O que fazer num roteiro de um dia, em Sintra, Portugal


Palácio da Pena
O Palácio da Pena 

O que fazer em Sintra, essa pitoresca vila portuguesa? 


Sintra, uma pequena vila portuguesa, a pouco mais de 30 km de Lisboa, patrimônio cultural da UNESCO, e é um exemplo do passado islâmico de Portugal, da época que este pedaço ainda era uma extensão do norte da África, com uma quantidade surpreendente de monumentos históricos.

Um destino excelente para um bate e volta a partir de Lisboa. Portugal conta com excelente malha ferroviária, a viagem de trem leva cerca de 40 minutos. Se tiver um pouco mais de tempo e explorar mais a cidade, planeja um pernoite e siga viagem no dia seguinte. Outra opção seria alugar um carro, o país também conta com excelentes estradas. Sintra, particularmente, não é um lugar com facilidade para estacionar, portanto, escolha a opção mais adequada ao seu roteiro.

Informação importante não só para Portugal, mas em toda a Europa: não esqueçam de validar o seu ticket. Já me esqueci na Itália e paguei uma multa por isso.

É possível percorrer todo o centro histórico a pé. Para os locais mais distantes, vá de táxi ou ônibus.



Sintra, o que fazer, o que visitar:


O Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra é do período muçulmano, século IX, até hoje, conta muito da história de Portugal.

Situado no centro histórico da Vila, é um monumento único pelo seu valor histórico, arquitetônico e artístico.

De todos os Palácios que os monarcas portugueses construíram ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou até aos nossos dias praticamente intacto, mantendo a essência da sua configuração e silhueta desde meados do século XVI. 


Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra


O Parque e o Palácio Nacional da Pena


O Parque e Palácio Nacional da Pena, frutos do gênio criativo de D. Fernando II, são símbolos do Romantismo do século XIX.

Construído sobre uma rocha, é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra. O Palácio é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerônimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. 

D. Fernando mandou plantar o Parque da Pena nas áreas em torno do Palácio. Jardins românticos, pavilhões e bancos de pedra, árvores e plantas de diversas partes do mundo, com o clima úmido da serra de Sintra, criou um parque exótico com mais de quinhentas espécies arbóreas. A construção mais interessante do Parque da Pena é o Chalet da Condessa, também conhecido como Casa do Regalo. 



Palácio Nacional da Pena
Palácio Nacional da Pena


O Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é uma construção do século IX, funcionou durante trezentos anos para proteger a cidade contra os ataques dos cristãos, resistiu à primeira cruzada, à segunda cruzada, ao terremoto de 1755, e acredite, neste local ainda caiu um raio, e mesmo assim o local resistiu e hoje está aberto a visitação, recebe milhares de turistas todos os anos, pois proporciona uma belíssima vista e conta muito da história desta pequena e imponente vila de Portugal.


Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros



A Quinta da Regaleira

Uma dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra, construída entre 1904 e 1910.

A famosa Torre Invertida fica nesse palácio. Existem várias lendas sobre essa torre, onde existe um poço dentro da rocha com vários túneis com acessos a diferentes locais na propriedade.


Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Palácio Monserrate

Após anos de abandono, este palácio que fica pertinho do Centro histórico, em 1856, foi comprado por um rico comerciante inglês, Francis Cook, o 1º Visconde de Monserrate, que manda construir um palácio de arquitetura romântica. O responsável pela obra foi o arquiteto James Knowles Jr, além de um exótico jardim, até hoje um dos mais belos da região e considerado um importante museu botânico.



Palácio Monserrate


Palácio Monserrate
Se quiser saber sobre outros destinos em Portugal, clique nos links abaixo:
Porto
Mais sobre o Porto
A livraria Lello, no Porto


Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.


Nenhum comentário