Turquia: um roteiro inesquecível

Mesquita em Istambul, na Turquia  Foto: Pixabay
Mesquita em Istambul, na Turquia  📷: Pixabay


Turquia, um roteiro inesquecível, é o meu projeto de viagem para depois que eu estiver vacinada. Como já falei anteriormente, no momento não é  possível para nós brasileiros, e que moramos no Brasil, viajar. Então, enquanto isso, vamos sonhando e planejando o futuro, sem esquecer, claro, de tomar todos os cuidados agora para não ser acometido pela Covid-19.

Turquia, que tal um roteiro por esse país surpreendente


Turquia já estava no meu radar há algum tempo. Cheguei a preparado um roteiro de viagem, mas acabei mudando o destino. Recentemente, em contato com a Guia na Turquia, mais uma parceria que surgiu nesses duros tempos, pedi informações sobre o país e fiquei encantada.

Segue abaixo o roteiro que eu estou preparando para a minha sonhada viagem. Nele, incluí Istambul, Capadócia, Pamukkale, Éfeso e Bodrum. Vem comigo!


Istambul



Que tal a experiência do famoso banho turco em Istambul?

Também conhecido como hamam, O banho turco é bem parecido com a sauna escandinava e o banho romano. Os princípios são os mesmos do banho a vapor, mas a limpeza acontece pelo ritmo da água correndo pelo corpo. As esfoliações ajudam a retirar sujeiras do corpo. O objetivo deste banho é esfregar fortemente o corpo para que as peles mortas acumulados com o tempo sejam eliminadas.


uma experiência na Turquia: Banho turco ou hamam
Uma experiência na Turquia: Banho turco ou hamam


Na religião muçulmana, para os adultos, tomar banho é obrigatório, principalmente após relações sexuais, e para as mulheres, o banho é obrigatório após finalizado o ciclo de menstruação.
No passado, não era comum poder tomar um banho nas residências, e por conta disso o banho turco se popularizou .

Como é o hamam ou banho turco?

Feito em salas de azulejos suavemente aquecidas, com uma laje de mármore quente chamada göbek taşı (pedra da barriga). Ao entrar na sala, o visitante primeiro deita nessa pedra de barriga, faz a esfoliação e é massageado com um óleo especial. Depois é banhado com a água quente. 

Na Turquia, os melhores banhos turcos estão em Istambul.

Onde encontrar o banho turco em Istambul:
  • Banhos de Santa Sofia (Roxanelana);
  • Cagaloglu hamami;
  • Cemberlitas hamami;
  • Galata Hamami;
  • Süleymaniye Mimar sinan hamamı.
  • Vezneciler Hamami;

Acompanhar uma oração em uma mesquita

Uma particularidade da Turquia é que ele fica parte na Europa e outra na Ásia. Sim, você vai viajar por dois continentes numa mesma viagem e pode visitar uma das mais de 2.900 mesquitas que existem no país.

Acompanhar uma oração numa mesquita
Acompanhar uma oração numa mesquita


Fumar Narguile

Uma prática muito comum na Turquia é fumar narguile. Narguile é uma espécie de cachimbo de água e é usado com essências de aromas sobe o vapor da água. O tabaco para fumar narguile é conhecido em português como tabaco persa (tömbeki).  

A experiência de fumar um narguile na Turquia
A experiência de fumar um narguile na Turquia


Existem bons lugares em Istambul para fumar Narguile, especialmente no medrese de Çorlulu Ali pasha. Você também pode experimentar nas cafeterias que ficam em volta da Mesquita Azul ou no bairro de Tophane, local onde os turcos se encontram para bate-papo.

Dica do blog. Se você precisar alugar um carro para essa viagem, o blog é afiliado da empresa rentcars.com, é só clicar aqui, você não irá pagar nada a mais por isso é o blog será comissionado.

Um roteiro pela gastronomia na Turquia 

A gastronomia em Istambul

A gastronomia têm diversas influências como a Otomana, Mediterrânea, balcânica, do Oriente Médio, da Ásia Central, e de países do Leste Europeu e da Armênia.

Eu, particularmente, não vejo a hora de experimentar, pois sempre tive muita curiosidade (ainda mais agora escrevendo sobre ela). Esses são alguns dos pratos mais famosos: Meze, Şiş kebap, Döner, Pide e Kumpir.

Um dos destaques vai para o café de manhã turco. 

Ele é farto, quase exagerado, composto de ovos cozidos, vários tipos de queijo, tomates, azeitonas, molhos regionais, frutas, iogurte e pães.


Çılbır, um clássico na culinária na Turquia⠀

Ovos escalfados, iogurte com pasta de alho e um molho de manteiga temperado. 


Doces turcos, um espetáculo à parte

Esses eu já provei mesmo sem nunca ter ido à Turquia. Minha recomendação é não deixar de provar essas iguarias. O melhor local de Istambul para provar os doces fica no bairro de Taksim. 

Doce turco. Foto: Malicki M Beser
Doce turco. Foto: Malicki M Beser


Turquia e sua tradição como o melhor café do mundo

O café turco é considerado patrimônio cultural da humanidade, dada a sua importância na herança cultural no país. É produzido através de diferentes métodos especiais de fermentação e preparo. Dentre eles, um onde os grãos frescos são tostados até virarem um pó fino e, em seguida, água fria e açúcar são adicionados em uma jarra (cezve) e os ingredientes são fermentados de forma bem lenta no fogo alto até que produza uma espuma.


Café Turco. Foto: Mike Kenneally
Café Turco. Foto: Mike Kenneally 

Curiosidade sobre café turco

Diz um provérbio popular que promete uns 40 anos de amizade com quem divide uma xícara de café turco.

Degustar chá turco

Uma bebida extremamente popular na Turquia é também 
o chá. 

Degustar um chá na Turquia
Degustar um chá na Turquia


Com sabor intenso e forte, o chá é servido muito quente em pequenos tulipas, o símbolo da Turquia. 


Passeio de barco pelo Bósforo

Pelo que já pesquisei sobre o destino, uma atração considerada inesquecível é o passeio de barco pelo estreito de Bósforo.



Passeio de barco pelo Bosfóro. Foto: Alp Ancel
Passeio de barco pelo Bosfóro. Foto: Alp Ancel 



Acompanhar o movimento louco da avenida Istiklal e tomar o bonde local

Istiklal é aquele lugar obrigatório para o visitante. Lá você encontra tudo que já foi dito acima, toma um bom chá, um café, come um doce, fuma um  narguile. É também local para comprar roupas, utensílios e lembrancinhas de viagem. 


Passeio de bonde na Turquia. Foto: Nihal Demirci
Passeio de bonde na Turquia. Foto: Nihal Demirci 


Um roteiro pela exuberante fotografia da Turquia

Com uma arquitetura de tirar o fôlego de qualquer viajante, Istambul é uma cidade fascinante, com uma herança milenar, foi habitada por diversos povos ao longo dos séculos, não tem como não se encantar. 

Algumas atrações imperdíveis em Istambul, na Turquia


Realizar um curso sobre a culinária turca.
Esses são alguns locais especializados em cursos para turistas:  Cooking Alaturka, Cookistan Istanbul Cooking Classes, Turkish Flavours e Traveling Spoon.

Jantar em um restaurante localizado à beira do Bósforo. 
Festeje como um imperador otomano ao observar a incrível vista noturna de Istambul nos espetaculares restaurantes situados às margens do estreito de Bósforo!

Experimentar o tradicional Kumpir no bairro de Ortaköy. 
Ortaköy é um lugar super animado e tem uma rua inteira dedicada à venda de kumpir, que são enormes batatas assadas com todas as coberturas que você possa imaginar. 

Aprender arte de Ebru.
O que é a arte de Ebru? É a arte de pintar sobre um líquido feito a base de ingredientes naturais. A arte em Ebru já faz parte da Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Que tal participar de uma tradicional noite turca em uma casa de show? Com tradições folclóricas de várias regiões da Turquia, com trajes tradicionais. Tem também a dança do ventre, que nós já conhecemos.

Outra grande atração é o Grand Bazaar. L
ocalizado no bairro histórico de Eminönü, é um dos mercados mais antigos do mundo, com 3 mil lojas que oferecem comidas, joias, tapetes, cerâmicas. Deve ser uma loucura, mas daqueles pontos obrigatórios na viagem.

Experimentar Sahlep e Boza, bebidas tradicionais turcas. Encontradas em cafés, n
ão são alcoólicas, e é para os que desejam provar um legítimo sabor turco.


Capadócia

O que fazer na Capadócia?

Para começar, acredito que o sonho de todo mundo que viaja à Capadócia é o passeio de balão. Eu mesma tenho esse sonho.


Um passeio de balão pela Capadócia
Um passeio de balão pela Capadócia   📷: Pixabay

O voo é feito num local com uma paisagem exuberante e única, além do belíssimo cenário que todos aqueles balões coloridos voando proporcionam.


Na Capadócia você também pode fazer um passeio a cavalo.

Se você for um apaixonado por andar a cavalo, considere mais essa atividade e faça o passeio num lugar lindo e geografia diferenciada.


A Turquia possui  paisagens de tirar o fôlego
A Turquia possui  paisagens de tirar o fôlego

Se não se entusiasmar com a ideia do cavalo, tem ainda outro passeio típico da região, que é o passeio de camelo. Eu, particularmente, tenho muitas reservas em relação a qualquer atração que inclua animais, sempre temo que os animais sejam explorados. Só participo quando tenho conhecimento sobre as condições.  Mas esse é um passeio muito popular na Capadócia e atrai muitos turistas. Os mais conhecidos são no Vale Vermelho e no Vale Rosa.



Um passeio mais moderno e radical é o de quadriciclo

Em circuitos que podem durar cerca de duas horas, esse passeio me parece uma grande aventura naquele cenário deslumbrante entre vales, dunas e trilhas na Capadócia.


E para os mais românticos, que tal um piquenique durante o pôr do sol

Um excelente programa para casais, ou mesmo famílias e amigos. Imagina um piquenique naquele belo cenário dos balões na Capadócia? Uma observação importante é salientar que foram milhares de anos de erosão moldando os terreno na Capadócia. De cores alaranjadas e únicas, tornando todo o cenário inesquecível.

Vale Ihlara, Vale Devrent, Vale Pasabag, Vale rosa e Vale rosado são os vales mais famosos da Capadócia.


Passear pelos vales da Capadócia na Turquia
Passear pelos vales da Capadócia na Turquia

Visitar as cidades subterrâneas

Visitar Derinkuyu e Kaymakli e ter a oportunidade de conhecer, ter uma ideia de como e onde viviam as  civilizações primitivas é uma oportunidade sem dúvida, única.


Conhecer o Vale do Amor

Esse vale fica próximo a Goreme. Existem controvérsias em relação ao nome dado, se seria pela coloração das rochas ou se devido à formação fálica das rochas. Seja lá quais foram os motivos, o local é belíssimo e merece a visita.


Banho turco também na Capadócia

É possível experimentar o banho em muitos lugares pelo país, inclusive na Capadócia.


Um hotel na caverna

Essa é uma experiência que me pareceu realmente muito especial e talvez seja uma atividade imperdível, nem que seja por uma noite. Imagina passar a noite em rochas de milhares de anos de processos geológicos, mas com todo conforto, uma vista inigualável e uma legítima decoração turca. 


Vinhos da Capadócia

Após séculos de produção -  inicialmente,o vinho era produzido no Mar Negro e foi levado para a Capadócia pelos ancestrais hititas - 
a região da Capadócia possui hoje algumas uvas indígenas com um  sabor muito diferente de tudo que você já provou. O terruar vulcânico da região realmente enaltece o caráter das uvas e as cavernas são um local muito especial para o envelhecimento do vinho. 

Alguns dos principais vinhos turcos: Kalecik Karasi, Okuzgozu, Bogazkere e Emir.


Gastronomia na Capadócia

Os mais renomados restaurantes especializados na culinária turca ficam na região da Capadócia , dentre eles: Dibek, Cafe Safak e Ince cave.


Artesanato na Capadócia

Que tal aprender tecer tapete e fazer cerâmicas?


Que tal aprender tecer tapete e fazer cerâmicas?
Que tal aprender tecer tapete e fazer cerâmicas?


O artesanato é uma atividade muito importante para a economia da região.  E na Capadócia, além de fazer compras, é possível fazer um curso que ensina um pouco desse artesanato milenar.

Que tal aprender a tecer um tapete com artesões locais e levar um tapete para casa feito por você. Existem hoje na Turquia diferentes técnicas de tecelagem. Há registros de que o tapete tenha surgido muitos séculos antes de Cristo. 


Algumas dicas do que você não deve deixar de fazer na Capadócia

Conhecer a região de Avanos, uma cidade repleta de lojas de cerâmicas. Eu já anotei, amo uma lojinha!!

Ir num show com danças típicas da Turquia

Assistir a um Dervixes, a dança que é considerada patrimônio da humanidade. 


Pamukkale

Pamukkale também é conhecido como "castelo de algodão" e está situado em Denizli, Turquia. Formado por um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. 


Pamukkale também é conhecido como "castelo de algodão"
Pamukkale também é conhecido como "castelo de algodão"


Pamukkale foi declarado Património Mundial da UNESCO, juntamente com Hierápolis em 1988.

A cidade é bem pequena e é possível conhecer tudo num único dia, mas se você preferir ficar um dia na cidade para conhecer mais o clima de lá, há boas opções de hospedagem.

Em Pamukkale, a principal atração é o  Parque Natural de Pamukkale. O apelido "castelo de algodão" vem das formações calcárias branquinhas e as águas termais que formam pequenas piscinas em tom azul claro no parque, formando uma paisagem única, e que realmente lembra um algodão. 

É em Pamukkale que fica a antiga cidade romana de Hierápolis, sítio arqueológico considerado patrimônio Mundial da UNESCO. Além de ruínas, Hierápolis possui um belíssimo teatro com capacidade para 20 mil pessoas e uma enorme necrópole com milhares de túmulos e sarcófagos antigos. 

Dica do blog. Se você precisar de uma hospedagem para essa viagem, o blog é afiliado do Booking, é só clicar aqui, você não irá pagar nada a mais por isso é o blog será comissionado.

Mais alguns destinos de um roteiro inesquecível pela Turquia


Éfeso/Selçuk

Algumas dicas do que fazer em Éfeso

Um dos principais passeios em Éfeso é o das antigas ruínas. Depois, o visitante pode seguir para a pequena vila de Şirince, que fica localizada a 8 km do centro de Selçuk. Şirince é famosa por suas adegas onde se encontra o exclusivo vinho de romã, considerado um dos melhores da Turquia.


Curiosidade

Şirince, que fica próxima de Éfeso, está situada numa colina e de lá se tem uma vista deslumbrante da região das oliveiras do mar Egeu. Maravilhoso, não é? 


Couro

Algumas das principais lojas de artigos de couro da Turquia ficam n
a região central de Selçuk. Couros reconhecidos no mercado nacional e internacional.  Aqui, uma nova ressalva: eu, particularmente, não aprovo atividades que incluem maus tratos aos animais.


Missa na casa da Virgem Maria, mãe de Jesus. Cristão ou não, acho difícil não se emocionar

Esse é um local de peregrinação localizado em Bülbüldağ, a 7 km de Éfeso.

Segundo a lenda, depois de ser capturado e crucificado, Jesus entregou ao seu discípulo João a missão de cuidar de sua mãe. Então, João, leal ao seu mestre, trouxe Maria para a região de Éfeso, onde ela fica até morrer.

Existem duas cerimônias importantes pelos cristãos, uma no último domingo do mês de maio e outra no dia 15 de agosto.

A gastronomia local tem como protagonistas legumes e azeite (já estou pensando nesse azeite...)

Com ótimos restaurantes, Selçuk te oferece uma excelente experiência gastronômica. 

Dicas: Ejder, Selçuk pidecisi e Ayasoluk.

Alguns pratos que você deve experimentar: köfte e çöp şiş, uue é um şiş kebap servido enrolado em uma tira fina com cebola e salsa.


Bodrum


Passeio de barco em Bodrum

Passeio de barco pela costa oeste turca é mais um na lista de passeios obrigatórios. Os tons das águas em  azul-turquesa da região é um dos mais bonitos do mundo, segundo vários relatos.


Uma noite animada


Bodrum é conhecido como a capital da vida noturna na Turquia, especialmente durante o verão, onde turcos e turistas do leste europeu se encontram. Já gostei!!! A rua Cumhuriyet, conhecida como  “Barstreet”, é o local das festas, portanto, se você estiver à procura de uma noite animada, esse é o lugar.


Gastronomia de Bodrum

A culinária de Bodrum possui forte influência da Grécia, devido a sua localização. A comida é saudável e leve assim como na Grécia, que é conhecida como o povo mais longevo do planeta. Mas você também encontra a típica comida turca na região.

Alguns dos melhores restaurantes locais são Brava Bodrum, Sunset Yalikavak e Orfoz.

Dica do blog. Se você precisar de um seguro de viagem (e não se esqueça de que um seguro de viagem é muito importante, confira mais informações aqui) o blog é afiliado da empresa Seguros Promo, é só clicar aqui, você não irá pagar nada a mais por isso é o blog será comissionado.


Esse post foi construído em parceria com a empresa Guia na Turquia.




8 comentários

  1. Sonho fazer um roteiro inesquescível pela Turquia. São lugares muito bonitos e encantadores pelas imagens. Não sei se me sentiria à vontade em fazer um banho turco rsrs Mas definitivamente algo que faria só por curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que essa história do banho precisa ser bem avaliada, eu até fiz algo parecido em Budapeste, mas tem que ser realmente num lugar muito recomendado. Eu estou ansiosíssima para conhecer a Turquia. beijos

      Excluir
  2. Nossa, deve ser um sonho fazer essa viagem! Istambul e Capadócia são destinos realmente inesquecíveis e deu pra ter mais certeza disso lendo seu artigo! Imagino a sua ansiedade para fazer essa viagem rs! Eu aqui já fiquei por você!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou muito ansiosa, Já estava na minha lista e agora ainda mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. A Turquia também é um destino dos sonhos para mim, seu roteiro vai ficar top na sua viagem.

    ResponderExcluir
  5. Uma das primeiras viagens que fiz quando vim morar em Roma foi conhecer Istambul. Quero fazer um roteiro maior pela Turquia, porque apesar de ter visto pouco, fiquei encantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou ansiosa para conhecer a Turquia. Deve ser realmente fascinante.
      beijos

      Excluir