O tradicional restaurante Albamar mudou de nome, agora se chama Ancoramar

Restaurante Ancoramar, antigo Albamar
Restaurante Ancoramar, antigo Albamar


Restaurante Albamar, tradicional restaurante do Centro do Rio, mudou de nome, passou a se chamar Ancoramar, mas mantém a tradição e qualidade.

Albamar, rebatizado como Ancoramar, com mais de 80 anos de trajetória, mantém sua tradição e qualidade na culinária em frutos do mar. Com uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara, Ilha Fiscal, Aeroporto Santos Dumont, Ponte Rio-Niterói e a Estação das Barcas, que o levou a receber justamente diversos prêmios como restaurante com melhor visual da cidade. 


Drink no Ancoramar
Drink no Ancoramar

Por que o nome Ancoramar?


O nome Ancoramar é uma homenagem à Praça Marechal Âncora, recentemente revitalizada e roteiro obrigatório para cariocas e turistas que visitam o Centro do Rio de Janeiro.


Ancoramar, onde funcionava o antigo Albamar
Ancoramar, onde funcionava o antigo Albamar

Um pouco da história do tradicional restaurante Albamar, que agora se chama Ancoramar


Começou em 1908, quando um complexo foi projetado para organizar o antigo mercado do Largo de Moura. Inaugurado pelo prefeito Pereira Passos, tratava-se de um comércio focado em peixes, graças à proximidade do porto. Tinha planta quadrada, com pavilhões longitudinais e cinco torreões octogonais – um maior no centro, com relógio, e quatro menores nos ângulos externos.


O antigo Restaurante Albamar foi inaugurado numa das torres desse complexo, no dia 12 de novembro de 1933, iniciando uma trajetória de referência gastronômica no Centro do Rio de Janeiro, na atual Praça Marechal Âncora. Nos anos 50, a construção da Perimetral fez com que o mercado fosse demolido, mas o Albamar sobreviveu como parte da história do Rio de Janeiro. Em 1962, o pavilhão onde funciona o Albamar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O interior foi reformado, em 1964, pelo arquiteto Roberto da Costa Soares.


Em 2016, após a demolição do elevado da Perimetral e a revitalização do Centro do Rio de Janeiro, o Albamar também se atualizou. Para marcar a nova fase, o restaurante passou por obras, ganhou um bar sofisticado no térreo e mudou seu nome para Ancoramar.




Lagosta ao Thermidor
Lagosta ao Thermidor






Tentáculo de polvo com arroz e batata souté
Tentáculo de polvo com arroz e batata souté



Trilogia de chocolate
Trilogia de chocolate


Visitando a cidade e precisa alugar um carro, faça sua cotação pelo nosso link, clicando aqui.


Serviço do tradicional restaurante Ancoramar, antigo Albamar


Restaurante

De segunda a sexta, das 11:30h às 17h. Sábado e Domingo até às 18h.


Bar


De segunda a sexta, das 11:30h às 17h. Sábado e Domingo até às 18h.


Aceita cartões de crédito e débito. Exceto Diners


Endereço: Praça Mal. Âncora, 184 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200

(21) 2240-8378 | 2240-8428 | 98585-7471

[email protected]


Nenhum comentário