O Rio de Janeiro recebeu o Diwali, o Festival das Luzes, a festa mais importante do calendário indiano

Comemoração ao Diwali
Comemoração ao Diwali



Diwali, o Festival das Luzes indiano, no Rio de Janeiro


O Olívia Garimpando Por Aí teve a oportunidade de participar do primeiro evento realizado no Rio de Janeiro em comemoração ao Diwali, a festa mais importante do calendário indiano (tão importante para os hindus quanto o Natal para os cristãos), em novembro. O evento já passou por Brasília e Belo Horizonte. A celebração contou com danças, músicas e um jantar com comidas típicas, no Centro Cultural dos Correios, dando mostras do que representa a "Festa das Luzes" para os indianos. E foi também o encarramento de uma série de eventos promovidos pela Câmara de Comércio Índia-Brasil, a Embaixada da Índia e o Consulado Geral Honorário da Índia no Rio de Janeiro para estimular as relações comerciais e culturais dos dois países.




Diwali, o festival das luzes
Diwali, o festival das luzes


Na parte da manhã, seminário e em seguida o almoço no restaurante Cais do Oriente

O dia começou com um seminário sobre as relações comerciais bilaterais, pelas ações em prol da divulgação da imagem da Índia no Brasil. O cônsul geral honorário da Índia no Rio de Janeiro e presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, Leonardo Ananda, lembrou que a participação do país na economia do Brasil vem de muito tempo, e tem potencial para continuar no futuro. “Nossas mudas de café estiveram entre as primeiras trazidas por Dom Pedro II para o país. O gado brasileiro, em grande parte, tem origem nas raças zebu e nelore, da Índia. Agora temos a chance de prosperar juntos nos setores de tecnologia da informação, e também com startups. Estamos planejando um evento grande para unir jovens brasileiros e indianos, numa troca de experiências neste setor, no ano que vem”, disse Ananda, durante o seminário na sede do Escritório Siqueira Castro Advogados, com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das.


Relações Índia - Brasil
Relações Índia - Brasil



Almoço logo depois do seminário, com o Sr. Ashok Das , no restaurante Cais do Oriente
Almoço logo depois do seminário, com o Sr. Ashok Das , no restaurante Cais do Oriente



A embaixada da Índia no Brasil foi inaugurada no Rio em 3 de maio de 1948, mudando-se para Brasília em 1 de agosto de 1971. Somente há cerca de um ano, o consulado voltou ao Rio.


Diwali, o Festival das Luzes e o lançamento dos selos em homenagem aos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e aos 70 anos das relações comerciais da Índia com o Brasil


Para encerrar o dia de atividades, a cerimônia e o festival das luzes, no Centro Cultural dos Correios

Centro Cultural dos Correios
Centro Cultural dos Correios


A celebração do Diwali aconteceu após o lançamento dos selos em homenagem aos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e aos 70 anos das relações comerciais da Índia com o Brasil. Na ocasião, o Consulado Geral Honorário e a Embaixada ofereceram a Comenda Swami Vivekananda ao cantor e compositor Gilberto Gil e ao Centro Cultural Correios, em reconhecimento pelas contribuições para ampliar as relações entre a Índia e o Brasil.


Comenda Swami Vivekananda ao cantor e compositor Gilberto Gil
Comenda Swami Vivekananda ao cantor e compositor Gilberto Gil

 Lançamento dos selos em homenagem aos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e aos 70 anos das relações comerciais da Índia com o Brasil
 Lançamento dos selos em homenagem aos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e aos 70 anos das relações comerciais da Índia com o Brasil


Após o Diwalli foi servido um delicioso e típico jantar indiano


No jantar, provei pratos, como samosa (tipo de pastel crocante) paneer pakoras (petiscos fritos de queijo paneer), butter chicken (frango marinado em iogurte com molho indiano), chole Masala com jeera rice (prato picante a base de grão de bico com arroz de cominho), e gulab jamun (bolinho de leite em calda). Ficou o gostinho de querer saborear mais da culinária e da cultura em uma viagem à Índia.



➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.
São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤






@gilbertogil estava no evento de ontem, promovido pelo @consuladoindiarj. Foi, inclusive, um dos homenageados no Lançamento dos Selos de Mahatma Gandhi e 70 anos de relações diplomáticas Índia Brasil, Comenda Vivekananda e Diwali. Assim que terminou a solenidade as pessoas foram pedir para tirar fotos com ele, o que não faço porque fico imaginando como deve ser chata essa situação. "Oi, sou sua fã, tira uma foto comigo?" Resolvi então tirar uma foto dele. E aí tem aquele momento que no meio de um monte de câmeras e celulares ele olha para você e sorri. Obrigada Gil, sou sua fã. "Andar com fé eu vou porque a fé não costuma falhar" Agradeço também a @marciamiranda.assessoria pelo convite. . . . #camaradecomercioindiabrasil #consuladoindiarj #oliviagarimpandoporai #blog #blogdeviagem #dicas #dicasdeviagem #trip #ferias #sourbbv #RiodeJaneiro #rj #errejota #travel #travelblogger #rioúnico #soumaisfelizviajando #viajofelizdemais #viajandosempre #photography #amoviajar #viajarsempre #brasil #india
Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

Um comentário

  1. Olivia, adorei o post. Bom saber que o Consulado da India voltou ao RJ. Não conheço muito a cultura indiana mas a considero muito respeitosa. Que boa oportunidade participar desse evento.

    ResponderExcluir