Férias com as crianças. O que fazer em Maceió.

minha filha no mergulho em Paripueira
Paripueira, minha filha no mergulho















A beleza e a tranquilidade de Maceió



Maceió nos recebeu com chuva, e chegar numa cidade do Nordeste com chuva é de tirar o humor de qualquer turista, né? Vou te dizer que fiquei meio desapontada, mas eram férias, com crianças, não dava para fazer cara feia. E, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Apesar da chuva, pegamos um uber no aeroporto com um motorista tão simpático, que ele acabou sendo nosso "guia" em alguns passeios. A recepção no hotel não deixou nada a desejar, e nosso primeiro passeio na orla de Ponta Verde e Pajuçara (naquele fresquinho graças ao dia chuvoso) nos deu a tranquilidade que buscávamos quando saímos do dia a dia do Rio de Janeiro, 50 graus à sombra. E é sobre a semana que eu, meu marido e nossos dois filhos passamos na capital de Alagoas e arredores que mostrarei um pouco nesse post. E de cara, já avisando para quem nunca foi: vale muito a pena.


O charme de Ponta Verde


Nos hospedamos em Ponta Verde, bem de frente para a praia. Linda, linda. Mas, para ser super sincera, fiquei muito desconfiada da água. Até pesquisei na internet para saber se era própria para banho. Procurei nos relatórios de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em reportagens, perguntei a moradores da região. Por ser uma praia urbana, tem, sim, seus dias impróprios. E as chuvas costumam piorar a situação. Mas estive numa época em que, segundo a minha pesquisa, ela estava própria para banho. Ainda assim, a grande quantidade de sargaço - algas marinhas que, também pelo que pesquisei, são muito comuns em regiões tropicais e benéficas para o meio ambiente - não foi muito convidativa para o banho... Mas não posso deixar de destacar também todo o charme de Ponta Verde. Fez muito bem aos olhos e à alma ver, todo dia pela manhã (não choveu todos os dias, não, para nossa alegria), aquele espelho verde à nossa frente.


Praia de Ponta Verde vista pelo elevador panorâmico do Hotel
Praia de Ponta Verde vista pelo elevador panorâmico do Hotel



Segurança na orla de Maceió



Vivo no Rio de Janeiro e, com todas as agruras do Rio, quem me conhece sabe que me recuso a ficar reclamando sobre a violência. Esse negócio de ficar maldizendo a cidade por conta do que bandidos fazem com ela não me agrada. Mas isso não quer dizer que ando super tranquila pelas ruas. Vivo aqui, sei como é... Posto isso, é claro que fiquei bastante surpresa com a tranquilidade com que as pessoas caminham pela orla de Ponta Verde e Pajuçara. E minha sensação de segurança aumentava ainda mais no passar os dias, pois todos com quem conversávamos, moradores de lá, diziam para andarmos tranquilamente, que era um lugar bastante seguro. Bem, também pesquisando a respeito, vi que a criminalidade até diminuiu em Maceió, mas Alagoas continua aparecendo como um dos estados mais violentos do Brasil. Não sou ingênua de pensar que é tudo lindo e maravilhoso. Estou relatando a minha experiência em apenas sete dias, uma experiência de turista numa região nobre da cidade. Foi muito boa.


O Farol da Ponte Verde


Ninguém havia nos avisado (e eu nem tinha pesquisado, vejam só) que podíamos caminhar até o farol de Ponta Verde. Tiramos o domingo para dormir até mais tarde, sem fazer nenhum passeio para os litorais. Saímos do hotel para uma caminhada até a praia de Pajuçara e nos deparamos com várias pessoas aproveitando a maré baixa para ir andando até o farol. Logo nos animamos e foi superbacana. Estávamos de chinelo e seria até melhor que as crianças estivessem com algum calçado fechado. Pisar nos recifes, e ver tantos ouriços pelo caminho me deixou um pouco preocupada. Mas faria o passeio todos os dias. Achei maravilhoso. 


O caminho até o farol na maré baixa é um passeio muito bacana
O caminho até o farol na maré baixa é um passeio muito bacana


Paripueira é um sonho (até na chuva)


Um dos passeios que eu mais aguardava era até Paripueira. Quando optamos por Maceió, eu já sabia que não iríamos a Maragogi. É um chão pela frente e, fôssemos só eu e meu marido, tudo bem. Mas conheço bem a disposição das crianças, resolvi fazer passeios mais próximos. E Paripueira me pareceu um lugar bem agradável por conta das piscinas naturais. Não me arrependi. Um paraíso. Mas nem tudo foi perfeito. O tempo estava fechado e a chuva caiu forte bem na hora que estávamos nas piscinas. Não tenho dúvidas de que o tempo atrapalhou nossa experiência. Ainda assim, foi uma das praias que mais gostei. Ficamos numa espécie de clube à beira mar (muito comum por lá, pois foi assim em outras duas praias). A entrada é paga, mas você usufrui de uma estrutura legal, com banheiros limpos, rede, música ao vivo etc.


Paripueira com sua extensa faixa de areia e mar rasinho
Paripueira com sua extensa faixa de areia e mar rasinho


Gunga, Francês e muita diversão nas férias com as crianças



A praia do Gunga parece ser unanimidade. Todo mundo que conheço disse para eu visitar. E tinham razão. Super valeu. É uma praia muito bonita, foi um dia super agradável com as crianças. Fizemos o passeio de bugre às falésias e à lagoa. Um espetáculo visual. Dois dias antes, havíamos ficado na Praia do Francês, onde fizemos um passeio de jangada. Mar super agradável, mas faixa de areia entupida de gente.


O passeio às falésias é incrível
O passeio às falésias é incrível 



Na Praia do Francês, fizemos passeio de jangada
Na Praia do Francês, fizemos passeio de jangada


E o passeio acabou...


Bem, não foi só isso. Ainda poderia falar de vários restaurantes e outros passeios, mas espero ter conseguido mostrar um pouco como foi bacana nossa viagem a Maceió. 


➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.
São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

Nenhum comentário