Pirenópolis, Carnaval 2011


Pirenopolis
Pirenópolis


Pirenópolis, em Goiás, uma excelente opção durante o Carnaval. Durante muitos anos Carnaval foi para mim sinônimo de viagens. Bons anos! Com o passar do tempo isso foi mudando, engarrafamentos, cidades pequenas e sem estrutura, lotadas. Decidi, a "era" Região dos Lagos acabava, pelo menos para mim.

Escutava nessa época muita gente dizer: "Você é maluca de viajar no Carnaval, ficar no Rio é uma delícia, a cidade fica vazia, você pode ir à praia ou a um cinema, tranquilamente". Resolvi tentar, mas confesso que nunca encontrei essa "cidade dos sonhos" e sucumbi à tentação dos blocos.


Conheça Pirenópolis


Também não tenho do que reclamar nos anos que se seguiram. Acordava bem cedo para estar em Santa Teresa - na época ainda não morava lá - e curtir o Bloco Céu na Terra, às 7 da manhã. Orquestra Voadora proporcionava realmente um belo voo. Quizomba na Lapa na terça, encerrando o Carnaval e muitos outros. Sempre priorizava os Blocos de Santa, Centro ou Lapa, mas o roteiro ainda contava com alguns pequenos novos blocos na Zona Sul.

Um momento muito aguardado era a chegada do agendão dos Blocos. Hora de escolher em quais ir, quais horários e toda uma logística de sair de um para o outro. Fora a praia que durante toda a minha vida sempre foi destino certo.

Decidi em 2010 que aquele seria o meu último ano, pelo menos por enquanto, dando pinta no Carnaval do Rio de Janeiro. Quem sabe as coisas mudam novamente e um dia eu volto. Atualmente, Céu na Terra mudou para Inferno na Terra, lotado, calor senegalês, sim, a Natureza está mesmo de cabeça para baixo e o verão, esse não é mais igual àquele que passou. No Quizomba, no último dia, ainda quebrei o pé caindo num buraco. Muitos devem dizer, principalmente os que odeiam tumulto, que sempre foi assim, mas eu digo: não, tivemos uma época recente, de retorno dos blocos, das marchinhas, das famílias levando seus filhos para brincarem com tranquilidade e que foram bem agradáveis, mas passou!

Ano passado, em 2011, desesperada, Carnaval quase chegando e eu pensando: não vou aguentar ficar no Rio, preciso viajar. Por coincidência (ou coincidências não existem, não sei) reencontrei uma amiga no CCBB pensando da mesma maneira e acertamos: vamos viajar, seja para onde for.

Carnaval em Pirenópolis


Assim, em 2011, passei o meu Carnaval em Pirenópolis. Conseguimos um voo tranquilo e por um ótimo preço para Brasília, de onde todos estão fugindo nessa época. Alugamos um carro no aeroporto rumo a Goiás, mas exatamente, Piri, para os íntimos.

Pirenópolis é uma pequena e agradável cidade histórica, fundada em 1727 pelos Bandeirantes, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Fica a 150 km de Brasília e a 130 km de Goiânia. Suas atrações são os edifícios históricos de arquitetura colonial, as inúmeras belas cachoeiras e as festas populares tradicionais. 



Pirenópolis
Pirenópolis

Cachoeiras em Pirenópolis


As Cachoeiras de Pirenópolis são conhecidas no mundo todo. Existem dezenas delas ao redor da cidade onde o turista pode passar o dia. Muitas possuem infraestrutura com banheiros, restaurantes, lojinhas de artesanato, e etc.


Pirenópolis
Pirenópolis


Hospedagem em Pirenópolis


A hospedagem cabe em todos os bolsos. A cidade conta com uma boa variedade de restaurantes e para a minha surpresa, Piri ainda tem o tradicional Carnaval de rua, com um coreto na praça, bandinha tocando marchinhas, tudo num ambiente tranquilo e acolhedor.


Pirenópolis
Pirenópolis


Considerada como berço da cultura goiana e um dos principais polos gastronômicos de Goiás, Piri tem representantes da culinária regional e internacional, mas também possui uma forte culinária local. Como não sou uma boa comilona eu provei apenas o famoso arroz com pequi e o empadão goiano, gostei dos dois.

Adorei a experiência do Carnaval passado e, esse ano, agora com o João, vamos fazer uma nova investida pelo Centro-Oeste: Chapada dos Veadeiros. Aguardem, pois o próximo post virá recheado com uma das mais belas paisagens do Planeta.

Bom Carnaval para todos!


Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.

Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

Nenhum comentário