Outono: uma das minhas épocas preferidas para viajar

Outono em Paris
Outono em Paris

Outono é uma das minhas épocas preferidas para viajar e eu vou te contar o porquê. O outono é considerado uma época de baixa temporada na maioria dos destinos, o que financeiramente é bem atraente.  E tem muito mais vantagens. As atrações ficam bem mais vazias. Você encontra destinos oferecendo descontos e promoções para atrair viajantes. Você não vai enfrentar um inverno congelante e nem um verão escaldante. 


Por que viajar no outono?

Claro, que em algum momento da sua vida, você pode até escolher ter a experiência de viver dias de inverno, o que especialmente para quem mora no Rio de Janeiro, é uma experiência bem diferenciada. Eu mesma já escolhi passar dois meses no inverno europeu, mas já havia visitada à Europa alguma vezes. Nas minhas primeiras vezes escolhi meses amenos e o outono é bem apropriado para isso. Eu, particularmente, amo as cores do outono.


Toulouse no outono
Toulouse no outono

Se engana quem pensa que o verão na Europa não é escaldante, é sim. Conhecer Roma em pleno verão, por exemplo, é uma aventura que pode te traumatizar, acredite. O asfalto fica tão quente que você mal consegue pisar, isso foi contado por uma amiga que mora na Itália.


Viajar em dias chuvosos também é um desafio. Eu tenho uma dica preciosa: nunca deixe de levar capas de chuva durante qualquer viagem. Eu tenho uma mais resistente, mais grossinha, e levo várias daquelas mais vagabundinhas que são bem baratas, podem ser encontradas até no jornaleiro. Essas não pesam e cabem em qualquer bolsinha. Especialmente para quem como eu adora caminhar pelos destinos, se perder e encontrar lugares que não estavam previamente nas listas dos "lugares obrigatórios e imperdíveis", tenha sempre esse item com você. Aliás, algo que venho revendo e questionando o porquê de todo mundo ir sempre nos mesmos lugares. Será que é só para ter a tal foto "instagramável"? Que tal ter o seu próprio reconhecimento e identificação com o destino, que tal fazer roteiros a pé?


Paris no outono chuvoso com a minha capa de chuva
Paris no outono chuvoso com a minha capa de chuva

Na minha primeira viagem à Itália e minha primeira viagem internacional, isso já faz alguns anos, eu escolhi o outono e foi perfeito. Dias amenos, noites mais frias, lugares mais vazios. Gostei tanto que adotei segunda quinzena de setembro e primeira de outubro como meu meses preferidos para viajar. Na época eu tinha um emprego CLT, era obrigada a escolher um único período para as férias (geralmente planejados com muita antecedência pelo RH) e não poderia me dar ao luxo de desperdiçar nenhum dia. Pois eu era dessas, saia no primeiro dia de férias, voltava no último dia e já começava a trabalhar no dia seguinte. Hoje estou mudando meu estilo para o slow travel e aos poucos pretendo migrar totalmente para o nomadismo digital, onde quero ter  experiências mais intensas, prolongadas e profundas em cada destino.


Outro detalhe importante nas viagens de outono é que, claro, você precisa levar alguns casaquinhos leves, um mais pesado porque a gente nunca sabe. Na Holanda, por exemplo, especialmente em Amsterdam, chove muito e um dia chuvoso pode, mesmo no outono, ficar bem frio para os nossos parâmetros. Um item que também gosto muito de levar e se você não tiver, aproveite e compre algumas na sua viagem, são as meias mais grossinhas (meia calça), elas podem te salvar. Você pode sair com uma saia ou até mesmo um short e no fim do dia, bateu aquele friozinho, você tem na sua bolsa de mão uma meia bem grossinha, que não pesa e nem ocupa muito espaço. Pronto, resolvido o problema. E, claro, uma pashmina bem grossinha. Um look para um dia mais ameno e ao mesmo tempo para uma queda de temperatura mais brusca no fim do dia.


Amsterdam no outono e usando a dica do short e meia calça
Amsterdam no outono e usando a dica do short e meia calça

Países europeus no outono

A Itália no Outono


Meu roteiro incluiu: Veneza, Verona, Florença, Pizza, Siena, Roma e Nápoles

A Itália é maravilhosa em qualquer época, mas no outono, por tudo que eu já falei, tem um charme muito especial. A Itália é o país que seduz  entre tantas coisa, também pela gastronomia. Os drinks mais geladinhos, que ganham espaço no verão, voltam ao seu grande protagonista, o vinho tinto.


O tartufo, também conhecido como trufa, também aparece no outono e se tiver oportunidade, não perca a oportunidade de degustar essa iguaria.


A colheita da uva é feita no início do outono, não desperdice a oportunidade de assistir esse espetáculo de perto e tomar um vinho direto de uma vinícola.


E provar um azeite de oliva fresco. No início de novembro também é a época das azeitonas.


Bom, acho que não precisa de mais motivos para conhecer a Itália no outono, certo?


E que tal fugir dos roteiros óbvios de outono na Itália, é só dar uma olhada no que a Adelaide do Turista Imperfeito preparou para nós.


Milão no outono
Milão no outono

Leste europeu no outono

Hungria, Áustria, Berlim e República Tcheca no Outono

Saiba aqui o roteiro da minha viagem para Budapeste, Praga e Viena.

Essa parte da Europa é muito especial, surpreendente.


Budapeste

Por tudo que já falei, dias mais amenos, posso dizer que até um calorzinho ao longo do dia e mais fresquinho à noite, Budapeste é uma cidade como poucas no mundo. As cores em Budapeste não poderia ser diferente, cores inebriantes, castelos suntuosos, onde o novo e o velho contrastam, não tem como não se apaixonar.


Outono em Budapeste
Outono em Budapeste


Esse é um destino que eu ainda não conheço, mas a Lilian Azevedo do Uma Senhora Viagem conta um roteiro bem interessante sobre Innsbruck e Salzburgo, o que fazer no outono.


Viena

Viena, quando estava pesquisando para a minha viagem, era a menos badalada entre todas as outras. E me surpreendeu muito positivamente. Uma cidade moderna, com festivais, shows, música e muita dança. O país da música clássica vive isso intensamente, nos teatros e nas praças. E a dança, ela também está presente também ao ar livre. Uma delícia ver as pessoas dançando ao som de música clássica nas praças aproveitando os últimos raios de sol de outono antes da chegada do inverno.


Viena no outono
Viena no outono

A Regina Oki do Turista Full Time escreveu um post bem interessante sobre viagens de outono na Europa.


Berlim

Essa é uma cidade que já cria uma enorme expectativa em todos e e afirmo, não desaponta. Berlim é uma cidade do mundo e especialmente no outono, antes da chegada do inverno, lota todos os seus espaços públicos como um ritual que antecede a chegada do inverno que tornará a vida nas ruas um pouco mais complicadas, afinal, o inverno por lá não é de brincadeira.


Outono em Berlim
Outono em Berlim

Praga

Acho que ninguém tem dúvidas, Praga, também conhecida como a pequena Paris, é uma cidade linda. Por ser muito procurada, as vezes os pontos mais turísticos ficam extremamente lotados, mas nada que uma escapadinha para um lugarzinho um pouco mais afastado, e nem precisa muito, não resolva.


Praga no outono
Praga no outono

Saindo um pouco desse roteiro pelo leste europeu, que tal também citar as mais famosas e nem por isso menos bonitas, como França, Portugal, Espanha e Bélgica.


França

Esse país deve ser explorado de norte a sul, cada região tem uma beleza bem singular. Já estive algumas vezes na França e, claro, não tem como não conhecer Paris, uma das mais belas cidades no mundo, na minha humilda opinião, porque é a cidade que tem sim um glamour e acho que ele é mais do que justo. E que tal explorar outras cidades como Toulouse, quase na Espanha. Minha sugestão é que você simplesmente se perca pelo país.


Outono nos jardins de Versailles
Outono nos jardins de Versailles

Portugal

Esse país que está tão na moda, já foi por muito tempo ignorado pelos turistas brasileiros. Eu já fui algumas vezes, mesmo antes dessa modinha, e já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades de norte a sul do país. Só tenho uma coisa para te dizer, se você, mesmo com todo esse "bum", ainda não pensou em incluir Portugal na sua viagem à Europa, recomendo mudar de ideia, incluir o país e de preferência com bastante tempo para ir em cada pequena cidade desse país encantador e que fala a nossa língua.

E quer saber o que fazer no Porto, confere as minhas dicas.


Cores de outono no Porto
Cores de outono no Porto

Espanha

Eu sou absolutamente apaixonada pela língua espanhola e visitar esse país, pelo menos para mim, tem um gostinho especial. Apesar de não dominar a língua, pelo menos falando, consigo entender muito bem e isso, vamos combinar, é um plus. A Espanha também é um país para você não cair na besteira de conhecer apenas Madri e Barcelona, mas obviamente que também não pode deixar essas duas cidades de fora, mas acredite, a Espanha também é um país interessantíssimo de norte a sul. Uma dica que posso deixar, para ajudar nessas viagens pelo país, é abusar das viagens de ônibus, isso permitirá que você entre em pequenas cidades que talvez você nunca tivesse a oportunidade de conhecer.


Outono em Barcelona
Outono em Barcelona


Bélgica

Esse país divide opiniões e eu sou do time que não amo, mas como gosto de ser imparcial e espero que você tenha sua própria experiência para tirar suas próprias conclusões, deixo aqui essa sugestão de roteiro pela Europa no outono.


Outono em Bruxelas
Outono em Bruxelas

Outono em New York ou Nova Iorque

Nova Iorque

Uma das minha viagens preferidas e um dos meus lugares preferidos no mundo, Nova Iorque, costumo dizer que um dia quero morar um período por lá; Eu a conheci no outono, na verdade eu estava em Nova Iorque quando entrou o outono, e foi uma experiência marcante. Além das cores do outono, observar como em alguns lugares do mundo a mudança de uma estação é marcante, foi uma experiência incrível. Em Nova Iorque a mudança de estação é tão interessante de observar e eu percebi isso imediatamente. Era algo assim, estava andando pelas ruas o dia inteiro, afinal estava de férias e estava ali para isso, e sempre levava comigo uma leve pashmina para no fim do dia lidar com aquela ligeira queda de temperatura. Quando o outono entrou, claramente aquela leve pashmina já não cabia mais, pois aquele vento mais gelado que começava a soprar, já trazia a chegada do outono e o prenúncio do inverno congelante que viria depois. Para mim foi algo inesquecível.


Outono em NY, Nova Iorque ou New York
Outono em NY, Nova Iorque ou New York

Quer conhecer um outro roteiro em Nova York, conheça a Marina do Imagina na Viagem e veja esse roteiro de outono em Nova York: vale a viagem? Veja atrações, clima e mais.


E se quiser saber um pouco mais sobre a minha própria experiência em New York, veja aqui onde eu conto sobre a amazing New York, que acredito seja a melhor palavra para definir essa cidade.




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

11 comentários

  1. Concordo, é uma delícia viajar no outono. Obrigada por compartilhar.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olívia, quantas opções interessantes de viagens no outono. Gostei muito da dica da meia calça, um coringa que nos salva numa mudança de tempo. Nós também gostamos muito de viajar no outono. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais agora que as malas estão cada vez mais reduzidas, temos que planejar bastante inclusive nas roupas e acessórios. Beijos

      Excluir
  3. Explicou por A + B porque o outono é, no geral, a melhor época pra viajar. =P Eu sou bem suspeita, sou entusiasta das viagens de outono desde sempre. Alguns destinos e propósitos até valem a viagem nas outras estações, mas, não tem jeito, o outono é sempre meu queridinho. =)

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro viajar no outono e na primavera, fugindo da alta temporada! Parabéns pelo post, ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com vocÊ! Eu amo outono, e também o inverno e também prefiro viajar nessas estações. Parece que fica tudo mais bonito, mais gostoso. Amo passear caminhando, e essas estações são ótimas, a gente sua menos! rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Olívia, realmente, o outono é uma estação ótima para viajar. Mais fresquinho e tem aquelas cores lindas que deixam as fotos maravilhosas! Adorei as dicas de levar as capas de chuva.

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei muito com o teu post porque o outono é a minha estação predileta. Aliar isso com as vantagens de viajar é bom demais.

    ResponderExcluir
  8. Ah outono tb é minha estação para viajar. Na verdade gosto das estações do meio.
    Mais fácil e mais barato.hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Realmente o outono é uma época agradável pra fazer muitas coisas, inclusive viajar! Saudades desses destinos da Europa. Já viajei no verão e inverno rigorosa pra Europa, mas nunca no outono. Espero poder um dia! abs!

    ResponderExcluir