Piraí: O que fazer, onde comer e onde se hospedar

mostra um lago em Piraí, chamado Lago Caiçara
Lago Caiçara em Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro


Piraí - o que fazer, onde comer e onde se hospedar - é um post construído para mostrar esse município no sul do estado do Rio de Janeiro, que certamente irá te surpreender. Piraí tem um roteiro repleto de charme, com identidade cultural, um calendário de eventos ao longo de todo o ano, uma gastronomia que começa a se destacar e hospedagens bem interessantes. Piraí fica a menos de 2h da cidade do Rio de Janeiro, e é uma excelente opção para uma escapada de fim de semana. Vem para Piraí!





Piraí - um roteiro cheio de charme, gastronomia e belas hospedagens





Por décadas a exploração do café foi a fonte de riqueza desse munícipio que nasceu por volta de 1770. O pequeno povoada, como tantos outros, cresceu em volta da capela do povoado, neste caso a Capela de Sant'Anna do Piraí.


Piraí é um elo importante dentre os Municípios que compõem o Ciclo do Café.


A inauguração da Rodovia Presidente Dutra, em meados do século XX, foi um importante acontecimento para o desenvolvimento de Piraí.


Outro fator importante é o Complexo de Ribeirão das Lajes, localizado em Piraí, e fornecedor de água e energia elétrica para a região metropolitana,


Piraí: o que fazer 


Lago Caiçara


O Lago Caiçara é uma bonita e agradável atração em Piraí. Suas águas transparentes e todo o verde, a sua volta, torna o passeio por lá muito revigorante. Excelente para caminhadas, piqueniques, para praticar uma aula de yoga ou ler um livro.


Olivia no Lago Caiçara em Piraí
Lago Caiçara em Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro



Condomínio Arte @condominioarte


O Condomínio Arte é um espeço muito especial em Piraí porque valoriza e prestigia os artesãos locais. O objetivo desse espaço é divulgar a arte de Piraí. Fiquei encantada com o espaço e encontrei peças lindíssimas de diferentes artistas. Vale a visita.


Artes em cerâmica no Condomínio Arte em Piraí
O Condomínio Arte, em Piraí, é um espaço com o objetivo de divulgar a arte da cidade



Mundo Arte Beer @mundoartebeer


O Mundo Arte Beer é uma cerveja artesanal produzida em Piraí. Uma cerveja produzida sem conservantes, com uma espuma cremosa e com um sabor marcante.

Pilsen, IPA, Session IPA, Chopp de Vinho e Macadâmia são as diferentes cervejas que você irá encontrar no Mundo Arte Beer, se você é um amante de cerveja, não deixe de passar por lá e degustar as saborosas cervejas.


fotos dos rótulos das cervejas da Mundo Arte Beer
Mundo Arte Beer é uma cerveja artesanal produzida em Piraí





Casa da Cultura Nágila Amory Tassara


A Casa da Cultura Nágila Amory Tassara fica num prédio em estilo neoclássico, de 1916. Lá você irá encontrar um memorial da Virgínia Lane, uma vedete brasileira.



Fachada da Casa da Cultura Nágila Amory Tassara
Casa da Cultura Nágila Amory Tassara 




Igreja Matriz de Sant'ana


A Igreja de Santana, construída por escravizados, começou sua construção em 1829, foi inaugurada em 1841 e sua última grande reforma foi em 1962. A Igreja é um dos principais pontos turísticos da cidade.



foto da Matriz de Sant'ana
Matriz de Sant'ana em Piraí, no Rio de Janeiro



Prefeitura Municipal de Piraí


A bela sede da Prefeitura Municipal de Piraí na praça Getúlio Vargas, construída no século XIX.



Prédio da Prefeitura Municipal de Piraí
Prefeitura Municipal de Piraí na praça Getúlio Vargas, em Piraí




Clube de Pesca


O Clube de Pesca foi um lugar que me surpreendeu, é um lugar belíssimo e eu não conhecia. Foi fundado em 1966 por funcionários da Light. Por enquanto só sócios podem pescar, mas estão repensando esse modelo parar abrir para não sócios. Por enquanto, você pode apenas apreciar a vista e o restaurante.



foto do clube de pesca em Piraí
Clube de Pesca de Piraí, no Rio de Janeiro



Piraí: onde comer



Dominante @dominanterestaurante21


O restaurante Dominante fica na estrada na chegada a Piraí, uma ótima opção para a chegada a cidade.



foto da fachada do restaurante Dominante em Piraí, no Rio de Janeiro
Restaurante Dominante em Piraí, no Rio de Janeiro




Outras dicas de restaurantes:


Empório da Barreira @emporiodabarreira


O Empório da Barreira é um bistrô em meio a mata Atlântica, reúne gastronomia, lazer e história.


Fica na Estrada Imperial São João Marcos, 149.



Restaurante Skina do Sabor


Bem no centro de Piraí



Piraí: onde se hospedar


Ainda não tive uma experiência de hospedagem em Piraí, mas terei em breve e prometo atualizar o post com os detalhes. Por enquanto vou deixar algumas dicas que colhi durante o meu bate e volta a Piraí.


Hotel Fazenda Cascatinha @hotelfazendacascatinha


O Hotel Fazenda Cascatinha foi inaugurado em 1991, é cercado, assim como toda a região, de muito verde, e ainda tem uma cachoeira privativa. São 50 acomodações distribuídas em 3 alas diferentes, são elas: suítes na Ala do Solar Cachoeira, Suítes na Ala dos Chalés e Suítes na Ala dos Bangalôs.


Além da cachoeira, você encontrará piscinas, celeiro de brincadeiras, pescaria no lago, parquinho, tirolesa, passeios a cavalo, de pônei e charrete.


Na gastronomia você irá encontrar:


O pacote inclui pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar.  Com restaurante, bares e ainda um espaço equipado para as mamães prepararem a alimentação dos bebês.



Fazenda Santa Thereza @fazenda_santa_thereza


Na Fazenda Santa Thereza, que tem quase 3 séculos de história, além de, claro, muitas histórias, você irá encontrar produtos orgânicos, muito lazer, com trilhas e pescaria e também cultura através de suas visitas guiadas.




Hotel Pirahy


Bem no centro de Pirahy e a 15 minutos do Lago Caiçara, o hotel possui 29 quartos e é uma ótima opção por sua excelente localização.



Hotel Fazenda St. Robert @hotelfazendastrobert


O Hotel Fazenda St. Robert é outra excelente opção de hospedagem. Localizado numa área de mata atlântica, belíssima, e indicada para adultos e crianças. Piscinas, recreação infantil, mini-fazenda, arvorismo, aventura, tirolesas.

Na gastronomia tem tempero de comida da roça.

São diversas acomodações e com certeza você irá encontrar uma com a sua cara. Apartamentos standard e master, chalés master e luxo, e a nova ala varanda.




Hotel Fazenda Vale Santa Fé @hotelfazendavaledesantafe


O Hotel Fazenda Vale Santa Fé é um pequeno hotel cercado de muita natureza, muito aconchegante e oferece muito descanso e lazer. 



Hotel Fazenda São João do Piraí @hotelfazendasaojoao.pirai


O Hotel Fazenda São João do Piraí possui uma bela vista para o Rio Piraí e uma área com mais de um milhão de metros quadrados, com lagos, muito verde e ideal para famílias que querem um lugar para repor suas energias.


Na gastronomia você irá encontrar pratos típicos da cozinha brasileira.


E você já conhece Miguel Pereira? Outra cidade nos arredores do Rio de Janeiro. Saiba o que fazer em Miguel Pereira nesse post da Klécia, do blog Fui ser Viajante.




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.

Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.




Nenhum comentário