Búzios: O que fazer, onde ficar, onde comer e como chegar

Armação de Búzios
Armação de Búzios

Armação de Búzios ou simplesmente Búzios, de pacata vila de pescadores a balneário internacional 


Um dos mais charmosos balneários do mundo, Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, como é normalmente chamada, faz parte da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A cidade ficou famosa e se tornou destino internacional em 1964 (ainda como distrito de Cabo Frio) quando a atriz francesa Brigitte Bardot a popularizou, sendo conhecida até hoje como a Saint-Tropez brasileira. A retribuição veio em forma de estátua da atriz e uma orla batizada em sua homenagem, a Orla Bardot.

A partir de 1970, o turismo argentino tomou conta da cidade. E hoje os hermanos não são apenas visitantes. Muitos moram na cidade, têm negócios ou trabalham por lá. Costumo brincar que a língua oficial em Búzios é o espanhol.


De vila de pescadores até título de balneário internacional, Búzios não deixa a desejar em nenhum quesito. São 23 belíssimas praias, cada uma com uma "vocação": surfe, família, nudismo. Até hoje mantém a fama de ser frequentada por gente bonita e descolada. A Rua das Pedras, a mais famosa da cidade, é um desfile de modas, especialmente no verão, quando fica lotada, com suas lojas, academia, bares e restaurantes.




Búzios têm mais de 20 praias, escolha a sua
Búzios têm mais de 20 praias, escolha a sua

Búzios: dicas que poderão te ajudar a planejar sua viagem:


Quantos dias ficar em Búzios?


Quando me perguntam quantos dias ficar na cidade, costumo dizer, depende. Quando chegamos num novo destino queremos conhecer o máximo de lugares, e como já disse, são mais de 20 praias, então se você tiver com tempo, é o ideal, primeiro para conhecer e depois finalmente, relaxar e ficar numa praia por um dia inteiro mergulhando, tomando um suco, uma cerveja ou uma caipirinha e apreciar o vai e vem.


Agora se você estiver com pouco tempo, uma boa dica é fazer o passeio de trolley. O que é um trolley? Um caminhão adaptado e aberto para todos apreciarem a bela paisagem. O passeio passa por 11 praias, dois mirantes e conta com guias contando dados históricos e muitas curiosidades
.



Faça o passeio de Trolley pela cidade
Faça o passeio de Trolley pela cidade


Melhores profissionais: Darlan, Filipe e Marcelle
Melhores profissionais: Darlan, Filipe e Marcelle



Fizemos o passeio a convite da SETUR Búzios e através da empresa TourShop O passeio foi muito agradável, os guias muito simpáticos, o motorista extremamente cuidadoso e ainda demos a sorte da companhia de um grupo de equatorianos da terceira idade mais animados do que muitos jovens.





Em cada canto uma praia melhor que a outra
Em cada canto uma praia melhor que a outra




Onde ficar em Búzios?



Exclusive Hotel Boutique
Exclusive Hotel Boutique



A oferta na cidade é imensa, vou recomendar o hotel no qual nos hospedamos porque gosto muito de recomendar as minhas próprias experiências.
Exclusive Hotel Boutique



Onde comer?

Fui a Búzios a convite da produção do Festival Al Mare e você pode saber todos os detalhes, pratos e restaurantes que estão participando do festival aqui.

Durante o festival eu tive duas experiências, que foram:

Almoço no Noi




Mix do Hawaí
Mix do Hawaí



O prato do festival é o Mix do Hawaí (polvo, camarão, lula e peixe grelhados, servidos no abacaxi, acompanhados de linguini de pupunha) - preço R$130,00 - serve duas pessoas (bem servido)
Preparado pelo chef Tony Batista que foi pessoalmente a nossa mesa explicar o preparo do prato. Eu, particularmente, adoro quando os chefs tem esse cuidado e carinho. Achei muito saboroso e recomendo tranquilamente. 


Chef Tony Batista do Noi
Chef Tony Batista do Noi






Jantar no Buda Beach


Paella de frutos do mar
Paella de frutos-do-mar


Uma saborosa Paellla de Frutos do Mar (com lagosta, lula, polvo, camarão e mexilhão)
O restaurante já é uma atração à parte, por toda a sua decoração, com música ao vivo.
O prato preparado num enorme tacho que fica na rua e todos que por lá passam podem apreciar o preparo. Também serve bem duas pessoas.



Búzios com sabor da minha juventude


Frequentei Búzios em diferentes momentos da minha vida, mas uma em especial, marcou muito, lá pelos anos 80, bem jovem e na época da chegada do Chez Michou. E não poderia ir à cidade e não comer o famoso e delicioso crepe, com o sabor da minha juventude.



Chez Michou de Búzios, o melhor de todos
Chez Michou de Búzios, o melhor de todos



Como chegar?

Para chegar em Búzios, partindo do Rio de Janeiro, a empresa 1001 é responsável por esse trajeto. Com diversos horários partindo da Rodoviária Novo Rio, ônibus convencional e convencional com ar, a viagem leva em média 3h.

Bla Bla Car pode ser uma boa opção.

O aeroporto mais perto é o de Cabo Frio, mas só tem voos regulares de Belo Horizonte.

Ou alugue um carro e tenha a liberdade de circular e quem sabe dar uma esticada às vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio. Recomendo

Se decidir alugar um carro, faça sua reserva aqui. Você não pagará nada a mais por isso e o blog será comissionado.



Búzios, como não se apaixonar?
Búzios, como não se apaixonar?



E afinal, o que fazer em Búzios?

  • Praia - Sim, se você escolheu esse destino, antes de mais nada precisa ser um apaixonado por praia, afinal são diversas e com perfis de frequentadores bem variados para todos os gostos;
  • Gastronomia - Das barracas de praia aos diversos restaurantes com variada gastronomia, decididamente não faltam opções;
  • Passear pela Rua das Pedras e pela Orla Bardot (onde fica a famosa estátua da Brigitte Bardot) e um pouco mais a frente a escultura Os Três Pescadores;
  • Além do city tour de trolley, que já citei, você pode fazer de táxi ou buggy;
  • Passeios de escuna, barco ou táxi bolt
  • A boate Privilége faz muito sucesso entre os mais jovens (e os nem tanto também)

Dica útil: Para sair à noite e beber sem se preocupar, use o Uber, funciona bem por lá.


Búzios, um paraíso ao seu inteiro dispor
Búzios, um paraíso ao seu inteiro dispor



Viajei a convite
Um especial agradecimento a Bárbara Brandam, produtora do festival Al Mare.

Eu, Bárbara Brandan  e Ana Morize
Eu, Bárbara Brandan e Ana Morize 

Agradeço também a Arteiras Comunicação e toda a sua equipe, ao Alan Victor do Rio Fácil Oficial pelo profissionalismo.

Esta ação foi realizada com a minha parceira de vários projetos, a Ana Morize, do Viagens Bacanas,


Ana Morize e eu











Ver essa foto no Instagram

Estive em Búzios neste fim de semana, a convite da @almarebuzios, para conhecer a primeira edição do festival na cidade . O festival vai até o dia 26 de maio. Ainda dá tempo!! Estão participando do festival 14 restaurantes. Vou contar todos os detalhes no blog. Tive duas experiências: @noigastronomia - Mix do Hawai. Polvo, lula, peixe e camarão, servidos no abacaxi com linguini de pupunha. @budabeachbuzios - Paella de frutos do mar. Paella de frutos do mar com lagosta, lula, polvo, camarão e mexilhão. Fiquei hospedada no agradável @latitud_hoteles em João Fernandes. Confortável, uma vista maravilhosa e staff impecável. Hoje, a convite da @seturbuzios, fizemos um passeio de troller pela cidade com a @tourshopbuzios. Esse tour passa por diversas praias e mirantes da cidade, eu nunca tinha feito e adorei. Para encerrar o fim de semana cheio de charme, boa gastronomia e grandes recordações, matei saudade do crepe do @chezmichoucreperie, imbatível. Agradecimentos à Bárbara da @almarebuzios , Alan do @riofaciloficial e toda equipe da @arteirascomunicacao. E para minha companheira nessa experiência, Ana Morize, do @viagensbacanas. Espero nunca mais demorar tanto tempo longe desse balneário que encanta o mundo todo. #oliviagarimpandoporai #blog #trip #ferias #sourbbv #RiodeJaneiro #buzios #brasil #travel #blogdeviagem #dicas #viajoteam #dicasdeviagem #travelblogger #riounico #photography #almarebuzios #amoviajar #meudomviajante
Uma publicação compartilhada por Blog com dicas de viagem (@oliviagarimpandoporai) em

6 comentários

  1. Muita legais suas dicas do que fazer em Buzios, justo o que eu estava buscando na internet encontrei aqui

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post com dicas de o que fazer em Búzios. Amo passar um final de semana por lá e o mais legal é que sempre tem alguma novidade para conhecer. O passeio de troley é super simpático e já está anotado na milha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adorei fazer e mesmo para quem já conhece, achei super válido, porque os guias contam muitas particularidades da cidade. vale a pena.
      beijos

      Excluir
  3. Estou querendo visitar Búzios em julho e adorei suas dicas. Se você tivesse que me recomendar duas praias para eu ir, quais seriam?

    ResponderExcluir
  4. Que viagem bacana! Buzios reúne tudo de que eu gosto: boas praias, restaurantes bacanas, centrinho para bater perna e o Chez Michou, um das melhores crepes da vida!

    ResponderExcluir