Gilson Martins, a marca que tem a cara do Rio

Recebendo minha clutch, diretamente das mãos desse artista marvilhoso, Gilson Martins
Recebendo minha clutch, diretamente das mãos desse artista maravilhoso, Gilson Martins



Gilson Martins é a marca que tem a cara do Rio de Janeiro e eu que amo viajar, e mais do que isso, gosto de contar histórias. 
E apesar de ter nascido e vivido no Rio  por toda a vida, essa cidade sempre me surpreende, e olha que eu sou bem chegada a aventuras e me considero, como o próprio nome do blog diz, uma garimpeira.

O Rio tem de tudo, belezas naturais, históricas e arquitetônicas, e tem um ativo sensacional, o de pessoas extraordinárias. Artistas, pensadores, poetas, músicos, que nem consigo listar tudo de uma vez. Gilson Martin, hoje, tem essa responsabilidade. Mais do que uma grife, ele é uma marca que representa o Rio, suas formas e cores. E o seu trabalho encanta a todos do Brasil e do Mundo.

Gilson Martins, muito mais do que uma grife


Conheci o Gilson durante a Rio Travel Market e no nosso primeiro contato já percebi que ele era uma pessoa diferenciada. Mesmo com todo o sucesso, se mantém "gente como a gente", o que de cara já me conquistou.


Loja de Ipanema



Surgiu, então, o convite para mais uma ação do blog junto com outras blogueiras da RBBV RJ. O convite foi para conhecer a "Fábrica do Gilsinho", novo trabalho que Gilson Martins está desenvolvendo - sim, porque ele é um gênio, e como todo gênio, é inquieto e vive inventado novidades. 



equipe produzindo
Muito amor envolvido



Fomos recebidas pela Luciana Nochi, que, como toda a equipe, é atenciosa e generosa. 



Eu, Luciana e a blogueira Denise
Eu, Luciana e a blogueira Denise


Quando recebi o convite para participar da "Fábrica do Gilsinho", pensei: Como um blog de viagens vai escrever sobre uma grife? Ele deve ter muitas curiosidades sobre famosos e vou aproveitar a ocasião para entrevistá-lo. O que para minha surpresa, fugiu completamente do script e a experiência foi muito além das expectativas.

Quando chegamos à loja, em Ipanema (é lá que funciona o projeto "Fábrica do Gilsinho"), o próprio Gilson veio nos contar sobre diversos produtos da loja, suas inspirações, os materiais escolhidos, da fábrica na Penha, de outros projetos, uma série de curiosidades, enfim, um luxo e um privilégio!!

Depois de visitar o Cristo, Copacabana, Pão de Açúcar e Arcos da Lapa, a parada obrigatória é Gilson Martins, e encontrar todas essas representações nos produtos, no design, nas bolsas e é isso que tentamos transmitir em todos os trabalhos.

Curiosidades sobre projetos e detalhes desse artista que tem a cara do Rio

No social

Concurso anual - Durante as três últimas semana do fim do ano, é realizado um concurso, onde o próprio Gilson dá o seu lugar de criador para alguns artistas, com sobras de materiais, e os vencedores são premiados e as produções vão para a loja ou algum outro local, como o Sofitel,  Uma das maiores conquistas desse concurso é dar oportunidade para que o operário, que está lá produzindo em série, mostre também que pode ser um criador. São várias as lições. O empoderamento, a criatividade, o aproveitamento e a reciclagem, transformadas em poesia, são as marcas desse concurso.

Lixo Nobre  - O projeto Lixo Nobre, a linha clássica de reaproveitamento de sobras da fábrica, tem forte cunho social. Costureiras que não tinham mais como trabalhar dentro da fábrica por diversas razões, fazem elas mesmas, de casa, as composições das peças e as vendem, gerando renda para essas famílias. Em muitos casos, o trabalho envolve toda a família, estimulando a criatividade dos filhos dessas ex-funcionárias, e, de alguma forma, contribuindo para o futuro desses jovens.

Penha Nobre - Em 2010, os funcionários da fábrica, que fica na Penha, estavam afetados com a invasão que acontecia no Complexo do Alemão, pois a maioria deles morava na região, e não se mostravam interessados em participar do concurso Penha Nobre, promovido pela grife. Quando Gilson teve a ideia de colocar como temas do concurso a esperança e a pacificação, 24 trabalhos foram apresentados.

O que eu sempre quero na minha loja, na minha marca, é poder mostrar um pouco dessa poesia, dessa arte muito sutil, muito leve do "ser carioca".

Dica

Uma Dica de presente - O porta champagne térmico, segundo o próprio Gilson, é um presente para se dar para quem já tem tudo.

Curiosidades 

Coleção de bolsas - O Lord inglês Bowen que morava em uma das suítes do Copacabana Palace, ficou viciado em uma das bolsas de Gilson Martins e teve 50 exemplares de cores diferentes. As bolsas ficavam penduradas no corredor da suíte junto a sandálias havaianas, combinando os looks . Ele chegou a criar a fefa branca para ele, exclusiva. Lady Bella, a cadela, também se hospedava lá e ele chegou a pedir que bolsas fossem confeccionadas exclusivamente para ela. Lord Bowen o definiu muito bem, segundo ele, Gilson Martins é um artistas que tem as cores vibrantes.


Esse é o  recado que  fica: leve o Rio com você, leve o Brasil com você.

Está no Lonely Planet - famoso guia turístico - e recentemente atualizou as informações sobre todas as lojas .





Projeto Lixo Nobre
Projeto Lixo Nobre


Alta nas vendas - Os dias que registram as maiores vendas da grife são 2 de janeiro e a Quarta-feira de Cinzas.

Compradores famosos - A ex-primeira-dama dos EUA, Michele Obama, adquiriu a bolsa que ficou em quinto lugar no concurso Penha Nobre. O estilista Jean Paul Gaultier optou por levar uma bolsa que estava há um ano para ser vendida, uma forma de contribuir com o lado social do concurso. A cantora Madonna também está entre as personalidades que já compraram bolsas de alguns trabalhos sociais desenvolvidos por Gilson Martins.

Variedade de produtos - As bolsas são o carro-chefe da grife. Mas já foram produzidos camisetas, máscaras de carnaval, bolsas de viagem, valises.


bolsas
Difícil escolher um só


Bandeira do Brasil -  "Em 1995, era proibida a produção de qualquer produto com a bandeira, mas nesta mesma época quando eu produzi os primeiros trabalhos, foi muito bem aceito por Brasília, porque estavam querendo divulgar o Brasil para o Mundo, e desvincular a imagem sempre associada ao país do futebol, do Pelé, da mulata e do Carnaval. Fui, inclusive, registrado no Instituto de Marcas e Patentes de Propriedade Industrial, como primeiro criador. Em 1998, eles abriram o uso da bandeira do Brasil".


Fábrica do Gilsinho - um projeto da marca Gilson Martins


Depois de receber, do próprio Gilson, todas essas informações sobre os produtos, os concursos e suas inspirações, finalmente chegamos no projeto: "Fábrica do Gilsinho".


quadros
Fábrica do Gilsinho e suas memórias


Mais uma ideia incrível desse artista, onde ele convida a todos a colocarem a mão na massa e despertar sua criatividade, num ambiente super acolhedor.

No local onde hoje funciona esse projeto, durante 12 anos funcionava uma galeira de artes, expondo obras de diversos artistas, inclusive essas obras sociais.

O espaço agora está todo "customizado", e não poderia ser diferente. Carinhosamente preparado e decorado, tem a cara do Gilson menino (o Gilsinho), com fotos, recordações de família, mobiliário. É um espaço onde o Gilson de hoje deixa o menino que ainda existe dentro dele, e que deu origem a tudo isso, ressurgir.


Fábrica do Gilsinho, memórias de uma infância
Fábrica do Gilsinho, memórias de uma infância


Funciona assim: Você escolhe o produto que quer customizar (o preço é o do produto) e pode escolher até seis peças, cada peça por apenas R$ 10. E com elas, você mesmo faz a sua criação.


Minha criação, minha clutch
Minha criação, minha clutch


Entrevista com o Gilson Martins

Durante o processo tivemos um longo papo, e, para nossa surpresa, o Gilson nos entrevistou. Foi uma experiência muito interessante, o entrevistado querendo saber das nossas vidas, das nossas escolhas e como tínhamos chegado até ali, como blogueiras de viagem.

Apesar de todas se conhecerem, a maioria não sabia das histórias de vida de cada uma, e foi emocionante, no meio de toda a produção, ouvir histórias de pessoas tão bacanas.

Durante a experiência ganhamos do Gilson um clutch e escolhemos as peças para a customização. Cada uma colocou a sua personalidade nas peças, e os resultados ficaram maravilhosos.


Orgulhosa da minha criação
Orgulhosa da minha criação


Durante sua visita à loja, não deixe de experimentar a batida de maracujá, deliciosa. É grátis!!!

Como participar da "Fábrica do Gilsinho":
A oficina funciona na Rua Visconde de Pirajá, 42, Ipanema.
Segunda a sexta das 9h às 20h.
Sábado das 9h às 19h.

Em caso de grupo o agendamento é recomendável.

Mais informações pelo e-mail [email protected]


Faça um passeio pelo Rio de Janeiro.


Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens). 
A célula RBBV RJ está promovendo com os seus membros ações que valorizem o Rio de Janeiro através de boas notícias, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. 
Criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho. 
Vamos dar um basta nas notícias negativas e espalhar boas energias. 

Blogs que também participaram desta ação:

Fui Ser Viajante
Turista Full Time


Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.













Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

2 comentários

  1. Olívia,também fiquei encantada com o Gilson e o trabalho que ele desenvolve. Dá mais vontade ainda de ter um produto Gilson Martins. O post ficou ótimo ! Foi um encontro muito legal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Lilian. Trabalho maravilhoso e o encontro também foi excepcional.
      Beijos

      Excluir