Um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro

Parque das Ruínas Santa Teresa Rio de Janeiro
Parque das Ruínas em Santa Teresa, no Rio de Janeiro


Santa Teresa, quem mora e caminha pelas suas ruas, costuma dizer que se sente na Europa, e é verdade, Santa Teresa lembra, e muito, várias cidades europeias. Eu costumo dizer que Santa Teresa é o nosso Montmartre, meu bairro preferido em Paris. Infelizmente a violência que tomou conta do Brasil e especialmente do Rio, causa medo e insegurança. Eu sou carioca, moradora, e defendo que temos que tomar conta da cidade e não deixar que os bandidos façam isso.


Eu tenho boas dicas para você conhecer Santa Teresa, esse charmoso bairro


Claro que devemos tomar alguns cuidados, evitar algumas áreas, mas jamais permitir que essa energia de medo e terror tomem conta das nossas vidas. Cariocas e turistas pela cidade, vamos invadir, tomar conta, se apropriar e acima de tudo ocupar as ruas, as praças e toda a cidade. 

Santa Teresa têm várias entradas/saídas, por diferentes bairros, bons restaurantes, hotéis. Hoje, o bondinho, o mais charmoso e principal meio de transporte do bairro, depois de uma paralisação devido a um grave acidente, em 2011, está funcionando normalmente, da Estação Carioca, no Centro do Rio, até o Morro dos Irmãos, passando pelo Largo dos Guimarães. 


Bondinho de Santa Teresa
Bondinho de Santa Teresa

Siga esse roteiro e conheça o charmoso bairro de Santa Teresa

Comece pelo Largo da Carioca, no Centro do Rio, onde você pode chegar de Metrô. Caminhe até a Rua Lélio Gama, de onde partem os bondinhos. As saídas ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos, aproximadamente, e o valor é de R$20,00, ida e volta. 

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 9h às 16h. Domingos e feriados, das h às 16h.

Desça na estação Curvelo e caminha até o Parque das Ruínas, direção esquerda de quem desce do bondinho.

O Parque das Ruínas é um dos meus lugares prediletos em Santa Teresa e até no Rio de Janeiro.

Uma outra opção é realizar um free tour por Santa Teresa. Para saber mais detalhes é só clicar nesse link aqui.

E você sabe o que é um free tour? Nesse post eu falo sobre walking tour.


Parque das Ruínas Santa Teresa
Parque das Ruínas, Santa Teresa

Parque das Ruínas

Aqui foi a casa da carioca, Laurinda Santos Lobo. Uma figura da "Belle Epoque" carioca, e que também ficou conhecida como a “marechala da elegância”. Ela reunia intelectuais e artistas nas dependências do palacete, que hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas. 

O Parque conta com uma intensa programação gratuita de exposições, apresentações teatrais, de fotografia, apresentações circenses, muita música, além da estonteante vista da cidade. Imperdível!!

Localização: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa

Aproveite a visita ao Parque das Ruínas e visite também, logo ao lado o 👇👇👇


Museu Chácara do Céu

Antiga residência de Castro Maya, foi deixado por ele mesmo para usufruto da população, tudo feito através da Fundação Castro Maya, que também fica em Santa Teresa, sendo conhecido por esse nome desde 1876. Foi tombado pelo IPHAN em 1974. O museu exibe grandes coleções de arte de períodos diversos, e de origens diferentes, além de livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos. Hoje, além das exposições de longa duração e temporárias, o museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, a fim de preservar o caráter de residência do local.

Após essas duas visitas, caminhe novamente em direção ao Largo do Curvelo, siga em frente em direção ao Largo dos Guimarães. Antes não deixe de parar na praça do Largo do Curvelo e admirar a vista da cidade.

Depois pegue o bonde novamente e vá até a última estação para conhecer todo o circuito. Você pode fazer isso na ida ou na volta, mas interessante fazer todo esse percurso para conhecer um pouco mais e visitar esses pontos no Largo dos Guimarães e no Largo do Curvelo.


Vista do Cristo de Santa Teresa
Vista do Cristo de Santa Teresa


Um charmoso roteiro gastronômico, também se esconde em Santa Teresa


Largo dos Guimarães

Coração nervoso de Santa Teresa, com restaurantes, bares e o cinema mais charmoso da cidade, o Cine Santa. Santa Teresa é um convite a caminhadas despretensiosas, porque a cada novo ângulo, você pode se surpreender com uma bela paisagem da cidade.


Portão com Vista de Santa Teresa
Vista de Santa Teresa

Importante informar que bem em frente ao Largo dos Guimarães, em frente ao ponto do bonde/ônibus, está a Ladeira do Castro, essa Ladeira sai direto na Rua Riachuelo, no Centro do Rio.

No Largo estão os bares e restaurantes mais famosos de Santa, entre eles:


Bar do Mineiro

Um dos mais antigos e famosos em Santa, o Bar do Mineiro. A feijoada é um dos pratos mais requisitados, seguido do pastel e, claro, muita cerveja gelada.

Localização: Rua Paschoal Carlos Magno, 99.


Bar do Arnaudo

Para quem procura tradição em comida nordestina, esse é o lugar.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 316.


Sobrenatural

Para os amantes de frutos do mar, o restaurante Sobrenatural é o lugar ideal.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 432


Adega do Pimenta

Especializado em comida alemã, a Adega do Pimenta, foi criada por um alemão chamado Holf Pfeffer, que traduziu seu nome imaginando que os brasileiros não pronunciariam seu sobrenome, que significa pimenta, em português.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 296

Além de charmosas lojinhas com artesanato, moda, decoração e muitas surpresas.

Suba pela manhã, visite o Parque das Ruínas, almoce num dos restaurantes e passe a tarde perambulando por esse trecho. Escolha um lindo sábado ou domingo de sol para fazer essa programação.


Restaurante Aprazível

Um pouco mais distante desse trecho está o Restaurante Aprazivel, uma experiência que faz jus ao nome. Uma sugestão seria assistir ao entardecer com a vista estonteante que você tem desse pedaço especial de Santa Teresa.

Localização: Rua Aprazível, 62


Hotel Santa Teresa

Para finalizar, uma dica de hospedagem em um dos hotéis mais charmosos do Rio, o Hotel Santa Teresa, que você pode conferir nesse link. O hotel, que agora passa a se chamar Hotel Santa Teresa Rio Mgallery by Sofitel, entrou para a Associação Roteiros de Charme, é ali que também funciona o restaurante Térèze, o Bar dos Descasados e um SPA. Um espaço para os mais exigentes e sofisticados.

Santa Teresa é um bairro cheio de surpresas, suas escadarias, suas belas paisagens, para os exigentes ou descolados. Visite Santa Teresa!!




Escada Selaron
Escada Selaron



Mais roteiros charmosos e imperdíveis no Rio de Janeiro


A Civitatis oferece visitas guiadas, excursões e diferentes atividades no Rio de Janeiro. Se quiser saber mais é só clicar aqui.


Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens) e a célula RBBV RJ está promovendo uma blogagem coletiva entre seus membros. Nosso objetivo é o de promover o Rio de Janeiro por boas notícias, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. Também criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho. Vamos dar um basta nas notícias negativas e espalhar boas energias. Para acessar outros posts de outros bairros do Rio, confira a lista abaixo:

O que fazer na Barra da Tijuca - Roteiro Turístico

Madureira: expressão da alma do subúrbio carioca


Roteiro de 1 dia em Paquetá: o que fazer?




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.





3 comentários

  1. Quantos lugares bacanas em Santa Teresa! Tenho que voltar e explorar mais o bairro, faz tempo que não vou. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Santa Teresa é um lugar cheio de charme e com muito ainda a descobrir! Assino embaixo sobre o restaurante Aprazível! Ótimo post! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sou carioca e conto nos dedos aa vezes que "subi Santa". O Parque das Ruínas é um escândalo, acho a vista linda, assim como a construção!
    Quero experimentar melhor os restaurantes e também conhecer um samba do qual falam muito bem aí!!!

    ResponderExcluir