Conheça o site Turismo Virtual no Brasil, uma plataforma que oferece passeios virtuais guiados por profissionais de turismo


Que tal conhecer o Rio de Janeiro?
Que tal conhecer o Rio de Janeiro?



Conheça o Turismo Virtual no Brasil, um site criado pelos cariocas Carlos Eduardo Bueno, o Kadu, e Marco Antonio Viggiani, o Marcão. Ambos guias de turismo que trabalham na cidade do Rio de Janeiro e que viram seu negócio desaparecer, da noite para o dia, mas arregaçaram as mangas, tiraram uma antiga ideia do papel e criaram uma plataforma que oferece passeios virtuais guiados por profissionais de turismo.



E é isso, em tempos de coronavírus, reinventar é a palavra do momento. Tudo aquilo que imaginávamos que daqui a alguns anos estaria nas plataformas virtuais, acabou antecipando sua migração. E boas iniciativas e novos negócios estão surgindo.


Turismo Virtual no Brasil, uma plataforma de passeios virtuais guiados



Conheci o Kadu há alguns anos no Jornal O Globo, onde ambos trabalhamos, e quando ele me contou a novidade, eu me interessei imediatamente e falei que queria contar a novidade no blog. Além de ótima oportunidade de proporcionar uma experiência bacana para todos aqueles carentes de um passeio, que numa atitude extremamente responsável estão evitando aglomerações e cumprindo a quarentena, vejo a iniciativa como possível fonte de renda para muitos guias que ficaram sem poder trabalhar repentinamente. 


Conversei com o Kadu e ele me contou como surgiu a ideia: 
 
A ideia surgiu exatamente nesse momento de confinamento criado pelo coronavírus. Comecei a sentir falta do meu trabalho e pensei que seria legal conhecer pela Internet uma cidade, com a explicação de um guia de turismo. Assim, resolvi fazer a primeira aqui no Rio de Janeiro e a ideia deu certo.

Inicialmente, pode parecer apenas mais um site com o tour virtual, mas o diferencial está na participação dos guias turísticos, que enriquecem a experiência. Como viajante profissional, defendo sempre que a história contada por esses apaixonados pelo seu ofício tem muito valor e transformam toda a experiência.



Que tal conhecer Curitiba?
Que tal conhecer Curitiba?


Os roteiros podem ser apresentados por vídeos ou fotos, e a apresentação simultânea do guia funciona como uma videoconferência, na qual você, da sua casa ou de onde estiver, terá a chance de "viajar nessa viagem". Você pode optar por passeios já conhecidos para matar saudade ou se aventurar em lugares que ainda não conhece e, quem sabe, se animar para conhecer quando isso tudo passar. Tenho  certeza de que você vai gostar de refazer o passeio presencial com o profissional que te guiou nesse momento tão emblemático pelo qual estamos passando.


Uma ideia que começou pelo Rio de Janeiro, cidade dos idealizadores da ideia, hoje já conta com uma cartela bem variada. Além de diversos destinos, há diversidade de temas, como cultural, histórico e religioso. Os tours também têm formatos para estudantes.



Que tal conhecer Porto Alegre?
Que tal conhecer Porto Alegre?



Conheça as cidades que já oferecem o passeio virtual


Algumas cidades que estão no portfólio hoje, mas com o sucesso que estão fazendo, quando eu terminar esse post com certeza já terá aumentado:
Belo Horizonte
Bento Gonçalves
Brasília
Campo Grande
Chapada dos Veadeiros 
Curitiba
Fortaleza
Foz do Iguaçu
Goiânia
Goiás
Gramado
João Pessoa
Macapá 
Maceió
Manaus
Niterói
Olinda
Recife
Paraty
Porto Alegre 
Rio de Janeiro
Salvador
São Luís
São Paulo
Teresópolis
Trindade 
Vassouras


Que tal conhecer Brasília?
Que tal conhecer Brasília?



Como funciona:

1- Você escolhe o passeio no site: Turismo Virtual no Brasil.

2- Faz sua inscrição pelo Sympla.

O passeio pode ser gratuito colaborativo ou pago variando entre R$ 10,00 e R$ 20,00 reais.

3- O guia de turismo entrará em contato e no dia marcado passará o link da conferência.

O guia ficará responsável pela definição da quantidade de pessoas no passeio.
O tempo do passeio dura,  aproximadamente, 1h30min.


Que tal conhecer a Chapada dos Veadeiros?
Que tal conhecer a Chapada dos Veadeiros?




Importante
O site também está aceitando novos guias, aproveite a oportunidade.


Veja a opinião de quem já participou de um tour e de quem está trabalhando na plataforma Turismo Virtual Brasil

Pela ótica de quem contratou o passeio

Conversei com a Paula Guimarães, supervisora de eventos da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Paula está acostumada a realizar passeios culturais presenciais com os servidores associados, mas  também teve que reinventar seu trabalho. Encontrou o site do Turismo Virtual, experimentou o tour virtual e ficou encantada. Segundo ela, funcionou super bem.

Ela optou por fazer os primeiros passeios individualmente para saber como seria a experiência. Como aprovou, ela agora já está fazendo pela associação, e reuniu 25 pessoas no primeiro passeio em grupo.

Alguns tours que Paula já fez e recomenda: Floresta da Tijuca, Museu do Açude, Chiquinha Gonzaga, e passeio histórico pelos bairros do Rio de Janeiro, entendendo como cada bairro surgiu.

Uma curiosidade, e que bate exatamente com uma observação que fiz acima:
Paula estava de férias marcadas para visitar Curitiba, em maio, mas por conta da pandemia ela cancelou a viagem. Ela, que nunca esteve na capital do Paraná, disse que o passeio virtual pela cidade aguçou mais ainda a curiosidade de conhecer o destino. 


Pela ótica de um guia de turismo

Conversei com o José Raimundo, de São Luiz do Maranhão

Segundo José, o Turismo Virtual no Brasil veio como uma válvula de escape, uma alternativa para esse momento de isolamento social que o mundo todo está vivendo. Todos da cadeia produtiva do turismo foram prejudicados, mas em particular, o guia de turismo, que é uma ferramenta fundamental nessa engrenagem e não está podendo trabalhar. A plataforma surge como uma maneira de manter a cadeia ativa e produtiva.

A plataforma também veio como uma forma de gerar entretenimento, não só para os que já são nossos clientes, mas para todos. Nesse momento de isolamento, algumas pessoas estão apresentando problemas de saúde, como a ansiedade. Essa alternativa veio como uma forma de trazer alegria.

Para José, o desejo de viajar é inerente aos seres humanos, e a plataforma veio para ajudar a manter a chama desse desejo acesa, e manter também essa relação entre prestadores de serviço, que são os guias, e seus potenciais clientes.

Segundo ele, com a manutenção dos contatos, através dos passeios virtuais, a rede de networking não só será mantida, como também será renovada, 

Nosso projeto, inicialmente, começou de forma gratuita e voluntária, entendendo e garantindo que aqueles que foram drasticamente atingidos e que não puderem colaborar, possam fazê-lo, e ao mesmo tempo contando que aqueles que, mesmo com a pandemia, mantiveram os seus salários, possam contribuir e que o façam com generosidade.

Eu espero que o site consiga cumprir sua tarefa e que eu possa conhecer o José, de São Luiz do Maranhão, e toda essa cadeia do bem que foi formada, assim que tudo isso passar.


Que tal conhecer o Maranhão?



Será que mesmo depois da pandemia essa ideia vai colar e será mais uma opção para viajarmos pelo mundo a qualquer momento? Será que essa tendência veio mesmo para ficar? Acredito que sim. Neste momento, são alternativas muito interessantes e que podem contribuir de maneira muito eficaz no combate à pandemia que vem afetando a todos nós, de diferentes maneiras, alguns no bolso, outros na saúde emocional. Então, para sairmos juntos dessa crise, convido a todos a viverem experiências como essa, porque é um momento que exige, acima de tudo, solidariedade e generosidade.


➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.

➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤



28 comentários

  1. Que bacana essa ideia! Super válida para esses dias difíceis de coronavírus mas confesso que prefiro o turismo presencial. De qualquer forma, na torcida para que tudo volte ao "normal" o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que pode ser bem interessante a experiência. Imagina num dia em casa, com a família, mesmo depois que isso tudo passar, quando bater aquela saudade de uma viagem....

      Excluir
  2. Amei essa ideia de turismo virtual, Olivete. Bateu vontade de fazer tour por Bento Gonçalves. Sempre quis conhecer. E o preço tá ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida, que saudade.
      Eu fiquei muito feliz de falar sobre essa iniciativa, o guia que conversei contando da importância para tantas pessoas que estão sem renda ..
      Que passe logo, a gente possa conhecer pessoalmente e a iniciativa siga ..
      beijos

      Excluir
  3. Caramba, adorei a ideia e achei super bem estruturado. Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou amando essa alternativa de viajar enquanto isso não é possível.
      beijos

      Excluir
  4. Que maravilha poder ver toda a repercussão de um trabalho que em pouco tempo tem atingido positivamente muitos lares e que com essa projeção nacional através de um olhar imparcial de alguém de tamanha credibilidade comoa Olívia,só tera a contribuir para continuação de nossas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a oportunidade ao Kadu e a você, fico muito feliz em dar uma pequena contribuição nessa cadeia e que o futuro seja bem mais leve que os dias atuais.
      abraço

      Excluir
  5. Faço parte da plataforma com a equipe de guias emsao Paulo e posso dizer que foi a melhor coisa que nos aconteceu nessa pandemia.

    ResponderExcluir
  6. que legal esta ideia de turism virtual no Brasil. fiquei feliz de ver a cidad edo meu marido na lista, Bento Gonçalves é um destino com tanta coisa legal de ver e pra comer... infelizmente ainda não criaram "uma impressora" pra passar as delícias virtualmente né hauehau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua ideia, tomara que desenvolvam kkkkkkk
      Beijos

      Excluir
  7. Que bacana essa ideia de turismo virtual pro Brasil! Super importante em tempos de distanciamento social. Assim a gente mata um pouquinho a saudade de viajar. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma oportunidade para nós viajarmos e de trabalho para os guias.
      Beijos

      Excluir
  8. Simplesmente sensacional essa dica do site Turismo Virtual no Brasil. Acho genial, não só em períodos como o que estamos vivendo da Pandemia para viajarmos virtualmente, mas também como uma forma de se conhecer previamente uma cidade que iremos visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio, e digo mais, também colabora com a saúde financeira e emocional de tantos guias que ficaram desamparados.
      Gostei muito de ter divulgado essa plataforma.
      abraços

      Excluir
  9. Que trabalho maravilhoso o Site Turismo Virtual no Brasil, Olívia, precisaremos cada vez mais deste tipo de ajuda para viajarmos, pelo menos nestes períodos de confinamento e de falta de segurança em relação à nossa saúde.
    Ideal também para quem não pode viajar, por qualquer motivo que seja, independente de pandemia, mas que deseja conhecer vários destinos e atrações deste país lindo que vivemos.
    Torcendo aqui pelo sucesso dos rapazes e dos outros guias, maravilhoso mesmo, compartilhei com amigos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, você tocou no ponto certo, já tem gente apostando que essa tendência veio para ficar e atender, mesmo depois da pandemia, quem não esta podendo viajar.

      Excluir
  10. Que bacana Olivia, muito bom o trabalho do Site Turismo virtual no Brasil. Podemos visitar várias cidades.O que é ótimo nesse tempo de pandemia né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e já tem gente apostando que mesmo depois que passar essa tendência deve ficar coo uma segunda opção.
      beijos

      Excluir
  11. Deyse Marinho de Abreu1 de julho de 2020 às 15:59

    Sensacional essa plataforma de turismo virtual. Já conheço algumas que oferecem visitas virtuais aos Museus e a cidades que são museus a céu aberto, mas esse SITE TURISMO VIRTUAL NO BRASIL, ainda não, e já vou visitá-lo, amei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz algumas e estou amando, primeiro que me tira um pouco dessa situação atual e assim estamos ajudando uma parcela de profissionais, os guias, que estão precisado de nós.

      Excluir
  12. Muito legar esse site de turismo virtual. Eu não conhecia e fiquei muito encantada. Obrigado por nos apresentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz alguns e além de ter viajado um pouco, estamos ajudando os guias.

      beijos

      Excluir
  13. Que incrível essa ideia! Eu não conhecia! Novos tempos exigem novas soluções! Já vou conferir esse site de turismo virtual no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pode ser uma alternativa para os guias que estão sem trabalho nesse momento.

      beijos

      Excluir
  14. Ainda não tinha ouvido falar neste site Turismo virtual no Brasil e achei a ideia muito bacana. É uma ótima iniciativa para que os profissionais consigam trabalhar de alguma forma e ter alguma renda e também é uma forma de levar entretenimento e conhecimento para as pessoas, que podem no futuro ir conhecer os lugares pessoalmente. Obrigada por nos mostrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tenho conversado com muitos guias e até indicado para a plataforma.

      obrigada por sua participação

      beijos

      Excluir