Você conhece a história da Associação Polo Novo Rio Antigo?

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes


Conheça a Associação Polo Novo Rio Antigo, empresários que se uniram para junto ao poder público preservar e impulsionar um Rio antigo, mas totalmente atual


Sou uma blogueira viajante e adoro contar histórias e curiosidades do que encontro pelo Planeta, mas acima de tudo sou carioca, e quero contar também boas inciativas da minha cidade.


A partir dessa necessidade de contar boas histórias, recebi um convite da Arteiras Comunicação para conhecer um pouco mais da Associação Polo Novo Rio Antigo que reúne diversos empresários das áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, comércio e serviço, e que abrange numa demarcação imaginária pela Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Largo São Francisco e Cinelândia.


Isabelita dos Patins
Isabelita dos Patins



A Associação Polo Novo Rio Antigo, criada em 2005, sucede a Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, tem hoje em torno de 100 associados. A Associação representa hoje um forte elo entre empresários e poder público, além de um importante instrumento de revitalização do centro histórico da cidade.


Fazem parte:


Restaurantes tradicionais e centenários como Bar Luiz, Confeitaria Colombo, Nova Capela, Bar Brasil, Ernesto, entre outros


E uma nova geração de casas, onde o foco deixou de ser especificamente a gastronomia e passou a ser a música, como o Carioca da Gema e o Rio Scenarium, apontando pelo jornal inglês "The Guardian" como um dos dez melhores bares do mundo
.


Rio Scenarium
Rio Scenarium


Os teatros, Rival, Carlos Gomes e João Caetano.


Uma forte rede hoteleira que vem se renovando, além de hostels.


Figuras conhecidas e importantes no cenário cultural da cidade como, Leo Feijó, Ângela e Leandra Leal, Carlinhos de Jesus, Perfeito Fortuna, entre outros.


Rio Scenarium
Rio Scenarium

Segundo Carlos Thiago Cesário Alvim, presidente do Polo, que junto com outros empresários desenharam o projeto, a ideia era traçar um caminho no qual as pessoas pudessem percorrer o circuito a pé e conhecer uma ou mais casas durante o passeio. Para que isso funcionasse a segurança seria um item fundamental, assim como a iluminação, e assim as ideias foram surgindo, sempre visando preservar, revitalizar e valorizar.

O que que o Polo faz é viabilizar as relações com os poderes públicos

Em 2014, depois de uma série de terríveis acontecimentos, foi feita uma reunião entre empresários, governo do estado e prefeitura, e foi criado o primeiro dos "presentes", o Lapa Presente, que funciona de 19h às 6h da manhã. Fundamental para o funcionamento da Lapa, que é hoje no Rio de Janeiro o único lugar que recebe multidões até a madrugada. Viaturas, bicicletas e motos fazem a ronda. Uma das perguntas feitas pelos empresários durante a reunião, realizada um pouco antes da Copa do Mundo, foi: Qual mensagem que queremos mandar para o mundo?



Feira do Rio Antigo
Feira do Rio Antigo


Importante dizer que a Lapa é o terceiro destino turístico mais procurado pelos turistas em visita ao Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Pão de Açúcar e o Cristo. A visitação diurna inclui a Escadaria Selarón, os Arcos e a Catedral


O Polo agora está trabalhando para a instalação, até o verão, de um novo mobiliário para a Lapa. Mais um carinho e cuidado com essa região tão importante historicamente e financeiramente para a cidade.



Para conhecer todas as casas que fazem parte do Polo, clique aqui


Feira Rio Antigo, criada pela Associação Polo Novo Rio Antigo, um ícone na cidade


Feira Rio Antigo




Feira do Rio Antigo
Feira do Rio Antigo


A Feira Rio Antigo, na Rua do Lavradio, acontece todo primeiro sábado do mês, a partir das 10h. Ela já faz parte do calendário da cidade e atrai moradores e turistas há mais de 21 anos. Da Avenida 
Mem de Sá à Avenida Visconde do Rio Branco, centenas de barraquinhas com exposição de roupas, sapatos, artesanato, obras de arte e antiguidades atraem todos os públicos. Em todas as edições há pelo menos uma atração musical no espaço montado em frente à Praça Emilinha Borba, na esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado.

A feira é gratuita.


Algumas casas que fazem parte do Polo Novo Rio Antigo e que carinhosamente nos receberam, são elas:



Café do Bom, Cachaça da Boa



Café do Bom, Cachaça da Boa, Patrimônio Cultural
Café do Bom, Cachaça da Boa, Patrimônio Cultural


Localizado na Rua da Carioca, o charmoso espaço inaugurado em 2003, é liderado pelo carioca Yansel Galindo, barista e exímio conhecedor de cafés e cachaças. A carta de cachaças oferece cerca de 100 rótulos, todas produzidas em alambiques, que podem ser tomadas puras ou em drinques e caipirinhas.
Você irá encontrar cachaças a partir de R$35,00 até R$3.500,00. Além de comidinhas e sanduíches.




Yansel do Café do Bom, Cachaça da Boa
Yansel do Café do Bom, Cachaça da Boa


Localizado em um prédio tombado pelo patrimônio, além de degustar um delicioso café da manhã,  Yansel, um estudioso em ambos os assuntos, fez questão de compartilhar seu conhecimento com os curiosos, como eu. Sai de lá fascinada por café e cachaça, e querendo aprender mais.


Rua da Carioca, 10
Horário de funcionamento: 
segunda a sexta-feira: 10h às 20h 
sábado: 10h às 14h
Site: Cafe Cachaça



Café do Bom, Cachaça da Boa
Café do Bom, Cachaça da Boa


Bar Luiz




Bar Luiz - Patrimônio Cultural
Bar Luiz - Patrimônio Cultural


Fomos recebidos pela Rosana, viúva de um dos herdeiros da família e que hoje toca o negócio. Muito simpática, fez questão de nos contar algumas curiosidades de um lugar que
 tem muita história para contar, desde sua inauguração até os dias de hoje. O Bar Luiz já foi palco de encontros de grandes intelectuais. Fundado em 1887, o Bar Luiz, teve outro endereço antes de se instalar na Rua da Carioca, em 1927. Ela nos contou que o Bar Luiz já se chamou Adolf, mas em 1942, quando o Brasil declarou a sua posição na II Grande Guerra, estudantes do Pedro II, achando que o Bar Adolf era uma alusão a Adolf Hitler, atacaram o bar para quebrá-lo, Ary Barroso, que estava no bar na hora do ataque, subiu numa cadeira e explicou, e depois desse ataque o nome mudou definitivamente para Bar Luiz.  As receitas alemães e o chope são os principais atrativos deste patrimônio da cidade. 



Bar Luiz
Bar Luiz


Por falar em chope, uma das marcas registradas da casa é o chope bem tirado, que foi o primeiro lugar do Rio a servir a bebida.  O carro-chefe da casa é o kassler com salada de batata (é de comer rezando). O croquete alemão e o bolo de carne também fazem muito sucesso. Entre as sobremesas, o destaque é o apfelstrudel (torta de massa folhada com recheio de maçãs e um toque de canela) servido com creme de leite fresco batido.


Rua da Carioca, 39
Abre diariamente às 11h, exceto aos domingos



Bar Nova Esperança



Bolinho de Bacalhau do Bar Nova Esperança
Bolinho de Bacalhau do Bar Nova Esperança


Há mais de 40 anos sob a direção do simpático Seu Antônio, o Bar Nova Esperança foi propriedade da Baronesa do Flamengo. Botequim de especialidade brasileira, a casa serve feijoada, truta com arroz de brócolis, e diversos tipos de churrasco. Nós degustamos um das iguarias mais procuradas da casa, o bolinho de bacalhau. Para beber, opções de sucos e cerveja, sempre gelada.

Rua do Senado, 35

Abre diariamente às 6h, exceto aos domingos


Pow Espumanteria




Pow Boteco Espumante
Pow Boteco Espumante


Instalado num sobrado de 1883, a Pow é a primeira casa especializada em espumantes brasileiros. Distribuído em quatro ambientes, a casa oferece mais de sessenta rótulos de espumantes, vinhos e cervejas brasileiras. Além da gastronomia contemporânea e serviço elegante, tudo isso sem perder a informalidade carioca. Uma das novidades é o happy-hour, que acontece às sextas-feiras, das 17h à meia noite, com música ao vivo e DJ. 



Durante a nossa visita, fomos recebidos pelo Eduardo Santoro, que nos deu uma aula sobre a produção dos espumantes nacionais e ainda degustamos dois dos carros-chefe da casa o Pow Brut e o Pow Brut Rosé, excelente oportunidade de conhecer esse mercado, ainda tão desconhecidos, mais muito promissor.




Espumante Pow Brut e Pow Brut Rosé
Espumante Pow Brut e Pow Brut Rosé


Nos sábados de Feira Rio Antigo a casa oferece um brunch, a partir das 11h.


Rua do Senado, 41
Horário de Funcionamento
Segunda a quinta-feira - 11h30 às 15h
Sexta-feira - 11h30 às 15h e 17h à meia noite
Nos sábados de Feira Rio Antigo a casa funciona das 11h às 19h
Pow



➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤

O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua viagem ✈.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.
São eles:
🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤








Mais um registro do último fim de semana, onde a convite da @arteirascomunicacao e da @feiradolavradio fiz um tour pelo Centro do Rio para conhecer um pouco mais sobre o projeto Polo Novo Rio Antigo, que reúne empresários e profissionais das áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, comércio e serviços nas regiões da Cinelândia, Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes e Largo de São Francisco. Essa foto foi no Bar Luiz, na Rua da Carioca. Já fazia algum tempo que eu não aparecia por lá e já tinha esquecido o sabor da melhor salada de batata do Planeta, dentre outros sabores, como as salsichas, chucrute e o tradicional chope. O bar, fundado em 1887, têm muitas histórias. Post contando um pouco dessa história, em breve. . . . #oliviagarimpandoporai #rio #riounico #blogdeviagem #blog #dicasdeviagem #dicas #souitour #brasil #brasileiro #museunacional #museu #monumento #cultura #photography #riounico
Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

Nenhum comentário