Amélie Crêperie et Bistrot: um passeio pela gastronomia francesa no Rio de Janeiro

Amélie Crêperie et Bistrot no Botafogo Praia Shopping
Amélie Crêperie et Bistrot no Botafogo Praia Shopping

 
Amélie Crêperie et Bistrot foi uma saborosa surpresa. Com sua gastronomia e ambiente inspirados nos bistrôs franceses, em pleno Rio de Janeiro, me conquistou. Esse convite aconteceu numa semana em que a cidade viveu os seus dias mais frios, então foi o "match" perfeito, clima de Europa, boa gastronomia e um encontro com minha amiga e blogueira, Regina Oki, do Turista Full Time. Eu e Regina estávamos há quase dois anos sem um encontro presencial e finalmente poderemos voltar aos nossos projetos e atividades após esse longo intervalo respeitando a pandemia.


Eu, Olívia do blog Olivia Garimpando Por Aí e Regina, do Turista Full time no Amélie Crêperie et Bistrot
Olívia, do Olivia Garimpando Por Aí, e Regina, do Turista Full time, no Amélie Crêperie et Bistrot


Amélie Crêperie et Bistrot: do ambiente ao cardápio, um passeio pela França


Amélie Crêperie et Bistrot foi fundado pela Sálua Bueno, uma das sócias, uma economista que queria se sentir viajando pela França, sua paixão, mesmo sem sair do Rio de Janeiro. E conseguiu. Não só pelo ambiente e pela gastronomia, mas também pela simpática equipe, treinada para oferecer a melhor sugestão de vinhos e cervejas artesanais que combinam com o prato escolhido. Eles foram essenciais e fizeram a diferença em toda a experiência.


Equipe do Amélie Crêperie et Bistrot
Equipe do Amélie Crêperie et Bistrot: Alexandre, Nildo e João (na foto) e o Chef Antunes

Percebi que, desde os cuidados com os mínimos detalhes no ambiente até a qualidade dos produtos utilizados, a rede é diferenciada. O Amélie Crêperie et Bistrot é uma rede e, além do Botafogo Praia Shopping, onde almocei, você também poderá encontrar nos seguintes endereços: Shopping da Gávea, Barra Shopping, Rio Design Barra e Ipanema. Em breve no Shopping Leblon.


Venha conhecer o Amélie Crêperie et Bistrot
Venha conhecer o Amélie Crêperie et Bistrot


Amélie Crêperie et Bistrot: Uma viagem pelos sabores franceses


A especialidade do restaurante são os galettes, que é o nome dado aos crepes finos e feitos à base de trigo-sarraceno. Possuem recheio salgado e com conteúdo gourmet. São onze opções de galettes, dos tradicionais até os paladares mais exigentes. 

Vamos falar das entradas, porque eu, uma apaixonada por saladas, não poderia não as destacar. A Da casa (com molho pesto, Dijon, farofa de nozes e nibs de sarraceno) ou a Pomerol (de búfala fresca com tomate confit, morangos chamuscados, rúcula e azeite aromático), provei as duas e confesso que tenho dificuldade de dizer qual delas estava mais gostosa.

Na entrada eu provei a Trufa de Cabra com nozes e queijo meia cura com geleia de morango. Regina optou pelo Duo de Figos frescos, presunto de Parma e creme de ricota com geleia de tomates. (fotos abaixo)

Entradas no Amélie Crêperie et Bistrot do Botafogo Praia Shopping
Entradas no Amélie Crêperie et Bistrot do Botafogo Praia Shopping


Para os amantes de sabor agridoce, o Île Saint-Louis, nome do crepe escolhido pela Regina, pode ser uma opção bem interessante. 

E que tal estourar a gema e passá-la por toda a galette na opção Hermitage, composta por crepe de trigo-sarraceno de queijo emmental com presunto, ovo e flor de sal.

Tem opção também para quem gosta de carnes bem preparadas, o Morgon. Ele é composto por um steak de mignon na manteiga de ervas com linguine ao molho de queijo brie com presunto cru. 

Risoto é um dos meus pratos preferidos, e o do Amélie Crêperie et Bistrot, risoto Broully, leva queijo coalho com linguiça artesanal flambada na cachaça, queijo coalho tostado e mel artesanal. Não provei, mas confesso que fiquei com água na boca.

Amélie Crêperie et Bistrot: menu executivo


Uma opção interessante para o almoço do dia a dia é o menu executivo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, em todas as lojas. 
Nessa opção, você tem a experiência completa, com entrada, prato principal e sobremesa

Eu e Regina optamos pelo menu executivo e assim desfrutar da experiência completa. Eu fui de Escalope de Mingnon Suíno ao perfume de alecrim com batatas baroas douradas na manteiga de ervas e saladinha Amélie. Regina experimentou a Tilápia ao molho provençal, espaguete de legumes salteado com alho-poró e mousseline de baroa. (fotos abaixo) 


Menu excecutivo do Amélie Crêperie et Bistrot
Prato principal do menu executivo do Amélie Crêperie et Bistrot

O gnocchi de batata-doce e tilápia ao molho provençal foi uma opção que eu achei bem interessante e que talvez seja a minha escolha numa próxima experiência.

As sobremesas da cozinha do 
Amélie Crêperie et Bistrot são um capítulo à parte

De sobremesa, experimentei o Crepe Petit de brigadeiro com paçoca e Regina o de limão siciliano, (fotos abaixo)


Sobremesas do Amélie Crêperie et Bistrot
Sobremesas do Amélie Crêperie et Bistrot, chocolate com paçoca ou chocolate com limão siciliano


Algumas sugestões: 

Bolo brownie Amélie, com calda de chocolate e sorvete de creme com macadâmia, que serve até quatro pessoas, ideal para quem vai ao restaurante em grupo. 

Você já ouviu falar em Sancerre, uma bela região da França cheia de Castelos? Essa sobremesa te levará direto para essa região. Com queijo canastra chamuscado com calda de goiaba cremosa e sorvete de creme com macadâmia. 

Uma experiência que eu indico é provar o Café Artesanal Orgânico que é coado e moído na hora, sabor e aromas incomparáveis.


Olivia Garimpando Por Aí no Amélie Crêperie et Bistrot do Botafogo Praia Shopping
Olivia Garimpando Por Aí no Amélie Crêperie et Bistrot do Botafogo Praia Shopping


Conheça a experiência pela ótica da Regina Oki do Turista Full Time que ela conta aqui: Amélie Crêperie Rio de Janeiro.

Amélie Crêperie et Bistrot: Serviço

As reservas são aceitas com, no mínimo, duas horas de antecedência. Atenção, em Ipanema não são realizadas reservas às sextas e sábados, a partir das 19h.

Abaixo os endereços, horários e contatos de todas as lojas. Mais informações no site da Amélie Crêperie et Bistrot

Loja - Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 112 - Gávea - RJ
Horário de Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h.
Telefone: (21) 2249-9153

Loja - Botafogo Praia Shopping
Endereço: Praia de Botafogo, 400, terceiro piso - Botafogo - RJ
Horário de Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h.
Telefone: (21) 3557-2976

Loja - Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666, Nível Lagoa, Loja 173 – Barra da Tijuca - RJ
Horário de Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h.
Telefone: (21) 2408-3228

Loja - Rio Design Barra
Endereço: Av. das Américas, 7777, terceiro piso - Barra da Tijuca - RJ
Horário de Funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h.
Telefone: (21) 96522-2361

Loja - Ipanema
Endereço: Rua Garcia d’Ávila, 148, Loja A - Ipanema - RJ
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 00h
Telefone: (21) 99562-2290




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.



14 comentários

  1. Oieee!!! Amei essa dica da creperie!! Gostei mais ainda da saia da dona: "A Noite Estrelada" de Van Gogh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, maravilhosa. Eu amo essa marca com o foco na arte, nas pinturas. Chama @saiacomarte.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei essa dica deliciosa do Amélie Crêperie et Bistrot. Fiquei apaixonada preo ambiente, cardápio delicioso e de quebra, um passeio num pedacinho da França no RJ

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante essa dica da Amélie Crêperie et Bistrot no Rio de Janeiro. Fica anotada para a próxima visita.

    ResponderExcluir
  4. Curiosamente já fui ao Amélie Crêperie e comi os pratos e não o crepe. A gastronomia francesa está muito presente inclusive nos pratos que estão sempre inovando. Quero voltar para comer um crepe doce.

    ResponderExcluir
  5. Que ótima descoberta de gastronomia francesa no Rio de Janeiro, pra quem gosta de uma comidinha diferente é uma super pedida. E gostei de saber que a Amélie Crêperie et Bistrot está em vários endereços na cidade, fica mais fácil de conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Que aspecto incrível tem a comida da Amélie Crêperie et Bistrot. É sempre bom descobrir restaurantes com gastronomias diferentes das locais.

    ResponderExcluir
  7. Aiii que delícia o amelie creprie!! eu amo a gastronomia francesa, já estou aqui me coçando para pegar um voo pro rio e comer nesse restaurante!! Ameeeei

    ResponderExcluir

  8. Que lugar encantador é o AMÉLIE CRÊPERIE ET BISTROT: UM PASSEIO PELA GASTRONOMIA FRANCESA NO RIO DE JANEIRO. Os pratos são lindos e parecem muitos saborosos!

    ResponderExcluir
  9. Marta que texto delicioso, literalmente. Amei conhecer a Amelie Creperie, quero muito visitar quando estiver no Brasil, vou passar pelo Rio de Janeiro em novembro!

    ResponderExcluir
  10. Adoro a gastronomia francesa e achei muito charmosa a Amélie Creperie, no Rio de Janeiro. Só não é melhor porque não é em Paris. kkk

    ResponderExcluir
  11. Adorei a Amélie Creperie, com certeza irei da próxima vez que visitar o Rio de Janeiro. Quero experiementar várias coisas haha

    ResponderExcluir
  12. Olivia, adorei ver você e a Regina 😍😍😍. Agora já sei onde será minha parada quando for ao Rio no Amélie Crêperie et Bistrot, que graça o local!

    ResponderExcluir
  13. Eu AMO Crepe! Adorei a Amelie Creperie , me lembrou o filme francês que saiu aí como "as aventuras de Amelie Poulain", e bem no Rio de Janeiro. Pena que eu moro em SP, senão eu já estaria me programando pra conhecer porque eu AMO Creperie!

    ResponderExcluir