Vai de Roteiro: que tal explorar São Paulo por roteiros gratuitos

Olivia descendo na tirolesa no Parque Selva SP
Eu descendo na tirolesa no Parque Selva SP


Vai de Roteiro é um programa oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo e Prefeitura de São Paulo, que oferece uma série de passeios gratuitos em pontos turísticos estratégicos da cidade e com guias credenciados.


Vai de Roteiro: São Paulo oferece gratuitamente roteiros turísticos pelos principais pontos da cidade


A cidade de São Paulo é a maior cidade da América do Sul, recebe mais de 15 milhões de turistas por ano e é uma das maiores e mais diversificadas cidades do mundo, com uma infinidade de atrações turísticas, culturais e gastronômicas. No entanto, muitas vezes os moradores e visitantes têm dificuldades em explorar tudo o que a cidade tem a oferecer. Foi pensando nisso que a prefeitura de São Paulo criou o programa "Vai de Roteiro".


O "Vai de Roteiro" é um programa cujo objetivo é incentivar o turismo na cidade de São Paulo, oferecendo roteiros temáticos que permitem aos moradores e visitantes conhecerem diferentes regiões da cidade de forma organizada e segura. São diversos roteiros disponíveis, como o "Roteiro da Gastronomia", o "Roteiro da Arte Urbana" e o "Roteiro dos Parques".


Descubra os principais pontos turísticos de São Paulo por roteiros gratuitos pelo programa Vai de Roteiro


O programa é totalmente gratuito e conta com guias turísticos especializados que acompanham os grupos durante todo o percurso. Além disso, o "Vai de Roteiro" também oferece informações sobre as atrações turísticas, históricas e culturais das regiões visitadas, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.


Atenção - Algumas atrações cobram ingressos para a visitação.


São Paulo é majoritariamente urbana, mas também oferece possibilidades para quem busca contato com a Natureza. Além dos roteiros urbanos, e o roteiro para os parques, como o do Parque Ibirapuera, o Vai de Roteiro também tem roteiros para polos de ecoturismo.



Vai de Roteiro - Pontos Turísticos de São Paulo 



Roteiro Avenida Paulista


Venha desfrutar de um agradável passeio pela avenida mais renomada da cidade de São Paulo, que abriga uma variedade de instituições culturais, espaços verdes e fascinantes fatos sobre o crescimento econômico da metrópole. 



uma foto da Avenida Paulista
Avenida Paulista em São Paulo


Datas e horários disponíveis: terças-feiras e sábados, às 11h30 e 14h30. 
Local de encontro: CIT (Centro de Informação Turística) Parque Mário Covas.



Roteiro Liberdade


A cidade de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. O roteiro percorrer os principais destaques do bairro.


Foto do Bairro da Liberdade em São Paulo
Bairro da Liberdade em São Paulo


Datas e horários disponíveis: terças, quarta, e sexta-feira, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Estátua Madrinha Eunice (em frente a saída do Metrô Japão-Liberdade).



Roteiro Ibirapuera


Trata-se do parque mais popular e mais visitado por moradores e turistas da cidade de São Paulo, oferece diversas opções de entretenimento para todas as idades. Além das áreas destinadas à prática de atividades físicas. A região também abriga vários centro culturais de grande relevância.


Foto do Parque Ibirapuera em São Paulo
Parque Ibirapuera em São Paulo


Datas e horários disponíveis: sexta-feira, sábado e domingo, às 10h e 14h.
Local de encontro: Centro de Recepção de Visitantes, atrás do Planetário.



Roteiro Museu da Imigração


Conta a história das pessoas que emigraram para o Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, além de destacar o relacionamento estabelecido ao longo dos anos com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado. 

Datas e horários disponíveis: Quartas, quintas e sextas-feiras, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Bilheteria do Metrô Bresser-Mooca ou diretamente em frente ao museu.



Roteiro Mercado Municipal Paulistano


Aberto em 1933, o Mercadão, como é popularmente chamado, está localizado em um edifício projetado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por outras obras icônicas na cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo. Ele é reconhecido como um importante polo gastronômico da metrópole. 


Foto da fachada do Mercado Municipal em São Paulo
Fachada do Mercado Municipal em São Paulo


Datas e horários disponíveis: Quinta, sexta-feira e sábado, às 10h, 11h30 e 14h. 
Local de encontro: Escada rolante da rua principal do Mercadão.



Roteiro Parque da Independência

Explore o Roteiro Parque da Independência, um local que conta com um deslumbrante jardim inspirado no estilo francês e abriga instituições culturais notáveis, como a Casa do Grito e o Monumento à Independência. 

Datas e horários disponíveis: Sábado e domingo, às 11h30 e 14h30. 
Local de encontro: Fonte em frente à bilheteria do Museu do Ipiranga.



Roteiro Museu do Ipiranga


Explore o Roteiro Museu do Ipiranga, que foi reaberto em setembro de 2022, em comemoração ao Bicentenário da Independência. O museu retornou à cidade de São Paulo totalmente revitalizado, com uma estrutura ampliada e renovada. 



Foto externa do Museu do Ipiranga em São Paulo
Museu do Ipiranga em São Paulo



Datas e horários disponíveis: Terça a domingo, às 11h30 e 14h30. 
Local de encontro: Bilheteria do Museu do Ipiranga.



Roteiro Vila Madalena

Explore o encantador e vibrante bairro da Vila Madalena, um dos lugares mais charmosos e modernos da cidade. A Vila Madalena é famosa por sua vida noturna agitada e por abrigar uma variedade de espaços culturais, restaurantes e opções de lazer. 



Foto de uma pintura no Beco do Batman na Vila Madalena, em São Paulo
Beco do Batman na Vila Madalena, em São Paulo



Datas e horários disponíveis: Segundas e quintas-feiras, às 11h e 15h. 
Local de encontro: Estação de Metrô Fradique Coutinho (linha amarela).



Roteiro Neo Química Arena

Explore o Roteiro Neo Química Arena - Corinthians, que revela a história do famoso time paulista e do estádio reverenciado como um verdadeiro templo pela uma das maiores torcidas do país. 

Datas e horários disponíveis: Quartas e sextas-feiras, às 9h e 13h. 
Local de encontro: Estação de Metrô Corinthians-Itaquera (linha vermelha).



Roteiro Baixo Augusta

Explore o Roteiro Baixo Augusta, uma região que abrange a famosa Rua Augusta e seus arredores, sendo considerada uma das áreas mais diversificadas da cidade de São Paulo. O local é conhecido principalmente por seus restaurantes, lojas, bares, teatros alternativos e murais de arte urbana. 

Datas e horários disponíveis: quintas-feiras e sábados, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Estação de Metrô Higienópolis-Mackenzie (linha amarela).



Roteiro Triângulo Histórico

Explore o Roteiro Triângulo Histórico, uma área especial no centro histórico de São Paulo, onde se concentram os principais edifícios históricos da cidade, incluindo o Largo São Bento, Páteo do Collegio e Largo São Francisco. 

Datas e horários disponíveis: Terças e quartas-feiras, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Páteo do Collegio.



Roteiro Bairro do Ipiranga

Explore o Roteiro Bairro do Ipiranga, um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo, localizado na zona sul. Neste passeio, você terá a oportunidade de conhecer construções históricas que contam a trajetória da independência do Brasil. 

Datas e horários disponíveis: Quartas e domingos, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Museu Vicente de Azevedo.


Vai de Roteiro - Ecoturismo de São Paulo



Roteiro de Ecoturismo de Parelheiros


Em Parelheiros, o programa oferece diversas atividades, como trilhas ecológicas, visitas à nascente do Rio São Paulo, passeios de bicicleta e cavalgadas, além de oficinas de artesanato e culinária local. Há também opções de turismo rural, com visitas a sítios e fazendas da região.

Além disso, a região de Parelheiros é conhecida por seus atrativos naturais, como a represa Guarapiranga, a Serra do Mar e o Parque das Nascentes do Ribeirão Colônia, que oferecem diversas opções de lazer e contato com a natureza.

Durante o seminário de 2023 da ABBV (associação brasileira de blogs de viagem) da qual sou associada, fomos convidados pela Prefeitura de São Paulo a conhecer o Roteiro de Ecoturismo de Parelheiros, junto com o Polo de Ecoturismo de São Paulo, composto por Parelheiros, Marsilac e Ilha Bororé, e Selva SP, o primeiro Parque de Aventura Natural da cidade de São Paulo. São diversas atividades, entre elas: rafting, bóia cross, trilhas, rapel, tirolesa e muito mais. 

Na ocasião, foi oferecido um almoço aos diversos blogueiros que participaram do evento, e produtores locais demostraram e nos presentearam com diversos produtos, E ainda descobri uma fruta típica da região, que não conhecia, o cambuci, experimentei e me apaixonei, suco, geléia e até cerveja. 



Foto de um lago na Selva SP, em Parelheiros,
Selva SP, Parelheiros, em São Paulo


Data: Sábados e domingos, às 8h. 
Local de Encontro: em frente ao Centro Cultural SP, às 8h, e em frente à CIT (Central de Informação Turística), às 9h.



Roteiro de Ecoturismo da Cantareira


Deixe-se encantar por um lugar repleto de maravilhas naturais, onde é possível contemplar a deslumbrante paisagem da cidade em meio a uma exuberante área verde. O Polo de Ecoturismo da Canteira é o destino perfeito para vivenciar essa experiência única e muitas outras. 

Datas e horários disponíveis: Sábado e domingo, às 10h e 14h. 
Local de encontro: Centro de Recepção de Visitantes Urbia




Portanto, se você mora em São Paulo ou está de passagem pela cidade, não deixe de conhecer o programa "Vai de Roteiro". Com certeza, essa é uma ótima oportunidade para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer e se encantar com as belezas e a diversidade da capital paulista.

Os ingressos são reservados através da Plataforma Sympla.



Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.

Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto, ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

Nenhum comentário