Kids Trekking - um passeio com as crianças pela Floresta da Tijuca


Juninho e o Kids Trekking, um passeio com as crianças pela Floresta da Tijuca
Juninho e o Kids Trekking, um passeio com as crianças pela Floresta da Tijuca


Kids Trekking, um passeio com as crianças, e seus pais, pela Floresta da Tijuca


Recebi um convite do meu amigo Edson Junior,  também conhecido como Juninho, para conhecer o "Kids Trekking, uma das muitas atividades da sua empresa, a Kaluanã.




Eu e Ben na Floresta
Convite feito, convite aceito, bora se divertir. Eu e Ben, já pequenininho, encarando a floresta sem medo


O "Kids Trekking" é uma atividade especifica, como o nome já diz, para crianças. A proposta é levá-los com o pai ou a mãe, ou os dois juntos (ou um adulto autorizado) numa verdadeira integração com a Natureza.


Edson Junior e Guilherme Barbosa, filho de Simone Barbsa
Edson Junior e Guilherme Barbosa


A atividade foi pensada e desenvolvida a partir da demanda dos meus amigos com filhos, que não sabiam o que fazer com os pequenos nas horas de lazer.

Para ele, um amante da Natureza, era inconcebível que os pais não soubessem aproveitar o enorme potencial que uma cidade como o Rio de Janeiro oferece.



Isabela Azeredo meditando na pedra
Isabela Azeredo sempre participa das atividades


Juninho é formado em fisioterapia, mas sua paixão pela Natureza falou mais alto, escaladas e esportes de aventura estão no seu currículo, pelo Brasil e ao redor do mundo. Bem como a escolha de uma vida Zen, onde busca através da Yoga, essa transformação. Suas viagens mesclam esse estilo. Na sua última viagem pela Índia, também aproveitou para conhecer o norte do Nepal, e visitou o Machhapuchhre (ou Fishtail) a montanha sagrada do Himalaia, próxima ao Annapurna.

Voltando ao Kids  Trekking, como funciona:

Ponto de encontro - 9h da manhã na Praça Afonso Viseu - Alto da Boa Vista - Entrada da Floresta da Tijuca.

Deste ponto todos seguirão no seu próprio veículo até o setor das grutas, que fica localizado na parte alta da floresta, onde os carros ficarão estacionados. Têm banheiros nesta parada, mas nem sempre em bom estado. No dia que fiz o passeio estava sem água.

As crianças geralmente escolhem ir no Jeep do Juninho, justa escolha, é bem mais divertido. Os pais podem ficam tranquilos que ele faz o percurso bem devagar, não há perigo.


crianças subindo para o passeio de jeep
As crianças subindo com o Tio Juninho de Jeep


Aqueles que chegarem ao local sem veículo próprio, não se preocupem, com gentileza e solidariedade tudo se resolve.

O nível de dificuldade é pequeno, mesmo para pais mais despreparados. Crianças tiram de letra.


os pais se divertem
Os pais também se divertem


A "brincadeira" começa. Pais e filhos são apresentados ao percurso, os principais pontos, o número de paradas. Algumas atividades são inseridas no caminho, como num "game", o que desperta enorme curiosidade e atenção das crianças. Agora muito interessante que diferente de um game tradicional onde um ganha e o outro perde, o objetivo deste "jogo" é estimular o trabalho conjunto de pais e filhos e de toda a equipe.  No final ele revela a pontuação final do grupo. Particularmente achei muito interessante. Precisamos estimular nas crianças o espírito de trabalhar em equipe, acho até que muitos pais podem se beneficiar também deste exercício. Já vivemos num Mundo com muita competição, não é mesmo?


pais e filhos recebendo as instruções
As primeiras instruções para pais e filhos (e eu)

Um passeio com as crianças que além da caminhada, tem educação ambiental


A  atividade, além da caminhada, também proporciona educação ambiental. De como se portar na Natureza. Conhecimento e respeito a fauna (aprendem que não devem alimentar os animais silvestres) e a flora (que nada deve ser tirado ou arrancado). Através de uma forma lúdica e preciosa, de como não se perder. E muito importante, o cuidado com o lixo.


Pais e filhos construindo o totem
Pais e filhos ajudando a construir o totem


A visita à gruta é um momento especial.


Christian com o filho Caio Montezuma
Christian com o filho Caio Montezuma




O passeio termina com um delicioso banho de cachoeira e um lanche com todos os participantes. Leva em torno de 3h30, no máximo 4h.


Pausa para o lanche na Floresta da Tijuca
Pausa para o lanche

O que levar:

  • Roupas leves;
  • Calçado adequado;
  • Repelente;
  • Um pequeno lanche;
  • Roupa de banho (de preferência já por baixo, o local nem sempre oferece banheiros em bom estado de conservação) e toalha.

É permitido fotografar.

O passeio custa R$80,00 reais por criança, os pais não pagam.

Contatos pele telefone: (24) 98126-5555 ou pelo email: [email protected].




Um comentário