Que tal conhecer o Parque Lage através de uma visita guiada?

Parque Lage
Parque Lage


Parque Lage é o lugar ideal para piqueniques e passeios, cenário de vários ensaios fotográficos para casamentos e aniversários. O Parque Lage, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um daqueles locais charmosos no meio da burburinho de cidades grandes, onde se pode relaxar em meio à natureza. E por ser, também, um espaço histórico, vale muito à pena conhecer um pouco mais sobre a torre, a gruta, o jardim romântico, o aquário e outros pontos que compõem a beleza deste espaço. Por isso, mais do que recomendo uma visita guiada pelo parque.


Venha conhecer o Parque Lage com uma visita guiada



Quando eu fiz o tour, fui recebida por Kátia Rosendo, professora de filosofia e coordenadora das visitas guiadas e vou contar aqui tudo que ela contou sobre o Parque Lage.

- Como professora de filosofia, acabo inserindo dentro desse projeto muito dos valores e pensamentos para que a gente possa desenvolver não só um passeio turístico, mas uma conversa, um bate-papo, apresentando alguns fatos históricos, que também não é a tônica total, mas que a gente considera importante pontuar e entre os valores que a gente encontra aqui - explica Kátia.



Parque Lage
Parque Lage


Hoje, no parque, funcionam o café, o cinema e a Escola de Artes Visuais (EAV). O espaço, no entanto, já foi fazenda de engenho na época da colônia, chamado de Engenho Del Rey. Em 1840, passou por transformações paisagísticas, pelo inglês John Tyndale, que projetou o jardim romântico. Em 1920 foi comprado por Henrique Lage.


Parque Lage - Ponte
Parque Lage - Ponte


- O jardim não é original porque depois de tanto tempo da cana-de-açúcar as terras ficaram infrutíferas. Quando se torna uma moradia particular, em 1840, o paisagista inglês John Tyndale, faz o projeto do jardim romântico. A intenção desse projeto era que o Jardim parecesse uma tela de pintura para ser apreciada - explicou a guia Kátia.


Parque Lage - Jardim Romântico
Parque Lage - Jardim Romântico


Visite o Parque Lage


Outros pontos do Parque Lage 

Aquário - Que também faz parte do jardim romântico. A construção do aquário tinha o intuito de imitar a natureza.


Parque Lage - Aquário
Parque Lage - Aquário


Eu mesma não me lembrava desse belo aquário, situado numa caverna artificial, com 12 tanques, com diversas espécies de peixes.

Recanto dos namorados

Área muito utilizada para piqueniques.

Parque Lage
Parque Lage


Torre

Que também faz parte do Jardim Romântico, remete aos cenários dos livros de princesa.


Parque Lage - Torre
Parque Lage - Torre


Gruta

Serviu de cenário para a série "Sítio do Picapau Amarelo", exibida nas décadas de 1970 e 1980. 


Parque Lage - Gruta
Parque Lage - Gruta


Passamos também pela entrada da Trilha do Corcovado
Uma caminhada de aproximadamente 2 horas, considerada nível médio.


Parque Lage - Trilha Corcovado
Parque Lage - Trilha Corcovado


Lavanderia dos escravos 

A construção mais antiga do parque, de 1610. 


Parque Lage - Lavanderia dos Escravos
Parque Lage - Lavanderia dos Escravos

Curiosidades que você descobre visitando o Parque Lage 

Henrique Lage, tratou de construir um ambiente que fosse adequado para sua esposa, a cantora lírica italiana, Gabriella Besanzoni, exercer sua música. Um pátio com piscina no centro. Dos jardins se avista o morro do Corcovado.
Hoje me pergunto se foi um ato de amor ou apenas de machismo, mas como uma eterna romântica, prefiro acreditar que foi um mimo de amor.

Como visitar o Parque Lage 

O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414

Clique aqui para fazer um tour pelo Parque Lage.



Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens) e a ABBV (Associação Brasileira dos Blogueiros de Viagem).
A célula RBBV RJ está promovendo com os seus membros ações que valorizem o Rio de Janeiro através de boas notícias, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. 
Criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho. 
Vamos dar um basta nas notícias negativas e espalhar boas energias. 

Para acessar outros posts sobre esta ação, confira a lista abaixo:

Fora da Toca
Viagens Bacanas


Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí e sua agência de viagens Garimpando Por Aí Viagens têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, precisa de ajuda, entra em contato comigo.



Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, confira.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.








Mais uma foto sobre a ação de ontem com os blogueiros da @rbbviagem RJ no @parquelage. O que queremos: Mostrar o Rio de Janeiro por uma ótica diferenciada. Certamente muitos já conhecem o parque, mas nunca fizeram uma visita guiada e não tem ideia de quanta história tem ali. Blogs que participaram da ação : @foradatoca @viagensbacanas @viajarcorrendo @oliviagarimpandoporai @leilabumachar @traveltipsbrasil @destinos.emfoco @blogsoviagem @karidesbrava @1viagem2visoes #RIOunico #parquelage #eavparquelage #escolalivre #visitaguiada #guidedtour . . . #oliviagarimpandoporai #blog #blogdeviagem #dicas #dicasdeviagem #trip #ferias #sourbbv #RiodeJaneiro #rj #errejota #travel #travelblogger #soumaisfelizviajando #viajofelizdemais #viajandosempre #photography #amoviajar #viajarsempre #brasil
Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

2 comentários

  1. Não sabia que era oferecida uma visita guiada no Parque Laje, mas amei demais saber parece uma visita muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu valorizo bastante, porque sempre traz uma série de informações e curiosidades que não saberíamos, então super vale.
      beijos

      Excluir