Staycation no Rio de Janeiro nas férias escolares

uma foto panorâmica do Rio de Janeiro
Foto panorâmica do Rio de Janeiro com vista para o Pão de Açúcar



Já pensou em staycation durante as férias escolares? Para começar, você sabe o que é staycation? Staycation é uma combinação das palavras "stay" (ficar) e "vacation" (férias). Significa tirar férias, mas em vez de viajar para um destino distante, você escolhe "viajar" pela cidade em que vive e explorar as atrações locais ou simplesmente descansar.

O objetivo principal do staycation é ter um tempo livre para relaxar e recarregar as energias sem gastar muito dinheiro ou tempo em viagens. É uma forma conveniente e acessível de tirar férias sem a necessidade de se preocupar com voos, hotéis e outras despesas relacionadas a viagens.

Staycation é um turismo feito na sua própria cidade 


Além disso, o staycation pode ser uma oportunidade para descobrir novos lugares e atividades em sua própria cidade ou região que você normalmente não teria tempo ou oportunidade de visitar em sua rotina diária.

E a Marta Paes, amiga e colaboradora do blog, mãe da Maria e do Lucas, escolheu o staycation para passar as férias escolares com os filhos no Rio de Janeiro, porque, mesmo sendo carioca, ela adora "turistar" pela cidade. 


Por Marta Paes

Morar no Rio de Janeiro tem lá seus desafios, mas tem um quê de bom também. E não falo apreciando cartão-postal da janela de casa, não. Cresci no subúrbio, sei bem a realidade de bairros menos (muito menos) nobres. Talvez um pouco por isso, gosto de apreciar a cidade como visitante. O dia a dia, o trabalho, o calor (aqui faz muito calor), os crimes, tudo isso contribui para sugar a energia de quem mora no Rio. E talvez por isso, o carioca goste tanto de praia. É preciso recarregar a bateria.

Staycation, nova tendência de turismo no Rio de Janeiro


E, sim, curti bons dias de praia. Como moro na Zona Oeste, fica bem mais perto para mim a praia da Barra da Tijuca (apenas Barra para quem é daqui). O mar é mais agitado, e a água, geralmente, gelada. Uma das coisas de que mais gosto nas praias do Rio é que são públicas, de verdade. Você pode alugar cadeiras e guarda-sol nos quiosques, consumir bebida e comida servida por eles. Mas não será impedido de levar sua cadeira, seu guarda-sol e se instalar em meio aos equipamentos alugados. A praia é também um programa barato. Você só gasta o que quiser consumir. Uma maravilha de passeio.


Nesse post do blog, você pode saber um pouco mais sobre Grumari, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma das praias mais belas praias do mundo.  


Não dá para falar de turismo no Rio de Janeiro sem citar Cristo Redentor e Bondinho do Pão de Açúcar. Mas vou fazer isso neste post. Conheço os dois cartões-postais, super recomendo. Mas quero mesmo é falar de passeios mais simples, mas cheios de charme, como o Parque da Catacumba, na Lagoa. Como a praia, um passeio bacana que cabe no tamanho de cada bolso. Quem quiser fazer rapel, arvorismo ou tirolesa, por exemplo, paga pelas atividades. Mas se a intenção é caminhar e contemplar a natureza, não paga nada.


Uma foto praticando arvorismo
Parque da Catacumba, na Lagoa. Quem quiser fazer rapel, arvorismo ou tirolesa

 

Staycation com as crianças nas férias escolares


Como os meus programas são pensados para crianças (no meu caso, já adolescentes), priorizo sempre o lúdico. E o Parque Natural Municipal da Catacumba é ótimo, assim como a praia, pois a diversão inclui o contato direto com a natureza.


Meu filho, de 12 anos, quis logo fazer o combo, comprando ingresso com direito a três atividades: muro de escalada, arvorismo e tirolesa, repetindo a brincadeira que mais gostar (ele repetiu arvorismo). Confesso que o dia estava bem quente, típico do verão carioca, e isso tornou o passeio mais cansativo do que imaginávamos... Mesmo assim, uma delícia. Só recomendo levar repelente, e isso para qualquer passeio em local de mata.

Staycation também pode ser uma boa oportunidade para conhecer centros culturais e museus


Também aproveitamos para visitar centros culturais e alguns museus. O Centro da cidade tem alguns dos mais importantes. É ficar por ali, indo de um para outro, conferindo exposições permanentes ou os destaques da programação. Num dia, fomos ao Paço Imperial, ao Centro Cultural dos Correios, Casa França-Brasil, CCBB. No outro, Museu do Amanhã e redondezas. E também foi uma delícia viajar no tempo, na Confeitaria Colombo e no Real Gabinete Português de Leitura.

Não se esqueça que também é possível realizar um Free Walking Tour pelo centro do Rio e você pode conferir o tema nesse post da Regina Oki, do blog Turista Full Time.


foto do CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro



Paço Imperial

O Paço Imperial é um importante patrimônio histórico e cultural do Brasil. Foi construído no século XVIII para ser a residência dos governadores da colônia portuguesa no Brasil e posteriormente, durante o período imperial, tornou-se a sede da administração pública do país.

O edifício apresenta uma arquitetura neoclássica e possui uma série de salas e ambientes que retratam a história e a cultura do país. Entre os destaques do Paço Imperial estão a Sala do Trono, a Sala dos Espelhos, a Capela Imperial e a Biblioteca.

Hoje em dia, o Paço Imperial é um importante centro cultural, que abriga exposições, eventos, atividades educativas e culturais. Além disso, o edifício é um importante ponto turístico do Rio de Janeiro, atraindo visitantes de todo o mundo que buscam conhecer mais sobre a história e a cultura do Brasil.

Vale lembrar que o Paço Imperial está localizado no centro histórico da cidade, próximo a outros importantes pontos turísticos, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional.

A entrada é franca
Não abre as segundas e aos domingos somente o Bistrô do Paço e o Restaurante Alerquim.

O Paço Imperial fica na Praça Quinze de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro, região conhecida como Largo do Paço.



Centro Cultural dos Correios

O Centro Cultural dos Correios é um espaço cultural do Rio de Janeiro, no Brasil. O prédio foi originalmente construído em 1922 como sede dos Correios e Telégrafos, sendo restaurado e reaberto como espaço cultural em 1995.

Possui uma programação variada, com exposições, apresentações de música, dança e teatro, além de palestras, oficinas e eventos para crianças. As exposições costumam abranger temas como arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura, entre outros.

O espaço é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, com entrada gratuita em todas as atividades. Além disso, o Centro Cultural dos Correios conta com uma loja de souvenirs e um café, que oferece opções de lanches e bebidas.

O endereço do Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro é: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro.


Casa França-Brasil

Casa França-Brasil é um espaço cultural localizado no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV de Novembro e ao Paço Imperial. O prédio histórico foi construído no século XIX e, após passar por um longo processo de restauração, foi reaberto em 1990 como um centro cultural.

A Casa França-Brasil abriga exposições de arte contemporânea, instalações, performances, shows, debates e outras atividades culturais. O espaço conta com salas de exposição, auditório, cinema, livraria e uma cafeteria.

O centro cultural é mantido pelo Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e pela Prefeitura da cidade. Além das atividades culturais, a Casa França-Brasil também oferece visitas guiadas gratuitas para os visitantes poderem conhecer a história do prédio e suas exposições em cartaz.

O horário de funcionamento da Casa França-Brasil varia conforme as exposições e programações em cartaz, por isso, é recomendável consultar o site oficial para saber mais sobre as atividades e horários disponíveis

A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro.


CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro hoje é um espaço cultural, mas que foi construído em 1906 e foi a sede do Banco do Brasil até 1960, quando a instituição financeira transferiu sua sede para Brasília.

Desde então, o prédio passou por uma grande reforma e foi transformado em um centro cultural, que abriga exposições de arte, apresentações de teatro, música, dança, cinema, além de contar com uma biblioteca e um café. O CCBB Rio de Janeiro é um dos espaços culturais mais importantes da cidade e recebe um grande número de visitantes ao longo do ano.

O espaço é aberto ao público de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, e a entrada é gratuita para a maioria das exposições e atividades. Para mais informações sobre a programação e eventos em cartaz, é possível acessar o site oficial do CCBB Rio de Janeiro

O Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.


Atravessando a ponte, em Niterói, a Fortaleza Santa Cruz da Barra, é outro belo exemplo de staycation, que a Lilian Azevedo, do blog Uma Senhora Viagem, compartilha com a gente.


Museu do Amanhã

Nesse post você irá encontrar todas as dicas sobre o Museu do Amanhã.  


Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo é um dos pontos turísticos mais famosos e imperdíveis para quem visita o Rio.

O prédio da Confeitaria Colombo é uma verdadeira obra de arte arquitetônica, com estilo eclético que mistura elementos neoclássicos, art nouveau e art déco. O interior é decorado com belos espelhos, lustres de cristal, mármore e vitrais coloridos. É um verdadeiro passeio pela história da cidade.

No cardápio, é possível encontrar uma grande variedade de delícias, desde doces típicos brasileiros até sanduíches, salgados e cafés especiais. O destaque vai para os famosos bolos e tortas, como o Bolo de Nozes, o Mil-Folhas e a Torta Holandesa, que são verdadeiras iguarias.

A Confeitaria Colombo é um lugar perfeito para tomar um café da manhã, um lanche ou um chá da tarde. Além disso, é um ambiente sofisticado e acolhedor para celebrar momentos especiais, como aniversários, casamentos e outros eventos, use sua criatividade.

A Confeitaria Colombo fica na Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, Rio de Janeiro.


foto de uma xícara da Confeitaria Colombo




Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses que queriam criar um espaço para preservar e compartilhar sua herança cultural. É considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

O acervo da biblioteca contém mais de 350.000 volumes, incluindo livros raros, manuscritos, mapas e gravuras, a maioria relacionada à língua, cultura e história portuguesas. Alguns dos tesouros mais preciosos da biblioteca incluem uma Bíblia de Gutenberg, uma primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões e uma coleção de decretos reais portugueses que remontam ao século XVI.

O prédio em si também é uma obra de arte, com sua fachada neoclássica, entalhes ornamentais e vitrais. O interior é igualmente impressionante, com uma grande escadaria central, pisos de mármore e marcenaria intricada. Os visitantes são bem-vindos para explorar a biblioteca e suas coleções, bem como participar de eventos culturais e exposições que são regularmente realizados lá.

O Real Gabinete Português de Leitura fica na Rua Luís de Camões, 30, Centro, Rio de Janeiro.


uma foto do Real Gabinete Português de Leitura
Real Gabinete Português de Leitura




Essas são algumas dicas para quem não conhece e também para quem é carioca, "turistar" pelo Rio de Janeiro. Quer mais dicas sobre o Rio de Janeiro, o Tour Imperio Musical é um passeio que irá te levar muma viagem no tempo.


E essa modalidade de staycation pode ser em qualquer cidade, do Brasil, como conta a Gisele Prosdocimi, do blog Destinos Por Onde Andei, foi visitar a Mostra OSGEMEOS no CCBB de BH.


Ou do mundo, como conta a Adelaide Pereira, do blog Turista Imperfeito, que mora em Milãp e conta dicas e curiosidades sobre a Catedral de Milão.



Esse post foi escrito pela Marta Paes para o blog Olivia Garimpando Por Aí, na sessão "outros garimpos", onde amigos e colaboradores do blog enviam suas experiências. Quer ter sua experiência também publicada no blog? Fala comigo.


Foto da Marta e da Olivia
Marta e Olivia no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro





Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.



Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

3 comentários

  1. Staycation é uma modalidade de turismo que veio pra ficar. Saber de dicas de Staycation nas férias escolares ou em qualquer época do ano é sempre uma ótima pedida para aproveitarmos a cidade onde moramos com crianças, idosos, em casal ou sozinho. Parabéns pelo post recheado de dicas!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia da sua amiga em fazer staycation no Rio de Janeiro nas férias escolares dos filhos, um maneira econômica e divertida de conhecer melhor a cidade onde moram e ainda apresentar o melhor para as crianças.
    Esta moda também está pegando aqui em BH, sempre que posso vou visitar atrações antigas e novas, mexendo com as emoções e renovando o espírito. Adoro!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post da sua amiga Marta, que serve não só para entreter as crianças nas férias, mas de guia para todos nós. O Rio é uma cidade cheia de possibilidades e na correria do dia a dia, a gente acaba não aproveitando o que a cidade tem de melhor. Somos privilegiados em morar em um lugar tão cheio de cultura, lazer e História e o staycation deveria ser mais praticado por nós. Parabéns pela compilação!

    ResponderExcluir