O Dia Mundial dos Oceanos celebra sua importância para o equilíbrio da vida e a conscientização da necessidade de sua preservação

Dia Mundia dos Oceanos
8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos


O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado no dia 8 de junho com o objetivo de relembrar a sua importância para o equilíbrio da vida e conscientizar sobre a importância da sua preservação. Precisamos cada vez mais dessa conscientização. Afinal, existem mais de cinco milhões de km de fundo do mar, que compõe mais de 60% da superfície da Terra. O oceano cobre quase três quartos do nosso Planeta. Oceano é vida.


Dia Mundial dos Oceanos - 8 de junho - 


Dia Mundial dos Oceanos foi criado em 1992 durante a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mas só foi oficializado em 2008. Desde então, a celebração desta data visa incentivar diversas reflexões sobre a importância da proteção dos nossos oceanos e de todas as espécies que vivem dentro e ao redor dele. 


8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos
8 de junho - Dia Mundial dos Oceanos


Os oceanos e sua importância para o equilíbrio da vida


Proteger os oceanos é fundamental para o equilíbrio da vida, sobrevivência da espécie humana e de todos os seres do Planeta. Os oceanos regulam o clima, absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar os efeitos do aquecimento global. Os oceanos são responsáveis por grande parte do ar que respiramos, além de serem fontes de recursos naturais e alimentos. A importância da pesca e da aquicultura para a subsistência de uma boa parte da população e a importância dos recifes de corais que protegem uma grande parte da população das tempestades. O pulmão do mundo está nos oceanos e não nas florestas.


Dia Mundial dos Oceanos - 8 de junho
Dia Mundial dos Oceanos - 8 de junho


Dia Mundial dos Oceanos conheça as principais ameaças


A Pesca ilegal, exploração de pré-sal, poluição, esgotos ou produtos sólidos como plásticos e vidros e, claro, as mudanças climáticas, são tantas as ameaças, mas parece que o mundo moderno não pode parar, recuar e rever suas atitudes para adotar mudanças para a preservação dos oceanos e a preservação da sua própria espécie, que hoje, em virtude de tantos danos, já se pode dizer que está ameaçada. O que antes parecia que só seria problema num tempo muito distante, está cada vez mais próximo. Já está de fato acontecendo.

O que mais me impressiona é que essa ganância toda leva a destruição da nossa casa, do nosso lar, do Planeta Terra. Por que do que irá adiantar todas essas indústrias e pessoas cada vez mais ricas, sem um Planeta para habitar? 


Dia Mundial dos Oceanos - aprenda como protegê-los


Recentemente assisti um documentário da Netflix que me impactou bastante, o nome é "Seaspiracy". Um jovem que saiu para produzir de maneira bem artesanal um documentário sobre os plásticos nas praias e nos oceanos e se deparou com uma indústria criminosa. Recomendo que todos assistam e tomem consciência do que está acontecendo.

Claro que depois que assisti esse documentário, fiquei muito impactada. Amo comida japonesa, mas após saber o que a pesca industrial está causando nos oceanos, diminui consideravelmente o consumo, porque não quero contribuir com essa indústria criminosa. Então, uma maneira de ajudar a proteger nossos oceanos é reduzir o consumo de frutos-do-mar. Podemos contribuir também escolhendo consumir frutos-do-mar de uma maneira menos prejudicial, como comprando de pescadores locais e especialmente daqueles que seguem às orientações dos períodos onde a pesca é proibida para determinadas espécies, e, principalmente, não utilizam redes. Sei que muitos devem achar isso impossível, mas infelizmente existe uma urgência e parece que poucos estão levando isso a sério. Não estou dizendo para nunca mais comer peixes, mas para ter alguns cuidados e reduzir o consumo.

Outra maneira de ajudar a proteger os oceanos é conservar a água. Ao limitar o uso da água, podemos ajudar a preservar os oceanos. O importante é ter consciência de que todos nós podemos dar passos pequenos e fáceis para ajudar a proteger os oceanos. Podemos nos comprometer a reduzir nosso uso de plástico, reciclar e adubar e abrigar nosso lixo de forma sã. Esses pequenos e simples passos podem fazer uma grande diferença na preservação de nossos oceanos. 


Dia Mundial dos Oceanos, Sustentabilidade, Turismo Responsável, todos esses temas precisam ser cuidados por todos e todos os dias em cada pequena ação.


Durante a pandemia escrevi esse post sobre Turismo Sustentável, que fala sobre as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável). Cada vez mais, como criadora de conteúdo de viagem, entendo a enorme responsabilidade com esses temas tão sensíveis. O blog incentiva as pessoas a viajarem, mas tenho que conduzir isso de maneira responsável, porque mesmo durante as viagens, de férias ou profissional, temos que ter um compromisso com a conservação e preservação do Planeta.


O que sempre tenho procurado dizer aqui neste espaço, é que todos temos responsabilidade com o Planeta e que todas as ações importam. Vejam nesse post sobre "no dia mundial sem carro faça roteiros a pé". Que tal fazer roteiros a pé pela sua cidade nas suas próximas viagens? Cuidar do Planeta que habitamos é responsabilidade de todos nós e todo dia você tem a chance de fazer a diferença com pequenas ações. Deixar o carro em casa, economizar água, cuidar e produzir menos lixo, não desperdiçar energia elétrica, se preocupar com a origem do que está consumindo na sua alimentação, e não menos importante, levar todas essas ações também nas suas férias e nos momentos de lazer. 


Quero deixar uma dica de uma empresa parceira, a Civitatis, que realiza visitas guiadas e excursões no mundo inteiro, com atividades totalmente gratuitas e que você pode realizar a pé. Veja esse roteiro de free tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro.


Cais do Valongo no Centro histórico do Rio de Janeiro
Cais do Valongo no Centro histórico do Rio de Janeiro



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.





6 comentários

  1. Tenho a impressão de que as pessoas não se dão conta que a falta de cuidado com o planeta reflete diretamente na vida humana e animal, de um modo geral. A gente precisa ter o espírito de preservação para passar toda essa maravilha para os nossos filhos e netos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que especial. Não sabia de dia 8 de junho era o dia mundial dos oceanos. Essa data realmente configura como um um importante marco para a conscientização da necessidade dos oceanos e os seres que nele vivem. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post sobre o dia mundial dos oceanos. Super importante a conscientização de toda humanidade para preservarmos nosso plante, nossos oceanos e os seres que aqui vivem.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha sido o dia mundial dos Oceanos. A conscientização de todos é fundamental, para manter o equilibrio da vida e a preservação do nosso planeta. Nosso planeta é a casa da humanidade, e o oceano é nossa maior fonte de vida. Se não houver água, não existe vida na Terra.

    ResponderExcluir
  5. Um tema muito especial esse sobre a conscientização sobre o equilíbrio e preservação da natureza, das nossas águas, da vida como um todo. Parabéns pelo post e por todo trabalho que você realiza na busca de um turismo mais ético e sustentável.

    ResponderExcluir
  6. Super relevante o assunto muito bem tratado neste blog. "Dia Mundial dos Oceanos celebra sua importância para o equilíbrio da vida e a conscientização da necessidade de sua preservação." Ver as ameaças e aprender a proteger esse bem principal é absoluta prioridade.

    ResponderExcluir