Um pouquinho da história da imigração japonesa no Brasil, no Bairro da Liberdade em São Paulo, pelo projeto Japão.br

O Japão está no bairro Liberdade em São Paulo
O Japão está no bairro Liberdade em São Paulo


Conheça a história da imigração japonesa no Brasil pelo projeto Japão.br



Um passeio em São Paulo e me vi pertinho do Japão. E quem me guiou pelo bairro da Liberdade, mostrando a forte presença da imigração japonesa na capital paulista foi Patrícia Takehana, do blog Bagagem de Memórias. Ela desenvolve o projeto Japão.br, um roteiro que destaca lugares, arquitetura e gastronomia representativos para a comunidade nikkei (termo que designa japoneses e descendentes que vivem fora do Japão). 




Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil


Relíquias do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Relíquias do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil


O Garimpando Por Aí foi um dos blogs que participaram da versão, digamos, pocket, do projeto, na semana de WTM. Num passeio que começou às 9h30, com uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. De lá seguimos para o almoço, claro, num restaurante japonês, o escolhido foi o restaurante Yamaga, que recomendo. Após o almoço, um passeio pelas ruas do bairro.

Durante a visita ao museu, fomos recebidas pelo senhor Paulo Takeda, engenheiro que faz um trabalho voluntário, explicando tudo com muito amor e orgulho.



Engenheiro Paulo Takeda
Engenheiro Paulo Takeda



No Projeto Japão.br você irá conhecer a história da imigração japonesa no Brasil


O roteiro completo é realizado em três dias, com paradas no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, e na Japan House, projeto do governo japonês, que expressa a cultura por meio da arte, workshops, palestras, apresentações, shows etc. A culinária da tradicional Peixaria Mitsugi, o cardápio contemporâneo do Hoko Restaurante deixam o passeio ainda mais gostoso. 


Prédio Jahu, tesouros arquitetônicos pelo bairro da Liberdade
Prédio Jahu, tesouros arquitetônicos pelo bairro da Liberdade


Durante o passeio pelo bairro da Liberdade, você será inundado com uma série de curiosidades, históricas, culturais e gastronômicas. Você irá visitar a Capela dos Aflitos, que levou esse nome porque era um lugar onde os escravizados esperavam para a hora do enforcamento. Tem também a história sobre o nome do bairro, uma história emocionante de um escravizado que seria enforcado, mas a corda arrebentou três vezes e todos gritaram "liberdade".

Tem também um forte apelo religioso, como esse portal chamado Torii (abaixo), que é um portão tradicional japonês ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um santuário.


Portal Xintoista Torii
Portal Xintoista Torii


Projeto Japão.br


O Japão.br foi criado por incentivo das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e o objetivo é mostrar o quão rica é a cultura japonesa em São Paulo, quanta história desembarcou por aqui com os imigrantes, que chegaram no Porto de Santos, a partir de 1908. 


Um belo trabalho que conta a história da imigração japonesa no Brasil
Um belo trabalho que conta a história da imigração japonesa no Brasil


Museu de Arte BUNKYO
Museu de Arte BUNKYO


O projeto que inicialmente seria apenas para blogueiros de viagens, agora está também aberto ao público em geral. Para mais informações: [email protected].





➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.

São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤




Nenhum comentário