Melhor restaurante de Caraíva: Culinária Central

Uma noite em Caraíva em foto de Pedro Nogueira dos Santos
Uma noite em Caraíva em foto de Pedro Nogueira dos Santos



Na sua viagem a Caraíva, conheça o Culinária Central, o melhor restaurante da região. Gastronomia de alta qualidade, aliada a um excelente atendimento e com preço, dentro dos padrões Caraíva, bem razoável. Neste post, vou mostrar porque recomendo tanto o restaurante. Mas primeiro vou contar um pouco sobre essa vila que encanta locais e estrangeiros. Afinal, o que é que a baiana Caraíva tem?

A classica foto de Caraíva, na madrugada, sem tumulto
A classica foto de Caraíva, na madrugada, sem tumulto


Tem muita história, tem! A Comunidade de Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil, segundo documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), disponível no Museu do Descobrimento em Porto Seguro.


Praia de Caraíva
Praia de Caraíva

Já volto a falar do restaurante Culinária Central, vou falar um pouco de Caraíva, para você conhecer um pouco mais dessa charmosa vila


Passei uma boa temporada no sul da Bahia neste verão, mas precisamente em Cumuruxatiba, que também é uma vila que eu amo, saiba mais aqui. Aproveitei a longa estadia para revisitar lugares que há muito tempo não ia e pelos quais também tenho grande carinho, como Caraíva. Situada entre Corumbau (distrito de Prado) e Trancoso, Caraíva é uma pacata vila de Porto Seguro, com belas praias, água quente e muitas peculiaridades.

Para você se situar, vou colocar aqui algumas distâncias:
Porto Seguro: 74 km
Trancoso: 39 km
Corumbau: 21 Km

Se você for de avião até Porto Seguro, pode pegar uber até a travessia das balsas, que te leva até Arraial D'ajuda. De Arraial, tem opções de acordo com o seu bolso: táxi com exclusividade e ônibus. Na alta temporada, talvez até um intermediário entre os dois, que são as vans.

Se você for de carro, terá que deixar o carro nos estacionamentos da Nova Caraíva e atravessar para Caraíva em pequenas embarcações.

Há muitas pousadas na Nova Caraíva, nada contra. Mas minha sugestão é ficar em Caraíva, e atravessar somente no início e ao fim da viagem. O charme da cidade é esse. Não sei se você sabe, mas em Caraíva não circulam carros.

Também tem serviço de bugres que levam do Corumbau a Caraíva e vice-versa. 

Como eu disse, aproveitei o verão para visitar a cidade. Não recomendo ir durante o inverno. Chove bastante e alguns estabelecimentos aproveitam para tirar férias.

Uma peculiaridade das praias do sul da Bahia, são os rios que desaguam no mar, e Caraíva tem particularmente um dos mais bonitos da região, uma paisagem indescritível. Não deixe de aproveitar o banho de rio, é maravilhoso.

Além da Praia de Caraíva, as praias que ficam próximas à vila, as Praias do Satu e do Espelho, são de belezas excepcionais.

Caraíva é um lugar rústico, não existem ruas de terra, ela é toda construída na areia da praia, portanto use chinelos. Qualquer outra escolha, rasteirinha ou tênis, eca, é completamente desconfortável mesmo. Só não recomendo andar descalço. Você pode até fazer isso à noite, mas durante o dia, com a areia quente, só mesmo para os muito fortes, para quem está realmente acostumado. Além disso, existe a possibilidade de você voltar pra casa com um bicho de pé ou com um bicho geográfico. Já ouvir falar deles?

Uma outra curiosidade é que Caraíva até há alguns anos não tinha luz elétrica. Aliás, era assim na primeira vez que estive por lá. Existiam geradores, mas só em alguns estabelecimentos. Então hoje é um luxo poder tomar banho quente, ter wi-fi e mesmo luz nas casas e pousadas. Mas nas ruas ainda não existem postes, é tudo subterrâneo, portanto, não se esqueça de uma lanterna, que pode ser a do celular.

Hoje você também já consegue pagar com cartões de débito e crédito. Mas como lá não existem bancos, não se esqueça de levar valor em espécie.

Aproveite para se desconectar um pouco do celular, das selfies e das mídias sociais. Celular dificilmente pega, apenas no wi-fi. Então tire muitas fotos, mas desencana de postar tudo online/ontime.


Agora voltando ao Culinária Central, o melhor restaurante de Caraíva


Filé Mignon à Parmegiana - Culinária Central Caraíva
Filé Mignon à Parmegiana - Culinária Central Caraíva


Além dos típicos pratos nordestinos e pratos com frutos do mar, gostei muito também da possibilidade de variar um pouco das tradicionais moquecas e carne de sol. Talvez por eu já estar pela Bahia há algum tempo e já ter comido tanto peixe nesse período, esse prato estava simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.


Carne de Sol com Aipim - Culinária Central Caraíva
Carne de Sol com Aipim - Culinária Central Caraíva



O cardápio inclui iguarias muito interessantes que valem a degustação, são elas:

Arroz de frutos do mar

Tábua mista de grelhados: lagosta, camarão, polvo, lula e filé de peixe

Moqueca de Banana da Terra, regada ao azeite de dendê e leite de coco, enriquecida com mix de legumes

Feijoada

Refeição de peixe frito (serve 2 pessoas), acompanha arroz branco, feijão, farofa, batatas fritas e salada

O restaurante ainda apresenta opções veganas



Beco que sai do restaurante Culinária Central Caraíva, direto na praia
Beco que sai do restaurante Culinária Central Caraíva, direto na praia


E não se esqueça de dar um "rolé" no Beco da Lua e curtir um forrozinho, pois são programas obrigatórios em Caraíva. Como eu sou forrozeira no Rio, na Bahia e em qualquer lugar, claro que não perdi essa chance.


Forrofiá no Forró do Ouriçco, Caraíva
Forrofiá no Forró do Ouriçco, Caraíva



Onde fica o Culinária Central, o melhor restaurante de Caraíva

Localização: R. Sete de Setembro 197, Caraíva
Aberto geralmente até às 22:00

Contato: (73) 3018-0190

COVID-19
O restaurante Culinária Central, em Caraíva, está tomando todas as medidas necessárias e recomendações da Organização Mundial de Saúde, de órgãos oficiais e especialistas para garantir que os protocolos para o bem-estar e segurança dos funcionários e clientes sejam cumpridos neste período.




Nenhum comentário