A Pousada Uakari Lodge é o melhor destino da Amazônia Brasileira

Pousada Uakari Lodge, na Amazônia
Pousada Uakari Lodge, na Amazônia, por Gui Gomes


Pousada Uakari Lodge, um lugar para vivenciar um ecoturismo de base comunitária no coração da Amazônia. Fica localizada em uma unidade de conservação, numa área remota, na Reserva Mamirauá. A reserva, considerada Patrimônio Natural da Humanidade, tem mais de um milhão de hectares, o que corresponde a uma área maior que alguns países da Europa. Cem por cento do seu território é formado por uma floresta de várzea, que é um tipo de floresta que fica cem por cento alagada durante três ou quatro meses no ano, com seu pico em julho. Interessante dizer que esse alagamento acontece, além das chuvas, é claro, devido ao derretimento da neve na Cordilheira dos Andes, o que reforça como tudo na Natureza está interligado e que conservação é essencial para o Planeta. É a primeira unidade de conservação que permite que as comunidades tradicionais continuem morando e sejam o principal veículo da conservação daquela área. Ainda com maioria de hóspedes estrangeiros, a Uakari Lodge espera receber cada vez mas brasileiros, que não só conheçam, mas ajudem na proteção da Amazônia.


A Uakari Lodge possui uma estrutura flutuante, porém bem ancorada e que torna imperceptível a flutuação. Como se relaciona com comunidades ribeirinhas isoladas, há uma série de medidas de proteção permanentes para quem chega e quem vive no lugar.


Vista aérea da Pousada Uakari Lodge, na Amazônia
Vista aérea da Pousada Uakari Lodge, na Amazônia, por Gui Gomes


Uma das peculiaridades que definem e ao mesmo tempo transformam a experiência do visitante única, e diferente até mesmo de outros hotéis de selva, é que a Uakari Lodge foi criada e é co-gerenciada pelo Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que já atua na região há 30 anos. O instituto tem pesquisas em diversos assuntos, dentre eles, o Turismo. Um dos objetivos dessas pesquisas dentro do turismo é saber quais são as estratégias de conservação mais eficientes para a biodiversidade dentro da Amazônia. O que significa que, para a Uakari, o turismo é uma pesquisa e uma estratégia de conservação, o que faz dela uma operação diferente de qualquer outra experiência dentro da Amazônia.


Por que a Uakari Logge é o melhor destino da Amazônia Brasileira?


1. Vida Selvagem


A Amazônia não é famosa por observação de fauna, ficando o Pantanal com esse título. Mas, diferentemente do restante da Amazônia, na reserva Mamirauá há uma fauna ilhada, como você poderá ver no mapa abaixo.


Um exemplo é o macaco Uacari (que dá nome à pousada), uma espécie endêmica, facilmente avistado.


Macado Uakari em foto de Gui Gomes
O macaco Uakari por Gui Gomes



Só de aves são quase 400 espécies. Há também golfinhos, botos, rosa e cinza. E muito mais.


Golfinhos, botos e passáros, a fauna da Amazônia
A rica fauna da Amazônia: Golfinhos por Gui Gomes, Botos por Wezzdy del Toro e Pássaros por Pedro Nassar


Uma observação importante é que durante o avistamento dos animais não existe nenhuma interação de qualquer espécie com eles. Existe não só a preocupação, desde o início, como também o desenvolvimento de um estudo de impacto do ecoturismo sobre mudança de comportamento da fauna. O que aponta que mesmo depois de 22 anos de operação, nenhuma alteração foi verificada entre as espécies que estão por lá. Elas continuam preservadas e intocadas. 


2. Ciência


Envolvimento com pesquisas científicas e a interação (estimulada) entre visitantes e pesquisadores faz da Uacari uma experiência única.


Os pesquisadores fazem apresentações formais dos seus estudos aos visitantes. 


Um exemplo de como seria essa experiência com pesquisadores sobre a onça pintada.


Eles explicam aos visitantes um pouco sobre a onça.
O objetivo de pesquisa
Quais os resultados alcançados
Por que esses resultados são importantes para a conservação desse animal
Dependendo da época pode ser feita, inclusive, uma atividade de campo
E, assim, entender como é o trabalho de um pesquisador na floresta, como da onça pintada ou qualquer pesquisa que estiver sendo realizada. Outros exemplos: boto cor de rosa, aves, répteis. Essa interação faz parte da experiência durante sua hospedagem na pousada Uakari Lodge.


Ârvores milenares na Amazônia
Árvores milenares na Amazônia por Gui Gomes



3. Base Comunitária, o mais importante de todos os motivos listados anteriormente.


Uma iniciativa que é pioneira no Brasil de turismo de base comunitária, que em 2020 está completando 22 anos de operação, sendo uma das mais bem sucedidas do país.


Além de Gustavo Pinto, gerente de marketing da Uakari, somente mais três pessoas que não são da região estão envolvidas com a operação. Todas as demais, em torno de 50, são das comunidades ribeirinhas da reserva, ocupando todos os cargos da pousada, de camareiras à atividades de gestão. Hoje, as duas gerentes gerais e outros cargos de gestão são da região, devido ao alto investimento em qualificação para preparar esses funcionários.



A equipe da Pousada Uakari Logde
A equipe da Pousada Uakari Logde em foto de Gui Gomes


O visitante precisa ter em mente que, além de todos os motivos para visitar a Amazônia, na Uakari Lodge ele está contribuindo ativamente com o desenvolvimento dessas comunidades, através de geração de renda.


A Uakari Lodge , na Amazônia, e o meio ambiente


Existe uma estação de tratamento de esgoto, submerso, e tudo é tratado antes de voltar para a Natureza, com monitoramento constante da qualidade das águas.


Funciona 100% com energia solar, inclusive a água quente para os banheiros.


O telhado da pousada utiliza uma tecnologia através do uso do plástico das garrafas pet, apesar de parecer uma telha convencional.


Pousada Uakari Lodge e sustentabilidade
Pousada Uakari Lodge e sustentabilidade em foto de Edu Coelho


Como é a estrutura da Pousada Uakari Lodge, na Amazônia

Os quartos


O Uakari Lodge é um turismo de experiência e não de luxo, os quartos são extremamente confortáveis, mas não possuem ar-condicionado, somente ventilador de teto.
São apenas 10 quartos, todos amplos, com quase quarenta metros quadrados. Os quartos têm duas camas tamanho queen, com a possibilidade de colocar mais uma cama de solteiro. Todos os quartos possuem varandas com redes e espreguiçadeiras.



Os quartos da Pousada Uakari Lodge
Os quartos da pousada em fotos do Rafael Forte e Gui Gomes


Crianças só podem ser hóspedes a partir de 12 anos de idade por dois motivos: segurança, lembrando que a estrutura é flutuante e qualquer queda poderia ser muito perigosa; e pelas atividades de contemplação de Natureza que exigem o silêncio por longas horas e que podem causar um certo desconforto e impaciência em crianças menores.


Podemos destacar também algumas atividades que são realizadas na pousada:


Canoagem


Sempre com uma guia para cada dois visitantes.


Canoagem pelo rio na Amazônia
Canoagem pelo rio na Amazônia em foto de Gui Gomes



A prática pode ser realizada durante a seca e durante a cheia. Se for durante a cheia é possível entrar com a canoa para dentro da floresta e, navegando no mesmo nível da copa das árvores, com a elevação que chega até 12 metros, e avistar aves, mamíferos, primatas e répteis.


Canoagem pelo rio durante as cheias na Amazônia
Canoagem pelo rio durante as cheias  na Amazônia em foto de Gui Gomes


O pirarucu, que pode chegar cerca de 2m, também costuma ser avistado durante o passeio, porque ele precisa pular para fora da água para respirar.


Trilhas


Para os amantes das trilhas, existem 14 diferentes na região num total de 24 km.


Observação de jacarés


Tem também a observação noturna do jacaré-açu, pois é na região que está a maior concentração da espécie no mundo. Essa espécie chega a 5 metros de comprimento.


Avistamento de jacarés na Amazônia
Avistamento de jacarés na Amazônia em foto de Gui Gomes



Comunidades


Visitas às comunidades parceiras da pousada. O visitante é recebido pelo guia da comunidade e aprende como aquela comunidade funciona.


Comunidades ribeirinhas da Amazônia
Comunidades ribeirinhas da Amazônia em foto de Gui Gomes


Observação de aves


Uma atividade muito comum no mundo, mas ainda pouco explorada no Brasil. No Pantanal, isso já está sendo bastante procurado. Nessa região, devido a todas as características já mencionadas, é uma prática que pode ser realizada com bastante sucesso.


Fotografia Amadora


Vida selvagem e cenários amazônicos pelo ângulo correto. Uma atividade privativa, mas muito especial,


Onça Pintada


Expedição científica com onças da Amazônia conduzida pelos pesquisadores. Uma atividade relativamente recente, que antes era feita somente no Pantanal, agora também na Amazônia.


Onça pintada na Amazônia
Onça pintada na Amazônia em foto de Emiliano Ramalho


Uakari Lodge, na Amazônia, um exemplo de Turismo Responsável como agente de mudança


O turismo é, sim, um instrumento, uma importante estratégia de preservação da biodiversidade. Na pousada Uakari Lodge está incluída uma tarifa que é a taxa de apoio sócio ambiental. Essa taxa vai para um fundo e para ser investida ao longo do ano. No fim do ano, os representantes das diversas comunidades são chamados e esse valor é revelado. Esses representantes apresentam seus projetos e o fundo financia diferentes projetos, garantindo assim que mesmo aquelas pessoas que não estão envolvidas com projetos de turismo da região, se beneficiem do turismo.


Ressaltando o impacto positivo que esse projeto já gerou, mais de 80 famílias se beneficiaram com o melhoramento da sua renda familiar em mais de 100%. Foi verificado através do monitoramento de impacto sócio-econômico que já foram mais de 4 milhões gerados para melhoramento dessas comunidades. 


Amazônia, beleza e responsabilidade
Amazônia, beleza e futuro em foto de Gui Gomes


Alguns exemplos de projetos que já foram beneficiados com esse fundo: Construção de escolas, centros comunitários, barcos para transporte escolar.


Um grande desafio agora é a transferência integral da propriedade e da gestão da Uakari Lodge para as comunidades da região. Foi um plano desenvolvido em 2014, prevendo uma década para a conclusão. Até 2024, as comunidades serão qualificadas para ocuparem todas as posições, um fluxo de reserva de caixa está sendo construído, uma reforma completa de infraestrutura.

O meu sonho é que, em 2023, eu seja demitido, porque quando isso acontecer, e uma pessoa da comunidade estiver aqui realizando o que eu faço hoje, é sinal de que eu fiz um bom trabalho, Gustavo Pinto


Uma manhã coberta pela neblina na Pousada Uakari Lodge
Uma manhã coberta pela neblina na Pousada Uakari Lodge em foto de Gui Gomes



Como chegar na Uakari Lodge, na Amazônia


Voos para Manaus e em seguido um voo de mais ou menos uma hora até Tefé, no Amazonas. Com voos diários pela cia Azul.


A pousada Uakari já começa o seu serviço em Tefé, onde busca os seus hóspedes, levando-os até o porto da cidade, de onde partem lanchas rápidas para a pousada. Numa viagem de uma hora subindo o Rio Solimões, o que, já na chegada, proporciona uma experiência incrível e indescritível. A pousada está bem na entrada da reserva.


Mapa da localização da Pousada Uakari Lodge na Amazônia


Eu conheci a Pousada Uakari Lodge, através do evento DUO Travel e-Summit Brasil “um novo olhar". Se quiser saber mais sobre o evento, acesse esse link.


Para aqui para mais informações sobre a Pousada Uakari Lodge.


Um agradecimento ao Gustavo Pinto, gerente de Marketing do Uakari Lodge por me ceder as fotos usadas nesse post.


➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.

🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.

➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

24 comentários

  1. nossa a Uakari lodge ja era uma opcao que eu desejava, vendo seu port me deu certeza!!!! adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua dica sobre o a Pousada Uakari Lodge, e ao ler seu texto, consegui entender o poque ele é o melhor destina na Amazônia. Ainda não tive a oportunidade de me hospedar em uma pousada flutuante! Seria uma experiência incrível, aliada à possibilidade de vivenciar todo o turismo de experiência que a Amazônia nos proporciona! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou numa fase muito voltada a divulgar esse lado do país tão maravilhoso e tão esqucido pelos brasileiros, espero contribuir de alguma forma.
      beijos

      Excluir
  3. Meu sonho fazer este tipo de viagem pela Amazônia! A POUSADA UAKARI LODGE é um sonhooo! Com certeza O MELHOR DESTINO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA! Gostaria de poder fazer essa viagem agora, visitar a Amazônia é um sonho antigo! (cintia @viaje24h)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu também e espero tirar do papel o mais rápido possível, assim que for seguro viajar será a minha prioridade.
      beijos

      Excluir
  4. Deve ser uma experiência sensacional estar no Uakari Lodge, na Amazônia. Estava mesmo ontem falando com meu marido, que já rodamos muito por esse Brasil, mas nos falta conhecer essa região, coisa que eu quero fazer pós pandemia. Achei a proposta desse lugar incrível! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito voltada para esse turismo comunitário e quero ver de perto como pode ser transformador para muitos destinos.
      beijos

      Excluir
  5. Amei esse post e quero ficar nessa Pousada Uakari Lodge. Que destino incrível na Amazônia. Amei a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, assim que a pandemia passar e for seguro viajar, minha prioridade.
      beijos

      Excluir
  6. Deve ser uma experiência incrível se hospedar na Pousada Uakari Lodge. Sabe me dizer como estão funcionando segundo os novos protocolos de higiene e limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversei com o Guilherme Pinto, gerente de marketing da pousada, e estão obedecendo a todos os protocolos, especialmente porque essa é uma área de comunidades ribeirinhas e é fundamental que esse cuidado seja tomado.
      beijos

      Excluir
  7. Que experiência incrível! Adorei saber sobre essa pousada em meio a Amazonia! Demais! A foto da árvore é apaixonante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pousada flutuante em total imersão na Amazônia, apaixonante mesmo.
      beijos

      Excluir
  8. Adoraria levar minha família para viver essa experiência sustentável e até científica em plena Amazônia. E quanto aos custos para uma viagem até a Pousada Uakari Lodge, são acessíveis ou ainda muito altos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles trabalham com pacotes e especialmente para famílias, acho que pode ser bem interessante.
      beijos

      Excluir
  9. Nossa, ir para Amazônia e ficar na Pousada Uakari Lodge deve ser sensacional. Uma experiência, que sem dúvida, eu quero ter. Adorei.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive muita vontade de me hospedar num local assim num destino da amazônia e deu pra perceber pelo teu post que a Pousada Uakari Lodge é um combo de muitas experiências juntas. Amei demais, obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei muito curiosa para desfrutar de toda essa experiência na Amazônia, acho que deveria ser um compromisso de todo brasileiro.
      beijos

      Excluir
  11. Nosso Brasil é lindo demais! Tenho planejado essa viagem pra Amazônia há algum tempo e fiquei encantada com essa dica da Pousada Uakari Lodge e vou querer com certeza ter essa experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou doida para poder finalmente realizar esse sonho.
      beijos

      Excluir
  12. Ameeeei saber mais sobre a Pousada Uakari Lodge. Que lugar maravilhoso! A Amazônia é com certeza um dos lugares do mundo que não posso deixar de visitar antes de ficar velhinha. Quanta vida selvagem, quanta coisa interessante!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela diga de hospedagem na Amazônia Brasileira. Ainda não conheço, mas está na minha lista.

    ResponderExcluir