Visita Guiada ao Palácio Guanabara no Rio de Janeiro


O Palácio Guanabara no Rio de Janeiro está novamente de portas abertas. As visitas guiadas estão de volta

O blog recebeu um convite muito especial: divulgar a volta da visita guiada no Palácio Guanabara. O projeto foi criado pela Casa Civil e governança, em parceria com a FAETEC – Fundação de Apoio à Escola técnica. Depois de três anos, a população voltará a ter acesso a um dos mais importantes patrimônios histórico e culturais do Rio de Janeiro.

O Palácio Guanabara é a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Não confundir com o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador.



Salão Verde onde fomos recebidos pelo Governador Wilson Witel
Salão Verde onde fomos recebidos pelo Governador Wilson Witel no Palácio Guanabara


E para essa cerimônia fomos recebidos pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pelo Secretário de Turismo, Otávio Leite e a equipe do TurismoRJ, Priscilla Piffer e Mariane Coutinho, entre outros. O objetivo desse encontro, além da divulgação da visita guiada, é de deixar firmado o interesse do governo em estimular o turismo em todo o Estado do Rio de Janeiro. 


Esse objetivo se alinha com um trabalho que já venho desenvolvendo, em parceria com outros blogs, de falar da nossa imensa vocação turística; A cidade do Rio de Janeiro e o Estado como um todo têm um imenso potencial, que não pode ser desperdiçado. Temos praias, montanhas, serras, cachoeiras, museus, parques, gastronomia, hotelaria, e precisamos, sim, trabalhar no crescimento desse imenso e, se bem administrado, rentável setor.

Após a reunião, que aconteceu na sala verde do Palácio, fomos encaminhados a um auditório onde fomos apresentados ao projeto. Carlos Alberto Lopes - Reformulador do Projeto Palácio Guanabara de Portas Abertas e Subsecretário da Subsecretaria de Administração da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança nos explicou cada detalhe.


Auditório com o sr. Carlos Alberto
Auditório do Palácio Guanabara com uma palestra do sr. Carlos Alberto     Foto de Flavio Cabral


Algumas curiosidades históricas do Palácio Guanabara:

O Palácio Guanabara, no início do século XIX, foi um grande sítio que pertenceu a Domingos Rozo, Após sua morte, o sitio foi dividido em chácaras, e, em 1852, uma delas foi vendida a José Machado Coelho.

Em 1864, Conde d'Eu e Princesa Isabel compraram a casa e ela passou a se chamar Paço Isabel..

Para não pegar sol, a princesa mandou plantar palmeiras pela Rua Paissandu, no caminho da residencia até o mar.

O Palácio também já foi residência oficial dos presidentes da República, entre 1926 e 1947. Foi sede da prefeitura do Distrito Federal, e até uma repartição militar. Somente em 1960 passou a ser sede do governo do estado.

A família imperial nunca aceitou a incorporação do Palácio Guanabara ao patrimônio da União. A briga pelo palácio faz parte de um dos processos mais longos e antigos da história. A família  perdeu a batalha judicial em 1891, mas o processo foi reaberto em 1955. Em maio deste ano, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a família real não é a dona do Palácio Guanabara. O Palácio é do Povo e por isso está aberto ao povo novamente.

O Palácio Guanabara passou por uma grande reforma em 2010.


Conheça cada etapa da visita guiada ao Palácio Guanabara 

No dia da nossa visita, por conta da reunião com o governador, a dinâmica foi um pouco diferente.

Salão Nobre

O maior salão do Palácio Guanabara, aproximadamente 250 metros quadrados. Já recebeu muitas autoridades, desde os tempos da Princesa isabel. A mobília que está lá foi adquirida durante a visita dos reis da Bélgica e recentemente foram restauradas. Todos os presidentes que têm imagens na parede residiram no Palácio Guanabara. A pintura maior é de Antonio Parreras e retrata a morte de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.

A Rua Paissandu, que foi construída, como contei acima, para a Princesa não pegar sol.

Salão Nobre
Salão Nobre do Palácio Guanabara

O Salão Verde

Hoje o salão é local de entrevistas oficiais, conhecido por esse nome pela presença dos mármores esverdeados em suas paredes e pilastras. Também conhecido como Salão Getúlio Vargas, porque foi decorado na época, pelo próprio Getúlio, é a segunda maior sala do Palácio Guanabara com 118 metros quadrados.


Salão Verde onde fomos recebidos pelo governador. Foto de Nelson Perez
Salão Verde do Palácio Guanabara, onde fomos recebidos pelo governador. Foto de Nelson Perez


O Gabinete do Governador

Também conhecido como Salão Estácio de Sá, com 90 metros quadrados. Todas as suas janelas são voltadas para o jardim interno do Palácio. Uma das grandes atrações do cômodo é a mesa de madeira maciça, com detalhes de pata de leão nos pés e o símbolo da república na lateral, que pertenceu a Getúlio Vargas.


Gabinete do governador e a famosa mesa que pertenceu a Getúlio Vargas
Gabinete do governador e a famosa mesa que pertenceu a Getúlio Vargas


A Sala Pé de Moleque

Uma das mais emblemáticas na minha opinião. O piso foi descoberto durante uma restauração, em 2011. O piso tem esse nome porque os filhos dos escravizados eram chamados de moleques e eram essas crianças que com os pés acomodavam as pedras que faziam o calçamento, que era muito barato e eficiente, porque quando chovia não acumulava poças e também não levantava poeira quando os cavalos passavam. Essa técnica foi desenvolvida pelos portugueses, que utilizavam pedras assentadas com barro e era utilizada na área onde ficavam os escravizados. Esse calçamento era utilizado em espaços não nobres. Ele também pode ser visto em Paraty, cidades de Minas Gerais, aqui no Rio de Janeiro, no Caís do Valongo. Hoje, para a proteção e conservação do piso, a área foi totalmente coberta por placas de vidros resistentes.


Sala Pé de Moleque
Sala Pé de Moleque do Palácio Guanabara

Além do piso encontraram uma viga original do Paço Isabel foi encontrada e foi preservada e deixada a mostra. Um São Jorge, padroeiro do Estado fica neste local.


Viga com a imagem de São Jorge
Viga com a imagem de São Jorge


Pátio Interno

Imagina você morar nessa casa (palácio) e ter um pátio interno para descansar e ler um livro. Parece agradável, não?

Pátio interno do Palácio
Pátio interno do Palácio Guanabara


Jardim

Construído no início do século XX pelo paisagista Paul Vilon, nele também se encontra o famoso Chafariz de Netuno, obra do escultor francês Gabriel Dubray.


O Jardim do Palácio Guanabara
O Jardim do Palácio Guanabara


No dia da nossa visita, uma forte chuva nos impediu de visitar mais cuidadosamente o jardim e a Capela de Santa Teresinha. Portanto, já tenho mais um motivo para voltar.


Como é o Projeto da visita guiada ao Palácio Guanabara

Visitação guiada para estudantes:
Durante a semana, o Palácio Guanabara abre as portas apenas para estudantes do Ensino Médio, com idade entre 14 e 18 anos. As inscrições dos grupos, de até 30 alunos, devem ser feitas pelas escolas, diretamente no site do programa.


Visitação guiada para a população:
A visitação para o público ocorre aos sábados e pode ser agendada pelo site ou por e-mail. Em grupos de 30 pessoas, os cidadãos fazem um passeio histórico pelas dependências e pelos jardins do Palácio.

Apresentação musical:
No último sábado de cada mês, grupos de até 120 pessoas, inscritas pelo site ou por e-mail, são convidadas a assistir a uma apresentação musical de orquestras sinfônicas, filarmônicas, corais, entre outras. Neste dia, as instalações do Palácio Guanabara não estarão abertas ao público.





Mobiliários recentemente restaurados no Salão Nobre do Palácio Guanabara
Mobiliários recentemente restaurados no Salão Nobre do Palácio Guanabara


O Palácio Guanabara fica na Rua Pinheiro Machado s/n, em Laranjeiras.

A estação de Metrô mais perto é a do Flamengo.

As visitas ao Palácio Guanabara acontecem todos os sábados, 10h da manhã e você só precisa enviar um e-mail para: [email protected], é grátis.





➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤
O blog é afiliado de alguns serviços que poderão ajudar na sua próxima viagem.
Você não pagará nada a mais por isso e nós seremos comissionados pela indicação.

São eles:


🏩 Procure sua hospedagem através do Booking. Um serviço que compara preços de hotéis em qualquer lugar do mundo.
🚗 Reserve seu carro com a Rentcars. Um serviço que compara preços entre as principais locadoras do Brasil e do mundo.
🔐 Faça seu seguro com a Segurospromo. Um serviço que compara os preços entre as melhores seguradoras.
✈ Compre sua passagem aérea através da nossa parceria com a Passagens Promo. Com promoções imbatíveis de passagens aéreas nacionais e internacionais.
📱 E já saia do Brasil levando o seu chip com a Eeasysim4u. Oferece plano de dados em 140 países, com conexão de Internet ilimitada. Receba o chip na sua casa e já chegue ao destino conectado.
💰 Compre sua moeda estrangeira na DG Câmbio usando o cupom GARIMPANDO.
➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤➤



Nenhum comentário