Tahiti, ou se preferir, Taiti. Tudo o que você precisa saber sobre a Polinésia Francesa.

Bora Bora, uma das mais belas ilhas da Polinésia Francesa
Bora Bora, uma das mais belas ilhas da Polinésia Francesa

Hoje vou falar sobre o Tahiti, aqui no Brasil Taiti, Polinésia Francesa, é um dos destinos dos meus sonhos e acredito que de muita gente. Quero fazer um agradecimento especial ao Tahiti Tourisme Brasil que me permitiu fazer parte do programa de especialização destinado a operadoras. E você deve estar se perguntando: por que uma blogueira de viagem faz um curso destinado a operadoras? Como criadora de conteúdo num blog de viagem, entendo que faço parte da engrenagem de toda essa máquina que é o TURISMO. Assim, qualquer conhecimento na área me interessa, pois é por meio dessas oportunidades que vou construindo melhores conteúdos. 


Bora Bora é uma das ilhas do Polinésia Francesa
Bora Bora é uma das ilhas do Polinésia Francesa

Polinésia Francesa ou Ilhas de Tahiti, confira aqui tudo que você precisa saber para conhecer esse paraíso

E nesse post eu vou compartilhar o que aprendi nesse treinamento para ajudar você no planejamento de sua viagem ao Tahiti. Decididamente, não podemos dizer que esse é um turismo de massa. De beleza e biodiversidade intocadas, as Ilhas de Tahiti possuem umas das mais impressionantes paisagens do Planeta.

Você pode escolher esse destino para uma viagem romântica, viagem com amigos, viagem de autoconhecimento. É um cenário apropriado para tudo. Há quem escolha este paraíso para passar a lua de mel e há quem escolha para celebrar o casamento (estrangeiros podem se casar legalmente na Polinésia Francesa). Um destino acolhedor, com um povo amoroso, caloroso e cheio de curiosidades.


Lua de mel na Polinésia Francesa
Lua de mel na Polinésia Francesa

Polinésia Francesa ou Ilhas de Tahiti são um país francês ultramarino, que também podem ser chamados de territórios ou possessões, pois estão separados geograficamente do país sede, mas fazem parte daquele país. São em sua maioria ilhas e na maioria das vezes em continentes diferente dos seus países comandantes. São autônomos e têm seu próprio sistema de governo. As línguas oficiais são o francês e o tahitiano. 

As Ilhas de Tahiti ou Polinésia Francesa é composta de 118 ilhas, 5 arquipélagos, somando mais de 4 milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a mais ou menos a superfície da Europa. O Tahiti, localizado nas Ilhas Sociedade, é a ilha mais populosa, e onde fica a capital do território, Papeete.


Pôr do sol nas Ilhas Tahiti
Pôr do sol nas Ilhas Tahiti


Se estiver viajando para o Tahiti, você irá encontrar na Civitatis, uma parceira do blog, diversas atividades, transfers e atrações na Polinésia Francesa. São diversas opções de passeios, com guias em português, com valores em reais e que você pode até dividir no cartão.


Onde ficam as Ilhas de Tahiti a Polinésia Francesa?

As Ilhas de Tahiti ficam localizadas ao sul do Equador, mesmo fuso horário do Havaí, entre Califórnia e Austrália, no Oceano Pacífico.  


Os 5 arquipélagos são assim divididos:

Ao norte

  • Ilhas da Sociedade
Ao centro
  • Tuamotu
Ao sul
  • Ilhas Austrais
A sudeste
  • Ilhas Gambier

Mais uma foto incrível de Bora Bora
Mais uma foto incrível de Bora Bora

Distâncias do aeroporto de Tahiti para outros aeroportos de grandes centros do mundo:

  • 5 horas de Auckland
  • 8 horas de Los Angeles e San Francisco nos Estados Unidos
  • 11 horas de Tóquio no Japão
  • 22 horas de Paris

Tikehau, uma das mais belas ilhas da Polinésia Francesa
Tikehau, uma das mais belas ilhas da Polinésia Francesa


Tipos de Ilha, temperatura, melhor época, tudo sobre o Tahiti

Quais são as Ilhas de Tahiti?

Na região existem três tipos de ilhas:

  • Atóis - Os atóis são ilhas planas compostas por motu (ilhota) de corais e imensas lagoas. Existem 78 atóis nas Ilhas Tuamotu e dois nas Ilhas da Sociedade.
  • Ilhas elevadas com lagoa - Estão incluídas ilhas como Tahiti, Moorea e Bora Bora. Representam a maioria das ilhas encontradas nas ilhas da Sociedade e Austrais. 
  • Ilhas elevadas sem lagoa - Frequentemente encontradas nas Ilhas Marquesas, são muito jovens para terem uma barreira de recife onde se criariam as lagoas.

Nas Ilhas de Tahiti é verão o ano inteiro, clima tropical, quente e ensolarado o ano todo. A temperatura média é de 27 graus. 


Na Polinésia Francesa você encontrará belas cachoeiras
Na Polinésia Francesa você encontrará belas cachoeiras

São duas as estações:
  • Verão tahitiano que vai de novembro a abril. Período quente e mais úmido, com temperaturas entre 25 e 35 graus.
  • Inverno tahitiano que vai de maio a outubro. Mais seco e com temperaturas entre 22 e 27 graus.

Os polinésios são muito hospitaleiros, com três grupos étnicos principais: polinésio, europeu e chinês.


O espetáculo dos corais nas Ilhas de Tahiti
O espetáculo dos corais nas Ilhas de Tahiti

Você já ouviu falar em Mana?

O mana é sabedoria. Emana dos conhecimentos empíricos, técnicos e ancestrais, do sentido comum que surge do inalienável elo entre o homem e o ambiente, da fé no divino, do estado de graça que todas as coisas e todos os seres podem atingir através de uma busca espiritual, cultural e profana pelo mana universal, a promessa de renascer mais sábio, mais puro e mais poderoso.

Seja puro, seja sábio e o mana viverá em você, pois segundo os tahitianos, suas ilhas são abraçadas pelo Mana.


Moorea, um dos mais belos lugares do Planeta e fica na Polinésia Francesa
Moorea, um dos mais belos lugares do Planeta e fica na Polinésia Francesa

Herança cultural

Locais Sagrados

São santuários a céu aberto que já foram considerados o centro do poder na Polinésia antiga. São grandes estruturas em pedra, semelhantes aos templos e sediaram eventos importantes, como cultos aos deuses, tratados de paz, celebrações de guerra e viagens para colonizar terras distantes.

O Taputapuatea marae, localizado em Raiatea, é o primeiro sítio cultural em uma região ultramarina francesa reconhecido pela UNESCO.

Os tikis são estátuas ancestrais esculpidas em pedra, em forma humanoide. Muitas vezes encontradas na lava do marae.


Tatuagem

A palavra tatuagem tem origem na Polinésia. Na cultura da Polínésia tatuagens sempre foram consideradas sinais de beleza. Em tempos recentes, são realizadas cerimônias quando se atinge a adolescência,


Música e dança

A dança tahitiana e marquesiana  representam a força da cultura na Polinésia. A alegria da dança demonstra uma acolhida aos visitantes, para adorar um Deus, para desafiar um inimigo e para seduzir. Acompanhada de instrumentos musicais tradicionais como tambores, trombetas de conchas e flautas nasais.


Esportes Tradicionais

Os esportes tradicionais mais famosos são: canoa polinésia (va'a) e o surf.

Outras atividades ainda são o orgulho do povo tahitiano, como: lançamento de dardo, levantamento de pedras, corridas com frutas, descascar cocos em velocidade e escalada de coqueiros.


Flores

As flores tropicais estão em todos os lugares da ilha, no cabelo das tahitianas, atrás da orelha, como coroas ou colares. 

A flor de tiare tahiti, também conhecida como gardênia do Tahiti, é usada para cumprimentar os visitantes que chegam e partem da ilha. Segundo a tradição, a flor deve ser usada na orelha esquerda, tanto para homens quanto para mulheres.


Pesca na Polinésia Francesa ou Ilhas de Tahiti
Pesca na Polinésia Francesa ou Ilhas de Tahiti

O que comprar no Tahiti?


Pareo

O sarong ou pareo, uma palavra que deriva da palavra tahitiana pãreo, é uma peça de roupa que normalmente é pintada ou estampada com motivos florais, frequentemente secas ao sol e encontradas em todos os armários.

Usada tanto por homens quanto por mulheres, o pareo é usado em qualquer ocasião, em casa, na praia, em festas ou em cerimônias tradicionais e eventos culturais. 


Baunilha do Tahiti

Essa baunilha é a preferida entre os confeiteiros de todo mundo por ser a mais rica em aroma. Possui um sabor floral e frutado como uma cereja. A baunilha do Tahiti é universalmente considerada uma baunilha de luxo, uma especiaria rara. 


Pérolas tahitianas

Cultivadas nas Ilhas Tuamotu e nas Ilhas Gambier são lembranças obrigatórias. Os preços variam de acordo com diferentes critérios como qualidade, brilho, tamanho e forma. A qualidade das pérolas obedecem à rigorosa regulamentação e possuem certificado de autenticidade.


Mono'i

Produto de beleza tradicional usado para terapia e para tratamento, é feito de uma fina mistura de dois produtos, o coco e a flor de tiare tahiti.


Óleo de Tamanu

Original da Polinésia, o óleo de tamanu é extraído dos grãos de nozes da árvore tamanu, que floresce duas vezes por ano, continua a desempenhar um importante papel cultural. Um óleo rico, verde escuro e luxuoso.


Bebidas Alcoólicas

Diferentes bebidas alcoólicas são produzidas nas Ilhas de Tahiti, como cerveja,  vinhos e vinhos corais, uma especialidade local.


Escultura

Os nativos das Ilhas Marquesas são especialistas em esculpir osso, madeira ou pedra em diferentes tamanhos e que podem ser usadas tanta na decoração quanto para outras finalidades como pratos, tigelas, remos.


Tapa

São pinturas tradicionais, típicas das Ilhas Marquesas, criadas pelo tingimento de estampas em tecido de cânhamo.


Suco de Noni

Cultivada e usada como planta medicinal na Polinésia há muitos anos.


Fakarava é um atol na Polinésia Francesa
Fakarava é um atol na Polinésia Francesa

Gastronomia no Tahiti

A base da culinária polinésia são os peixes, vegetais de raiz como a mandioca e frutas locais. Além da diversidade das suas origens francesa, asiática e polinésia.

Uma das especialidades é o poisson cru, um prato de peixe cru marinado e legumes com limão e leite de coco fresco espremido.


Moorea é uma ilha vulcânica na Polinésia Francesa
Moorea é uma ilha vulcânica na Polinésia Francesa

Curiosidade

Ahimã'a

É um grande banquete polinésio é geralmente preparado para eventos especiais ou reuniões de família e casamentos.


Tahaa, a ilha da baunilha na Ilhas de Tahiti
Tahaa, a ilha da baunilha na Ilhas de Tahiti

Algumas atividades para você fazer na ilha:


Na Água

  • Snorkel ou mergulho de cilindro
  • Pesca
  • Vela
  • Jet-ski
  • SUP
  • Nadar com tubarões e raias
  • Observação de baleias e golfinhos (de julho a outubro)
  • Surf
  • Canoagem

Na Terra
  • Passeios de 4x4 ou quadriciclo
  • Walking tours
  • SPA's
  • Mercados
  • Visitas históricas e arqueológicas
  • Museu do Tahiti

No Ar
  • Paraquedismo
  • Parapente
  • Parasalling

Os Festivais

Heiva i Tahiti

São três semanas para homenagear e celebrar a dança, a música e a canção tradicionais da Polinésia.

Os maiores festivais acontecem nas Ilhas de Tahiti e de Bora Bora, em Huahine, Taha'a e Raiatea existem versões menores.

Tupai, mais um paraíso na Polinésia Francesa
Tupai, mais um paraíso na Polinésia Francesa


Outros festivais:

  • Polynesia Taau - convenção de tatuadores que acontece em maio.
  • O Festival de Arte das Ilhas Maquesas em dezembro.
  • Pacific International Documentary Film Festival - FIFO em fevereiro

Dicas práticas de como preparar a viagem ao Tahiti

O aeroporto internacional do Tahiti fica a 5km da capital Papeete. Não esqueça de acertar o relógio na chegada, o fuso horário tem uma diferença de 7h.

Não precisa de visto para estadia de menos de 90 dias. Para quem precisar solicitar o visto, deve entrar em contato com a embaixada francesa ou consulado antes da chegada.

Voos regulares saindo de:
  • América do Norte
  • Hawai
  • Japão
  • França
  • Austrália
  • Nova Zelândia
Portanto não existem voos diretos saindo do Brasil. 

Como forma de proteção à ilha, não é permitido transportar animais, plantas, flores, frutas e sementes.

Vamos falar de eletricidade:
  • A eletricidade é 220 volts e as tomadas são francesas, mas a maioria dos resorts oferece 110v.
Rurutu, mais uma ilha na Polinésia Francesa
Rurutu, mais uma ilha na Polinésia Francesa


Vamos falar de "money":
  • A moeda local é o franco pacífíco, XPF ou PCP
  • A taxa de câmbio no fechamento desse post era 1 euro = 119,33 XPF
  • Aceitam cartões de crédito
  • Nas ilhas principais você encontrará alguns bancos
  • Serviços de câmbio estão disponíveis em muitos hotéis e resorts
  • Cheque viagem estão sujeitos a taxas.
Não existe uma regra oficial ou valor mínimo para gorjetas, fica a critério de cada um.

Atenção aos horários:
As lojas abrem normalmente de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A maioria não abre aos sábados, domingos e feriados.

As ilhas possuem infraestrutura médica de alto padrão.

Para os brasileiros, é preciso vacina para a febre amarela e, com a pandemia de Covid-19, temos que ficar atentos às novas exigências.

Um breve resumo do que você não deve esquecer:
  • Roupas leves e confortáveis (dê preferência a calçados que possam molhar)
  • Protetor solar e repelente
  • Medicamentos de prescrição
  • Adaptador
Importante dizer que as Ilhas de Tahiti têm acomodações em pousadas tahitianas e não só hotéis de luxos e resort.

Para os viajantes que procuram uma experiência mais próxima com a população polinésia, há opções de um quarto em casa de família ou o seu pequeno bangalô numa propriedade privada, esse sem dúvida é um tipo de acomodação bem autêntico.

Quem nunca sonhou com uma hospedagem num bangalô sobre as águas, muito comum nas Ilhas de Tahiti?


Quem nunca sonhou com um bangalô no Tahiti?
Quem nunca sonhou com um bangalô no Tahiti?


Espero ter ajudado na organização de sua viagem às Ilhas Tahiti também conhecida como Polinésia Francesa. 



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui neste post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.

Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.























17 comentários

  1. Que post completo sobre o Taiti! É um destino tão famoso mas pouco divulgado. Acho interessantíssima a herança histórica e cultural dos povos polinésios, ainda conservada apesar da colonização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem apaixonada e não vejo a hora de poder conhecer pessoalmente.
      beijos

      Excluir
  2. Antes de mais nada, que fotos maravilhosas. Amei o post. Ele tá bem completo, traz tudo sobre a Polinésia Francesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era a minha ideia, trazer o máximo de informações possíveis para facilitar os viajantes.
      beijos

      Excluir
  3. Olívia do céu que post perfeito. Acho que esse é um destino que todos querem fazer um dia né? Adorei e já salvei aqui suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou completamente apaixonada e isso só pelas fotos, cultura e de saber como são hospitaleiros.
      Aguardando ansiosa para conhecer o destino.
      beijos

      Excluir
  4. Adorei saber tudo sobre a Polinésia Francesa. Sonho em visitar o Tahiti, um destino super romântico. Aquele mar azul e areia branquinha são convidativos para momentos perfeitos a dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente sonho em conhecer esse destino paradisíaco, aquele azul do mar parece algo inimaginável e quero muito ver de perto. #VemVacina.
      beijos

      Excluir
  5. Parabéns pelo post sobre Tahiti, ou se preferir, Taiti. Está super completo e cheio de dicas interessantes para quem deseja visitar o Taiti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não importa se Taiti ou Tahiti, é lindo demais..kkkkk
      beijos

      Excluir
  6. Nossa, Polinésia Francesa é um paraíso! Muito legal seu artigo, explicando os detalhes desse destino surreal! É sempre meio confuso de entender como funcionam esses destinos como Malivas, Ilhas Maurícios e Ilha Taiti.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post, com toda certeza entrará na minha lista de lugares lindos para conhecer. Por acaso você lembra da sua estimativa média de gastos diários na Polinésia Francesa? Abraços

    ResponderExcluir
  8. Menina, era pra eu estar conhecendo o Taiti e outros lugares da região esse ano! Seu texto me deu até lágrimas nos olhos aqui rsrs. Espero poder ir logo!

    ResponderExcluir
  9. Então já podemos combinar a viagem, que tal?
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, super completo e caiu como uma luva! estamos indo pro Taiti no final do mês... assim, de repente! Preciso achar um guia local ou agente que possa nos acompanhar. Você tem alguma sugestão?!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Olívia Adorei as suas dicas sobre a Polinésia Francesa que visitarei em Novembro partindo de Portugal. Foi sempre um destino idílico no meu mundo faz viagens. E vai ser em breve concretizado

    ResponderExcluir