Onde comer na Lapa, famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro?

Arcos da Lapa,  no famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro
Arcos da Lapa, no famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro


Onde comer na Lapa, o famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro, traz para você restaurantes onde você poderá degustar deliciosas refeições, mas não estou falando de petiscos, tira-gosto ou aperitivo, que também são uma ótima opção e facilmente encontrados nos bares e restaurantes da Lapa, mas estou falando daquela hora que bate uma vontade de comer uma comidinha mais elaborada, uma comida japonesa, uma cozinha mais gourmetizada, ou até mesmo uma comidinha caseira. Tudo isso você irá encontrar nas sugestões abaixo.


Quer saber onde comer na Lapa, mas onde fica esse famoso bairro do Rio de Janeiro?


E para quem chegou por aqui e não conhece a Lapa, entenda: um bairro boêmio do Rio de Janeiro, bem próximo ao Centro, com muitos bares, casas noturnas, músicas ao vivo, rodas de samba, forró e todos os ritmos. É lá que fica um dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa ou Aqueduto Carioca, que já foi sim um aqueduto e levava água do Rio Carioca (por isso quem nasce no Rio de Janeiro é carioca) ao Morro de Santo Antônio. Hoje é por onde passa o bonde que liga o Centro do Rio ao bairro de Santa Teresa. 


Faça um free tour pelo centro histórico e Lapa.


Transportes públicos: Você pode chegar de ônibus, de metrô e de VLT. 


De Metrô a maioria prefere a estação da Cinelândia, onde fica também uma estação do VLT. Eu também gosto da estação de Metrô da Glória e, de quebra, ainda conhece outro famoso cartão postal, a Escada Selaron, que fica bem ali entre os bairros da Glória e a Lapa.



Vista aérea dos Arcos da Lapa, o famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro
Vista aérea dos Arcos da Lapa, o famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro


Não deixe de visitar também Santa Teresa, pertinho da Lapa


Quer saber mais sobre Santa Teresa, clica aqui para saber mais sobre esse charmoso bairro.


Free tour pelo bairro de Santa Teresa.


foto do Parque das Ruínas em Santa Teresa, no Rio de Janeiro
Parque das Ruínas em Santa Teresa, no Rio de Janeiro



Dicas de onde comer comida de verdade na Lapa


Quando pensei nessa série eu queria apenas publicar uma lista de lugares de onde comer na Lapa, mas quando comecei a conversar com pessoas reais, donos dos restaurantes, encontrei também muitas histórias incríveis de luta, perseverança e superação, claro que essas histórias não poderiam ficar de fora.


Vamos aos restaurantes onde encontramos comida gostosa, comida de verdade na Lapa. Começando pelo meu restaurante preferido de comida japonesa no Rio de Janeiro.


Mestre Kami


Eu já frequentava o restaurante Mestre Kami desde a época que ele funcionava lá na Rua do Lavradio, de 2009 até 2021. Depois de um incêndio eles mudaram para outro endereço, e é onde funciona até hoje, na Avenida Gomes Freire. Já era fã dos sabores do diferenciado rodízio, com as famosas "sugestões do chef", criações do Manuel Sandrino, mesmo antes de conhecer essa história incrível de vida.



Atum selado e crocante do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Atum selado e crocante do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro


Quando conversei, inicialmente pelo Instagram, contando a ideia de fazer uma série intitulada "onde comer na Lapa" com a Vanessa, sem nem saber que estava falando com a dona do restaurante, não tinha ideia da história maravilhosa que estava por trás de tudo.


No dia marcado fui ao Mestre Kami e Vanessa fez questão de me acompanhar durante toda a degustação, batemos um delicioso (literalmente) e longo papo e já viramos amigas. Vanessa e Manuel vieram do Ceará, mas não se conheciam, e foi aqui no Rio, trabalhando juntos, que se conheceram, se casaram, tiveram 4 filhos e já estão juntos há mais de 20 anos. Hoje trabalham juntos no restaurante deles, o Mestre Kami, e também no mais novo empreendimento, o Espeto do Kami, na Rua do Lavradio, onde anteriormente funcionava o Mestre Kami.


Manuel, que chegou no Rio de Janeiro aos 17 anos, não conhecia a gastronomia japonesa e começou como lavador de pratos, depois virou aprendiz de sushiman, até chegar a sushiman. Se orgulha de ter passado por grandes restaurantes, como o Tanaka San, Felipe Bronze, Porcão Rios e Zozô, e também de ter tido grandes mestres, mas hoje ele também é um grande mestre. 


Uma curiosidade: O nome Mestre Kami foi inspirado num personagem do Dragon Ball.


Já Vanessa foi procurar apoio do SEBRAE, estudar administração e se profissionalizar para ao lado do Manuel, empreenderem e construírem juntos essa história de muita garra. E são essa grande dupla tanto na vida pessoal, como na  profissional, onde cada um cuida de uma parte do negócio.


Delicioso salmão do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Delicioso salmão do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro


Até hoje Manuel cuida pessoalmente de diversas etapas do preparo e isso faz sim uma enorme diferença na qualidade do produto que eles apresentam. Você pode inclusive acompanhar pelo Instagram do restaurante várias etapas desse preparo, como a chegada do peixe, corte, armazenamento. Peixe sempre fresquinho é um item obrigatório no Mestre Kami.


Enquanto conversava com a Vanessa, ela não parou um minuto de administrar o restaurante, orientando a equipe, recebendo material, respondendo mensagens. Ser empresário no Brasil, especialmente nos últimos tempos, não está nada fácil, mas tenho muito orgulho também de através do blog contar histórias tão incríveis como essa.



Casal maravilhoso, Vanessa e Manuel, donos do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Casal maravilhoso, Vanessa e Manuel, donos do restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro

Agora vamos ao que interessa, os sabores do Mestre Kami


O cardápio do Mestre Kami é maravilhoso, eu confesso que sou gulosa no que diz respeito à comida japonesa e geralmente aposto no rodízio, mas existem outras alternativas.


Delicioso rodízio no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Delicioso rodízio no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro

De combinados tradicionais a opções veganas. Especiarias do Mestre Kami como o ceviche de peixe-branco marinado na cachaça, o salmão ring, cru por dentro e crocante por fora, tartar de salmão ou um salmão ao molho de maracujá, que eu particularmente acho divino, são muitas opções e realmente todas incríveis.


Delicioso ceviche no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Delicioso ceviche no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro


E se você gosta de lula, ela pode ser recheada, com molho curry, com cogumelo, à milanesa. Eu realmente nem sei qual é a minha preferida.


Deliciosos preparos com a lula, no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro
Deliciosos preparos com a lula, no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro

Fica de olho na programação do restaurante, mas atualmente tem a segunda da mulher, quarta o dia do casal e quinta dia da degustação. Imperdível.


Deliciosos sabores no restaurante Mestre Kami, na Lapa, Rio de Janeiro


O Mestre Kami fica na Avenida Gomes Freire, 625, 2º andar.



Esse é meu outro queridinho:




Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro
Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro


Restaurante Contemporâneo


O Restaurante Contemporâneo começou num espaço bem menor, na mesma avenida, a Gomes Freire, um endereço bem badalado na Lapa. Agora está num outro espaço bem maior e pertinho do antigo endereço. 


A decoração do Contemporâneo é uma atração à parte, é coberto de fotos de Frida Kahlo, uma pintora mexicana famosa pelos seus retratos e autorretratos, que além do charme, deixam o lugar com um colorido muito especial.


Linda decoração no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro
Linda decoração no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro


O responsável pelo cardápio é o chef mineiro, e sócio, Jorge Barros. Os pratos do Contemporâneo Lapa são uma mistura do simples com o sofisticado, o que torna tudo além de saboroso, muito interessante. O outro sócio, Almir Lopes, muito simpático, está sempre pelo salão recebendo os clientes.


Bruschetta 


Mix de cogumelos com tomate-cereja e mozzarella de búfala


Bruschetta de cogumelos no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro
Bruschetta de cogumelos no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro


Salada de arroz negro com atum marinado


Salada de arroz negro no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro
Salada de arroz negro no Restaurante Contemporâneo, na Lapa, Rio de Janeiro


O restaurante Contemporâneo fica na Avenida Gomes Freire, 625.



Restaurante Versátil


O Restaurante Versátil fica no Hotel Vila Galé, que fica na Rua do Riachuelo, na Lapa. O Hotel é um oásis em pleno Centro Histórico do Rio. Vou contar mais sobre o hotel em outro post, mas estamos aqui para falar de comida e o restaurante do hotel é aberto ao público, não precisa estar hospedado para comer no restaurante.


Conheça o Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro
Conheça o Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro


O Versátil oferece um serviço de buffet durante a semana, de 12h às 15h para o almoço e de 19h às 22h30min para o jantar. Durante os fins de semana, o horário é de 12h30 às 15h30.


Delicioso buffet no Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro
Delicioso buffet no Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro


Conversei com o chef  Deraldo e ele me disse que dependendo da demanda, o serviço pode ser também à La Carte


No dia que almocei foi serviço de buffet e tinham várias opções de carne,  diversas saladas e sobremesas deliciosas. 


Deliciosas sobremesas no Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro
Deliciosas sobremesas no Restaurante Versátil, dentro do Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro


O Hotel Vila Galé fica na Rua do Riachuelo, 124.



Outros atrações imperdíveis na Lapa


Ir num show na Fundição Progresso

Ir num show no Circo Voador

Ir numa roda de samba no Vaca Atolada

Ir num show no Beco do Rato

Conhecer o Bar Carioca da Gema

Conhecer o Rio Scenarium

Conhecer, como já citei acima, a Escadaria Selaron

Tomar uma cerveja no Bar Arco Íris

Tomar uma cachaça no Bar da Cachaça


Conheça o espetáculo do Rio Scenarium.




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.



Nenhum comentário