Planetário da Gávea: Uma atração no Rio que você precisa conhecer

Planetário da Gávea: Uma atração no Rio que você precisa conhecer
Planetário da Gávea: Uma atração no Rio que você precisa conhecer 

A Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro, também conhecida pelos cariocas como Planetário da Gávea, foi inaugurada nos anos 70 e, desde então, se dedica a difundir astronomia e ciências. Visitei o Planetário pela primeira vez ainda criança, e mais tarde, já adulta. Mas isso foi há muitos anos. Recentemente, resolvi voltar ao Planetário e continuo com a mesma opinião. É um lugar muito interessante e fiquei tão curiosa e impactada quanto antes.


O Planetário da Gávea, no Rio, é uma atração para todas as idades

Hoje, como viajante e criadora de conteúdo, fiz a visita com muito mais curiosidade por dados e pela história do lugar, além de querer ver de perto todas as atrações que o Planetário do Rio oferece. 


Será que o Planetário é frequentado somente por cariocas?

Para minha surpresa, descobri que sim, o público é na sua grande maioria nacional e de cariocas. E confesso que fiquei até desapontada com isso, pois, pelas minhas experiências de viagens, o espaço deveria ser incluído em roteiros nacionais e estrangeiros do que fazer na cidade do Rio de Janeiro. 


Em conversa com Leonardo Borba, da equipe Fundação Planetário, fiquei sabendo que existe um interesse em melhor mapear as informações sobre o o Planetário, para que, no futuro, o espaço alcance mais públicos. Hoje, a maioria dos visitantes vem de escolas, predominando o público infantojuvenil, mas acredito mesmo que se trata de um passeio que encanta pessoas de todas as idades. Eu  mesma fiquei igual a uma criança, lendo, interagindo, aprendendo, o que despertou em mim a curiosidade de conhecer mais, de me aprofundar mais pelos mistérios da astrologia e da ciência.


E esse é o meu objetivo com esse post: convidar cariocas e não cariocas a conhecerem o Planetário, incluindo-o como passeio ou roteiro de viagem. O Planetário do Rio é, sim, uma atração necessária.


O Planetário da Gávea no Rio de Janeiro é uma atração para todas as idades
O Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, é uma atração para todas as idades


Se estiver visitando a cidade, você irá encontrar na Civitatis, uma parceira do blog, diversas atividades, transfers e atrações no Rio, inclusive free tours. São diversas opções de passeios, com guias em português, com valores em reais e que você pode até dividir no cartão.


O que tem no Planetário?

A visita ao Planetário apresenta muitos novos conhecimentos, pelo menos para quem, assim como eu, é totalmente leiga nesses conhecimentos. Vou contar um pouco do que você irá encontrar para despertar a sua curiosidade e o seu interesse.


Visitação


Primeiro Piso


No primeiro piso tem uma área bem interativa, onde tablets são disponibilizados.


Contato com a ciência e a astronomia de maneira lúdica e interativa
Contato com a ciência e a astronomia de maneira lúdica e interativa

Um espaço com jogos mais focado em crianças.


Uma parte mais focada nos adultos com muitas curiosidades e informações:

  • Fases da lua e eclipses
  • Estações 
  • Marés
  • Constelações
  • Movimento do sol

Uma área que conta a história dos telescópios. Inclusive tem um dos primeiros telescópios do mundo

Tem um espaço chamado Nave Escola que conta a história da astronomia.

Conhecimento, diversão, curiosidades, tudo isso na Fundação Planetário do Rio de Janeiro
Conhecimento, diversão, curiosidades, tudo isso na Fundação Planetário do Rio de Janeiro

No segundo piso

Meteoritos 

É uma oportunidade de tocar num extraterrestre, e além de inúmeros meteoritos originais, o Planetário abriga agora o Santa Luzia, com cerca de duas toneladas. Esse meteorito caiu em Goiás há cerca de cem anos, e foi uma das peças que resistiram ao incêndio no Museu Nacional em 2018 que está agora no Planetário.

Viagem do homem à lua

Conta sobre a chegada do homem à lua.  

Terceiro Piso

Conta sobre o Universo, sobre a Via Láctea e outras galáxias

Outras atrações do Planetário da Gávea no Rio de Janeiro

Sessões

Céu do Rio de Janeiro

Sessão ao vivo com astrônomos que mostram as principais constelações visíveis no céu da cidade do Rio.


O céu no Rio de Janeiro
O céu no Rio de Janeiro


Gostei muito de ouvir sobre astronomia e a importância do Planetário, conversando com Leandro Guedes, diretor de astronomia da Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro. Transcrevo abaixo a fala dele para vocês não perderem nada.

Astronomia é um conhecimento que nasce de um movimento muito fundamental do ser humano, tanto pelo fascínio natural que o céu sempre nos causou, desde os primórdios da humanidade, como por sua utilidade prática, que nos permite marcar hora, nos localizar através das estrelas e prever as estações do ano. Este aspecto prático da Astronomia faz tanta parte de nosso cotidiano que mal o percebemos, mas quando olhamos para o relógio estamos utilizando Astronomia. Hoje temos alimento durante o ano todo, mas até chegarmos a isso, a utilização das estrelas para saber a época da colheita e da necessidade de armazenamento de alimentos era questão de sobrevivência. Mas, apesar de o lado prático da Astronomia ter sido incorporado de forma tão íntima em nosso cotidiano ao ponto de não o percebermos, o lado maravilhoso dos mistérios e dos questionamentos existenciais continua tão intenso como na primeira vez que o Homo sapiens olhou para cima. Não importa quanto a ciência avance, os mistérios não acabam, apenas se renovam. Ainda queremos saber de onde viemos, para aonde vamos e onde estamos. A Astronomia tenta responder essas questões, e, mesmo que as respostas sejam difíceis (talvez impossíveis do ponto de vista científico), a jornada vale a pena! Ciência e Filosofia nos mostram que, muitas vezes, o alívio para uma dúvida não está na resposta, mas na busca. Aqui no Planetário acolhemos todos os questionamentos, falamos aos estudantes e visitantes sobre o que temos na ponta da ciência, e falamos aos turistas que estão visitando o Rio de Janeiro sobre o céu da nossa cidade. Unimos cultura, diversão e ciência para fazer parte da formação dos jovens, dos sonhos das crianças e do entusiasmo dos adultos.


Sessões da Cúpula

Nas sessões da cúpula você aprende sobre as constelações, os planetas, o Sol, a Lua, muitas curiosidades e mistérios sobre a ciência e a astronomia.

Uma aventura no Planetário

Sozinhos na cúpula, monitor e mouse tomam o comando dos equipamentos e nos mostram os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias, e até o buraco negro.

Brincando entre estrelas

Celeste e seu gato Mourão ficam admirando o céu à noite e mostram as constelações e fazem uma viagem pelos planetas.


Jardins do Planetário da Gávea no Rio de Janeiro
Jardins do Planetário da Gávea no Rio de Janeiro


Informações importantes para sua visita ao Planetário da Gávea no Rio de Janeiro

Não abre às segundas.

Gratuidade nas terças.

Possui estacionamento e é gratuito.

Possui um bicicletário.

Próximo a um terminal rodoviário de diversas linhas de ônibus e do Metrô de superfície.

É possível realizar eventos, inclusive aniversários infantis, solicite um orçamento.

Possui política de gratuidade e meia entrada.

Dica: Mesmo com o calor que faz no Rio, sugiro levar um casaco, porque em alguns ambientes achei a temperatura bem gelada.

Passaporte de vacinação em dia é exigido para qualquer atividade no Planetário.

Compre seu ingresso clicando aqui


Site da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Localização: Planetário da Gávea no Rio de Janeiro


Fundação Planetário se dedica a difundir astronomia e ciências
Fundação Planetário se dedica a difundir astronomia e ciências


Quer fazer outros passeios pelo Rio de Janeiro, faça com a Civitatis, a empresa de visitas guiadas, excursões e transfers que é parceira do blog.  Clique 👉 Passeios guiados no Rio de Janeiro




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.



Um comentário

  1. Não conhecia esse planetário da Gavea. Fui no de SP pela primeira vez em 2019. Achei MARAVILHOSO, Agora queri conhecer essa atração no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir