Dia do Blog - 31 de agosto - 3108

Dia do Blog - dia 31 de agosto - 3108
Dia do Blog - dia 31 de agosto - 3108          📷Pixabay

Hoje é o dia do Blog - dia 31 de agosto. E você sabia que essa data foi escolhida porque lembra a palavra BLOG 👉 3108. Neste dia todos os blogues ou blogs do mundo deverão indicar seus preferidos. E é o que eu vou fazer aqui hoje, indicar uma lista de blogs de viagem que são associados da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem - da qual faço parte.


Os blogs e a ABBV

A ABBV foi fundada em 2012 e é a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina para o mercado de Turismo. Seu objetivo é promover o desenvolvimento desse profissional no mercado. A ABBV, com muita ética e transparência, busca a integração entre os associados e o diálogo com empresas, entidades dos setores de turismo e o público.


A História do Blogs

Para os mais jovens, talvez eles nem entendam como era viver antes da Internet, mas sim, esse tempo existiu e é relativamente recente, redes sociais então, são recentíssimas.

O blog surgiu no finalzinho dos anos 90, por John Barger, e vem do termo weblog, “registro na web”. Abreviado para blog em 1999 por Peter Merholz. Logo os usuários começaram a ser chamados de bloggers ou blogueiros. E assim surgia a plataforma Blogger, a mais importante na época, permitindo que qualquer pessoa criasse seu próprio blog, gratuitamente. Por sinal, a Pyra Labs, empresa que criou o Blogger, foi co-fundada por Evan Williams, que também é co-fundador do Twitter e criador do Medium. A plataforma Blogger hoje é do Google. Várias outras surgiram depois, uma das mais famosas hoje é a WP, ou WordPress. Eu, como sou raiz, sigo fiel a plataforma Blogger.

Os blogs eram basicamente os "diários" da época que migraram do papel para o ambiente virtual. Esse ambiente foi evoluindo para um espaço onde as pessoas dividiam suas expertises, seus conhecimentos para o mundo. Essa ideia de ter o seu conteúdo sendo acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do Planeta era fascinante. Inicialmente era criados não como fonte de renda, o que hoje já mudou bastante.


O blog Olivia Garimpando Por Aí de hobby para um negócio
O blog Olivia Garimpando Por Aí de hobby para um negócio    📷Pixabay

O blog Olivia Garimpando Por Aì

Eu mesma comecei o blog como um hobby e até relativamente tarde, porque era um projeto que estava há anos na gaveta e sempre adiado. Criei o Olivia Garimpando Por Aí em 2011, porque como amava viajar e já fazia, na época, de uma maneira bem diferenciada, sempre recebia pedido dos amigos pedindo dicas e roteiros. De repente também me vi fascinada pela ideia das minhas viagens serem alcançadas por um número bem maior de pessoas do que o meu ciclo de amigos.

Eu vejo muita gente, até hoje, e são pessoas "informadas", tratando o blog de maneira pejorativa quando se referem ao nosso trabalho, acreditam realmente que um blog é diferente de um site, e muitas vezes se referem a nós como "blogueirinhos".

E, sim, o blog é um site e muitas vezes utilizam a mesma plataforma que muitos sites renomados. Os blogs estão cada vez mais profissionais e a diferença crucial, especialmente no segmento de viagem, que são experiências pessoais que são compartilhadas, o que na minha opinião é o mais relevante.

Houve um momento onde os blogueiros enxergaram que seus blogs poderiam ser tornar um negócio. Infelizmente, hoje, muitos blogs falam de um destino ou de uma hospedagem porque foram pagos para isso e talvez não expressem sua real opinião. Claro que isso fez com que muitas vezes a credibilidade de um blog tenha sido perdida. No meu caso, continuo sendo imparcial, e expressando minha real opinião, deixando, inclusive, de muitas vezes aceitar um job, para não perder a verdadeira essência e o meu compromisso que sempre foi relatar com verdade as minhas experiências pessoais.

Dica: acompanhe sempre aqueles blogs que continuam sendo fiéis ao princípio básico, compromisso com a ética e a verdade.


Os blogs e o surgimento das mídias sociais
Os blogs e o surgimento das mídias sociais         📷Pixabay


E foi graças ao blogs, lá pelos anos 2000, que surgiram os primeiros "digitais influencers", e só depois disso que vieram as mídias sociais, como Fotolog, Orkut, Facebook e Twitter. O Instagram só apareceu em 2010 e mesmo assim só para IOS, para Android foi só em 2012. Hoje muita gente passou a criar conteúdo apenas nas mídias sociais, o que na opinião de especialistas, e eu concordo totalmente, é um erro e os blogs não morreram e não morrerão. Os mecanismos de busca nas mídias sociais, é falho. Nada se compara a qualidade, a quantidade e a diversidade de conteúdo que você consegue numa busca para pesquisar um determinado destino na hora de pesquisar uma viagem, como nos blogs.

Eu seguirei trilhando meu caminho como "blogueirinha" e espero te inspirar e ajudar nas suas pesquisas quando você pensar numa próxima viagem.


A Internet mudou tudo
A Internet mudou tudo e depois vieram os mecanismos de busca     📷Pixabay

Os blogs da ABBV que eu indico

Como falei no início desse post, uma tradição do dia do blog, o dia 31 de agosto, é indicar outros blogs. Segue abaixo minhas indicações de hoje:

1- Vamos viajar pra onde agora

Vamos Viajar para Onde Agora

Dicas de viagem, roteiros e planejamentos para viagem sozinha, a dois ou em família.


2- 6 Viajantes

6 Viajantes

Uma família que adora viajar. Dicas de viagens e lazer em família, inclusive para família numerosa como a nossa (4 filhos).


3 - Mapa-Múndi Blog

Mapa Mundi Blog

Dicas de viagem, planejamento e roteiros. Conteúdo para viajantes independentes, interessados na cultura do destino e nos aprendizados adquiridos nas viagens.


4 - Destinos Notáveis

Destinos Notaveis


5- Elizabeth Werneck

Elizabeth Werneck

Um blog pra quem gosta de gastronomia, praia, destinos exóticos e se maravilha e tem curiosidade com toda a história que aconteceu por ali.


6- Cãomigo

Caomigo

Blog sobre viagens com cães, onde relato minhas próprias viagens com meus quatro cachorros, indico roteiros, hotéis e lugares pet friendly. Também falo sobre comportamento e bem-estar canino.


7- Rodrigo Schmiegelow - O Mundo em Lanches

O Mundo em Lanches

Mesmo com paisagens e arquiteturas incríveis, o que sempre me surpreende mais são as pessoas e o que elas têm a oferecer: que vai do que viveram em suas vidas à gastronomia, onde posso sentir de forma palpável um pouco mais desta bagagem toda.


8 - Nas Estradas do Planeta

Nas Estradas do Planeta

Nós adoramos viajar. Vemos as viagens como um portal para novas experiências, sejam emotivas, culturais, recreativas,...

A imagem da estrada inspira um movimento em direção ao novo.

Sempre que possível, levamos nossa casa sobre rodas, além de nosso companheiro Fredy, o gato viajante.


09 - Sabrina - Viaje sem pacote

Viaje sem Pacote

Um blog para quem curte conhecer os destinos por conta própria. Mais do que o aspecto financeiro, o que me estimula a viajar de forma independente é ter a liberdade de fazer o roteiro do meu jeito. O resultado disso são muitas dicas e destinos de viagens que compartilho com pessoas que priorizam viajar sem pacote.


10 - Catia Noronha - Todas as Mães em Viagem

Todas as Mães

Blog de viagens com crianças, com dicas de planejamento, roteiros e indicações de hospedagem.


11 - Fê Moro - Viaja que Passa

Viaja que Passa.com

Adepto do slow travel e do nomadismo digital, o blog Viaja que Passa ajuda viajantes independentes a terem um experiência completa no destino, aliando pontos turísticos famosos a dicas que só um local seria capaz de dar.


Os blogs e a multiplataformas
Os blogs e a multiplataformas                📷Pixabay


Como vocês podem ver, são diversos blogs com diferentes óticas e possibilidades. Certamente um deles vai combinar com o seu estilo, divirta-se.




Gostou desse post? Quer contratar uma consultoria de viagens? O Blog Olivia Garimpando Por Aí têm diversos serviços para te ajudar na realização dos seus sonhos. Além da venda de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, aluguel de veículo e Disney, você ainda poderá contar com a minha expertise de viajante com dicas incríveis. Está pensando em viajar, não sabe por onde começar, entra em contato comigo ou clica aqui nesse post onde você também encontra diferentes serviços para a sua viagem.


Esse blog relata experiências pessoais com o propósito de te inspirar. Fique sempre atento que atrações ou estabelecimentos podem encerrar suas atividades, ter seus valores alterados, portanto, é necessário sempre confirmar todos os dados antes da sua viagem.


Também contém link de afiliados que são indicações, pelas quais o blog é comissionado, mas isso não interfere em nada nos valores aplicados, também não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por essas empresas, hotéis, seguros, passeios, ou de qualquer anúncio ao longo desse texto ou de todo o blog, lembre sempre que são inspirações.

4 comentários

  1. Adorei! Estamos juntas neste caminho como "blogueirinhas"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E precisamos mostrar a cada dia mais profissionalismo.
      beijos

      Excluir
  2. Adorei essa homenagem do Dia do Blog. Feliz por estar nessa lista com o 6 Viajantes!

    ResponderExcluir