Chapada dos Veadeiros, Carnaval de 2012




Brasília
Brasília



Conheça a Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros, uma viagem que já estava nos planos há algum tempo. Depois de conhecer Pirenópolis no Carnaval do ano passado, este ano apostamos num roteiro bem parecido: Rio - Brasília - São Jorge. Adorei a tranquilidade do percurso, afinal as pessoas estão saindo de Brasília nesse período e as estradas estão vazias, outra vantagem é que encontramos passagens aéreas por bons preços. Por que Brasília e não Goiânia? Alto Paraíso está localizado a 230 km de Brasília - DF e a 420 km de Goiânia - GO. No Município encontra-se o ponto mais alto do Planalto Central, Pouso Alto, com 1.676 metros de altura.


Dica importante: antes de viajar para a Chapada é fundamental vacinar-se contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência.

Sem nenhum atraso no voo, chegamos A Brasília no horário previsto e pegamos o carro que já estava reservado na locadora. Depois de algum tempo perdidos e sem uma viva alma para dar uma informação, roda para lá e roda para cá, finalmente encontramos a GO-020, direção Formosa. Após passarmos Sobradinho e Planaltina, no trevo seguimos à esquerda pela GO-118, depois passamos por São Gabriel, São João D'Aliança, Alto Paraíso e chegamos em São Jorge.



Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros



A cidade de Alto Paraíso é reconhecida por sua natureza exuberante, o Cerrado. Patrimônio natural mundial pela UNESCO, atrai turistas do mundo inteiro. Abriga o Distrito de São Jorge, há 36 km. Uma parte da estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge já está asfaltada, depois passamos por um trecho de estrada de terra. São Jorge é a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Uma antiga vila de garimpeiros do início do Século XX, que hoje tem como atividade principal o ecoturismo, uma alternativa ecológica e sustentável para os moradores da região. A proximidade com a entrada do parque foi um fator decisivo para optarmos pela hospedagem em São Jorge.



Chapada dos Veadeiros


Acertamos na escolha, São Jorge é realmente muito interessante. Alto Paraíso está na moda, logo, lotada. Muitos acreditam que o "fim do mundo" já tem data marcada: 21/12//2012 e esse será um dos poucos lugares que restará no Planeta. Já a pequena vila nos surpreendeu. Como em todos os lugares durante o Carnaval, estava bem cheia, mas nada se compararmos a grandes centros. Afinal, era Carnaval! Nós estávamos fugindo disso, queríamos apenas uns dias de paz, tranquilidade e muito contato com a natureza. Erramos na escolha da pousada que ficava bem de frente para o bar mais "agitado" da cidade e não dormimos bem na primeira noite. No dia seguinte encontramos uma outra pousada mais afastada e aconchegante, ficamos bem mais confortáveis: Pousada Flor do Cerrado.
Encontre sua hospedagem aqui: Hospedagem na Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Uma característica positiva, pelo menos na nossa ótica, é que o lugar é bem roots. Raízes do Sertão, trio campeão do Festival de Forró de Itaúnas de 2011 tocou lá todos as noites Escutamos também muito reggae e música eletrônica, dessa última eu não gosto e expresso aqui minha irritação com o tu tu tu tu tu tu tu que ficou na nossa cabeça na primeira noite. Ponto positivo, não ouvimos aquele que nem vou citar o nome, aquele da "Se eu te pego" nenhuma vez, temos que agradecer muito por isso.



Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros
 

A vila tinha duas tribos bem definidas, a tribo dos que queriam "curtir" o Carnaval, isso incluía acordar às 2 da tarde, tomar um banho na cachoeira mais próxima e o resto vocês já podem deduzir. E a turma que acordava cedo. Por incrível que pareça aos mais íntimos, essa segunda opção era a minha tribo. Dias inteiros de longas trilhas e outra surpresa para os mais chegados, banhos MUITO gelados nos rios e cachoeiras. Ficou muito claro que a galera que queria curtir o Carnaval eram as pessoas das regiões mais próximas que já conheciam bastante a região e, óbvio, não estavam ali para turismo.


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Chegamos no sábado depois do meio-dia, um dia perdido, pois mortos de fome, fomos direto almoçar. No dia seguinte, depois da noite mal dormida (tututututu), no café da manhã na pousada, encontramos um grupo que já tinha acertado com um guia e, "ô sorte", faltavam duas pessoas.


Primeiro passeio, domingo, destino: Parque Nacional Chapada dos Veadeiros: O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui dois passeios: o primeiro passa no Canyon 1 e no Canyon2, depois vai até a Cachoeira dos Cariocas (10,5 km), como fomos no período das chuvas, o Canyon 1 estava fechado para visitas e deixamos para uma próxima visita no período da seca; já o segundo passeio vai até o Salto do Rio Preto de 120 metros, depois no Salto de 80 metros, e por último passa nas Corredeiras que é ótimo para hidromassagem - 12 km.


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros



No segundo dia, segunda-feira, mesmo mudando de pousada, voltamos para fazer o passeio com o mesmo grupo, destino: Raizama e Vale da Lua.


Raizama - Por uma trilha de aproximadamente 1.5 km chega-se à primeira cachoeira, chamada de Hidromassagem, a queda é pequena mas oferece bom banho. A trilha continua pela margem do Córrego Raizama até cair em uma majestosa cachoeira que se encontra com o rio São Miguel. A partir deste trecho a trilha tem uma engenharia interessante, beirando um paredão e um precipício, com bom visual do canyon do Rio São Miguel, chegando às piscinas naturais onde o banho é possível.


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Vale da Lua - Um dos lugares mais fantásticos do Brasil e o mais visitado da Chapada dos Veadeiros. As rochas de cor acinzentada adquirem outras tonalidades de acordo com a luz do sol. O Rio São Miguel aparece e se esconde entre as rochas esculpidas em forma de conchas e panelões.


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros



No terceiro dia, terça, nos afastamos do grupo, queríamos conhecer a cachoeira do Segredo, porém era uma trilha bem mais longa, 16 km no total, passando por 14 riachos, mas não conseguimos um guia e fomos parar em um lugar no mínimo com um nome exótico para a região: Praia do Jatobá.


Na parte da tarde, uma forte chuva caiu na cidade e ficamos pela vila.


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

No quesito gastronomia a vila tem muitas e até boas opções. No restaurante Buritis você encontra um buffet de massas e boas saladas. Algumas creperias e pizzarias, como a Canela D'Ema, que tem uma decoração curiosa, confiram nas fotos:

Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros



O restaurante mais famoso fica na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge, o Rancho do Valdomiro, que serve matula, uma comida típica da região, galinha caipira, doces, licores e cachaças. Ano passado em Piri experimentei o famoso arroz de pequi, esse ano acabei não comendo novamente, mas é facilmente encontrado na região. Cartões de crédito ainda são pouco aceitos por lá. O melhor é levar dinheiro.


Um lugar que tinha anotado nas minhas pesquisas pela Internet, mas que infelizmente não conhecemos, foi Cavalcante, onde estão as comunidades Kalunga. Comunidade muito antiga de negros que mantém os costumes e tradições. Além disso existem muitas belíssimas cachoeiras na região.


Na quarta, 6h da manhã, deixamos São Jorge com destino a Brasília. Como já conhecíamos um pouco da estrada chegamos bem mais rápido. Fizemos um turismo relâmpago em Brasília, que eu já conhecia, mas o João ainda não. Depois de uma passada pelos principais cartões postais, devolvemos o carro e fomos para o aeroporto. Hora de voltar para casa!


Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros


Nosso voo de volta seria Brasília - Belo Horizonte - Rio, com troca de aeronave em BH, chato demais. Como chegamos bem cedo ao aeroporto, com uma dose de sorte ainda conseguimos trocar e embarcar num voo direto que estava encerrando o check in. Com direito a nome nos altos falantes e tudo, última chamada e muita emoção, conseguimos embarcar. Ufa, chegamos em casa bem mais cedo do que o esperado, até a próxima viagem!









Um comentário

  1. Bacana seu blog!

    Tambem estive por la ha alguns meses. O lugar realmente e extraordinario.

    Se tiver um tempinho, confira meu blog!

    http://diariodachapada.blogspot.com.br/

    Abracos

    Fabio

    ResponderExcluir