454 anos do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, a "Cidade Maravilhosa"
Rio de Janeiro, a "Cidade Maravilhosa"




Rio de Janeiro, a "Cidade Maravilhosa", está fazendo 454 anos


No dia 1 de março de 2019, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como "Cidade Maravilhosa", completa 454 anos.


Forte de Copacabana


Mesmo já tendo viajado bastante e para lugares com paisagens bem diferentes, eu afirmo:  o Rio é uma das mais belas cidades do mundo.


Rampa da Pedra Bonita
Rampa da Pedra Bonita


Óbvio que não dá para fazer de conta que não temos problemas. A cidade que tem o título de maravilhosa, não anda, em alguns aspectos, tão maravilhosa assim. Mas no critério beleza, é incontestável.


Passeio de barco até as ilhas Cagarras
Passeio de barco até as ilhas Cagarras



Como carioca, moradora e blogueira de viagem, tento fazer a minha parte. E como é isso?  O blog faz parte da RBBV, Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, e criamos no Rio a célula RBBV RJ,  participando e promovendo ações por aqui constantemente. Nosso objetivo é valorizar a cidade através de mídia positiva, destacando sua cultura, o capital humano, sua rica arquitetura, as incontáveis belezas naturais e seu valioso contexto histórico. A #RIOunico é a nossa sinalização nas redes deste movimento. 

Mais um post que faz parte desse projeto de contar boas histórias da cidade.



454 anos de muita história.


História que não podemos desprezar, por toda sua relevância. Afinal, não podemos esquecer que o Rio de Janeiro foi capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1621-1815), do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a então recém construída Brasília.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais procuradas como destino  turístico no Brasil, não só pelos estrangeiros, mas também pelos próprios brasileiros.


Parque Lage
Parque Lage


Este ano a data se mistura com uma festa muito importante na cidade, o carnaval. O evento acontece em muitos outros lugares, mas é no Rio de Janeiro que o carnaval ganha status de o maior espetáculo da Terra.

Por essas e outras que eu digo e repito: "o Rio de Janeiro continua lindo". É clichê? Mas é exatamente assim que vejo. Se você já veio nos visitar, volte. Sempre tem alguma novidade. Se você ainda não conhece a cidade, venha logo, não hesite, não tenha medo, nós temos muito mais coisas boas do que ruins.


Sítio Burle Marx
Sítio Burle Marx


O Rio de Janeiro do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, das florestas, das praias famosas, dos bares, da Lapa, do samba, da caipirinha.


Cristo Redentor
Cristo Redentor


No aniversário de 454 anos, conheça outros roteiros pelo Rio de Janeiro.


Veja algumas dicas que fogem dos roteiros tradicionais:

https://www.oliviagarimpandoporai.com/2018/05/por-que-visitar-o-sitio-burle-marx-em-barra-de-guaratiba.html

https://www.oliviagarimpandoporai.com/2018/07/um-roteiro-pelo-charmoso-bairro-de-santa-teresa-no-rio-de-janeiro.html

https://www.oliviagarimpandoporai.com/2018/11/trilha-da-pedra-bonita-no-rio-de-janeiro.html

https://www.oliviagarimpandoporai.com/2019/02/gilson-martins-a-marca-que-tem-a-cara-do-rio.html










Uma publicação compartilhada por Olívia Souza Cruz (@oliviagarimpandoporai) em

Nenhum comentário