Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico

Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico 


Bondinho Pão de Açúcar tem novo tour ecológico. Venha vivenciar uma nova experiência em Ecoturismo


Bondinho Pão de Açúcar tem novo tour ecológico. Nessa nova experiência, o público fará uma imersão numa das florestas mais biodiversas do mundo, que possui a extensão de 91,5 hectares, numa unidade de conservação de Mata Atlântica.



Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico 



Essa é a única atração turística no mundo a possuir o Rótulo Ecológico da ABNT. O tour ecológico caminha por lindas paisagens, onde o monitor irá instigar o visitante a experimentar as sensações de estar em meio à natureza, além é claro, de explicar diversos aspectos geológicos e curiosidades sobre o local.



Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico 


O passeio começa na sala vip do Bondinho Pão de Açúcar, onde você recebe as primeiras orientações. No dia em que eu realizei o tour, o monitor foi o simpático e muito bem preparado, Thales. Você recebe um crachá (tem surpresa no final, lembra disso), uma squeeze, e ingressa no primeiro bondinho rumo ao Morro da Urca.









Primeira parada no Morro da Urca



Durante o passeio temos a possibilidade de conhecer diversas espécies nativas da Mata Atlântica e avistar animais como Tiê-sangue, Tucano-do-bico-preto, Jacu, Teiú, abelhas Mandaçaia, mico-estrela e muitos outros.



Thales, nosso monitor, no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar, explicando sobre o Pau-Brasil
Thales, nosso monitor, no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar, explicando sobre o Pau-Brasil


Pau-Brasil (primeira parada)

Somos apresentados a iniciativas de reintrodução da flora, neste caso do Pau-Brasil.

O pau-brasil é uma espécie nativa da região da Mata Atlântica. Também conhecida como ibirapitanga, como os índios a chamavam, a árvore pode atingir até 40 metros de altura.

Tanto seu nome em tupi, ibirapitanga (madeira vermelha), quanto a forma como é chamado em português (pau-brasil) derivam da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra “brasil”, de fato, deriva de “brasa”, porque a cor vermelha do tronco da árvore estava associada ao fogo.




Conhecendo o Meliponário no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar
Conhecendo o Meliponário no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar


Meliponário (segunda parada)


Eu confesso que nunca tinha ouvido esse nome antes, embora soubesse da importância das abelhas para o planeta. Esse tour foi essencial para aprofundar esse conhecimento.


Você sabia, por exemplo, que é possível criar abelhas em casa, e que na França isso já está acontecendo?


No Brasil, que infelizmente detém o título de maior produto e consumidor de agrotóxicos do mundo, meio bilhões de abelhas já morreram.

O mais interessante é que essas abelhas não tem ferrão e você pode conviver com elas tranquilamente. Eu imaginava que todas tinha ferrão, mas na verdade, as abelhas que tem ferrão vieram da África para Piracicaba, em
 1956, e foram soltas na Natureza por um acidente, e aí que elas se hibridizaram com as abelhas europeias, por isso são chamadas de abelhas africanizadas.

Curiosidade: o maracujá é polinizado somente por uma abelha, a mamangaba. Sem ela, o maracujá seria extinto.

As abelhas foram doadas para o Bondinho Pão de Açúcar pela AME-RIO.


O que aprendemos com esse tour é que essa prática deveria ser adotada por muitos outros parques, jardins, instituições, e até mesmo por pessoas comuns,  porque as abelhas são fundamentais para o processo de polinização, então preservá-las é fundamental.


Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico 


Atravessamos a Via Verde, uma passarela na altura da copa das árvore.

Nesse momento, o monitor nos explica por que o clima é mais ameno na área de vegetação, a importância das áreas verdes, que a Floresta da Tijuca é um caso de sucesso de reflorestamento, e que sem ela o Rio de Janeiro já estaria de 4 a 7 graus mais quente no verão. Portanto, também é fundamental preservar as nossas árvores e florestas.

MITO: Bromélias não proliferam mosquitos da dengue. 



Árvore dos desejos no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar
Árvore dos desejos no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar 


Árvore dos Desejos


Fazemos uma pequena parada na Árvore dos Desejos, que realiza todo o desejo que o dinheiro não pode comprar. Neste momento, a conexão com a floresta é ainda mais intensa.

Logo depois passamos pela central de resíduos, local em que se 
faz o manejo dos resíduos sólidos. Anualmente, 25 toneladas de resíduos não orgânicos são levados para reciclagem. Cada latinha que se colhe no parque é prensada e reciclada.

Também se produz muito resíduo orgânico no parque. São 55 toneladas anualmente.

E o que se faz com esse resíduo? É enviado para a compostagem fora do Bondinho e volta na forma de adubo, que é usado na jardinagem, nas árvores, nas bromélias. Tudo é adubado com o que antes era lixo orgânico no parque.

Curiosidade: O Pão de Açúcar data de 560 milhões de anos, anterior até aos dinossauros. No 
31º Congresso Internacional de Geologia no Rio de Janeiro, em 2000, o Pão de Açúcar foi condecorado como parte da formação de Gondwana, o que é um marco para além do turismo, porque conta um pouco da história do mundo.


Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico


Esse é um marco geológico, as rochas são compostas de gnaisse, metamórfica magmática que se formou por um processo chamado metamorfismo e intemperismo, ou seja, quando as placas tectônicas que hoje correspondem a América do Sul e África colidiram, formando Gondwana, o magma sobre aquela força colossal, formando o gnaisse, que compõe o Pão de Açúcar, Morro da Urca, Pedra da Gávea e Corcovado, e basicamente todas as formações rochosas do Rio de J
aneiro e de todo o litoral brasileiro, e também é encontrado na costa do continente africano.

Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o Período Triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas.




No Tour Ecológico do Bondinho você conhece o compromisso  da empresa com a sustentabilidade
No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você conhece o compromisso  da empresa com a sustentabilidade


Energia solar sustentável e renovável


O Bondinho Pão de Açúcar é sustentável e de baixo impacto, usando energia elétrica e solar. Hoje o próprio bondinho usa essa energia.

A empresa está investindo em 
energia solar com placas foto voltaicas. São 42 placas mais 32 no topo da estação que captam a energia solar e utilizam para redistribuir na rede do parque.

Curiosidade

Você sabia que a primeira pessoa a escalar o Pão de Açúcar foi uma mulher? A inglesa Henrietta Carstairs realizou a façanha em 1817.


AVISO IMPORTANTE

O sagui é uma espécie exótica invasora, uma ameaça à biodiversidade, especialmente dos pássaros, porque ele come os ovos dos f
ilhotes de passarinho.

No Bondinho do Pão de Açúcar eles estão fazendo um manejo, inicialmente, pedindo que os visitantes não alimentem os saguis e eles naturalmente procuram outros ambientes.



Bondinho Pão de Açúcar tem novo tour ecológico. Venha vivenciar uma nova experiência em Ecoturismo. Chegando no Pão de Açúcar


Bosque do Pão de Açúcar


Na chegada ao Pão de Açúcar, os turistas apreciam a vista do Rio e passeiam pelo Bosque do Pão de Açúcar, num contato direto com a floresta, onde conhecem mais espécies de plantas nativas do bioma, como a Aroeira, Quaresmeira, Pitanga, Embaúba, Paineira, entre outras.



  No Tour Ecológico do Bondinho você conhece as plantas nativas do bioma No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você conhece as plantas nativas do bioma No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você conhece as plantas nativas do bioma
No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você conhece as plantas nativas do bioma


Não é normal ter uma vegetação tão abundante no tipo de formação geológica do Bondinho Pão de Açúcar, mas no bosque temos várias espécies da Mata Atlântica.

Um outro manejo que está sendo feito é o do bambu, afinal o animal  que se alimenta de bambu é o panda, e como sabemos não temos panda no Brasil, mas temos muito bambu no Bosque do Bondinho Pão de Açúcar.

O bambu contém áreas de encosta, o que é bom, mas bambu é também uma espécie exótica invasora, e também muito difícil de manejar, o que não é bom para a nossa biodiversidade

Para minimizar esse impacto, no Bondinho eles reutilizem o bambu retirado de várias maneiras, como em grades, por exemplo.

IMPORTANTE

Quanto mais biodiversidade, mais qualidade de vida

Ao longo do bosque encontramos pés de mamão, o que é bom para a biodiversidade.

Paineira é uma espécie também encontrada no Bondinho Pão de Açúcar.


A paineira também é conhecida como barriguda, porque ela tem uma barriguinha onde ela acumula seiva.





Depois do caminho das paineiras conhecemos uma estufa onde ganhamos um saquinho de adubo. Essa estufa também faz parte do trabalho de compostagem.




Depois subimos uma pequena rampa que o monitor Thales disse que era para os jovens. Bem, eu não sou mais jovem, mas como sou abusada, fui pela rampa e confesso que me senti muito jovem, porque ela não fez nem "cosquinha".


Eu, particularmente, fiquei muito surpresa e feliz com essa iniciativa de uma empresa privada, localizada numa unidade de conservação ambiental, provando que é possível termos uma empresa e ou uma sociedade que consegue se manter e crescer de maneira sustentável. 




Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico
Bondinho Pão de Açúcar tem novo Tour Ecológico 


Exemplos de atitudes que devem ser cada vez mais praticadas pela sociedade:
Compostagem caseira;
Reduzir o consumo do plástico;
e, acima de tudo: levar essa mensagem adiante.


A empresa Bondinho hoje é sustentável, através da introdução das espécies nativas da Mata Atlântica, do meliponário, com diversas espécies de abelhas e várias outras medidas parar criar um modo de vida mais sustentável e uma melhor relação com a natureza.

Esse tour ecológico é realizado pelo setor de engenharia ambiental do bondinho, é coordenado pela Roberta Pena. O Thales, capacitado por ela e quem nos guiou nesse tour entre os blogueiros, também tem o curso de Educação Ambiental pelo Instituto Moleque Mateiro e Interpretação Ambiental pelo ICMBIO.

A mensagem mais importante é que precisamos levar a sustentabilidade para além das nossas vidas.



No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você recebe uma aula de educação ambiental
No Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar você recebe uma aula de educação ambiental


No crachá que recebemos no início do tour com a nossa identificação, lembra? E que eu disse que tinha uma surpresa, bom, eu não vou contar, você precisa fazer o tour para descobrir.

Se eu tive uma dificuldade nesse post foi o de selecionar as fotos, porque, acredite, se você ainda não fez esse passeio, eu recomento. O Bondinho do Pão de Açúcar tem a vista mais privilegiada do Rio de Janeiro.


Bondinho Pão de Açúcar tem novo tour ecológico. Venha vivenciar uma nova experiência em Ecoturismo. Veja aqui tem tudo que que você precisa saber para fazer esse tour

O tour acontece de terça a sábado.

Sempre às 1
0 horas

Não tem número mínimo, mas o máximo é de 20 pessoas.

Preços:
R$ 220,00 (Bilheteria/Inteira)
R$ 198,00 (Site/Inteira)
R$ 110,00 (Bilheteria/Meia-entrada)
R$ 99,00 (Site/Meia-entrada)

Bondinho

IMPORTANTE: Você precisa do seu bilhete para descer, não jogue fora.


Blogueiras que participaram do Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar
Blogueiras que participaram do Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar


Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens). 
A célula RBBV RJ está promovendo com os seus membros ações que valorizem o Rio de Janeiro através de boas notícias, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. 
Criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho. 
Vamos dar um basta nas notícias negativas e espalhar boas energias. 

Blogs que participaram dessa ação

Lets Fly Away
Chicas Lokas
Viajando com Daniela
Viajar Correndo
Até Onde Eu Puder Ir
Despachadas
Travel Tips Brasil
foradatoca
turista_fulltime
Nathalia Tosto
Dani Tur


Regina Oki, Eu e Júlia Sampaio no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar
Regina Oki, Eu e Júlia Sampaio no Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar



➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.
São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤










Hoje participei de um novo tour muito interessante, o #TourEcologico do @Bondinho_oficial. Muito mais do que a vista mais bonita do Rio, eles estão desenvolvendo um trabalho focado em sustentabilidade, preservação da flora e fauna e conscientização ambiental. Não temos mais tempo a perder, temos todos que começar ontem a fazer a nossa parte. Cada um de nós, deve ser um multiplicador dessa consciência. Parabéns pela iniciativa e especialmente nós, blogueiros de viagem, criadores de conteúdo e influenciadores, temos que cuidar do que divulgamos e apoiar cada vez mais iniciativas como essa. Agradecimentos: @bondinho_oficial @riotur.rio Blogs que participaram dessa ação: @oliviagarimpandoporai @foradatoca @turista_fulltime @viajandocomdaniela @letsflyawaybr @chicaslokas_viagens @despachadas @ateondeeupuderir @traveltipsbrasil @nathaliatosto @viajarcorrendo @dani.tur.br #oliviagarimpandoporai #blog #trip #ferias #sourbbv #RiodeJaneiro #rj #brasil #errejota #travel #blogdeviagem #dicas #viajoteam #dicasdeviagem #travelblogger #amoviajar #meudomviajante #viagem #turismo #viagensincriveis #instatravel #viagemeturismo #amoviaja #destinosimperdiveis #TuristandoNoBondinho #RioUnico #riotur #vemprorio @ Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Uma publicação compartilhada por Blog com dicas de viagem (@oliviagarimpandoporai) em

7 comentários

  1. Que dica maravilhosa o Tour Ecológico do Pão de Açúcar. O lugar por si só é lindo, mas com esse complemento de informações de uma visita guiada é melhor ainda. A grade lição de levar a sustentabilidade para casa é a melhor de todas, como você escreveu. Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Seria tão bom que outras empresas também levassem essa iniciativa mais a sério né?
      enfim, uma hora vai..
      beijos

      Excluir
  2. Adorei saber! Adoro passeios Ecológicos e acredita que moro aqui no Rio já 4 anos e não fui no Pão de Açúcar ainda ?? rs rs Agora já vou marcar de ir em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ir, porque é clichê, mas é MUITO legal.
      Andar de bondinho,
      a vista maravilhosa
      e agora ainda tem esse tour ecológico que ensina muita coisa.
      Vá e depois me conta.
      beijos

      Excluir
  3. Muito legal esse passeio ecológico no Bondinho. Complementa mais ainda o lugar lindo e a vista maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o lugar já é maravilhoso e agora temos mais um motivo.
      beijos

      Excluir
  4. Preciso voltar, pois pelo visto mudou muito desde a última vez que fiz o passeio. Achei legal a iniciativa, espero que continue

    ResponderExcluir