. Segundo, ficar hospedada na casa de uma amiga e ter uma vida de morador. Ir ao supermercado, cuidar do lixo, porque sim, eles lidam de maneira completamente diferente. Você cuida do seu lixo. Tem que separar tudo e levar o lixo nas lixeiras. Resultado, todo mundo tenta produzir menos lixo. No Brasil produzimos lixo demais.

Muita gente tem falado em sair do Brasil, onde temos muitos problemas, mas encarar uma vida na Europa requer muitas mudanças, não apenas de país, na verdade de Continente. E temos que estar conscientes e preparados para isso. Aqui no Brasil ainda temos alguns péssimos hábitos e terceirizamos o máximo de serviços possíveis. Você vai ter que aprender a lidar de uma maneira bem diferente, acostume-se ou pegue o voo de volta. Eu não sentiria tanto esse impacto, pois já levo uma vida bem parecida. Velhos hábitos foram reavaliados a cada viagem implementados no meu dia a dia.



Vista de Gaia para a Ribeira
Vista de Gaia para a Ribeira


O inverno este ano foi bem rigoroso. Quando sai do Brasil muita gente brincou que inverno em Portugal não seria um bom teste, porque é bem mais quente, e é verdade, mas a temperatura resolveu fazer bulling comigo. Passei dias bem frios. Durante a viagem fui à Itália passar o Natal e circulei por outras cidades em Portugal. Na volta da Itália ainda passei por Barcelona. E na volta de Portugal passei uns dias pelo Marrocos, portanto, muita história para contar. Foi um inverno, segundo relatos, atípico, como provavelmente será nos próximos anos, já que ninguém está se preocupando como realmente deveria com os danos que temos praticado contra a Natureza. Portugal me pareceu também, justamente por geralmente ser menos frio, menos preparado.


Agora vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa. O que fazer no Porto.


Começando pelo Centro


Avenida dos Aliados

Avenida Aliados

A mais importante avenida da cidade, com duas belas praças, a Câmara Municipal ao fundo e onde frequentemente ocorrem eventos importantes como shows, manifestações políticas e a queima de fogos na noite de Reveillon. Um destino obrigatório no Porto. Ali também fica a estação do metrô Aliados, um bom ponto de partida para começar sua caminhada pelo centro da cidade.

De grande beleza arquitetônica, caminhe e observe atentamente os prédios que ficam em volta da praça, um espetáculo. Pode ser uma opção ficar hospedado por ali, perto das principais atrações. Sentar em um dos cafés para observar locais e turistas que passam por ali o dia inteiro, um lugar do Porto que nunca para, eu diria o coração da cidade. 


Mc Donald´s Aliados
Mc Donald´s Aliados


Uma curiosidade: o Mc Donald´s da Aliados é considerado um dos mais bonitos do mundo, vale a visita. Inaugurado em 1995, ali funcionou o Café Imperial nos anos 30, foi restaurado e os ambientes  originais preservados.


Estação São Bento
Estação São Bento


Estação São Bento
Construída no início do século XX,  você certamente passará em algum momento por ela, chegando ou partindo, ou explorando muitos outras cidades nos arredores, mas independente de qualquer coisa, não deixe de admirá-la.

Para mais informações acesse: trens
Para saber mais sobre essa estação, olha o que a Sylvia Leite, do blog Lugares de Memória, conta no post Estação de São Bento: um museu com portas abertas


Catedral da Sé
Catedral da Sé

Catedral da Sé 
Sua construção começou nos séculos XII e XIII, de estrutura romano-gótica, sofrendo remodelações ao longo dos anos, especialmente no período barroco e nos anos 30.
Você pode ir andando da Avenida Aliados até e Catedral, que fica localizada no Largo do Terreiro da Sé. A entrada para o claustro e o museu é paga. Na igreja a entrada é gratuita. Horário de abertura: 9h da manhã até 18h30, com intervalos durante o horário de almoço.
Santa Catarina
A famosa rua Santa Catarina. Uma boa parte fica fechada para os carros. Ali também fica a estação de metrô Bolhão.

Preste atenção nos azulejos da igreja Capela das Almas, esquina com a Rua de Fernandes Tomás.



Café Majestic
Café Majestic


Nesta rua fica também o famoso Café Majestic, no número 112, inaugurado em 1921. Esse não é um programa dos mais baratos da cidade, mas você precisa entrar nem que seja para tomar um café. Reza a lenda que a J. K. Rowling viveu uma época no Porto e o café era um dos seus lugares preferidos, e onde ela escreveu os primeiros livros da série Harry Potter.

Fica aberto de segunda a sábado, de 9h30 à meia-noite.

Agora eu já aviso, se você é consumista, essa rua é uma perdição, todas as melhores lojas ficam localizadas neste pedaço, e se você, assim como eu, não resiste à palavra SALE, este é o lugar para as compras.


Torre dos Clérigos
Com uma das mais bela vistas do Porto, é o edifício mais alto da cidade, com 75m de altura e 225 degraus. Ali também fica o museu e a Igreja. Os preços variam de acordo com o que você pretende visitar e se guiada ou não.

A torre fica na rua de São Filipe de Nery, 4050-546.



Livraria Lello
Livraria Lello


Livraria Lello (próximo a Torre dos Clérigos)

A livraria é realmente belíssima, e por si só, já teria motivos suficientes para atrair turistas do mundo todo, mas ficou ainda mais famosa por ter servido de inspiração para as escadas de Hogwarts nos livros de J. K. Rowling, a autora de Harry Potter.

Saiba todos os detalhes clicando aqui.




Rua das Flores (hora de descer até a Ribeira?)

Essa rua começa bem em frente a Estação São Bento e te levará até a Ribeira, não deixe de passear por ela. Ela mostra bem a transformação que aconteceu na cidade, restaurada, mas preservada, virou um importante ponto que reúne turistas de todo o mundo. Fique atento aos detalhes, pois ela foi aberta em 1521, ainda no reinado de D. Manuel e se chamava "Rua de Santa Catarina das Flores" e nesta época era recheada de flores.







Ribeira - Ponte Luiz I
Ribeira - Ponte Luiz I
Ribeira

Sem dúvida o maior cartão postal do Porto, patrimônio mundial da UNESCO. Da Ribeira avistamos o Rio Douro, a Ponte D. Luís I (alguns dizem que correto é Luiz I), que foi construída entre 1881 e 1888 por um discípulo do idealizador da torre Eiffel, e a Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte. Totalmente revitalizada, você irá encontrar bares e restaurantes para curtir um fim de tarde por ali, fazer um passeio de barco, ou atravessar a pé pela ponte, para assistir o espetáculo do pôr do sol já do outro lado, em Gaia. Se eu fosse você visitaria essa parte da cidade mais de uma vez, os dois lados são muito interessantes e merecem ser igualmente desfrutados.



Ribeira
Ribeira
Atravessando a Ponte



Ponte Luiz I
Ponte Luiz I



De  Gaia olhando a Ribeira, à noite
De  Gaia olhando a Ribeira, à noite




 Vila Nova de Gaia

Do lado de cá da ponte você tem a mais bela vista da Ribeira, do Porto, para os que conhecem o Rio de Janeiro, e Niterói, essa piada/implicância é antiga, de onde se tem a mais bela vista do Rio. É mais ou menos isso. Chegando em Gaia, você respira e admira a paisagem, você tem as caves de vinho do Porto para visitar, um teleférico para subir mais um pouquinho e ter uma vista ainda mais privilegiada.



Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia


Em janeiro o teleférico estava U$6,00 (adulto) e ainda ganhava uma taça de vinho em uma das caves.


Teleférico em Gaia
Teleférico em Gaia



Teleférico à noite
Teleférico à noite


Caves de Vinho do Porto

Minha sugestão para as caves é a seguinte, a não ser que você queria muito conhecer alguma especifica, fazer um tour por várias, algumas são gratuitas, outras pagas. Dica importante, não fique apenas nas que margeiam o rio, caminhe pelas ruas internas e se surpreenda.


Caves na Vila de Gaia, no Porto
Caves na Vila de Gaia, no Porto


Mercado Municipal da Beira- Rio ou Mercado de Gaia

Outro lugar incrível e relativamente recente, em Gaia, nas margens do Rio Douro. Bolinho de bacalhau, vinho, e tem até brigadeiro.


Mercado Municipal da Beira- Rio ou Mercado de Gaia
Mercado Municipal da Beira- Rio ou Mercado de Gaia


O Porto é uma cidade incrível, reserve pelo menos de 4 a 5 dias pela cidade.

E se você, assim como eu, pretende ficar mais tempo na cidade, clique aqui, eu conto muito mais.






Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

2 comentários

  1. Seja bem-vinda. Fico muito feliz que tenha gostado da minha cidade... :))
    Grande abraço e boas viagens.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso esse post Olivia, que saudade me deu de Porto, eu amei essa cidade

    ResponderExcluir