Etarismo no Turismo

uma foto com um mapa, uma máquina e um passaporte
Vamos falar sobre o Etarismo no Turismo



Precisamos falar de Etarismo. E precisamos falar de Etarismo no Turismo. Etarismo é um termo que se refere à discriminação por idade, ou seja, a prática de excluir ou limitar as oportunidades de determinadas faixas etárias em diferentes contextos sociais, incluindo o turismo.


No turismo, o etarismo pode se manifestar de diversas formas, como a restrição de acesso de pessoas mais velhas a determinados locais turísticos, a oferta de atividades exclusivas para jovens ou a exibição de imagens de pessoas jovens e atraentes em anúncios de viagens, criando uma expectativa de que apenas esse público será bem-vindo.


O etarismo no turismo pode ser prejudicial tanto para os viajantes mais velhos quanto para as empresas do setor, que perdem a oportunidade de atender a uma demanda crescente desse público. É importante que as empresas de turismo sejam inclusivas e reconheçam as necessidades e desejos de todos os seus clientes, independentemente da idade, para que o setor possa continuar a crescer e prosperar.


Conhecendo o blog Olivia Garimpando Por Aí


Bom, para quem chegou nesse post e ainda não me conhece, eu sou Olívia, uma carioca 50+, criadora desse blog “Olivia Garimpando Por Aí”, que é um espaço onde eu compartilho as minhas duas paixões, primeiro a de viajar pelo mundo e a segunda que é a de contar essas histórias.


Minha primeira viagem internacional foi na casa dos 30. Fui conhecer a Itália. Ganhei a passagem aérea para Roma num sorteio e depois dessa viagem nunca mais fui a mesma. Porque foi nessa viagem, sozinha pela Europa, que despertei e não parei mais, viajar passou a ser a minha prioridade. Foram muitos destinos ao longo desses anos, América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia.


Ao longo desse tempo de viajante também presenciei grandes transformações no Turismo, em diversos aspectos. Quando estava perto de completar 30 anos, eu já achava, na época, que estava ficando “velha”. Hoje, que já estou com 57, sigo achando que estou ficando mais velha, sim, mas já aprendi que isso acontece todos os dias desde que nasci. Claro que sem a hipocrisia de achar que estou melhor hoje do que antes, porque envelhecer não é um processo fácil. Não me venham com a frase "melhor idade", porque se você usa essa frase é porque o seu joelho ainda não começou a dar PT. Agora envelhecer é o único caminho que me interessa, a outra opção (morrer) espero que não apareça tão cedo, afinal ainda tenho muitos planos, muitos destinos e muitas aventuras para desbravar.


O blog Olivia Garimpando Por Aí e o Etarismo no Turismo


E toda essa introdução foi para chegar ao tema que a partir de agora terá enorme relevância aqui no blog, o ETARISMO NO TURISMO. Agora que você já sabe o que é Etarismo e seus desdobramentos no Turismo, vou apresentar a proposta que vou trazer para o blog, que será a de continuar a falar sobre as minhas experiências de viagens, mas também trazer um olhar mais atento para esse tema tão necessário.


O mundo mudou, na verdade, ele muda todos os dias, assim como envelhecemos, mas aqui no Brasil, é um fato, a pirâmide está invertendo. Nos anos 80 o Brasil era considerado um país jovem, atualmente temos um significativo aumento da população mais velha. Estamos vivendo mais e tendo menos filhos, logo seremos muito mais velhos do que jovens. Temos que nos preparar para essas mudanças.


Existem diversos pensadores, intelectuais, médicos, anônimos e famosos tratando do assunto e estou achando essa discussão toda muito importante. Precisamos falar disso, porque o etarismo é um fato no mercado de trabalho, por exemplo. Se vamos viver mais e as empresas acham que as pessoas já estão velhas depois dos 40, com as pessoas vivendo até os 100, essa conta não vai fechar.

Longevidade e o Etarismo


Fui a um mega evento em São Paulo que falava sobre a longevidade. São diversos setores se preparando, desde a saúde, obviamente, como na arquitetura, no design, na alimentação e, obviamente, no Turismo.


Uma mulher andando de bicicleta
Vamos dar a volta no mundo




E foi aí, quando eu vi o que o mercado específico do Turismo estava pensando e preparando para os ditos longevos, que me assustei, sem nenhuma crítica, por favor, na verdade, é só uma piada, mas o Turismo pensar que os ditos “idosos” estão pensando em ir para estâncias de água termais, foi demais para mim. Não que não possam existir esses grupos, mas precisamos entender que não é só isso. Tem um mercado imenso para ser abraçado com muito mais possibilidades.


Minha proposta nesse espaço é trazer o assunto sobre dois pontos de vista, o dos profissionais do turismo e os potenciais clientes 50+, mas pode ser +45, +60, +70, +80, +90 ou quem mais se interessar. Também mostrar estudos e propor debates e reflexões. 

Como o mercado de turismo está se preparando para atender os viajantes maduros


Conhecer empresas que estão olhando lá para frente e entendendo que serão muitos clientes no futuro, saber como estão se preparando para atender essa turma e também conversar com viajantes e entender quais as expectativas de viagens desses viajantes “maduros” (confesso que nem gosto do uso dessa palavra, me sinto uma goiaba).



Me colocando como exemplo, ainda estou com muita disposição e planejando dar a volta ao mundo. Depois, observando, vejo muita gente que resolveu aprender alguma coisa nova, como aprender a surfar depois dos 60, escalar ou até mesmo aprender uma nova profissão. Agora, também vejo muitos jovens que nunca praticaram um exercício físico. Será que é somente sobre a idade, ou sobre preferências e escolhas? Principalmente agora que o avanço da medicina nos traz uma vida mais longa e saudável, as possibilidades são muitas.


Aqui trataremos do Etarismo no Turismo. Vamos falar com empresas do setor de Turismo e também com os viajantes, conhecer suas expectativas, afinal esse púbico está crescendo cada vez mais e com disposição para desbravar o mundo.


Vamos juntas?



uma mulher na estrada
O que querem os viajantes 50+




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

2 comentários

  1. Eu como viajante 60+ acho essa reflexão muito importante. Uma coisa que chama minha atenção é que não é comum ver fotos de pessoas acima dos 50 em banners, outdoors e instagram de empresas aéreas, destinos, hotéis, pousadas, restaurantes, passeios. Parece que o público que passou dos 50 é invisível e na verdade estamos aí viajando e aproveitando a vida. Também somos consumidores e queremos ter ofertas de serviços e produtos que atendam aos nossos interesses e demandas.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Lilian Azevedo, muito bem observado, a publicidade, por diferentes canais, está precisando realmente se reinventar e MUITO urgente, na verdade, ela já até passou da hora, mas nunca é tarde para corrigir os erros. Etarismo, racismo, machismo, são muitas as gafes que a Publicidade comete.

    ResponderExcluir