Primeira vez na Ásia, conhecendo o Camboja


Camboja obras reconstrução
Camboja, um país em reconstrução




Pelo Camboja


Estou em Siem Reap, a segunda maior cidade do Camboja, só perde para a capital Phnom Penh. Cheguei até aqui para conhecer Angkor, mas já que estou aqui, o que mais posso aprender?


Apesar de ter sucumbido a alguns apelos turísticos, geralmente faço tudo por minha conta . Na Tailândia, comprei alguns passeios por agências, aqui usei o serviço dos famosos tuk tuks. Realmente foi muito bom, porque ele me levava de um templo para o outro em Angkor, que é gigante. Agora quando você simplesmente sai andando pelas ruas é bem diferente. Descobri que não me apaixonei por esse lugar, mas tenho profundo respeito por ele. Encontrei uma cidade que mais parece um canteiro de obras, se reerguendo, ou pelo menos tentando. Alguns prédios novos e imponentes no meio do caos. Você não consegue andar nas calçadas com as obras.


O trânsito também é caótico. Aqui, pelo menos, você sabe para onde olhar, pois não é mão inglesa como na Tailândia. Mas claro que nada impede que alguma coisa apareça na contramão. Impressionante é que de alguma maneira dá certo. Apesar do caos, as pessoas são gentis e amáveis o tempo todo e isso se reflete no trânsito, você simplesmente vai atravessando e eles diminuem a velocidade. Não sei exatamente, especialmente no Rio, em que momento deixamos de ser gentis (será que nunca fomos) e passamos a ser tão agressivos. Isso inclui todas as classes sociais.


Estou muito confusa. Quando visitei Europa e Estados Unidos, concluí que o nosso problema era educação (continuo achando que falta mesmo e é fundamental), mas, decididamente, não estou num lugar onde a educação é de primeira. Ainda assim, é impossível não comparar a gentileza daqui com a agressividade que enfrentamos, especialmente no Rio.


Não me senti tão segura aqui quanto na Tailândia. Durante o dia, andei tranquilamente. Perguntei no hotel se poderia sair sem problema à noite e não senti muita firmeza. O rapaz da recepção sugeriu, delicadamente, que eu não voltasse muito tarde (por volta das 22h). Melhor não abusar.

Curiosidades do Camboja


A quantidade de salões de beleza impressiona. E me parece que são mesmo para uso local. Para os turistas, tem as casas de massagens com spa, são muitas também. Uma cilada. Achei até uma três chamadas Pura Vida, vi várias, parece que o dono é um russo, mas adotou esse nome.

Vi muitas lojas vendendo bolsas e artigos de pele de crocodilo, isso não deveria ser proibido?

Aqui, nunca se sabe se está comprando algo original ou uma cópia. Claro que as cópias são os produtos baratos, mas eu não compraria um produto mais caro, mesmo pagando mais, acho que ficaria na dúvida se é falsificado... Aqui tem o 6 eleven, primo pobre do 7 eleven.


loja Camboja
Six ou Seven Eleven


Será que o Brad Pit sabe que é garoto propaga da dessa loja?



loja propaganda Brad Pitt Camboja
Garoto Propaganda no Camboja

Por Olívia

Nenhum comentário