Nazaré: Uma viagem dos Sonhos em Portugal

Foto das ondas em Nazaré, Portugal
As ondas gigantes de Nazaré, em Portugal



Minha viagem a Nazaré, em Portugal, era um sonho antigo. Agora o que eu não tinha ideia era do quanto a cidade iria me surpreender, porque ver de perto as ondas gigantes, que desafiam a coragem dos surfistas, já era o esperado, mas a atmosfera encantadora das ruas históricas, com uma população acolhedora, numa charmosa "vila", foi inesperado, e transformou cada momento em Nazaré único e inesquecível. 



Viagem dos Sonhos em Nazaré


Quando jovem tentei, sem exito, aprender a surfar. No meu currículo sentimental constam alguns surfistas. Durante muitos anos eu tive uma casa em Saquarema, destino conhecido por grandes ondas e campeonatos de surfe, então já dá para perceber que é uma paixão, uma ligação antiga. Por tudo isso, conhecer um lugar icônico como Nazaré, já estava no meu radar. 


Uma foto da Olivia pisando na praia em Nazaré
Pisando na areia da Praia de Nazaré, Portugal


Nazaré é uma encantadora cidade costeira localizada em Portugal. Com uma rica cultura, paisagens deslumbrantes e aventuras emocionantes. Suas ruas de paralelepípedos, casas brancas com detalhes coloridos e o som das ondas quebrando na praia, cenário típico de uma cidade praiana.  Agora os habitantes locais, conhecidos como nazarenos, são extremamente acolhedores e orgulhosos de sua cultura e tradições.


Explorando Nazaré

Nazaré é famosa mundialmente por suas ondas gigantes e pela coragem dos surfistas que se aventuram nelas. Existe uma explicação para as ondas de Nazaré, uma falha geológica submersa, conhecida como cânion, e também conhecido como Canhão de Nazaré. Cânions são formações geomorfológicas associadas à erosão provocada provavelmente por algum tremor de terra ocorrido há milhões de anos.


Portal do Canhão de Nazaré
Portal das ondas gigantes do Canhão de Nazaré, em Portugal



É na Praia do Norte que ocorrem as ondas gigantes e o melhor lugar para observar é do farol, no Forte de São Miguel Arcanjo. Recomendado somente para surfistas profissionais, porque mesmo fora da época das ondas gigantes, as ondas são grandes, fortes e com águas muito geladas. A época das ondas gigantes vai de novembro até fevereiro. A maior onda já surfada em Nazaré têm mais de 22 metros de altura e isso ocorreu em 2020.


Uma foto do farol de onde se avistam as ondas gigante
Farol de Nazaré, vista deslumbrante das ondas gigantes


O Miradouro do Suberco

Para apreciar vistas panorâmicas de tirar o fôlego de Nazaré e da costa atlântica, visite o Miradouro do Suberco. Localizado em um penhasco, esse mirante oferece uma visão privilegiada da cidade, das praias e do vasto oceano. É o local perfeito para apreciar o pôr do sol ou apenas contemplar a grandiosidade da natureza.



Museu do Surfe


Não deixe de visitar o Museu dos Surfistas, que fica dentro da Fortaleza de São Miguel Arcanjo e com presença de pranchas de vários surfistas brasileiros. O acervo começou com a doação de uma prancha de Pedro Scooby e pouco tempo depois já contava com muitas pranchas de grandes sufistas do mundo inteiro, entre eles: Sebastian Steudtner, Garret McNamara, Carlos Burle, Ricardo Koxa e a nossa linda e maravilhosa Maya Gabeira.



Escultura Veado Surfista

Criada pelo escultor Manuel Pereira da Silva, natural de Nazaré, em 1931, como uma homenagem à fauna local abundante da época, como uma forma de expressar a importância e a beleza da vida selvagem. Feita em bronze, com cerca de dois metros de altura, a escultura hoje é um ícone em Nazaré, retratada em cartões postais e ainda hoje simboliza a harmonia do homem com a Natureza.


Foto da escultura do Veado Surfista
Escultura do Veado Surfista em Nazaré, Portugal



E tem também a Praia de Nazaré, onde você pode caminhar ao longo do calçadão e sentir a brisa do oceano que sempre é uma experiência deliciosa. Se você preferir relaxar e desfrutar de momentos tranquilos, pode estender sua toalha na areia dourada e aproveitar o sol.


Uma foto da orla na Praia de Nazaré
Uma caminhada pela orla da Praia de Nazaré



A vila piscatória de Pederneira

A poucos passos de Nazaré, encontra-se a pitoresca vila piscatória de Pederneira. Com ruas estreitas e sinuosas, esta vila encantadora oferece vistas deslumbrantes do mar e das colinas circundantes. Explore as ruelas, descubra os coloridos barcos de pesca e delicie-se com pratos de frutos-do-mar frescos nos restaurantes locais. Certamente, você se apaixonará pelo charme único de Pederneira.


Tradição e religiosidade em Nazaré


Nazaré também é conhecida por suas tradições religiosas profundamente enraizadas. A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré é um marco importante na cidade e abriga uma pequena estátua da Virgem Maria, que acredita-se ter poderes milagrosos. Se você tiver a oportunidade, participe das festividades anuais em homenagem à padroeira, onde as ruas ganham vida com música, dança e procissões coloridas.


Foto da Igreja Nossa Senhora da Nazaré
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, em Nazaré, Portugal

Saboreando a gastronomia de Nazaré

Não posso deixar de mencionar a deliciosa gastronomia de Nazaré. Os frutos-do-mar frescos são os protagonistas dos pratos locais, como a famosa caldeirada, uma sopa de peixe tradicional, e o peixe grelhado na brasa. Não deixe de experimentar as saborosas sardinhas e os mariscos frescos, acompanhados por um copo de vinho português. Além disso, não se esqueça de provar as sobremesas irresistíveis, como os pastéis de nata e o toucinho do céu, que são verdadeiros deleites para o paladar.


Santuário Nossa Senhora da Nazaré
Santuário Nossa Senhora da Nazaré, em Nazaré, Portugal


Mesmo se você não surfa, mas se você está em busca de uma jornada que combina belas paisagens, assistir de perto aquelas ondas gigantes e apreciar a força da Natureza, que é de 
uma beleza estonteante e assustadora, ao mesmo tempo, tudo isso associado a uma cultura rica, gastronomia deliciosa e hospitalidade calorosa, não deixe de considerar Nazaré como um destino para ser visitado em Portugal. Tenho certeza de que essa cidade litorânea portuguesa irá encantá-lo assim como encantou a mim.


Foto da Praia de Nazaré, em Portugal
Uma vista aérea da Praia de Nazaré, em Portugal


Informações importantes sobre Nazaré


Distâncias:

Porto - 222km
Lisboa - 121km

O aeroporto mais próximo é o de Lisboa.

Minha opção de transporte nessa viagem foi alugar um carro.
Caso você também prefira essa opção, clique aqui.

Eu recomendo ficar pelo menos dois dias na cidade.


Foto de uma praia em Nazaré
Praia de Nazaré, em Nazaré, Portugal


E você, qual a sua viagem dos sonhos?
Eu realizei um sonho e tenho ainda muitos destinos dos sonhos, como Filipinas, Hawai, Indonésia e Austrália.

Quer saber sobre outros destinos dos sonhos e se inspirar, siga essas dicas 👇


Gisele Prosdocimi do Destinos Por Onde Andei 
👉 https://destinosporondeandei.com.br/cote-dazur

Adelaide Pereira do Turista Imperfeito 
👉 https://www.turistaimperfeito.com/a-ilha-de-sandhamn/



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata clica aqui nesse post pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.





4 comentários

  1. Estive em Nazaré uns anos atrás e fiz mais ou menos o seu roteiro: praia, museu, santuário, caldeirada e farol. Infelizmente fui no verão e não deu para curtir as famosas ondas gigantes. Mas assim mesmo adorei a cidade e viajei pela segunda vez lendo o seu relato.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Nunca estive em Nazaré e gostei muito de saber desta possibilidade de turismo em Portugal, pois sempre que pensava em praias portuguesas, logo me vinham á cabeça destinos como Algarve ou Cascais. Vou inclui-la na minha lista de desejos. Obrigada por compartilhar! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Olívia, acredita que Nazaré é uma das viagens dos meus sonhos que ainda não realizei? Já estive duas vezes em Portugal, mas não ainda onde Nazaré está localizada.
    Tenho lido e ouvido falar muito bem desta cidade litorânea que atrai muitos turistas curiosos para verem as famosas ondas gigantes, e este é um dos motivos que me motivam a conhecer Nazaré, além do charme da pequena cidade também, é claro.
    Que esta viagem venha o mais breve possível, porque amo Portugal. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser demais ver de perto ondas tão altas assim como em Nazaré. Sou medrosa com mar mas adoraria ver os surfistas enfrentando-o. Que orgulho saber que nossos surfistas já estiveram por lá deixando seu nome marcado nessa praia. Amo Portugal e incluiria a cidade e arredores no meu próximo roteiro.

    ResponderExcluir