Copacabana Palace, o mais famoso e luxuoso hotel no Rio de Janeiro

Fachada Copacabana Palace
Copacabana Palace


Hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, um ícone da cidade maravilhosa, o seu mais famoso e luxuoso hotel, cartão postal e conhecido em todo o mundo. Nasci e moro no Rio de Janeiro, mas infelizmente nunca tive o privilégio de me hospedar num dos nossos mais importantes cartões postais. Preciso contar um pouco sobre o Copacabana Palace, ele é mais do que um hotel, é uma marca.

O mais famoso hotel, o Copacabana Palace, fica de frente para a mais famosa praia, Copacabana


Localizado no endereço mais conhecido da cidade, na Avenida Atlântica e de frente para a praia de Copacabana, desde que abriu as portas, em 1923, o Copa já hospedou diversos líderes políticos, membros da realeza, astros do cinema e da música, além de atletas consagrados e modelos internacionais.

Entre seus hóspedes assíduos estão Príncipe Charles, o rei Juan Carlos e rainha Sofia, da Espanha, a Rainha Beatriz e o príncipe Wilhem-Alexander da Holanda, a modelo Gisele Bündchen, a atriz Catherine Zeta-Jones, a chanceler alemã Angela Merkel e o fotógrafo Sebastião Salgado. O historiador Eric Hobsbaum, a apresentadora Hebe Camargo e a Princesa Diana também faziam questão de se hospedar no Copa.

Outros hóspedes ilustres incluem nomes como Monica Bellucci, Vincent Cassel, Mick Jagger, Rod Stewart, Keith Sutterland, Will Smith, Madonna, Hugh Jackman, Penelope Cruz, Javier Barden, Cameron Diaz e Tom Cruise.

Da nova geração, jovens estrelas como Katy Perry, Justin Bieber, Kristen Stewart, Robert Pattinson, Miley Cyrus, Lana Del Rey e a banda Jonas Brothers também já ficaram hospedados no Copa. Além deles, importantes nomes da moda como Valentino, Calvin Klein, Christian Louboutin e Donatella Versace também se hospedaram nas suítes do Copa.

Outros hóspedes incluem nomes como Santos Dumont, Gene Kelly, Orson Welles, Nelson Rockfeller, Júlio Prestes, Kirk Douglas e Arturo Toscanini.

No Hall of Fame, localizado no segundo piso do hotel, hóspedes e clientes podem conferir fotografias assinadas desses e tantos outros hóspedes ilustres. Já no Livro de Ouro, existente desde 1923 e mantido no cofre do hotel é possível ler dedicatórias célebres de nomes como Santos Dumont, Nelson Mandela e Princesa Diana.

O Copacabana Palace foi construído pelo empresário Octávio Guinle, por sugestão do então presidente da república, Epitácio Pessoa. O hotel foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado nos famosos hotéis Negresco, em Nice, e Carlton, em Cannes. Em 1989, o hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, mesmo ano em que o hotel foi comprado pelo grupo Belmond. O Copacabana Palace já passou por diversas reformas com o objetivo de preservar a história da propriedade e realçar sua posição como uma das melhores e mais requintadas opções de hospedagem da América do Sul..

Belmond é uma marca de hotéis e experiências de luxo em alguns dos mais inspiradores destinos do mundo. Estabelecida há quase 40 anos com a aquisição do Hotel Cipriani, em Veneza, o portfólio da Belmond engloba agora 45 hotéis, trens e cruzeiros fluviais em regiões de grande interesse turístico nos quatro cantos do planeta. De cartões postais a resorts boutique, a coleção inclui o Grand Hotel Europa, em São Petersburg, o Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Maroma Resort and Spa, na Riviera Maia mexicana, e o El Encanto, em Santa Bárbara, Califórnia. Fazem parte da Belmond ainda safaris, seis luxuosos trens de passageiros, incluindo o Venice Simplon-Orient-Express e três cruzeiros de rio. A Belmond ainda opera o 21, um dos mais célebres restaurantes de Nova York. belmond.com.




O hotel Copacabana Palace conta ainda com:


SPA

Com projeto do francês Michel Jouannet, o spa tem estilo contemporâneo em linhas retas e decoração clean com tons de lavanda, creme e branco.

O Spa tem três andares e sete salas de tratamento, sendo cinco individuais e duas spa suítes, além de sala de ginástica, moderno fitness center, saunas seca e a vapor e uma área de relaxamento. Aberto ao público, oferece serviços de beleza, tratamentos faciais e corporais, terapias, massagens relaxantes e energizantes.

Ao todo, mais de 20 tratamentos incluem massagens rápidas de relaxamento e rituais completos com duração de cinco horas, para beleza e bem-estar do corpo e do rosto. Entre um e outro tratamento é possível relaxar em uma sala equipada com espreguiçadeiras, revistas e fones ligados a quatro canais de música. A equipe de profissionais passou por mais de 240 horas de treinamento específico com foco em padrões de excelência internacionais utilizados nos melhores spas do mundo.
Funciona de terça a domingo, das 7h às 22h.


SALÃO DE BELEZA

Instalado nas dependências do Spa. O espaço oferece serviços de altíssima qualidade para hóspedes e visitantes como manicure, pedicure, tratamento capilar, corte, escova, depilação, entre outros. O salão também tem uma sala exclusiva de cabelo e maquiagem com capacidade para atender simultaneamente duas pessoas.

Ele se encontra disponível diariamente para receber noivas com suas famílias ou madrinhas, mesmo que o casamento não seja no hotel. Também pode ser reservada por hospedes ou visitantes que queiram se arrumar para eventos na cidade.
O espaço abre de segunda a sábado, das 10h às 20h.


BOUTIQUE 1923

Localizada no corredor que liga o novo lobby a piscina, a 1923 segue um conceito multimarca. Com uma criteriosa seleção de renomadas grifes, a boutique conta com importantes nomes da moda como Adriana Degreas, Lenny Niemeyer, Andrea Marques, Vix e outras, além da joalheria de Carla Amorim e Lídice Caldas, e bolsas DragonFly e Mara Mac.
A boutique funciona diariamente das 9h às 21h.

Os restaurantes do Hotel Copacabana Palace:


CIPRIANI

Inaugurado em 1994, substituindo o antigo Bife de Ouro, o restaurante Cipriani oferece o melhor da culinária italiana. Um dos restaurantes mais requintados da cidade do Rio de Janeiro, a culinária do Cipriani é coroada pela vista: janelas do restaurante se abrem para a piscina do Copa. O restaurante é comandado pelo recém-chegado da Toscana, Aniello Cassese. Nello, como é chamado, tem apenas 30 anos e trabalhava com o chef inglês Gordon Ramsay, desde 2008.

Um diferencial do restaurante é a mesa do chef localizada dentro da cozinha que recebe comensais para uma degustação com os pratos mais variados e exclusivos do restaurante. São apenas seis lugares, com vista para a movimentação da cozinha e com um menu harmonizado criado pelo chef especialmente para cada cliente


MEE

Primeiro restaurante pan-asiático do Rio, o MEE foi inaugurado em fevereiro de 2014 onde ficava o Bar do Copa. Um dos primeiros restaurantes na América do Sul a receber uma estrela Michelin na primeira e na segunda edições (2015 e 2016) do prestigiado Guia Michelin, o MEE oferece um menu criado pelo chef Kazuo Harada, em parceria com o chef-consultor do restaurante, Ken Hom, ídolo da gastronomia chinesa, que há mais de 30 anos apresenta seu programa de culinária na BBC. O cardápio é uma viagem pela gastronomia asiática, com opções de pratos da cozinha tailandesa, cambojana, malasiana, singapureana, coreana, vietnamita, chinesa e japonesa.

Originalmente de São Paulo, o chef Kazuo tem mais de 15 anos de experiência, com sólida experiência em restaurantes de hotéis. Antes de assumir a cozinha do MEE, Kazuo comandava o japonês Kinu, no Grand Hyatt São Paulo. Com um currículo que inclui experiências em Dubai e no Japão, Kazuo também já fez intercâmbios gastronômicos em regiões como África, Leste Europeu e diferentes países da América do Sul. Além das mesas do salão, o restaurante também possui um sushi bar com menu exclusivo e que serve apenas pratos frios, inspirado nos tradicionais sushi bares japoneses. No menu Omakase Itamae, todos os pratos são criados na hora pelo chef, desenvolvidos com os produtos mais frescos disponíveis no dia. No 13 menu tradicional do restaurante, chamam a atenção ingredientes raros e exclusivos como a costela de wagyu e a merluza negra.

Outra opção é o menu degustação MEEchelin, que oferece clássicos como os tradicionais Dim Sums, além de diferentes criações do chef Harada. Para harmonizar, a sommelière de saquês do restaurante, Rejane Kawano, oferece uma carta com mais de 35 tipos da tradicional bebida japonesa. Além disso, os clientes podem saborear no MEE diferentes drinks, como o MEE White Julep e o A Cup of Hug. Com decoração contemporânea inspirada na Ásia e telas do artista Christian Develter, o restaurante tem 92 lugares e abre todos os dias para jantar.


PÉRGULA

A cargo do chef Filipe Rizzato, o Pérgula é um restaurante especializado em cozinha internacional. Sua localização, ao lado da piscina, permite que os hóspedes façam as refeições ao ar livre, na varanda do restaurante ou no salão.

Além de um vasto cardápio à la carte, o Pérgula oferece um buffet com opções de saladas, pratos quentes e sobremesas durante o almoço. Aos sábados, o restaurante oferece um buffet de comida brasileira com especialidades de diferentes regiões do país, além de um open bar de caipirinhas. Feijoada, moqueca, diferentes saladas e sobremesas fazem parte do menu que conta com pratos feitos com produtos típicos da cozinha brasileira como açaí, castanhas, peixes como o pirarucu e outros. Já aos domingos, o tradicional brunch do restaurante oferece estação de frios, pratos quentes, queijos e sobremesas, além de água, sucos e espumante, servidos à vontade.

Os Bares do Hotel Copacabana Palace:


Copacabana Piano Bar

Localizado ao lado do Cipriani e ideal para um happy hour.


Bar da Piscina

Perfeito para um drink no final da tarde à beira da piscina.


Suíte Copacabana Palace
Suíte do Copacabana Palace


APARTAMENTOS E SUÍTES

Com uma área de mais de 12 mil metros quadrados, 241 apartamentos e suítes, dos quais 145 ficam no prédio principal e 94 no prédio anexo, que foi construído em 1948.

Apartamento Superior Vista Cidade – com vista para o bairro de Copacabana, possui área útil a partir de 30m², cama King Size ou Twin, espaçoso banheiro, mesa de trabalho, dock para iPod, TV a cabo, minibar e cofre eletrônico. 8

Apartamento Luxo Frente Mar – com vista para a praia de Copacabana, alguns apartamentos desta categoria possuem sacadas em estilo “Romeu e Julieta”. A área útil é a partir de 30m² e cada apartamento possui cama King Size ou Twin, mesa de trabalho, dock para iPod, TV a cabo, minibar, cofre eletrônico e espaçoso banheiro com banheira e ducha (juntas ou independentes).

Suíte Piscina Vista Mar – com vista para a piscina e também para o mar de Copacabana, essas espaçosas suítes estão localizadas no prédio anexo do hotel. Cada uma dispõe de sacada privativa, confortável sala de estar, cama King Size ou Twin e banheiro com ducha e banheira independentes. A área útil é de 60m² e dentre as amenities estão dock para iPod, TV a cabo, minibar e cofre eletrônico.

Suíte Avenida Vista Cidade – com vista para a cidade, também está localizada no prédio anexo do hotel. Dispõe de sacada privativa, sala de estar, cama King Size ou Twin e banheiro com ducha e banheira independentes. A área útil é de 60m² e dentre as amenities estão dock para iPod, TV a cabo, minibar e cofre eletrônico.

Suíte Luxo – com vista para a Praia de Copacabana, as suítes da categoria luxo estão localizadas no prédio principal. Cada uma delas possui área útil de 60m² dividida em um luxuoso quarto, sala de estar independente e banheiro. As amenities incluem dock para iPod, TV a cabo, minibar e cofre eletrônico.

Suíte Cobertura – localizadas no sexto andar do hotel, possuem vista para a praia e terraço privativo. Cada suíte possui área a partir de 100m², cama King Size, banheiro em mármore com banheira e ducha independente. Dentre as amenities estão serviço de mordomo, incluem dock para iPod, TV a cabo, minibar e cofre eletrônico.

Sete luxuosas suítes de aproximadamente 100m² com uma piscina exclusiva e total infraestrutura de tecnologia compõem o sexto andar do Belmond Copacabana Palace. Objetos variados, vasos de Murano, obras de arte e móveis de linhas retas são alguns dos detalhes que fazem deste andar a acomodação perfeita para os que procuram privacidade e máximo conforto na visita à cidade maravilhosa.

A piscina de 10x4 metros, totalmente negra e conhecida como black pool, é cercada por treliças brancas e compõe um cenário paradisíaco com vista deslumbrante para a praia de Copacabana, já foram ocupadas por presidentes, reis e personalidades como Madonna, Johnny Deep e Katy Perry.

Foi no sexto andar que Dona Mariazinha Guinle morou desde seu casamento com o fundador do Copa, Octávio Guinle. Toda a restauração deste andar começou em 1989 quando James B. Sherwood comprou o hotel das mãos dela. Gerard Gallet foi o responsável pelo trabalho.

O ANEXO

Construído em 1948, o prédio anexo tem 94 apartamentos.

Conhecido por seu luxo e tradição, o Anexo reabriu em novembro de 2005 a ala de apartamentos em frente à piscina. São 36 apartamentos com vista para a piscina e para a praia de Copacabana. A coluna dos fundos, que fica em frente à Avenida Nossa Senhora de Copacabana, foi inteiramente reinaugurada no réveillon de 2010, com a transformação de algumas suítes em apartamentos. Do segundo ao nono andar, há duas suítes e quatro apartamentos em cada andar. As Suítes Piscina têm aproximadamente 70 metros quadrados. São compostas de sala, banheiro, varanda privativa com vista para a piscina e praia de Copacabana, quarto com colchões Sealy e enxoval com acabamento de alto padrão.

Todas são equipadas com acesso a internet de banda larga, cofre eletrônico, roupões de banho, pantufas e outros amenities.

Já as suítes de frente para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana são belamente decoradas, com banheiros com cerâmica italiana, varandas privativas e vista para a cidade
.

Piscina do Copacabana Palace
Piscina do Copacabana Palace


ÁREAS DE LAZER

Além de estar em um dos pontos mais privilegiados do país, o Belmond Copacabana Palace é um centro de bem-estar. Uma das opções mais famosas do hotel é a mítica piscina onde já nadaram celebridades nacionais e internacionais. Com metragem de piscina semi-olímpica, e ampla área para banho de sol, ela faz sucesso entre hóspedes do hotel. Todos os dias, às 11h, os hóspedes que relaxam nesta área ainda podem se deliciar e refrescar com frutas frescas e toalhas com água gelada oferecida pelos funcionários. Pouca gente sabe, mas o hotel também é equipado com uma quadra de tênis. Localizada no 1º andar, funciona para hóspedes, das 7h às 22h. Por último, um moderno fitness center está disponível para hóspedes diariamente, de 6h às 22h.

EVENTOS

Reconhecido por oferecer um serviço de alto padrão, um dos hotéis mais concorridos para a realização de festas e eventos sociais na cidade do Rio de Janeiro. Banquetes, recepções, almoços, reuniões e seminários podem ser realizados no hotel, nos diferentes espaços oferecidos, nos mais diversos formatos e tamanhos.
Para festas, o hotel oferece os luxuosos salões Golden Room, Nobre, Palm, Gallery e Crystal, sendo estes três últimos os que abrigaram o cassino do hotel no passado. Os espaços podem ser utilizados para coquetéis, jantares, recepções de casamentos, encontros corporativos e outras festas de grande porte.


SALÕES COPACABANA

Depois de investir mais R$ 10 milhões, em 2006, o Belmond Copacabana Palace inaugurou os Salões Copacabana, onde antes estava localizado o antigo casino do hotel. A capacidade é de 800 pessoas sentadas e 1,2 mil em pé. Os salões Palm, Gallery e Crystal têm pé-direito de 10,4 metros e medem cerca de 450m2 cada. O foyer do teatro, que é a entrada dos salões, possui 260m2. As janelas, com 6m de altura, e as portas laterais, com 8,5m, relembram os antigos tempos em que a nata da sociedade se reunia sem pausa entre roletas e mesas de jogos durante os 12 anos de funcionamento do cassino. O piso em Peroba Mica e Ipê Tabaco foi totalmente reproduzido a partir do original. Nas escadas da entrada, o mármore Carrara foi todo recuperado assim como as esquadrias em Frejó da fachada.


GOLDEN ROOM

Com capacidade máxima de 450 pessoas, o Golden Room é recomendando para grandes reuniões. Utilizado tanto para palestras quanto para recepções de casamento, o salão também dispõe de um excelente palco, onde já se apresentaram nomes como Ella Fitzgerald e Nat King Cole. Para dar o toque final, a cúpula do salão é revertida de finíssimas folhas de ouro de 22 quilates.


SALÃO NOBRE

Com seu marcante piso de mármore, colunas grandiosas e lustres de cristal, o Salão Nobre pode ser visto em diversos filmes que foram rodados no Hotel. Com amplas janelas que dão vista para a piscina do hotel e portas que dão acesso à varanda com vista para a praia, o salão tem capacidade para 350 pessoas e pode ser interligado ao Golden Room, passando a ter uma capacidade para até 800 convidados.


SALÃO RIO DE JANEIRO

Com painéis de madeira e uma belíssima tapeçaria antiga, o Salão Rio de Janeiro tem capacidade máxima de 120 pessoas e é indicado para eventos de pequeno e médio porte.


SALÃO CARIOCA

Com capacidade máxima de 60 pessoas, é indicado para eventos de pequeno porte. Esse salão também pode ser usado como escritório, para reuniões empresariais realizadas no Salão Rio de Janeiro, localizado em frente.


SALÃO VERMELHO

Com uma ampla mesa central e cadeiras executivas, o Salão Vermelho é o espaço mais recomendado para pequenas reuniões.


SALÃO AMARELO

O Salão Amarelo tem capacidade máxima de 25 pessoas, e é recomendado para pequenas reuniões, além de servir como sala de intervalo durante reuniões realizadas no Salão Vermelho.


SALÃO AZUL

Com murais tropicais pintados à mão pela artista francesa Dominique Jardy, o Salão Azul possui amplas janelas com vista para a praia de Copacabana e acesso ao terraço. Com capacidade máxima de 90 pessoas, é ideal para reuniões de pequeno e médio porte.


SALÕES FRONTAIS (SALÃO DE LEITURA, SALÃO DE ESTAR E DE VISITAS)

Esses salões têm acesso à varanda do hotel, possuem vista para a famosa praia de Copacabana, além de magníficos lustres de cristal e piso de mármore. Esses três salões são ideais para um coquetel ou quaisquer outros serviços de envolvam Alimentos & Bebidas. Juntos, tem capacidade para 320 pessoas.


BAILE DE CARNAVAL

Tradicionalmente realizado no sábado de Carnaval, o Baile do Copa teve sua primeira edição em 1924, no ano seguinte da inauguração do hotel. Jayne Mansfield causou sensação ao deixar cair seu bustier, em 1959. Brigitte Bardot foi uma das atrações em 1964 e ao longo dos anos, o baile ainda contou com a presença de nomes como Mary Pickford, Joan Fontaine, Rhonda Fleming, Walter Pidgeon, Lana Turner, Ann Miller, Kim Novak, Janet Leigh, entre outros. Em 1973, a direção resolveu suspender a realização da festa, que só foi retomada em 1993, quando decidiram recriar o luxuoso baile de Carnaval. Além de oferecer o melhor das tradições do Carnaval carioca, o evento relembra os grandes bailes de gala dos primeiros anos do Belmond Copacabana Palace em que convidados usam black-tie ou fantasias de gala. A cada ano, o baile também nomeia uma rainha. Dentre as 24 beldades escolhidas estão nomes como Guilhermina Guinle, Luiza Brunet, Grazi Massafera, Luana Piovani, Sheron Menezes, Juliana Paes, Marina Ruy Barbosa e outras.


ANO NOVO

A Praia de Copacabana é um dos lugares mais célebres para comemorar a chegada do ano novo. Por décadas, hóspedes dos quatro cantos do mundo marcam presença na tradicional festa de Réveillon do Copa, quando se reúnem na enorme varanda para ver a mais bonita queima de fogos do planeta. Todo ano, o Belmond Copacabana Palace organiza quatro festas diferentes. A principal é um baile realizado nos salões Nobre e Golden Room, que começa com coquetel, tem jantar em formato buffet assinado pelo chef executivo do hotel e banda ao vivo. Para aqueles que preferem uma comemoração mais íntima, o hotel também oferece ceias especiais nos restaurantes Pérgula, Cipriani e MEE. À beira da piscina, um DJ anima a pista de dança e no restaurante Cipriani, o menu degustação é servido ao som de um piano ao vivo. Para assistir a queima de fotos, todos os clientes são convidados a subir para a varanda do hotel, que possui vista privilegiada para a orla de Copacabana.

O hotel costuma "mimar" os seus hóspedes com produtos próprios que vão desde a garrafinha de água mineral com o rótulo do Copa, até velas, roupões e toalhas de banho com a logomarca bordada.
E você, também gostaria de ganhar um mimo desses?


Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

Um comentário