Você sabe o que é ser um nômade digital? Eu tenho a dica de um livro que conta tudo



Casal Partiu estrada
Casal Partiu

Nômade digital. Afinal, o que é isso? Como se tornar um? Quem são essas pessoas? Eu vou te apresentar um livro que conta tudo.

(Nômade Digital)


Vamos começar tentando uma definição:

Nômades digitais são profissionais de diferentes segmentos, podem ser escritores, jornalistas, fotógrafos, blogueiros, designers, desenvolvedores de software, ou qualquer outro tipo de atividade que possa ser realizada independente de sua localização física. Estes profissionais fazem uso das tecnologias que temos hoje, como Internet wireless, smartphones e aplicativos de computação em nuvem, para trabalhar remotamente e produzir renda de onde quer que estejam vivendo ou viajando.

Estes profissionais podem ser divididos em três grupos: 


  • freelancers - profissionais independentes, sem vínculo empregatício;
  • empreendedores - criam produtos e/ou serviços que permitam que eles trabalhem de qualquer lugar;
  • e até mesmo funcionários com vínculo empregatício - com atividades que possam ser realizadas  remotamente.

Agora uma característica que define e diferencia o "nômade", é que ele não tem uma habitação fixa, fica frequentemente mudando de lugar.

Eu sou blogueira de viagem e tenho o sonho de me tornar uma nômade. Infelizmente o blog ainda não me traz recursos suficientes para viver só dele. Por conta disso, comecei a entrar nesse universo do nomadismo, conhecer pessoas e entender como eles estão fazendo. Tenho acompanhado muita gente e tem casos bem interessantes. Estou na busca de uma atividade que permita que eu me torne uma nômade digital, mantenha o blog e viaje pelo MUNDO.

Existem inúmeras possibilidades e não tem certo e nem errado, existem escolhas. Você pode ser um blogueiro e não ter nenhum interesse em ser nômade. Você pode ser nômade e não necessariamente ser um blogueiro Alguns até conseguem se imaginar como nômades, mas jamais fariam isso com filhos. Um universo relativamente novo e onde eu conseguiria encontrar essas informações?

Nesta busca, aproveitei a passagem de um casal de amigos, nômades, pelo Brasil, pelo Rio de Janeiro, Vinícius e Patricia, que formam o Casal Partiu, falei que estava cheia de dúvidas e que precisava muito conversar com eles. Neste encontro eles me contaram que estavam preparando um livro contando tudo o que eu queria saber e ainda tive o privilégio de antecipadamente receber alguns capítulos (e inclusive dar pitaco). Foi uma experiência fantástica!

Eu fotografada pela melhor fotógrafa, minha amiga Pat Fig, do Casal Partiu


Um pouco da história resumida de um casal nômade digital 


Eles deixaram o Brasil em 2010 com o objetivo de morar na Argentina, mas esse plano nunca se concretizou. Descobriram o estilo de vida nômade digital pouco depois de chegarem às terras portenhas, o que os levou a seguir viagem e não fixar residência em país algum.

Ao longo dos últimos sete anos, o Casal Partiu esteve em centenas de cidades ao redor do mundo, passando por mais de 60 países. O trabalho remoto, para o Brasil, foi uma constante durante os anos de estrada. Ambos trabalham em home office há mais de uma década e mantiveram essa prática durante as viagens. O trabalho online, através de um negócio online próprio, foi fundamental para possibilitar esse estilo de vida.

Como ser um nômade digital

capa do livro Nômade Digital - trabalhe de qualquer lugar e viaje o quanto quiser
Nômade Digital - trabalhe de qualquer lugar e viaje o quanto quiser




O Livro
Nômade Digital - trabalhe de qualquer lugar e viaje o quanto quiser

Sobre o livro

O livro Nômade Digital traz a experiência 44 nômades digitais brasileiros, assim como um guia completo sobre todos os aspectos deste estilo de vida. Ele é dividido em três volumes:

Volume I - Nômades digitais brasileiros (24 histórias de nômades do Brasil que envolvem um total de 42 pessoas)
Volume II - A história do Casal Partiu (biografia completa do primeiro casal de nômades digitais do Brasil, na estrada desde 2010)
Volume III - Guia completo do nômade digital (o "como faz" de todos os aspectos que envolvem este estilo de vida)


Volume I

Apresenta uma visão geral das opções que estão disponíveis para quem deseja tornar-se nômade. Traz exemplos concretos de nômades digitais que estão na estrada há anos. Mostra que tipos de trabalho eles fazem enquanto viajam, que desafios enfrentaram para tornarem-se nômades, o que aprenderam pelo caminho e muito mais.


Volume II

Apresenta a biografia do Casal Partiu Vinícius e Patricia contam o que aprenderam na estrada depois de passar por 66 países e mais de 300 cidades. Eles mostram quais são os melhores lugares do mundo para nômades digitais e apresentam todos os números do que gastaram ao longo do tempo. Com estes números, eles provam que gastam menos viajando pelo mundo do que gastavam morando no Brasil.
Volume III

O guia completo do nômade digital mostra como lidar com:

Trabalho online
Viagem
Segurança
Dinheiro
Relacionamentos
Saúde
Transição

Tudo o que alguém precisa saber para tornar-se nômade é descrito em detalhes no guia.



Que tal sair da caixinha e deste formato onde todos fazem tudo igual, todos os dias e durante toda a vida? Se você, assim como eu, gostaria de se tornar um nômade digital ou tem curiosidade sobre uma nova forma de viver, recomendo a leitura. Para maiores informações clique aqui.


Nenhum comentário