Chile com os pequenos - Por Marta Paes


Chile  neve esqui
Chile



Quem disse que não dá para viajar para esquiar no Chile com as crianças?


Convidei minha amiga e jornalista Marta Paes, do site Quem Coruja, para contar sua experiência de viagem ao Chile com marido e filhos.


Adorei o resultado. Acostumada a vê-la sempre apurando e entrevistando, de repente surgiu uma Marta, que geralmente é muito discreta na sua vida pessoal, falando em primeira pessoa e contando amorosamente da experiência da viagem em família.


O objetivo deste blog é incentivar mais e mais pessoas a experimentarem a delícia de desbravar o Mundo, e também mostrar que existem várias possibilidades: sozinho, acompanhado, com ou sem filhos. Não importa qual o seu estilo de vida, com apenas algumas adaptações em qualquer roteiro, é possível encontrar o ideal para você.











Por Marta Paes:


Bem diferente das expectativas



A viagem ao Chile, confesso, só tinha uma finalidade: queria conhecer a neve. Nunca havia estado em nenhum lugar que tivesse esses floquinhos de gelo que deixam tudo branquinho. E minha expectativa era enorme. Ia ficar em Santiago e comecei a pensar no roteiro basicão, que não podia deixar de fora visitas às cidades de Viña del Mar e Valparaíso, a pelos menos uma vinícola, aos museus e cerros e, claro, às estações de esqui.

O bacana dessa viagem foi que acabamos fazendo passeios que não imaginávamos, deixando de lado pontos turísticos mais badalados. Fiquei realmente decepcionada quando, no primeiro dia em Santiago, soube que um dos nossos destinos, o parque Farellones, já não tinha mais tanta neve... Era segunda quinzena de agosto, e, apesar da temperatura ainda baixa, já estava no fim da temporada de inverno. Foi um balde de água congelante, mas decidi encarar de outra forma. Estava pela primeira vez em Santiago, e ainda tinha como ver e brincar na neve. Visitamos Cajón del Maipo e Vale Nevado. Meus filhos "escalavam" montanhas cobertas de gelo mais rápido do que eu pronunciava a palavra "cuidado". Sem saber esquiar, nos divertimos no skibunda, com direito a tombos muito engraçados. Não consegui fazer um boneco de neve, mas tirei foto com um "emprestado", feito por um garotinho muito simpático. Não foi como eu esperava, mas foi maravilhoso.





neve esqui boneco de neve
Marta Paes fazendo boneco de neve



Em Santiago, visitamos os museus de Belas Artes e de Arte Contemporânea. Também estivemos no La Moneda e nos cerros Santa Lucía e San Cristóbal. Tudo muito bacana, mas foi o suficiente para perceber que meus filhos, com 5 e 7 anos, não curtiam tanto assim. Perguntei ao guia que nos acompanhou a Cajón de Maipo que atrações havia para crianças na cidade, e incluímos no roteiro o Museo Interactivo Mirador, o parque de diversões Fantasilandia, e o KidZania, uma mini cidade feita para crianças. Também aproveitamos muito, ou melhor, meus filhos aproveitaram muito os espaços de recreação dos parques públicos, com brinquedos que mais pareciam instalações artísticas.





parque crianças Chile
As crianças se divertindo num parque no Chile





crianças parque Chile
As crianças de divertindo num parque no Chile




O Museo Interactivo Mirador foi a maior e mais grata surpresa da viagem. Não ficava perto de Vitacura, local em que nos hospedamos. Pegamos metrô, tivemos que mudar de linha e ainda andamos alguns bons quarteirões da estação até a entrada do museu. Mas não podíamos encontrar coisa melhor. São várias atrações relacionadas à ciência, todas interativas, muito bacana mesmo. Meus filhos se esbaldaram, adoraram, não queriam ir embora. Nem eu.





Museo Interactivo Mirador criança
Museo Interactivo Mirador








Fantasilandia parque criança
Fantasilandia

No dia seguinte, fomos ao Fantasilandia, parque que nunca havíamos ouvido falar, mas bem legal também. Depois que se conhece os parques da Disney e da Universal, em Orlando (EUA), nada mais ganha cinco estrelas. Mas o Fantasilandia tem boa estrutura, atrações interessantes, vale a pena. Até encontramos brasileiros e outros estrangeiros lá, mas a impressão é de que não se trata de um ponto turístico. Chegamos quando o parque abriu e fomos embora quando fechou. E meus filhos ainda tiveram disposição para brincar no Parque O'Higgins, a grande área verde onde está situado o Fantasilandia.

Nunca estive no KidZania de São Paulo, por isso a visita ao de Santiago foi uma novidade, principalmente para as crianças. Aliás, esse passeio só serve para criança mesmo. Não vou dizer que gostei. Achei bacana a proposta e a estrutura do parque e, é claro, fique feliz vendo meus filhos se divertirem, mas não é atração para adulto.

Quando penso nas expectativas em relação à viagem e na experiência que tivemos, vejo que foi tudo muito diferente do imaginado. Uma viagem ao avesso. Mas tudo muito bacana.


Mais informações:

Museo Interactivo Mirador - http://www.mim.cl/
Fantasilandia - https://www.fantasilandia.cl/
KidZania - http://santiago.kidzania.com/es-cl/



Nenhum comentário