O que fazer em Toulouse, a cidade rosa da França



estação de Toulouse
Estação  de Toulouse



Descubra o que fazer em Toulouse, também conhecida como a cidade rosa


Sei que já virou um clichê, mas eu repito essa dica em quase todos os meus posts, e ela é valiosa, especialmente na Europa. Claro que todos temos a curiosidade de curtir os cartões postais de cada cidade, ainda mais se for pela primeira vez, mas permita-se flanar, esse é o grande barato das viagens. Em Toulouse, isso não seria diferente, foi  uma grande surpresa descobrir ruas, lojas, eu literalmente me perdi, que cidade encantadora.                             

Saindo de Paris (eu conto tudo aqui o que fazer em Paris?), peguei um ônibus para Toulouse.
Essa é mais uma dica que acho excelente: viajar de trem para a Europa é charmosíssimo, e se você estiver com pressa têm os voos internos, mas já fiz muitas viagens de ônibus e, além da economia, acho uma experiência valiosíssima.



Ruas de Toulouse
Ruas de Toulouse


Uma boa opção também é alugar um carro, especialmente se você não estiver viajando sozinho, pois além de dividir os custos, é ótimo ter alguém para dividir a direção. A rentcars.com tem boas  cotações.

Eu tive a grande sorte de ser recebida em Toulouse por uma amiga carioca, casada com um francês. Logo, desta vez não tenho uma recomendação de hospedagem, mas uma boa dica é ficar próximo ao coração/centro da cidade, o Capitólio.

Para localizar bons hotéis e especialmente boas localizações costumo usar o booking.com.


Toulouse, uma cidade situada no sul da França, às margens do Rio Garona, próxima aos Pirineus. A quarta maior cidade da França. A Universidade de Toulouse é uma das mais antigas da Europa. Por conta de sua arquitetura única, feita de tijolos rosados de terracota, ela é conhecida como "a cidade rosa".



Chafariz em Toulouse
Chafariz em Toulouse



Alguns dos principais pontos turísticos de Toulouse


Capitólio de Toulouse (Place du Capitole)

Um dos cartões postais da cidade, a Prefeitura. Belíssimo prédio e que você pode visitar gratuitamente.

Além do prédio, uma enorme praça completa o cenário. Durante o período que estive lá, próximo ao Natal, um enorme feira com muitas atrações gastronômicas e barracas das mais variadas, roupas, acessórios e decoração ocupavam toda a praça.

E como não poderia ser diferente, estamos na França, os queijos, ah os queijos!!!!

Queijos franceses
Queijos franceses


O melhor queijo de Toulouse
O melhor queijo de Toulouse



Foi muito interessante observar como os europeus se preparam e celebram o Natal. Ruas enfeitadas, eventos e, claro que além de todo o teor consumista, acredito sim que existe algo muito forte e especial. Foi a primeira vez que eu estive na Europa nesta época e descobri que até então eu não conhecia o verdadeiro "espirito natalino".

Também fiquei muito bem impressionada com as lojas de design, um espetáculo à parte.

Loja de design
Loja de design

Loja de design
Loja de design

Loja de design
Loja de design



Canal do Midi

É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento. Navegável entre o rio Garona, na altura de Toulouse, e Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros. Ele permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo.

Inaugurado em 1681, ao longo de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre pontes, eclusas e aquedutos. Atravessa regiões como o Languedoque, Aude e Minerve, além de cidades de importância econômica e histórica como Béziers, Narbona, Toulouse, Le Somail, Homps, Trèbes, Carcassone e Castelnaudary.

Em 1996 tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Atualmente tem função exclusivamente turística, estimando-se em 50 mil o número de pessoas que o visitam, anualmente, em embarcações alugadas por mais de quarenta operadoras na região.





Ruas de Toulouse
Ruas de Toulouse



Rio Garona (Garonne)

Nasce nos Pirineus, na Espanha, passa por várias cidades no sudoeste da França, incluindo Toulouse, e deságua em Bordeaux.

Quem resiste a beleza dos rios, suas pontes? Em Toulouse não é diferente.


Basílica de Saint Sernin de Toulouse

Esta igreja nasceu do culto ao primeiro padre de Toulouse, SaintSernin, que morreu no ano 250 d. C., vítima de um motim popular. Sua tumba atraía muitos peregrinos. Ali foi feita a primeira basílica, no século V. Documentos  indicam a existência de uma comunidade monástica no local desde 844. A construção do grande edifício medieval, considerado o maior  edifício românico francês, iniciou-se em 1070, sendo sagrado em 1096 pelo papa Urbano II.


Catedral de Toulouse (Catedral de Saint-Étienne)
Catedral de Toulouse (Catedral de Saint-Étienne)


Catedral de Toulouse (Catedral de Saint-Étienne)

A catedral de Toulouse tem uma origem muito antiga, a tradição localiza seu fundamento na era apostólica. Muito possivelmente um complexo episcopal existia no mesmo lugar do edifício atual, já no quarto ou quinto século. O primeiro documento explícito da catedral de Toulouse é 844.

Outras fontes afirmam que suas origens sejam desconhecidas, diz-se que a catedral foi construída sobre os restos de uma capela do século III e reconstruída por Saint Exuperio cento e cinquenta anos depois. Os primeiros dados sobre a Catedral começaram em 1071 quando o bispo Isam ordenou uma nova reconstrução da catedral.


Museu dos Agostinhos
Museu dos Agostinhos


Museu dos Agostinhos

Também conhecido como Museu de Belas-Artes da cidade de Toulouse, é um museu instalado em um mosteiro gótico da cidade. Possui uma rica coleção de esculturas medievais, uma das mais importantes da França, e de pinturas que abrangem desde a Idade Média até o século XIX.


Toulouse
Toulouse



Ponte Neuf

Apesar do nome, é  a ponte mais antiga da cidade. É também um dos principais cartões postais de Toulouse. Você poderá percorrê-la de carro ou a pé.



Ponte Neuf
Ponte Neuf


Igreja e Convento das Jacobinas

Toulouse foi um centro de peregrinação durante a  idade média, neste período várias ordens religiosas se instalaram por lá.

A igreja do convento é onde estão os restos de Santo Tomás de Aquino, um antigo e bem conhecido teólogo e filósofo. Na Revolução Francesa, o convento sofreu grandes ataques e teve que ser restaurado ao longo do século XX.




Já falei dos queijos, do design, claro que não poderia faltar ele, o chocolate.



Chocolate francês
Chocolate francês

Chocolate francês
Chocolate francês

Toulouse, a cidade rosa da França, é cheia de curiosidades



Eles servem um vinho quente que é muito parecido com o nosso quentão.


Vinho quente
Vinho quente


Algumas dicas adicionais:

Que tal já sair do Brasil com o seu chip? Na França você já pode inclusive pedir o seu Uber do aeroporto. Eu viajei com o easysim4u, experimente!

Não viaje sem o seguro de viagem. A Seguros Promo poderá te ajudar nisso.


O blog é afiliado de vários parceiros, você não paga nada mais por isso e nós ganhamos uma comissão pela indicação, utilize nossos links.






Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

Nenhum comentário