Vivalá: uma empresa com foco em Turismo sustentável, é mais nova afiliação do blog

Vivalá - Expedição pelo Rio Negro
Vivalá - Expedição pelo Rio Negro

Vivalá, via Parceiros Promo, é a mais nova parceria do blog. Você que me acompanha deve ter observado o quanto esse período pandêmico me trouxe reflexões e mudanças. Sigo estudando sobre Turismo Responsável, Ético e Regenerador. Fiz um curso sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC). Acredito de verdade que adotar novos comportamentos não e uma opção, é a única possibilidade para o Planeta sobreviver a tantas agressões, não só no Turismo, mas em todas as áreas. 

Enquanto criadora de conteúdo dentro do segmento do Turismo, estou tentando fazer a minha parte. Em primeiro lugar eu quero conscientizar o maior número de pessoas possível da necessidade urgente de mudanças. Depois fazer com que todos entendam que juntos somos mais fortes. E, fundamental, não importa se apenas uma pessoa for impactada, já terá valido a pena. Escuto muita gente falando que não adianta nada só ela mudar, e esse é um grande erro, porque sim, adianta e muito, de pequenas em pequenas mudanças teremos uma grande mudança. Então, vamos começar?

Vivalá é uma agência voltada para o Turismo Sustentável e a mais nova parceria do blog

Vivalá é uma agência voltada para o turismo sustentável criada em 2015. Especializada em expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais através do turismo de base comunitária e voluntariado. 

O proposito da Vivalá é tornar o Brasil o maior destino de turismo sustentável do mundo. E vamos combinar que o nosso país tem muito potencial para isso, não é mesmo? Resumindo, a Vivalá é uma empresa que valoriza um turismo consciente, na transformação de pessoas e comunidades e da preservação do meio ambiente, não poderia ser uma parceria mais alinhada com os meus propósitos.

Recentemente tomei conhecimento que durante as restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que suspendeu as atividades turísticas
, a Vivalá articulou uma campanha com doação de mais de 30 mil reais para comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade.

Esse cenário está começando a mudar, uma vez que as comunidades tradicionais, como ribeirinhos e indígenas, já têm todos os adultos vacinados seguindo os grupos prioritários na imunização contra a COVID-19, possibilitando assim, aos poucos, a volta das atividades.

Vivalá atua hoje principalmente em dois destinos na Amazônia


Atualmente, a Vivalá atua em dois destinos na Amazônia: Rio Negro, no Amazonas, e Rio Tapajós, no Pará.

Expedição Rio Negro

A expedição começa em Manaus e se desenvolve na comunidade ribeirinha de Lago do Acajatuba, cerca de 1h30 de barco da capital amazonense. Lá, o grupo vive experiências como trilha na selva, mergulho no rio, observação do céu, oficinas culturais, além, é claro, do voluntariado.

Vivalá - Expedição pelo Rio Negro
Vivalá - Expedição pelo Rio Negro

Expedição Rio Tapajós

A viagem começa em Santarém, a terceira maior cidade paraense, passa pelas comunidades de Maguari e Jamaraquá, dentro da Unidade de Conservação da Floresta Nacional dos Tapajós, segue por trilhas e outras experiências, como o Carimbó, até chegar em Alter do Chão (por água) onde é possível se conectar com cenários como a Praia da Ponta das Pedras e a Praia do Amor.

As expedições incluem transporte terrestre e aquático (a partir do ponto de partida do início da expedição), hospedagem e quase todas as refeições, exceto em dias livres para jantares. O acompanhamento de guia está incluído em todos os destinos.


Vivalá - Expedição pelo Rio Tapajós
Vivalá - Expedição pelo Rio Tapajós

Vivalá e o Volunturismo


O que é o Volunturismo?

Um mergulho na cultura local de comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas com a intenção de valorizar a vida humana por meio do turismo de base comunitária. No país com a maior biodiversidade do mundo, as experiências sempre acontecem em unidades de conservação, fortalecendo a mensagem de proteção ambiental.

O  'volunturista' que decide embarcar em uma expedição da Vivalá, recebe um treinamento on-line para compreender a metodologia da agência, incluindo informações sobre biodiversidade, cultura local, contatos e sugestões do que deve ser levado na mala.

Um dos diferenciais, além da própria imersão na cultura das comunidades locais, é auxiliar no empoderamento de pequenos negócios familiares. São diversos empreendimentos como pequenas pousadas, restaurantes, canoeiros, artesãos, guias, confeiteiros, dançarinos, entre outros profissionais, que buscam solidificar suas iniciativas. O auxílio é baseado na empatia e escuta ativa, especialmente ouvindo o que essa população tem a oferecer em seu território. Eu ainda não tive a minha primeira experiência, o que espero realizar muito em breve, mas só pelo que li nos relatos, acho que recebemos muito mais do que doamos.

Hoje a Vivalá já soma mais de R$ 530 mil reais injetados diretamente nas comunidades e mais de 150 negócios locais de turismo de base comunitária mentorados em mais de 4.600 horas de voluntariado.

Para Daniel Cabrera, por meio do voluntariado é que se leva conhecimento para pessoas com pouco acesso à educação formal, ainda que tenham enorme sabedoria. 

“Queremos desenvolver a cadeia de fornecedores de turismo de base comunitária no país, criando pessoas cada vez mais preparadas para atuarem em seus negócios, gerando serviços de qualidade para os viajantes, disseminando sua cultura e gerando renda e qualidade de vida para suas famílias. Essa é nossa forma de promover inclusão, transferência de renda e empoderamento das comunidades: auxiliando em seu sustento, mas também trabalhando pela sua autoestima e independência”.


Vivalá - Expedição pelo Rio Tapajós
Vivalá - Expedição pelo Rio Tapajós

 Expedições 2021

Cinco destinos já estão confirmados para o segundo semestre de 2021:
  • Lençóis Maranhenses; 
  • Aldeia Idígena Shanenawa, no Acre; 
  • Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte; 
  • Chapada Diamantina, na Bahia; 
  • Grande Sertão Veredas, entre Minas Gerais e Bahia; 
  • Chapada dos Veadeiros, no Planalto Central.

A Vivalá foi a escolhida pela Fundação Grupo Boticário para expandir o trabalho de Turismo Sustentável no país. E a partir dessa parceria com a Fundação
, a empresa assumiu o compromisso de expandir o turismo sustentável para outros biomas e comunidades do Brasil ainda em 2021. Por conta disso, além da tradicional atuação na Amazônia, entre Amazonas e Pará, estão agora atuando também na Aldeia indígena Shanenawa, no Acre”. 


Planos de Expansão

A Vivalá possui ainda outros planos de expansão para os próximos cinco anos que prevê quatro linhas de produto e 
a operação de todas essas modalidades em todos os estados brasileiros.
  • Volunturismo em Grupo;
  • Volunturismo Individual;
  • Ecoturismo em Grupo;
  • Ecoturismo Individual.

Protocolos de segurança

Em virtude da COVID-19, todos os protocolos e cuidados estão sendo tomados. Grupos menores, máscaras e álcool em gel estão sendo disponibilizados, além da recomendação de testes para a COVID-19 antes e depois da viagem. 
Estão suspensas todas as atividades que promovem aglomerações, como pequenas celebrações nas comunidades visitadas.

Vivalá e o blog Olivia Garimpando Por Aí, como vai funcionar essa parceria


Para vocês entenderem sobre as afiliações:

Qual o objetivo do blog em ser afiliado de qualquer empresa? Ser comissionado por qualquer venda, claro, sem que os leitores paguem nada a mais por isso. Essa é uma das fontes de remuneração que eu tenho hoje. Só assim conseguo continuar esse trabalho de construir conteúdos que sirvam de inspiração para vocês nas suas próximas viagens.

Você só precisa usar esse link com a Vivalá na hora de fechar uma expedição. O que você achou dessa nova parceria? Eu estou muito empolgada e não vejo a hora de começar.



➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.

🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.

➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

9 comentários

  1. Que demais, Olívia! Também acho que o turismo precisa ser realizado de forma cada vez mais responsável e ética. E conhecer empresas que trabalham com este foco é muito importante. Adorei saber também sobre o volunturismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente acredito que temos que conscientizar cada vez mais da urgência de mudanças no Planeta e no Turismo também temos que fazer a nossa parte.
      beijos

      Excluir
  2. Há alguns me hospedei em uma ilha, ao largo da Tanzania, onde todo o turismo era absolutamente sustentável e até os produtos de beleza/higiene pessoal eram todos produzidos localmente para não agredir o ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tanzânia está na minha lista de desejos. Bom saber
      beijos

      Excluir
  3. Olivia, muitos parabens. Como produtores de conteúdos turísticos, temos impacto nas comunidades que divulgamos. Fazê-lo com ética e responsabilidade é a única via que faz sentido. Votos que a parceria seja longa e mutuamente proveitosa, para a Vivalá e o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que penso, como criadoras de conteúdo também temos muita responsabilidade.

      beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela nova parceria! Não conhecia a Vivalá, parece uma agência bem bacana mesmo.Boa proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tenho procurado parcerias com essa pegada sustentável.
      beijos

      Excluir