Um roteiro pelo charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Parque das Ruínas Santa Teresa Rio de Janeiro
Parque das Ruínas em Santa Teresa, no Rio de Janeiro

Eu tenho boas dicas para você conhecer Santa Teresa, esse charmoso bairro.


Quem mora e caminha pelas ruas de Santa Teresa costuma dizer que se sente na Europa, e é verdade, Santa Teresa lembra, e muito, várias cidades europeias. Eu costumo dizer que Santa Teresa é o nosso Montmartre, meu bairro preferido em Paris. Infelizmente a violência que tomou conta do Brasil e especialmente do Rio, causa medo e insegurança. Eu sou carioca, moradora, e defendo que temos que tomar conta da cidade e não deixar que os bandidos façam isso.

Claro que devemos tomar alguns cuidados, evitar algumas áreas, mas jamais permitir que essa energia de medo e terror tomem conta das nossas vidas. Cariocas e turistas pela cidade, vamos invadir, tomar conta, se apropriar e acima de tudo ocupar as ruas, as praças e toda a cidade. 

Santa Teresa têm várias entradas/saídas, por diferentes bairros, bons restaurantes, hotéis. Hoje, o bondinho, o mais charmoso e principal meio de transporte do bairro, após um grave acidente, em 2011, está funcionando parcialmente, do Lardo da Carica, no Centro do Rio, até o Largo dos Guimarães. Dois anos após o acidente, começou uma obra de expansão que já está parada há dois anos, o que é lamentável.


Bondinho de Santa Teresa
Bondinho de Santa Teresa

Siga esse roteiro e conheça o charmoso bairro de Santa Teresa.

Comece pelo Largo da Carioca, no Centro do Rio, onde você pode chegar de Metrô. Caminhe até a Rua Lélio Gama, de onde partem os bondinhos. As saídas ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos, aproximadamente, e o valor é de R$20,00, ida e volta. 

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 11h às 16h30.

Desça na estação Curvelo e caminha até o Parque das Ruínas, direção esquerda de quem desce do bondinho.

O Parque das Ruínas é um dos meus lugares prediletos em Santa Teresa e até no Rio de Janeiro.


Parque das Ruínas Santa Teresa
Parque das Ruínas, Santa Teresa

Parque das Ruínas

Aqui foi a casa da carioca, Laurinda Santos Lobo. Uma figura da "Belle Epoque" carioca, e que também ficou conhecida como a “marechala da elegância”. Ela reunia intelectuais e artistas nas dependências do palacete, que hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas. 

O Parque conta com uma intensa programação gratuita de exposições, apresentações teatrais, de fotografia, apresentações circenses, muita música, além da estonteante vista da cidade. Imperdível!!

Localização: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa

Aproveite a visita ao Parque das Ruínas e visite também, logo ao lado o 👇👇👇


Museu Chácara do Céu

Antiga residência de Castro Maya, foi deixado por ele mesmo para usufruto da população, tudo feito através da Fundação Castro Maya, que também fica em Santa Teresa e é conhecido por esse nome desde 1876.  Foi tombado pelo IPHAN em 1974. O museu exibe grandes coleções de arte de períodos diversos, e de origens diferentes, além de livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos. Hoje, além das exposições de longa duração e temporárias, o museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, a fim de preservar o caráter de residência do local.

Após essas duas visitas, caminhe novamente em direção ao Largo do Curvelo, siga em frente em direção ao Largo dos Guimarães. Antes não deixe de parar na praça do Largo do Curvelo e admirar a vista da cidade.


Vista do Cristo de Santa Teresa
Vista do Cristo de Santa Teresa


Um charmoso roteiro gastronômico, também se esconde em Santa Teresa


Largo dos Guimarães

Coração nervoso de Santa Teresa, com restaurantes, bares e o cinema mais charmoso da cidade o Cine Santa. Santa Teresa é um convite a caminhadas despretensiosas, porque a cada novo ângulo, você pode se surpreender com uma bela paisagem da cidade.


Portão com Vista de Santa Teresa
Vista de Santa Teresa

Importante informar que bem em frente ao Largo dos Guimarães, em frente ao ponto do bonde/ônibus, está a Ladeira do Castro, essa Ladeira sai direto na Rua Riachuelo, no Centro do Rio.

No Largo estão os bares e restaurantes mais famosos de Santa, entre eles:


Bar do Mineiro

Um dos mais antigos e famosos em Santa, o Bar do Mineiro. A feijoada é um dos pratos mais requisitados, seguido do pastel e, claro, muita cerveja gelada.

Localização: Rua Paschoal Carlos Magno, 99.


Bar do Arnaudo

Para quem procura tradição em comida nordestina, esse é o lugar.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 316.


Sobrenatural

Para os amantes de frutos do mar, o Sobrenatural, é o lugar ideal.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 432


Adega do Pimenta

Especializado em comida alemã, a Adega do Pimenta, foi criada por um alemão chamado Holf Pfeffer, que traduziu seu nome imaginando que os brasileiros não pronunciariam seu sobrenome, que significa pimenta, em português.

Localização: Rua Almirante Alexandrino, 296

Além de charmosas lojinhas com artesanato, moda, decoração e muitas surpresas.

Suba pela manhã, visite o Parque das Ruínas, almoce num dos restaurantes e passe a tarde perambulando por esse trecho. Escolha um lindo sábado ou domingo de sol para fazer essa programação.


Restaurante Aprazível

Um pouco mais distante desse trecho está o Restaurante Aprazivel, uma experiência que faz jus ao nome. Uma sugestão seria assistir ao entardecer com a vista estonteante que você tem desse pedaço especial de Santa Teresa.

Localização: Rua Aprazível, 62


Hotel Santa Teresa

Para finalizar, uma dica de hospedagem em um dos hotéis mais charmosos do Rio, o Hotel Santa Teresa, que você pode conferir nesse link. O hotel, que agora passa a se chamar Hotel Santa Teresa Rio Mgallery by Sofitel, entrou para a Associação Roteiros de Charme, é ali que também funciona o restaurante Térèze, o Bar dos Descasados e um SPA. Um espaço para os mais exigentes e sofisticados.

Santa Teresa é um bairro cheio de surpresas, suas escadarias, suas belas paisagens, para os exigentes ou descolados. Visite Santa Teresa!!




  Escada Selaron
Escada Selaron


Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens) e a célula RBBV RJ está promovendo uma blogagem coletiva entre seus membros. Nosso objetivo é o de promover o Rio de Janeiro através de boas notícias, mostrando sua beleza, seus atrativos, sua diversidade. Também criamos a hashtag #RIOunico para divulgar nosso trabalho. Vamos dar um basta nas notícias negativas e espalhar boas energias. Para acessar outros posts de outros bairros do Rio, confira a lista abaixo:

O que fazer na Barra da Tijuca - Roteiro Turístico

Madureira: expressão da alma do subúrbio carioca



➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.
São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤





Nenhum comentário