Carnaval Experience, um projeto da Grande Rio |
Quer saber tudo sobre os bastidores do Carnaval? Conheça o projeto Carnaval Experience da Grande Rio e Pimpolhos da Grande Rio.
Se para as crianças e jovens do projeto, o Carnaval Experience ajuda a financiar trabalhos de educação - reforço escolar, curso pré-vestibular e parcerias com universidades para obtenção de bolsas de estudo -, para os visitantes, é uma atração a mais na Cidade Maravilhosa. O passeio inclui visita guiada, que conta a história do carnaval, com muitas curiosidades, e até a oportunidade de vestir algumas fantasias. Os tours acontecem de segunda a sábado, em dois horários (11h e 16h) e há vários pacotes, inclusive os fechados com agências de viagem, que podem ser customizados, incluindo workshop de bateria, samba no pé, dança afro etc. É sim, uma atração para turistas, mas também uma oportunidade bacana para muitos cariocas.
- Convidamos a todos para conhecer a história do que hoje é o maior evento a céu aberto no mundo, os bastidores, a produção e por que o Carnaval se singulariza quase que mundialmente como sinônimo de Rio de Janeiro, mas não nasceu no Rio de Janeiro. Quase todo carioca imagina que já sabe tudo sobre samba e Carnaval, e se surpreende com tanta história e cultura - diz nossa guia @eu.king,
Cíntia (king), nossa guia, é cria da Pimpolhos. Fala inglês, espanhol e italiano, e hoje é uma artista, atuando e cantando, além de trabalhar na Pimpolhos.
Nossa guia, Cíntia - @eu.king |
Carnaval Experience - Uma experiência de Carnaval
Fantasias de Carnaval |
- No atendimento privado, as crianças da Pimpolho são convidadas a participar, ganhando um cachê por isso, e já são introduzidas num mundo de produção cultural, timing da apresentação - lembrando que o Carnaval 2019 será o primeiro em que a Grande Rio irá desfilar com a primeira porta-bandeira, fruto da Pimpolho e pode ganhar pontos com isso, lembrando que o mestre de bateria já é formado na escola mirim.
Fantasias e suas cores |
A Grande Rio é do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A estreia no Grupo Especial foi em 1991, e já foi, por três vezes, vice-campeã (2006, 2007 e 2010). Como as demais agremiações, a Grande Rio trabalha a o ano inteiro para apresentar seu desfile no carnaval. Uma escola de samba de grande porte (com 3 mil a 4 mil integrantes), necessita de cerca de R$ 3 milhões para se manter. É muito investimento, mas o retorno para a cidade é significativo também, cerca de R$ 3 bilhões em uma semana.
Figurinos e carros alegóricos começam a ser desenhando em junho. De julho a setembro, são apresentados os protótipos das fantasias, e em outubro é inciada toda a produção, inclusive a de enredo e samba (que é escolhido por meio de competição).
Tour Carnaval Experience é um mergulho nos bastidores do Carnaval
Colocar uma fantasia é viver uma experiência de Carnaval |
Mais informações: Carnaval Experience
Aprendendo com quem sabe, Dany Moneríssima, a passista |
O blog Mariana Viaja também participou dessa ação, que foi um convite do Thales Calazans, assessor de imprensa da Grande Rio.
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva da RBBV RJ. Quer mais sugestões e dicas do que fazer no Carnaval no Rio:
Quer mais sugestões de programas bacanas no Rio de Janeiro, olha essas dicas:
Conheça o sitio Burle Marx em Barra de Guaratiba
Que tal conhecer o Rio de Janeiro por um ângulo privilegiado?
Um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa
Que ótima dica!!!! Adorei saber que podemos conhecer um pouco do Carnaval carioca o ano inteiro. Você está um charme na fantasia. :)
ResponderExcluir