Como é passar o Natal na Europa: descobrindo o clima natalino

Uma bela paisagem de Natal na Europa, com decoração e neve
Como é passar o Natal na Europa: descobrindo o clima natalino



Passar o Natal na Europa e descobrir o "clima natalino" é uma experiência incrível e eu recomendo. Particularmente, não sou uma pessoa apaixonada pelo frio, por isso sempre evitei viajar para a Europa em dezembro, mas como tenho pretensões de uma temporada europeia mais longa, resolvi arriscar e descobrir se eu sobreviveria ao inverno, e acabei me surpreendendo positivamente com esse "clima natalino" que toma conta da Europa em dezembro.




Como é o clima de Natal na Europa


Essa foi uma viagem longa, pela Europa e África, passando por várias cidades e vários países. Tudo começou com uma promoção da Latam Rio x Paris, no novo Boeing 767-300/300ER. Saiba mais, clicando aqui, sobre como é viajar nesse Boeing. E após comprar a ida, na promoção, tinha que encontrar a volta. Acabei voltando para o Brasil num voo da Royal Air Maroc e aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco do Marrocos. Voei Porto x Casablanca (stopover) x Rio.


Meu roteiro:

Comecei por Paris, na França, com direito a aniversário na cidade luz;

Atravessei a França, de ônibus, até Toulouse;

De Toulouse, atravessei a Espanha e cheguei no Porto, em Portugal;

Do Porto fui para o Natal em Rimini, na Itália, chegando de avião por Milão e tomando um ônibus até Rimini;

De Rimini fui a Ravenna, Monte Carpegna e Bolonha;

Na volta de Rimini para Portugal peguei um trem até Florença, um voo de Florença a Barcelona, e um voo de Barcelona até o Porto;

Passei o Ano Novo no Porto;
Do Porto fui de trem para Guimarães e Braga;

Depois fiz uma viagem de carro passando por Aveiro, Nazaré, Óbidos, Tomar e Coimbra;

Voltei para o Porto;

Sai do Porto de volta ao Brasil com um stopover no Marrocos. Chegando por Casablanca, um bate e volta de trem até Marrakech, depois Casablanca x Rio de Janeiro.


Neste post vou me ater a contar como é passar o Natal na Europa, focar nesse "clima natalino", o qual é uma experiência incrível e diferenciada


Agora no Brasil também temos Natal, olha o que a Lilian, do blog Uma Senhora Viagem, conta aqui nesse post sobre o Natal em Gramado e Canela nas Serras Gaúchas.


uma bela árvore de Natal na Europa
Decoração de Natal na Europa 


Diferente países pela Europa e o mesmo clima natalino


Paris

Cheguei em Paris, minha primeira parada, no início de dezembro, e eu amo, apesar de todos os clichês, a cidade luz. Acredito que existem cartões postais que são realmente obrigatórios, não tem como ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel, mas como não era a minha primeira vez na cidade, estava dispensada dos clichês e, como nunca tinha ido em dezembro, resolvi abordar outros ângulos da cidade. O Natal estava começando a se mostrar, mas ainda tímido. Passei meu aniversário, no dia 5 de dezembro, em Paris, e foi maravilhoso, claro.




Uma foto da Champs Elysees toda decorada para o Natal
Champs Elysees, em Paris, toda decorada par o Natal



De Paris fui para Toulouse, no sul da França, quase na Espanha. Fiquei hospedada na casa de uma amiga brasileira casada com um francês e, claro, tudo regado a boas conversas, bons vinhos e boa gastronomia. Clique aqui para saber o que fazer em Toulouse.



Foto de um chafariz em Toulouse, França
As belas ruas de Toulouse, na França


Toulouse

Foi em Toulouse o meu primeiro contato real com o "clima natalino". Para início de conversa, essa cidade é uma graça e, sim, ela se prepara para o Natal. A decoração nas lojas, nas ruas e as feiras que acontecem especialmente para este período natalino, já começaram a me impressionar. Produtos artesanais, vinho quente, shows musicais e teatrais. Claro que o Papai Noel também não poderia faltar, é sempre uma diversão para crianças e adultos, afinal, quem não quer tirar uma foto com ele? Só sei que fiquei encantada. O que eu não sabia ainda, é que não era uma peculiaridade de Toulouse, ou da França, era um clima que toma conta da Europa.




A foto mostra um mercado de Natal em Toulouse
Mercado de Natal em Toulouse, na França



Porto

No Porto encontrei e me hospedei na casa de uma amiga brasileira, a Isabel, para um longo período na cidade. Esse período mais longo fazia parte de uma experiência de aclimatação ao inverno. Será que sobrevivo ao inverno europeu? Precisava dessa experiência para as minhas pretensões futuras.




Uma foto com vinho e bolinho de bacalhau e outra com  rabanadas ao vinho
Delícias de Natal no Porto, bolinho de bacalhau, vinho e rabanadas ao vinho



Voltando ao Natal. A França estava começando a respirar Natal, mas ainda tímida. Toulouse já toda ornamentada, mas foi no Porto que entendi realmente que o Natal na Europa é diferente do que estamos acostumados no Brasil, e especialmente no Rio de Janeiro, onde moro, uma cidade conhecida e reconhecida mundialmente pelo seu clima de Réveillon, mas não pelas festas natalinas. Definitivamente, o Natal na Europa difere de tudo que já tinha visto e, já que estava por lá, tinha que aproveitar e muito esse “clima natalino”.

Existem coisas que ficam difíceis de descrever em palavras. Afinal, como explicar em palavras o que estou querendo dizer com "clima de Natal na Europa"? Confesso que não sei se consigo fazer você entender, mas são cheiros, talvez do vinho quente, do salsichão, aromas, dos sabonetes artesanais de lavanda, o frio, que faz o nariz congelar, do uso das luvas, gorros e casacões, das pistas de patinação no gelo, da música natalina, mas tudo é diferente e é muito gostoso. Depois dessa experiência costumo brincar que quero passar todos os Natais na Europa, embora isso ainda não esteja acontecendo, e depois viajar para um lugar de sol, praia e calor, para passar as festas de fim de ano. Porque do mesmo jeito que amei a experiência natalina, passei o Réveillon no Porto, num frio de rachar e toda de preto, que me fez ter saudade de usar roupa branca, Havaianas e pular sete ondas.

Eu e Isabel, minha amiga que mora no Porto, fomos convidadas para o Natal na casa de outra amiga brasileira, que estava morando em Rimini, na Itália, e casada com um italiano, o Marcos. Era uma oportunidade imperdível de experimentar um típico Natal Italiano com os sogros da minha amiga e conhecer essa belíssima região da Itália. Nada que uma passagem low cost pela Europa não resolvesse e lá fomos nós.

Faça um free tour da arte em Milão.

Chegamos por Milão, já na Itália, e a cidade estava lindamente enfeitada para o Natal. Milão é uma cidade arrebatadora, luxuosa, a capital mundial da moda e do design. A Catedral de Milão na Piazza del Duomo já vale a viagem, mas tem muito mais coisa para fazer por lá. Milão é recheada de belas galerias, afinal, Itália é o paraíso das obras de arte. Uma cidade que já é especial, mas em dezembro, com o tal "clima natalino" que venho falando em todo o texto, realmente multiplica a beleza através das cores de suas belíssimas árvores de Natal e a cidade fica simplesmente deslumbrante.

Quer conhecer mais sobre o Natal na Europa, a Regina do Turista Full Time conta aqui nesse post sobre as Melhores cidades para passar o Natal na Europa;


uma árvore de Natal toda decorada na Europa
Mais uma belíssima árvore de Natal toda decorada na Europa


Como é passar o Natal em Rimini, na Itália


Rimini

Rimini é uma cidade na Emília-Romagna da Itália, com menos de 140 mil habitantes. Conhecida pela bela estrutura de suas praias, Rimini é uma cidade com muitos atrativos e forte vida noturna, com muita música e dança. Uma das praias considerada a mais bonita da Itália, Rivabella, fica em Rimini. A mais conhecida e mais turística, com a melhor estrutura, é a praia de Viserbella.

Rimini foi fundada pelos romanos e o seu centro histórico, com o belíssimo Arco d’Augusto, o mais antigo arco preservado do mundo, é um exemplo dessa herança histórica, repleto de beleza e arte.


as pessoas olhando para o teto da Igreja
Deslumbradas com os tetos das Igrejas na Europa


Suas praças: Piazza Ferrari, Piazza Tre Martiri, Piazza Cavour e os seus palácios: Palazzo dell’Angelo, o Podestà e o Palazzo Comunale, são atrações que merecem sua atenção.

Mais uma vez, vou me ater ao “clima natalino” e dessa vez em Rimini, essa simpática cidade italiana, não tão famosa, pelo menos entre os brasileiros, como as famosas Roma, Veneza, Florença e Nápoles, mas eu te asseguro que foi uma grata surpresa e, ainda no teor deste post, a pequena Rimini surpreendeu com uma grande festa natalina.

Foto de uma árvore de Natal toda decorada
Mais uma belíssima árvore de Natal na Europa


A decoração, as feiras natalinas, o papai Noel, música, luzes, enfeites, os presépios, que possuem um significado muito forte na Itália, a árvore de Natal na Itália é montada no início de dezembro e desmontada somente no dia 6 de janeiro.


Como passamos o Natal em uma casa italiana, fora toda a tradição nas ruas, tive também a experiência do Natal em uma típica família italiana. É tradição comer peixe na véspera de Natal em todas as regiões da Itália e na região da Emília-Romagna o Natal é comemorado com muita carne, como o tortellini e passatelli no caldo. O capone pode ser comparado ao nosso peru de Natal. E na sobremesa, claro o italianíssimo panetone, que já não pode faltar no Brasil, imagina na Itália.


Foto de um grupo de amigos no Natal de Rimini
Passando o Natal com amigos em Rimini, na Itália


Quer saber mais sobre esse clima de Natal italiano, a Adelaide, do Turista Imperfeito com aqui nesse post sobre o Natal na Itália.


Aproveitando o Natal em Rimini para conhecer outras cidades italianas e curtir o "clima natalino"


Durante a minha estadia em Rimini, ainda consegui fazer bate e volta para algumas cidades próximas, e devo acrescentar que todas me passaram essa delícia de sensação de "clima natalino", que nunca havia percebido dessa maneira no Brasil, mas que senti em todos os lugares da Europa por onde passei.


Ravena

Ravena é conhecida como a cidade dos mosaicos. Esse é um mosaico bizantino considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, simplesmente maravilhoso. Além desse, Ravena têm mais 7 patrimônios, afinal, essa pequena cidade foi capital do império romano entre 402 e 476 d.C.



Mosaico bizantino em Ravena
Mosaico bizantino Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em Ravena, na Itália



Ravena é um lugar cheio de história, belas paisagens, belíssimas igrejas, museus. Outro ponto muito visitado é o túmulo de Dante Alighieri, um grande poeta italiano, autor de "A Divina Comédia".


foto da cidade de Ravena, na Itália
Bela paisagem da cidade de Ravena, na Itália



Eremo Monte Carpegna


Em Eremo Monte Carpegna fui visitar uma pista de esqui, claro que não me aventurei a esquiar porque já quebrei muitas partes do meu corpo nessa vida e espero não quebrar mais nada, mas é lindo demais e eu recomendo para quem quer esquiar ou não.



Bolonha


Bolonha é a capita e a maior cidade da Emília Romagna, no norte da Itália. É uma cidade universitária, tranquila e segura. Bolonha tem a fama de ter a comida mais gostosa do mundo, segundo a revista internacional, especializada em turismo, Condé Nast Traveller. Bolonha deu ao mundo o parmesão, o presunto de parma, a mortadela, o vinagre balsâmico e o molho à bolonhesa. Precisa de mais motivos para incluir Bolonha na sua viagem a Itália?

O que fazer em Bolonha:

Torre de Bolonha

Piazza Maggiore

Basílica de São Petrônio

Santuário de San de Luca

Fonte do Netuno

Biblioteca


Faça um tour gastronômico por Bolonha.



San Marino

San Marino é um país dentro da Itália. Um dos mais antigos do mundo e o terceiro menor país da Europa, perdendo apenas para o Vaticano e Mônaco. Fica na costa do mar Adriático. Arquitetura medieval, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. San Marino não aderiu à unificação da Itália e por esse motivo é um país independente.

O que fazer em San Marino:

Monte Titano

Três Torres

Basílica de San Marino

Palazzo Pubblico

Piazza della Liberta



Quer conhecer o Natal no Canadá, olha o que a Gisele, do Destinos por Onde Andei conta no post Espirito Natalino no Canadá.

Conforme já contei mais acima, depois do Natal voltei para o Porto, onde passei o Réveillon, conheci novas cidades em Portugal, passei pelo Marrocos no retorno ao Brasil, mas tudo isso conto em outros posts.


uma bela foto do Porto em Portugal
Uma bela vista do Porto, em Portugal



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.



Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.





4 comentários

  1. Concordo com você, é difícil explicar o que torna o Natal europeu tão pitoresco e especial. Talvez o aconchego das casas aquecidas enquanto que do lado de fora está frio ou mesmo nevando, as velas nas janelas, as comidas típicas.
    Acho que seja uma experiência de viagem válida.
    Obrigada por compartilhar e boas festas!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esta experiência de passar o Natal na Europa! Especialmente, porque você teve a oportunidade de saber como é estar entre amigos e conhecer as tradições dos lugares. Nunca tive a chance de conferir o Natal na França, na Itália ou em Portugal, mas deve ter sido realmente incrível. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Imagino visitar tantas cidades lindas que no Natal devem ficar encantadoras! O clima natalino é realmente contagiante e na companhia de pessoas amigas melhor ainda. Me deu água na boca imaginando o panetone. O que mais tenho curiosidade de conhecer são os mercados de Natal. Ótimo post e ótima viagem : Europa e África

    ResponderExcluir
  4. Adoraria saber ao vivo e a cores como é passar o Natal na Europa, Olívia. Pelas suas fotos e pelo seu texto imagino que tenha sido mesmo maravilhoso, ainda mais passando por várias cidades da Europa e incluindo o Marrocos antes de retornar ao Brasil.
    Que experiência incrível, e com certeza o espírito natalino e de fim de ano fez toda a diferença nesta trip.
    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, paz e saúde para você. Beijos.

    ResponderExcluir