Amazônia: Por que devo conhecer esse destino?

 
Foto de Pedro Nassar do Lago Mamirauá na Amazônia
Foto de Pedro Nassar do Lago Mamirauá na Amazônia


Por que devemos visitar a Amazônia? Recentemente, participei de um evento on-line, como devem ser os eventos neste momento, chamado: "DUO Travel e-Summit Brasil “um novo olhar". E mudando completamente meu "modus operandi", que consiste em escrever exclusivamente sobre as minhas próprias experiências e impressões num destino, numa hospedagem, restaurante ou passeio e/ou atividade, resolvi escrever sobre algumas experiências virtuais das quais tenho participado. São experiências que têm me agregado muito, neste momento, até que se torne seguro viajar novamente. O evento me trouxe diversas reflexões, e dentre todos os assuntos abordados, um em especial foi a inspiração para esse post.


O tema objeto deste post, com o qual eu não tenho nenhuma intimidade, mas que foi brilhantemente apresentado por profissionais bem preparados e ao mesmo tempo apaixonados, me proporcionou um olhar mais ampliado sobre assuntos urgentes e necessários. A apresentação "No coração da Amazônia", do primeiro painel, me tocou profundamente. 


Amazônia, muitas belezas e muitos mistérios
Amazônia, muitas belezas e muitos mistérios em foto de Gui Gomes


Conhecer a Amazônia é urgente e necessário


Como já havia comentado em posts anteriores, estou numa fase de muitos questionamentos. Os termos Turismo Sustentável, Turismo Responsável, Turismo com Propósito têm sido objetos de minhas pesquisas.  E cheguei, por meio desse evento, na Amazônia. Como está a relação entre os viajantes brasileiros e a Amazônia? Esse foi, inclusive, um questionamento pessoal.


  1. Como eu, brasileira, viajante, e que cria conteúdo num blog de viagem, não conheço esse patrimônio? Eu já viajei para lugares tão distantes como a Tailândia, o Laos e o Camboja, sinto-me imensamente envergonhada quando alguém, especialmente um "gringo", me pergunta se já visitei a Amazônia, e a resposta é não.
  2.  E por que os brasileiros não viajam para a Amazônia, um destino muito apreciado pelos estrangeiros?


Foto aérea de Gui Gomes
Foto aérea de Gui Gomes



Se você ainda não sabe, vou te dar alguns motivos para viajar para a Amazônia:

  • A Amazônia é a maior e mais diversa floresta tropical do mundo;
  • Se você é um apaixonado por ecoturismo, saiba que a Amazônia está entre os destinos na lista dos amantes da prática, como um dos mais importantes do mundo, mas, infelizmente, os brasileiros ainda não a priorizam;
  • É, definitivamente, o que podemos chamar de imersão em um destino remoto, e está aqui, no Brasil, você não precisa ir muito longe;
  • E o que falar de conhecer uma cultura isolada, como as comunidades indígenas e as comunidades ribeirinhas.


A Amazônia é a maior e mais diversa floresta tropical do mundo
A Amazônia é a maior e mais diversa floresta tropical do mundo em foto de Gui Gomes


Amazônia é a maior e mais diversa floresta tropical do mundo


Portanto, sim, a Amazônia é um destino único no mundo e não pode de maneira nenhuma estar de fora da sua lista de desejos.


Além de toda beleza e importância, é um local que precisa ser preservado. O desmatamento é um grande problema, e tem se agravado bastante, como mostram estudos ambientais e várias matérias jornalísticas. 


A Amazônia é uma verdadeira imersão em um destino remoto
A Amazônia é uma verdadeira imersão em um destino remoto em foto de Gui Gomes


Amazônia, você pode e deve ajudar na sua conservação


E você sabe de que maneira pode ajudar na luta contra o desmatamento?

Só há um jeito, conhecendo a Amazônia. 

Conhecer sua história e sua importância te fará entender o que está acontecendo. É necessários se aproximar, ver de perto o impacto que o desmatamento causa nas comunidades e em todo o Planeta.


A Amazônia conta com mais de 400 espécies de aves
A Amazônia conta com mais de 400 espécies de aves em foto de Gui Gomes


Que turismo você vai encontrar na Amazônia?


Ecolodges

Especialmente no Amazonas, a maneira mais tradicional de se conhecer a Amazônia.


Paisagens Paradisíacas

Hoje temos um exemplo que está muito conhecido, que é Alter do Chão, que já foi eleito, acredite, como o lugar com as praias mais bonitas do mundo pelo jornal The Guardian, mas ao logo de todo o rio, são paisagens deslumbrantes e inigualáveis.


Turismo de aventura

Podemos dar como exemplo a visita ao Monte Roraima, relatado por quem já visitou, como uma das experiências das mais diversas e ricas, em todos os aspectos, que já tiveram na vida. Estamos falando aqui de viajantes muito experientes e com um currículo de deixar qualquer um com inveja.


Avistamento de fauna

O birdwatching é uma prática muito conhecida e apreciada no mundo e que na região amazônica conta com mais de 400 espécies de aves, um verdadeiro paraíso para os amantes.


Pesca esportiva

Uma atividade que está em crescimento, no seu modelo sustentável, diferente dos modelos existentes. Confesso que preciso conhecer melhor antes de recomendar, pois tenho implicância com essa prática.  quem comercializa e/ou pratica.  


Cultura

Podemos destacar Parintins, que é a maior manifestação cultural do Brasil, depois do Carnaval. Mas não podemos deixar de citar as comunidades ribeirinhas e as comunidades indígenas e suas imensas contribuições à nossa cultura, e que precisam ser conhecidas, respeitadas e, acima de tudo, preservadas.


Comunidades ribeirinhas na Amazônia
Comunidades ribeirinhas na Amazônia em foto de Gui Gomes


E agora eu vou dizer como você pode visitar a Amazônia. 

Existem empresas sérias e profissionais fazendo isso de uma maneira muito especial, como realmente deve ser tratado esse ou qualquer outro destino turístico. Mas acredito que esse destino, em especial, exige realmente um olhar muito diferenciado de viajantes e profissionais do setor.


Amazônia e sua exuberante Natureza
Amazônia e sua exuberante Natureza em foto de Gui Gomes


Conheça o MUDA (Coletivo Brasileiro Pelo Turismo Responsável)

O coletivo é um associação que pretende mostrar como o Brasil já é um destino estabelecido de experiências responsáveis no Turismo, segundo o seu sócio-fundador, Gustavo Pinto. 

O turismo responsável já vinha apontando como uma tendência mundial, e depois da pandemia essa tendência ainda ficará mais forte, e necessária.


Onça Jaguar na Amazônia em foto de Emiliano Ramalho
Onça Jaguar na Amazônia em foto de Emiliano Ramalho


Hoje, o coletivo tem 18 associados e mais da metade deles oferece experiências exclusivas na Amazônia.

Dentre elas:


Vivejar

Uma operadora de turismo de base comunitária, sediada em São Paulo. Com experiências exclusivas na Amazônia,

Uma das experiências é na Ilha de Cotijuba, uma das diversas ilhas em Belém do Pará. 

Tem também uma experiência de turismo de base comunitária em Alter do Chão, destino hoje mais conhecido, mas que é importante conhecer o local e privilegiar as bases e vivências comunitárias.


Poranduba

Desenvolve um trabalho na reserva de desenvolvimento sustentável no Rio Negro, com comunidades que são a peça chave para a conservação da biodiversidade dessas áreas protegidas.


Uakari Lodge

Desenvolve um trabalho na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá, no Amazonas, que é a experiência mais bem sucedia em base comunitária no Brasil. Completa 22 anos de atividade agora em 2020. Com um impacto anual em mais de 80 famílias, o trabalho mostra que a atividade turística bem realizada e bem planejada é fundamental para o desenvolvimento econômico dessas comunidades e pode contribuir muito para a biodiversidade e preservação.


Estação Gabiraba

Parque Nacional Montanhas do Tumutumaque e Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá, uma região ainda pouco conhecida no Brasil. Desenvolve em conjunto com comunidades locais um modelo alternativo de turismo que gere rendas às iniciativas sociais comunitárias e valorize as tradições.


Vivenciar Turismo

Sediada em Belém do Pará, na Ilha do Combu e em Icoaraci, têm uma experiência com cerâmicas que é uma atividade muito comum na região, proporcionando uma imersão do visitante nesta atividade.


Turismo consciente

Nas aldeias Yawanawa, no Acre, outro destino pouco conhecido. Eles têm uma experiência pioneira em território indígena.


Amazon Emotions

Uma operadora credenciada pelo ICMBio para atuar na comercialização de um roteiro gerido pela Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), no Parque Nacional do Pico da Neblina, 


Quais são os desafios?

Atuar na região amazônica oferece muitos desafios. Não é um turismo barato, por todas as precariedades e dificuldades da região. O acesso é difícil, apesar de já ter crescido e melhorado muito. Mas é absolutamente necessário e urgente. Então se você está planejando uma próxima viagem, pense nisso, pense numa relação com o turismo com mais propósito, conhecer a Amazônia é uma obrigação, uma responsabilidade de todo brasileiro,

Visite a Amazônia!!!!

E visite também outros post do blog com foco no turismo sustentável e responsável. Já pensou no viajante que você quer ser?


Veja os golfinhos na Amazônia
Veja os Golfinhos na Amazônia em foto de Gui Gomes


Se você quiser saber mais sobre o evento DUO Travel e-Summit Brasil “um novo olhar", acesse esse link.


Um agradecimento ao Gustavo Pinto, fundador da MUDA e gerente de Marketing do Uakari Lodge/ Reserva Mamirauá por me ceder as fotos usadas nesse post e por também ter sido minha inspiração na construção desse conteúdo, que espero que informe e incentive as pessoas a conhecer e ajudar na preservação da Amazônia.


➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.

🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.

➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤





34 comentários

  1. Querida amiga, que post lindo !
    Você é uma inspiração e seu olhar curioso nos mostra outras perspectivas fundamentais. Adorei saber das iniciativas que já existem.Como brasileiras temos realmente obrigação de conhecer nosso país. Essa deve ser uma viagem inesquecível e emocionante. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito apaixonada pelo Norte, por tudo que tenho visto e, mais ainda, é necessário.
      Espero poder conhecer pessoalmente o mais rápido possível.
      Beijos

      Excluir
  2. Quero muito conhecer a Amazônia, já fiz alguns planos, mas ainda não coloquei em prática. Temos mesmo a obrigação de explorar essa riqueza brasileira, e lutar por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Já planejei algumas vezez e acabei fazendo um outra destino. Errei. Temos que lutar e valorizar o nosso patrimônio.
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa que post lindo! realamete é uma obrigacao conhecermos a Amazonia. ja tive a oportunidade de conhecer um pedacinho, lado Para. mas quero conhecer mais. obrigada por este post lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. É nossa obrigação. Precisamos entender isso.
      Beijos

      Excluir
  4. Meu sonho conhecer a Amazônia, mas infelizmente o meu limitante até hoje é o preço da passagem do Rio para Manaus. Penso em tirar uns 10 dias de férias para conhecer a cultura ribeirinha também, acha que seria um bom período de dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho acompanhado vários trabalhos que divulgam e trabalham esse destino. Acho que tem que ir e no número de dias que é possível. 5,10,20,30, não importa. O primeiro passo é conhecer e quem sabe, voltar.
      Obrigada

      Excluir
  5. Que texto que dá gosto de ler! Concordo plenamente com você! Muitas vezes procuramos pelo impressionante lá fora, mas nem olhamos as belezas e riquezas que se encontram em nosso país! Há mais de uma década trabalhando com a preservação do patrimônio histórico e cultural, sou testemunha viva desta constatação. E, trabalhando com a preservação do patrimônio brasileiro, tive o privilégio e a bênção de conhecer e amar muitas de nossas belezas desconhecidas, e, me questionar, até quando nós brasileiros fecharemos os olhos para as coisas mais lindas que temos aqui! Felizmente, tive o privilégio de conhecer um pedacinho da Amazônia, justamente atuando na preservação do patrimônio de lá no Amazonas, por meio de um projeto que evolvia IPHAN e o poeta Thiago de Mello! Quero muito poder voltar e, ainda, conhecer toda a Amazônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante esse trabalho, e é isso, precisamos valorizar os nossos patrimônios, todos eles.
      Estou muito ansiosa para conhecer pessoalmente.
      Obrigada, beijos

      Excluir
  6. Olivia você sempre nos apresentando lindas opções de turismo nacional. Eu preciso mesmo conhecer a Amazonia e logo. Depois ver esse post fiquei ainda mais ansiosa por esse momento. Obgda por compartilhar conosco suas aventuras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou mesmo comprometida com a necessidade de contribuir com a divulgação de nossos tesouros e especialmente com a necessidade de preservação.
      Beijos

      Excluir
  7. realmente um destino surreal e que muito representa nosso Brasil. Motivos para conhecer a Amazonia não faltam. Esse destino está nos meus planos pós covid :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos meus planos também. É urgente essa necessidade de conhecer para ajudar na preservação.
      Beijos

      Excluir
  8. Olívia, cada vez mais a questão Amazônia, por que devo conhecer esse destino? se torna primordial. Necessitamos conhecer para aprendermos a respeitar a natureza e a diversidade deste macro-ambiente, para que possamos preservar para a nossa e futuras gerações. Quem deverá ter a consciência para evitar o grande desastre senão nós? Fica a pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E aquela pergunta "que Planeta queremos deixar para os nossos filhis", tambem é nossa responsabilidade. Portanto, preservação é um compromisso de todos nós.
      Beijos

      Excluir
  9. Por que eu devo conhecer a Amazônia? Além de todos os motivos de sustentabilidade, de valorização do nosso maior patrimônio natural e suas belezas, cultura, tradição, gastronomia, lazer e encantos, é meu grande sonho. Amazônia é vida, literalmente! Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você captou exatamente o que estava tentando expressar.
      Gratidão

      Excluir
  10. Parabéns por este post "por que devo conhecer a Amazonia?", O título chama a nossa atenção e realmente é um assunto muito importante, pois um patrimônio nosso e não temos a prioridade em conhecê-lo, falo por mim. Gostei de saber de tantas informações e quero um dia conhecer a Amazonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ideia era justamente essa. Trazer resposta. Talvez as pessoas nunca tenham se feito essa pergunta.
      Beijos

      Excluir
  11. Lindo post e linda reflexão! Concordo plenamente. Os turistas brasileiros precisam conhecer A Amazônia. Tive a oportunidade de morar 3 anos no Amapá, um estado com uma grande área da Floresta Amazônica preservada. Eu sempre me emocionava com a exuberância da natureza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que experiência maravilhosa. Eu quero conhecer toda essa região, que parece esquecida, e nós temos que assumir nossa responsabilidade com a preservação.

      Beijos

      Excluir
  12. Amazônia está na minha lista e sua postagem me fez lembrar disso. Quem sabe consigo ir logo após o fim da pandemia? Parabéns por ajudar a luta pela preservação dese patrimônio da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tentado assumir essw compromisso, com divulgação, planejamento e até cobtribuindo financeiramente, apoiando iniciativas.
      Vamos fazer nossa parte.
      Beijos

      Excluir
  13. Vontade não falta de visitar a Amazônia, quero muito ir com minha família e ver de perto esse nosso patrimônio. Mas a verdade é que sempre que tentamos nos programar, os valores eram exorbitantes. Não conhecia essas operadoras que você citou, será que elas são mais viáveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o material que vi, indica que esse é um dos grandes desafios. É caro. E se formos pensar. Um pais continental, onde nao temos um transporte eficiente, malha ferroviária, malha rodoviária de qualidade e aérea com voos "low costs".
      Também é caro muitas vezes não so para pessoas chegarem, mas também para quem tem uma pousada, receber tudo que precisa.
      Enfim. Não é uma viagem que deve ser pensada nesses parâmetros, mas sim como uma viagem de responsabilidade.

      E talvez se tivermos um maior fluxo esses valores naturalmente caiam.

      Enfim.... Um desafio

      Beijos

      Excluir
  14. Ah que post maravilhoso! Quero visitar a Amazônia já faz um bom tempo e lendo aqui me senti bem mais incentivada! Tenho disponibilidade somente em janeiro e pelo que pesquisei é a época das chuvas. De qualquer maneira espero ajustar pra conseguir visitar em breve! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou ansiosa para poder conhecer pessoalmente, uma falha na minha vida de viajante.
      Beijos

      Excluir
  15. Eu me sinto privilegiada, pois eu conheço a Amazônia e conheci há muito tempo atrás. Lembro que quando estive lá, éramos, eu e meu esposo, os únicos brasileiros no hotel de selva, os demais hospedes eram estrangeiros. E foi uma experiência incrível que quero muito repetir. Então, adorei o seu texto por que devo conhecer a Amazônia e concordo com todo ele. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Os estrangeiros são presentes e nós precisamos assumir esse protagonismo.
      Beijos

      Excluir
  16. Post como seu é muito importante para despertar cada vez mais o interesse do povo brasileiro pelo que é nosso. Estive na Amazonia em 2011 e em todos os passeios que fiz só tinha gringo, voltei muito triste por saber que o brasileiro não se interessa pelo Brasil. Muitos justificam que as passagens para a região norte são caras, o que de fato são. Mas, vejo gente indo pra Argentina feliz pagando o que poderia pagar para conhecer a Amazônia por exemplo. Não sou contra a Argentina, ja estive la varias vezes, só acho que o nosso país tem inúmeras belezas que são colocadas em segundo plano só pq a passagem custa o mesmo que para países vizinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. As pessoas pensam, para pagar o mesmo que pagaria para uma viagem internacional, prefiro ir para fora do Brasil.
      E precisamos assumir o protagonismo, o compromisso com a Amazônia.
      Beijos

      Excluir
  17. O Amazonas é um dos poucos estados do Brasil que ainda não conheço. Preciso ir, tenho um amigo que mora em Manaus e sempre me chama para visita-lo e conhecer a cidade e de quebra conhecer a amazonia. Adorei as dicas! Espero ir em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Manaus dizem que é maravilhoso, fora a floresta. Então temos sim que assumir esse compromisso.
      Beijos

      Excluir