Comidas típicas: o que comer e o que não comer em viagens

Várias comidas típicas
Comidas típicas: o que comer e o que não comer em viagens


Comidas típicas: o que comer e o que não comer em viagens é um questionamento que sempre me faço, porque, ao mesmo tempo que tenho a curiosidade de experimentar, muitas vezes fico insegura, porque se eu comer alguma coisa e passar mal, viajando sozinha, é sempre bem mais complicado. Claro que nunca viajo sem seguro viagem e essa dica é fundamental, jamais esqueça de fazer o seu.


Vai viajar é está procurando onde fazer o seu seguro viagem, clique aqui.


Viajar através da culinária de um país ou de uma região é uma maneira muito interessante de conhecer e reconhecer os lugares, mas claro que temos que ficar atentas, muitas vezes nosso organismo estranha aqueles ingredientes menos usados no nosso dia a dia, como a pimenta, ou até mesmo a própria água com que é feita a comida. Na Índia, por exemplo, existem recomendação para não escovar nem os dentes com a água da bica. 



uma mesa com frutas
Comidas típicas: o que comer e o que não comer em viagens



As comidas típicas mais famosas no Brasil 


No Brasil, um país de dimensões continentais e com diversas influências, a variedade é imensa. Temos comidas típicas de norte a sul do país e algumas referências culinárias são tão fortes, como algumas comidas do Pará, no norte do país, que você pensa no estado e já pensa em algumas iguarias muito típicas da região, como o açaí, tucupi e o tacacá. Um pãozinho de queijo de Minas. E afinal, a moqueca é baiana ou capixaba?


Norte

O Norte do país é uma explosão de sabores, especialmente por seus ingredientes amazônicos, peixes de rio e as influências dos povos originários.

Recentemente estive na região norte do país e você pode conferir aqui as cidades turísticas do Pará, como Alter do Chão, Santarém, Salinópolis e Belém.


Uma tigela de açaí
Açaí é uma comida típica (ingrediente) do Pará, no norte do Brasil


Pará

O pato no tucupi é um dos pratos mais conhecidos do Pará, uma iguaria muito tradicional, especialmente pela utilização da folha de jambu e o tucupi, que é um caldo amarelo extraído da raiz da mandioca.

Agora se tem uma coisa que é quase uma divindade no Para, é o açaí. Provei e é bem diferente do que eu costumo comer no Rio de Janeiro e até já comi em outras cidades do Brasil. Açaí é um ingrediente extremamente utilizado como acompanhamento até dos pratos salgados, digamos que é o "molho rosé" do Pará. Eles comem de diferentes maneiras e em todas as refeições, no café da manhã, no almoço ou jantar, e nem pense em falar mal dessa iguaria, porque você vai ganhar um inimigo.


Amazonas

O tacacá é um prato típico da região amazônica e você encontra tanto no Amazonas quanto no Pará. Consumido bem quente, é um caldo com tucupi, jambu, camarões secos, chicória, goma de tapioca, pimenta-de-cheiro, alho e cheiro verde.


Nordeste

Um prato tipicamente nordestino é a moqueca, e encontrada em todos os estados do nordeste. O Espírito Santo costuma dizer que a moqueca é capixaba e algumas diferenças que diferenciam, como o azeite de dendê e o leite de coco. A moqueca capixaba usa urucum no lugar do azeite de dendê. Baiana ou capixaba, quem resiste a uma boa moqueca?

Bahia

A Bahia é uma fonte inesgotável de iguarias, de temperos e de sabores.

Acarajé

Acarajé é um bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê (esse é muito baiano) e recheado com camarão. Existem também os que não levam camarão, bom para os alérgicos, como eu.

Vatapá

O vatapá é feito com camarão seco, leite de coco, amendoim e o azeite de dendê.

Curiosidade: O ofício das baianas foi declarado Patrimônio Nacional.


Ceará

O baião de dois é originalmente um prato cearense, mas também encontrado em todo o nordeste. O arroz preparado no caldo de feijão e vai ganhando outros ingredientes conforme a região.


Uma moqueca, arroz, pirão e farofa
A moqueca é um prato típico do nordeste


Sudeste

Rio de Janeiro

A feijoada é um prático típico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. A origem ainda é discutida, mas uma das correntes aponta que seria uma adaptação do cozido português.


Uma tigela de feijoada
Feijoada, uma comida típica de todo o Brasil, e especialmente do Rio de Janeiro



 São Paulo

O virado à paulista é um típico prato de São Paulo, patrimônio imaterial do Estado. Parecido com o tutu mineiro, mas diferente do tutu, que é feito com feijão moído, o virado é feito com os grãos inteiros, e ainda: carne seca, toucinho, e farinha de milho. Acompanha couve, banana, arroz e bisteca de porco.


Minas Gerais

Se tem um estado que se orgulha da sua gastronomia, é Minas Gerais. São diversos e variados, do famoso pão de queijo à galinhada. Outro prato muito típico da região é o feijão-tropeiro. 

Um dos pratos mais mineiros que conheço é o tutu, também chamado de tutu à mineira. O tutu é um feijão cozido bem temperado, depois batido e misturado com farinha.


Centro-Oeste


Goiás

Arroz de Pequi é um prato tradicional de Goiás, conheci quando fui a Pirenópolis. Pequi é uma fruta típica do cerrado.


Sul 

Rio Grande do Sul

O arroz de carreteiro é um típico prado gaúcho, uma receita feita pelos carreteiros que levavam arroz em suas viagens. Feitas em panelas de ferro, com uma carne que lembra a carne de sol, porém mais salgada.


O churrasco, hoje encontrado em qualquer região do Brasil, e até fora do país, é uma típica comida gaúcha. Sua origem vem dos pampas, que abrange Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Tradicionalmente é feito com carne bovina e em espetos de madeira cravados na terra.


Carne e linguiça na grelha
Churrasco, uma comida típica de todo o Brasil, e especialmente do Rio Grande do Sul


As comidas típicas mais famosas do mundo


Viena

E sempre pesquiso, antes das minhas viagens, sobre a gastronomia do destino. Algumas ficam tão famosas que não tem como não experimentar. Em Viena eu li tanto sobre a "Sachertorte" (torta sacher), a famosa torta de chocolate, e como sou completamente apaixonada por chocolate, não tinha como não provar.

Essa torta foi inventada por Franz Sacher, em 1832, para o príncipe Metternich em Viena. Portanto, inclua o Hotel Sacher no seu roteiro em Viena, na Áustria.


Foto da "Sachertorte" (torta sacher)
A "Sachertorte" (torta sacher) é uma comida típica de Viena, na Áustria


Portugal

Portugal é um país com uma gastronomia tão saborosa e muitos dos famosos pratos já são nossos velhos conhecidos, como o famoso bolinho de bacalhau e a sardinha. O cozido à portuguesa, um pouco menos famoso, é um prato até comum nas nossas muitas famílias luso-brasileiras. Francesinha (apesar do nome francês) foi um prato que eu só experimentei quando estava por lá, até então nunca tinha ouvido falar. Com um molho à base de vinho e tomate, pão, bacon, linguiça, presunto, carne, ovo e MUITO queijo.

Outra iguaria que é muito famosa, mas menos comum de encontrarmos por aqui é o famoso pastel de nata, também conhecido como pastel de belém. A receita exclusiva é feita em Lisboa, mas é facilmente encontrado em qualquer café ou lanchonete de Portugal.

A Gisele, do blog "Destinos Por Onde Andei" tem mais dicas de pratos típicos da culinária portuguesa


Foto de bacalhau
Bacalhau, comida típica de Portugal


Marrocos

Esse país foi uma grata surpresa, não só por tudo que vi por lá de arquitetura, mas também pela gastronomia, e como sou uma apaixonada por feiras, mercados e locais populares, o Marrocos é o lugar certo para isso.

Um velho conhecido nosso é o cuscuz marroquino, mas quando provei lá, achei diferente dos que já havia experimentado por aqui. Para quem não conhece, o cuscuz é um tipo de massa preparada com água, farinha de trigo e sêmola cozidas em um vaporizador.

Tajine é outro prato muito conhecido no Marrocos e que eu sugiro degustar. Esse é um clássico da cozinha marroquina e feito numa panela de barro de mesmo nome, tajine, e uma tampa em forma de cone. Pode ser de carne, frango ou vegetais.

A Lilian, do blog "Uma Senhora Viagem", explica mais sobre o tajine, uma comida típica do Marrocos.


Foto de diferentes temperos em um mercado no Marrocos
Os sabores e temperos marroquinos


Espanha

Se tem um prato que me remete a Espanha, esse prato é a paella, um guisado de arroz, com carnes e verduras preparados numa panela (paella) sobre o fogo.


França

A França não tem o pão francês, mas tem o crepe, tem o croissant, o petit gateu, a madeleine, o profiterole, o macarron, e tem o ratatouille, um ensopado de berinjela e tomate, com base de alho, pimentão, cebola e abobrinha.

E mais ainda, tem o charme francês. Como não amar?


Itália

A Itália se orgulha de ter uma das melhores gastronomias do mundo e além da culinária dentro do próprio país, acredito ser uma das mais famosas e encontradas em todos os países por onde já passei. Nada como estar viajando por um país com uma gastronomia bem peculiar e encontrar um bom e belo macarrão, pasta, massa, ou nome que quiser.

Em Roma comer um spaghetti alla carbonara e em Bolonha experimentar uma massa à bolonhesa, agora pasme, achei bem diferente do nosso. Ravioli, lasagna, Polpettone. a Itália é realmente uma loucura.

Quer saber mais sobre comidas típicas romanas? Confere o post da Adelaide, do Turista Imperfeito.

Foto de diferentes tipo de massa
Comidas típicas: Massa no Brasil e se chama Pasta na Itália



A pizza, embora não tenha nascido na Itália, ela nasceu no Egito, é um elemento muito apreciado e já faz parte da gastronomia na Itália. E foram os italianos que aprimoram a receita, a ideia original. Foi em Nápoles, em 1830, que a primeira pizzaria ficou conhecida, e assim nasceu a famosa pizza napolitana.

Assim como dizem que foram os chineses que criaram o sorvete, mas foi na Itália que o gelato (sorvete em italiano) ficou famoso e ganhou o mundo.


Tailândia

A Tailândia foi uma grata surpresa em todos os sentidos e também na gastronomia. Primeiro, eu gostaria de tranquilizar que hoje, não sei se isso é bom ou ruim, mas é um país muito ocidentalizado, e se você tem medo de comer algo mais picante ou esquisito, não tema, você vai encontrar desde redes como "seven eleven" onde você pode comer um sanduíche, até um hambúrguer no Burger King.

Agora se resolver investir na gastronomia local e experimentar novos sabores, se prepara, porque são muitas opções. Um dos mais famosos pratos tailandeses é o "pad thai", servido com camarão ou outros frutos do mar, como sou alérgica, eu sempre excluo o camarão. Esse prato foi "roubado" da culinária japonesa. 

Na Tailândia você precisa ficar atento, caso não goste, em comidas muito apimentadas. Eu achei interessante que eles usam muito a carne de porco.

Outra dica é não deixar de experimentar as comidas de rua, nas barracas, especialmente em Bangkok, na Kao San Road, principal rua que reúne turistas do mundo inteiro.


Foto de um pad tai, uma comida típica tailandesa
Pad Thai, comida típica tailandesa


Argentina

A Argentina é famosa pela qualidade de suas carnes e a fama é justa. Um bife de chorizo tem o seu valo, além, claro, da empanada.

Não muito famoso aqui no Brasil, a parrillada está para os argentinos assim como o churrasco está para os brasileiros. A parrillada consiste em várias carnes, todas servidas no mesmo prato.

O alfajor é, sem dúvida, uma das iguarias mais famosas da Argentina, e é inegável que além de comer na própria Argentina, é também uma das lembranças mais trazidas pelos brasileiros que visitam o país. Quem nunca viajou para a Argentina e trouxe para a família uma caixa de alfajor com direito a consumir junto, que atire a primeira pedra.


Chile

Na minha viagem ao Chile eu amei porque a culinária é muito baseada em frutos-do-mar, que tirando camarão que não como, eu adoro. O ceviche, que o Chile e o Peru disputam o protagonismo, é um prato que costumo comer no Brasil e adorei experimentar no Chile.

Eu, que não sou de beber, experimentei o "pisco sour" no Chile e amei, aliás, a bebida também é disputada pelos dois países, afinal, é chileno ou peruano. O pisco é um coquetel a base de pisco, que é um aguardente de uva e "sour", coquetel que leva limão, E ainda tem um sal na borda para dar um toque saboroso.

Agora o Chile tem uma culinária muito vasta e ainda preciso voltar ao país para experimentar mais pratos típicos da culinária chilena.


Estados Unidos

Digamos que os Estados Unidos não são conhecidos por uma gastronomia requintada, sofisticada e autoral, mas se tem uma coisa que remete ao país, é o hambúrguer, dos mais variados tamanho, diferentes molhos, esse é um prato muito típico e que você pode experimentar na sua viagem. Na verdade, a iguaria chegou aos EUA com os alemães, mas os americanos dominaram e hoje podemos dizer que o hambúrguer é uma comida típica do país.


Holanda

Eu não contei nada sobre a gastronomia na Holanda, um páís que já visitei duas vezes, mas a Regina, do Turista Full Time, morou lá e conta tudo sobre comidas típicas na Holanda.


Foto de um hambúrger
Hambúrguer, uma comida típica dos Estados Unidos


Será que temos mesmo que experimentar tudo?


Agora vamos a uma reflexão. Será que temos mesmo que experimentar tudo durante as nossas viagens?
Eu tenho muitas dúvidas, admiro quem experimenta e se permite esses sabores tão exóticos e diferentes do nosso paladar, mas sinceramente, algumas comidas, como os insetos, as baratas e outros bichos famosos na Tailândia, não, eu não comi. Eu vi muita gente comendo, eu mesma fiz essa foto, mas nem cogitei. 

Eu observei os tailandeses e conversei com algumas pessoas, acredito em que num momento mais difícil, era comum que os tailandeses comessem esses bichos, mas foi numa outra época, de guerras e escassez, hoje acredito que nem eles mesmo comam esses bichos e se divertem com os turistas bobões que embarcam nessas iguarias. 


Comidas encontradas na Tailândia, insetos e outros bichos
Comidas exóticas encontradas na Tailândia


Comidas típicas que são atribuídas erroneamente a um lugar

Eu sou carioca e se tem uma coisa que eu não entendo, é o tal do feijão-carioca que encontro em todo o Brasil, menos no Rio de Janeiro. Carioca come feijão-preto. Depois de algumas pesquisas eu descobri que esse nome é de uma raça de porco, mas a piada já estava pronta e agora não tem mais jeito, o feijão-carioca que o carioca não come.


Uma tigela de feijão carioca
Feijão carioca, também conhecido como carioquinha, não é consumido no Rio de Janeiro


E o pão francês que recebeu esse nome, mas não é francês. Nem tente pedir um "pain français" na França, com certeza ninguém irá entender. Pão francês é uma receita brasileira.


Você sabia que o biscoito da sorte chinês, não é chinês? Foi criado por um japonês, em 1907, numa casa de chá em São Francisco, Califórnia.



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.



Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.

Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.


6 comentários

  1. Adorei suas dicas de Comidas típicas, o que comer e o que não comer em viagens, um verdadeiro banquete de Babette, rsrs. Quantas delícias temos no Brasil e no mundo, o melhor da gastronomia e que agrada à todo tipo de paladar.
    Porém, concordo com você de que é de bom tom não experimentar tudo que é oferecido, porque tenho muitas dúvidas principalmente em relação à higiene dos produtos em feiras livres e alguns estabelecimentos.
    Na dúvida, é melhor não experimentar tudo mesmo, só admirar e fotografar para registrar estas lembranças das viagens.

    ResponderExcluir
  2. Menina, água na boca e barriga roncando só de ler sobre comidas típicas, o que comer e o que não comer. No entanto, confesso que sou a chata da comida diferente e também tenho medo de estranhar o tempero das comidas de diferentes regiões do Brasil e dos países pelo mundo. Provo com certa moderação. Foi um alerta importante que você ressaltou no post.

    ResponderExcluir
  3. Menina, água na boca e barriga roncando só de ler sobre comidas típicas, o que comer e o que não comer. No entanto, confesso que sou a chata da comida diferente e também tenho medo de estranhar o tempero das comidas de diferentes regiões do Brasil e dos países pelo mundo. Provo com certa moderação. Foi um alerta importante que você ressaltou no post.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a sua reflexão, Olivia! Realmente, sair provando de tudo em qualquer lugar pode ser uma tremenda indigestão! Confesso que sou do tipo que sempre experimenta a culinária local (uma atitude bem desafiadora, às vezes). Mas em alguns casos, a prudência tem que vir em primeiro lugar. E também acho que este negócio de comer insetos é meio pega-turista, apesar de ter comido formigas torradas em uma tribo na Amazônia rsrs!
    Adorei a compilação das comidas brasileiras por região. Um post delicioso de ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que volta ao mundo maravilhosa! Só o melhor da gastronomia típica.
    Ótimas dicas. Sempre que viajo, exploro as comidas típicas do lugas que estou visitando.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Comida faz parte da cultura do local, então algo que sempre faço questão de fazer é provar os pratos típicos!

    ResponderExcluir