O que fazer no Farol Santander, localizado no centro histórico de São Paulo

Vista panorâmica da cidade de São Paulo
Vista Panorâmica da cidade de São Paulo do Farol Santander



O Farol Santander, que fica localizado no centro histórico de São Paulo, e é um edifício icônico da cidade, com diversas atrações para os seus visitantes, sediou, em abril de 2023, o Seminário da ABBV.


Para quem ainda não conhece, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), que sou associada, é uma organização sem fins lucrativos que defende, regula e promove desenvolvimento de criadores de conteúdo de blogs de viagem. É a única instituição autorizada a emitir Certificação Internacional com reconhecimento legal, e pode ser apresentada pelo blogueiro no exercício de suas atividades no Brasil ou fora dele.


O Farol Santander sediou o Seminário ABBV de 2023


A ABBV promove, além de muitas outras atividades, ações, conversas e negociações, dois grandes eventos ao longo do ano:

  •  ABBV Meeting, no segundo semestre;
  • Seminário ABBV, sempre no primeiro semestre e próxima à realização da WTM.


A WTM Latin America, realizada anualmente no início de abril, em São Paulo, no Expo Center Norte, é o principal evento mundial da indústria do turismo e viagens da América Latina. Na WTM você encontrará excelentes oportunidades de negócios, com diferentes setores do turismo, onde você, literalmente, consegue se conectar com o "mundo do turismo". 


E o mais importantes, especialmente para os criadores de conteúdo e hoje também "influenciadores", é que essa feira é receptiva a esse trabalho, está aberta a conversas, propostas e projetos, o que nem sempre acontece em outras feiras.


Dito tudo isso, voltamos ao nosso tema central, o Farol Santander, que sediou, como disse acima, o Seminário ABBV 2023


Lilian Azevedo, Eu, Olivia Souza Cruz, Joanna Pimentel e Regina Oki numa exposição do Farol Santander
Lilian Azevedo, do blog Uma Senhora Viagem, Eu, Olivia Souza Cruz, do blog Olivia Garimpando Por Aí, Joanna Pimentel, do blog Viajo Caminhando e Regina Oki, do blog Turista Full Time numa exposição do Farol Santander


História do Farol Santander 


O Farol Santander tem mais de 70 anos de história e foi um dos edifícios mais altos do Brasil na época de sua construção. Você pode aprender mais sobre a arquitetura e a história do edifício durante a visita.


Conhecendo o Farol Santander


O Farol Santander está assim dividido: quatro grupos de andares

  • Memória (hall do térreo, 2º, 3º, 4º, 5º e 26º)
  • Experiências (térreo, 8º, 21º e 25º)
  • Exposições (19º, 20º, 22º, 23º e 24º)
  • Gastronomia (subsolo, 28º e 31º)

Memória


Hall do Térreo

Logo na entrada você se depara com um lustre de 13 metros e é impossível não se surpreender com ele.


Foto de um lustre de 13 metros
Lustre de 13 metros no hall do Farol Santander


Espaço Memória (2º, 3º e 5º)


Memória do 2

Uma viagem imersiva na história do Farol Santander contada num túnel de espelhos com sons e animações.


Memória do 3

Conta como era um banco na década de 50.


Memória do 5

Móveis da década de 50 com os presidentes das décadas de história do banco.



Vista do 4, 
Vista 360º por Vik Muniz


Eu sou fã do trabalho do Vik Muniz, a exposição é pequena, mas sempre muito agradável ficar perto de obras desse artista brilhante.


Quadro com o rosto do Vik Muniz
Vik Muniz no Farol Santander



Para quem não conhece, o Vik Muniz é um artista brasileiro. Ele nasceu em São Paulo em 1961 e cresceu em uma família de classe trabalhadora. Formado em publicidade e hoje mora em New York.


Muniz é conhecido por seu uso de materiais não convencionais, incluindo açúcar, chocolate, lixo e outros materiais do cotidiano, para criar imagens que desafiam as convenções artísticas tradicionais. Ele é mais conhecido por suas séries de fotografias em grande escala que recriam obras de arte famosas usando materiais incomuns, como o lixo encontrado em um aterro sanitário no Rio de Janeiro.


O trabalho de Muniz tem sido exibido em museus e galerias de todo o mundo, incluindo o MoMA em Nova York e a Tate Modern em Londres. Ele também é um defensor ativo de causas sociais e ambientais, e muitas de suas obras abordam questões sociais, como a pobreza e a desigualdade.


Além disso, Muniz é um embaixador da UNESCO e fundou a Escola Vidigal, uma instituição sem fins lucrativos que oferece programas educacionais para crianças carentes na comunidade de Vidigal, no Rio de Janeiro. Seu trabalho e filantropia têm sido reconhecidos com várias honras, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário em 2010 pelo filme "Lixo Extraordinário", que acompanha o processo criativo de uma de suas séries de trabalhos.


Mirante e café do 26

Uma das principais atrações do Farol Santander é a vista panorâmica que oferece da cidade de São Paulo. A partir do 26º andar, você pode ver os principais pontos turísticos da cidade, como o Edifício Copan, o Theatro Municipal e a Catedral da Sé.

Além do charmoso e instagramável, o Mag Café tem cardápio urbano e contemporâneo de Mário Azevedo.


Uma foto da Olivia no Mag Café
Mag Café, no Farol Santander, tem cardápio urbano e contemporâneo de Mário Azevedo



Experiências


Loja da cidade (térreo)

Uma loja de presentes onde você pode comprar lembranças exclusivas do Farol Santander e de São Paulo.


Arena do 8

Um espaço para encontros e eventos.


Pista do 21

Você sabia que tem uma pista de skate no Farol Santander?


Loft do 25

Você sabia que tem uma suíte, com um espaço de 400m² e uma vista privilegiada no Farol Santander?


Exposições


No Farol Santander, há uma exposição permanente que conta a história do edifício e de São Paulo. A exposição é uma verdadeira aula de história e você pode aprender sobre a evolução da cidade desde a época colonial até os dias atuais. Há muitos objetos históricos em exposição e você poderá conhecer mais sobre a cultura paulistana.


Além das exposições permanentes, o Farol Santander também apresenta exposições temporárias de arte, cultura e história.


Até 21 de maio - Flores flutuando em um mar eterno - é de uma leveza e delicadeza, além, claro, de render fotos maravilhosas.


Foto da Olivia na exposição flores no Farol Santander
Interagindo com a arte no Farol Santander



Até 25 de junho - As cantoras e a história do Rádio no Brasil - essa exposição me fez lembrar muito da minha mãe e das canções dessas musas que ela costumava cantar.


Eu, Olivia e o Everto, do Pra Onde ir Agora na exposição Cantoras do Rádio no Farol Santander
Eu, Olivia, do blog Olivia Garimpando Por Aí e o Everton Silva, do canal do YT Pra Onde ir Agora na exposição Cantoras do Rádio no Farol Santander



Gastronomia


Bar do Cofre


Como o nome diz, localizado dentro de um cofre. Fica no subsolo do Farol Santander.


Boteco 28


No alto do 28º andar um cardápio inspirado na culinária de São Paulo.


Cozinha do 31


Um espaço de escola gastronômica e eventos relacionados à gastronomia.


Mais informações sobre o Farol Santander


O Farol Santander fica na Rua João Brícola, 24, Centro, São Paulo.

Funciona de terça a domingo das 9h às 20h (entrada para a visitação até às 18h).

A estação de metrô mais próxima é a São Bento.

O tempo médio de visitação e em torno de 1h30min, mas claro que depende muito do seu estilo de visitação.

Compre seus ingressos pelo Sympla.

Dúvidas pelo e-mail: [email protected]


E ainda tem um Karaokê no hall do Farol Santander para você soltar a voz.


Eu, Olivia e Panda no Karaokê
Eu, Olivia, do blog Olivia Garimpando Por Aí e José Panda, do blog Inda Vou Lá, se divertindo no Karaokê do Farol Santander




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

Nenhum comentário